Entrar
Últimos assuntos
» player não consegue andarpor lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33
» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22
» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31
» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23
» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49
» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58
» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36
» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36
» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33
» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51
» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28
» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18
» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08
» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10
» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16
» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40
» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01
» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45
» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34
» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28
» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48
» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54
» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14
» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50
Percepção e Confronto(Jogo Stealth)
4 participantes
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
Percepção e Confronto(Jogo Stealth)
Estou fazendo um estudo para evoluir na programação usando um conceito de jogos Stealth.
Neste teste eu tenho a personagem do player, o inimigo e o campo de visão do inimigo(alem de balas e paredes).
Eu vou tentar fazer o joguinho em vários níveis de complexidade de desenvolvimento. No nível mais simples eu tenho o seguinte:
Percepção:
Quando o player colide com o campo de visão por um momento ele é visto.
Para evitar que o inimigo te veja enquanto tem algo entre você e ele, será feito um teste de colisão do tipo point logo depois de você colidir com a visão do inimigo.
Confronto:
Quando a personagem do jogador é vista ela entra em confronto com o inimigo:
O inimigo vai em sua direção, tentando manter-se a uma distância segura, e atira.
Ele faz isso desviando-se de obstáculos, outros inimigos e elementos do cenário.
Você pode atirar contra ele, atacá-lo a curta distância(nocauteando-o), fugir e se esconder.
Eu quero ajuda para o desenvolvimento de scripts e resolução de problemas.
Eu já tenho um pouco do jogo mas não está em scripts, está com aquelas paradinhas que você puxa da direita pra esquerda no Game Maker.
Os seguintes problemas surgiram:
Quando eu atiro contra o inimigo a bala vai na direção original dele, onde ele foi criado e não em sua posição
atual.(Resolvido)
Mesmo que tenha algo na minha frente o inimigo pode me ver.(Resolvido)
Download do arquivo:
http://www.4shared.com/file/_UZgmaVu/Programacao_-_Teste_de_Percepc.html?
ou
http://www.filedropper.com/programacao-testedepercepcao
Neste teste eu tenho a personagem do player, o inimigo e o campo de visão do inimigo(alem de balas e paredes).
Eu vou tentar fazer o joguinho em vários níveis de complexidade de desenvolvimento. No nível mais simples eu tenho o seguinte:
Percepção:
Quando o player colide com o campo de visão por um momento ele é visto.
Para evitar que o inimigo te veja enquanto tem algo entre você e ele, será feito um teste de colisão do tipo point logo depois de você colidir com a visão do inimigo.
Confronto:
Quando a personagem do jogador é vista ela entra em confronto com o inimigo:
O inimigo vai em sua direção, tentando manter-se a uma distância segura, e atira.
Ele faz isso desviando-se de obstáculos, outros inimigos e elementos do cenário.
Você pode atirar contra ele, atacá-lo a curta distância(nocauteando-o), fugir e se esconder.
Eu quero ajuda para o desenvolvimento de scripts e resolução de problemas.
Eu já tenho um pouco do jogo mas não está em scripts, está com aquelas paradinhas que você puxa da direita pra esquerda no Game Maker.
Os seguintes problemas surgiram:
Quando eu atiro contra o inimigo a bala vai na direção original dele, onde ele foi criado e não em sua posição
atual.(Resolvido)
Mesmo que tenha algo na minha frente o inimigo pode me ver.(Resolvido)
Download do arquivo:
http://www.4shared.com/file/_UZgmaVu/Programacao_-_Teste_de_Percepc.html?
ou
http://www.filedropper.com/programacao-testedepercepcao
Última edição por Meta Ridley em Seg 10 Dez 2012, 05:09, editado 5 vez(es)
Meta Ridley- Data de inscrição : 09/12/2010
Reputação : 7
Número de Mensagens : 171
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Percepção e Confronto(Jogo Stealth)
Que função você usou para fazer a direção da bala? Pode ser esse o problema.Os seguintes problemas surgiram:
Quando eu atiro contra o inimigo a bala vai na direção original dele, onde ele foi criado e não em sua posição
atual.
BertFe- Games Ranking :
Notas recebidas : B
Data de inscrição : 10/10/2012
Reputação : 0
Número de Mensagens : 166
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Percepção e Confronto(Jogo Stealth)
Eu usei o "move towards point": onde em x e em y eu pus: obj_inimigo.x e obj_inimigo.y; speed = 20
Mas eu acho que é o que eu fiz pro inimigo se mover que é o step de move toward point avoid.
Então ele se move em direção à personagem ou foge dela, e faz isso se desviando de coisas sólidas.
edit:
Quer dizer, explicando melhor. Eu acho que quando o inimigo se move com esse step a sua origem permanece no mesmo lugar.
Quando eu atiro, a bala se move para a origem do inimigo(onde ele foi criado/onde ele estava no inicio da fase), e não para a sua atual posição.
Mas eu acho que é o que eu fiz pro inimigo se mover que é o step de move toward point avoid.
Então ele se move em direção à personagem ou foge dela, e faz isso se desviando de coisas sólidas.
edit:
Quer dizer, explicando melhor. Eu acho que quando o inimigo se move com esse step a sua origem permanece no mesmo lugar.
Quando eu atiro, a bala se move para a origem do inimigo(onde ele foi criado/onde ele estava no inicio da fase), e não para a sua atual posição.
Meta Ridley- Data de inscrição : 09/12/2010
Reputação : 7
Número de Mensagens : 171
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Percepção e Confronto(Jogo Stealth)
Você colocou mais de um obj_inimigo?
Se for, pode ter acontecido algum erro de movimentação.
Se for, pode ter acontecido algum erro de movimentação.
BertFe- Games Ranking :
Notas recebidas : B
Data de inscrição : 10/10/2012
Reputação : 0
Número de Mensagens : 166
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Percepção e Confronto(Jogo Stealth)
BertFe escreveu:Você colocou mais de um obj_inimigo?
Se for, pode ter acontecido algum erro de movimentação.
Não. Só tem um objeto inimigo na fase. Como eu faço upload do arquivo?
Meta Ridley- Data de inscrição : 09/12/2010
Reputação : 7
Número de Mensagens : 171
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Percepção e Confronto(Jogo Stealth)
Use algum site que não precisa de conta para upar como o baixa la.Meta Ridley escreveu:Como eu faço upload do arquivo?
BertFe- Games Ranking :
Notas recebidas : B
Data de inscrição : 10/10/2012
Reputação : 0
Número de Mensagens : 166
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Percepção e Confronto(Jogo Stealth)
Olha eu simplesmente não estou conseguindo fazer upload do arquivo.
O site que eu estou tentando é esse aqui:
http://www.baixa.la/
Alguém tem alguma indicação.
O site que eu estou tentando é esse aqui:
http://www.baixa.la/
Alguém tem alguma indicação.
Última edição por Meta Ridley em Ter 04 Dez 2012, 22:32, editado 2 vez(es)
Meta Ridley- Data de inscrição : 09/12/2010
Reputação : 7
Número de Mensagens : 171
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Percepção e Confronto(Jogo Stealth)
Se o baixa la não deu eu não tenho mais sugestões.
Mas o bug pode ser causado por algum erro de CODE ou object errado (se você usou GML no jogo, caso contrário, com D&D, acho melhor trocar).
Mas o bug pode ser causado por algum erro de CODE ou object errado (se você usou GML no jogo, caso contrário, com D&D, acho melhor trocar).
BertFe- Games Ranking :
Notas recebidas : B
Data de inscrição : 10/10/2012
Reputação : 0
Número de Mensagens : 166
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Percepção e Confronto(Jogo Stealth)
Só pra avisar que eu já fiz o upload e já está lá em cima na pergunta.
Ou então veja aqui:
http://www.filedropper.com/programacao-testedepercepcao
Fiquem atentos nos edits da primeira pergunta, por favor.
Ou então veja aqui:
http://www.filedropper.com/programacao-testedepercepcao
Fiquem atentos nos edits da primeira pergunta, por favor.
Meta Ridley- Data de inscrição : 09/12/2010
Reputação : 7
Número de Mensagens : 171
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Percepção e Confronto(Jogo Stealth)
Cara com o mesmo nome do que vc pretende, já tem um tópico ensinando isso!
(percepção):
https://gmbr.forumeiros.com/t11738-percepcao-do-inimigo-jogo-de-acao?highlight=percep%E7%E3o
outro:
https://gmbr.forumeiros.com/t17546-tutorial-fazendo-um-jogo-de-tiro-vale-a-pena-dar-uma-olhada?highlight=tiro
(percepção):
https://gmbr.forumeiros.com/t11738-percepcao-do-inimigo-jogo-de-acao?highlight=percep%E7%E3o
outro:
https://gmbr.forumeiros.com/t17546-tutorial-fazendo-um-jogo-de-tiro-vale-a-pena-dar-uma-olhada?highlight=tiro
Re: Percepção e Confronto(Jogo Stealth)
moisesBR escreveu:Cara com o mesmo nome do que vc pretende, já tem um tópico ensinando isso!
(percepção)...
Eu vou dar uma olhada nesses tópicos.
Só que esse tópico é não só pra responder dúvidas relacionadas à percepção da personagem mas é pra me ajudar a desenvolver esse joguinho resolvendo erros que venham a aparecer, onde a ideia de desenvolver o jogo é me ajudar a estudar programação na prática.
Edit:
Olha, esse tutorial aqui que você me passou:
https://gmbr.forumeiros.com/t17546-tutorial-fazendo-um-jogo-de-tiro-vale-a-pena-dar-uma-olhada?highlight=tiro
Esse eu vou aproveitar com toda a certeza mas ele só é relacionado a criação de uma arma e não de um confronto propriamente dito.
Quanto a esse:
https://gmbr.forumeiros.com/t11738-percepcao-do-inimigo-jogo-de-acao?highlight=percep%E7%E3o
Eu acho que eu não entendi como funciona esse sistema de percepção. Mas eu acho que o meu é mais complexo.
Veja bem, no meu sistema eu uso um objeto para representar o campo de visão do inimigo. E eu faço isso porque eu quero que ele tenha uma forma mais triangular com uma visão que se abre com ao longe.
Por enquanto o problema do confronto é que o meu tiro vai pro lado errado.
No caso da percepção, ocorre que eu quero que você possa se esconder atrás de algo. Então primeiro você colide com a visão e, caso não tenha nada entre você e o inimigo, você chama a atenção dele a ponto de ser visto. Para isso eu usaria um collision_point. Mas não está dando certo.
Façam o download do arquivo do jogo para entender melhor o que eu estou falando.
Meta Ridley- Data de inscrição : 09/12/2010
Reputação : 7
Número de Mensagens : 171
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Percepção e Confronto(Jogo Stealth)
Alguém?
Eu estou com a impressão de que os edit não contam pra subir com o tópico lá pro topo; E que, assim como eu, as pessoas só entram num tópico quando ele aparentemente tem algo de novo.
Eu estou com a impressão de que os edit não contam pra subir com o tópico lá pro topo; E que, assim como eu, as pessoas só entram num tópico quando ele aparentemente tem algo de novo.
Meta Ridley- Data de inscrição : 09/12/2010
Reputação : 7
Número de Mensagens : 171
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Percepção e Confronto(Jogo Stealth)
Eu baixei sua engine e também não entendi como o player atira para a posição inicial do inimigo (muito estranho).
PS: Sim, muitas pessoas só entram no tópico quando ele é novo (não pode reviver tópicos antigos), eu procuro entrar nos tópicos que aparecem nos últimos assuntos.
PS: Sim, muitas pessoas só entram no tópico quando ele é novo (não pode reviver tópicos antigos), eu procuro entrar nos tópicos que aparecem nos últimos assuntos.
BertFe- Games Ranking :
Notas recebidas : B
Data de inscrição : 10/10/2012
Reputação : 0
Número de Mensagens : 166
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Percepção e Confronto(Jogo Stealth)
Perceba que pra mover o inimigo eu usei o move toward point avoid.
Eu acho que isso não reposiciona o centro do inimigo e como a bala vai pra posição dele, o tiro vai pra origem do inimigo.
Eu acho que isso não reposiciona o centro do inimigo e como a bala vai pra posição dele, o tiro vai pra origem do inimigo.
Meta Ridley- Data de inscrição : 09/12/2010
Reputação : 7
Número de Mensagens : 171
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Percepção e Confronto(Jogo Stealth)
Não, não tem a ver com move toward point avoid, eu usei o move fixed e mesmo assim continuou o erro.
BertFe- Games Ranking :
Notas recebidas : B
Data de inscrição : 10/10/2012
Reputação : 0
Número de Mensagens : 166
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Percepção e Confronto(Jogo Stealth)
É, se não é isso eu não sei. Vou olha os arquivos de novo. Será que eu vou ter que fazer tudo do zero?
Alem disso, e a percepção? Como eu faço para impedir que eu seja visto caso tenha algo na minha frente?
Alem disso, e a percepção? Como eu faço para impedir que eu seja visto caso tenha algo na minha frente?
Meta Ridley- Data de inscrição : 09/12/2010
Reputação : 7
Número de Mensagens : 171
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Percepção e Confronto(Jogo Stealth)
Use o p3dc, ele pode te ajudar. Ele detecta 3d muito bem e uma das funcoes dele e essa!Quesir ajuda no p3dc me manda um mp.
Eu tambem vou verificar esse negoco, nao seria melhor vc usar point_direction? Qualquer action ou script de movimento muda x e y! Eu vou fazer o download, eu SEMPRE descubro o motivo dos bugs. esperai.
Eu tambem vou verificar esse negoco, nao seria melhor vc usar point_direction? Qualquer action ou script de movimento muda x e y! Eu vou fazer o download, eu SEMPRE descubro o motivo dos bugs. esperai.
Rodrigo Santiago- Games Ranking :
Notas recebidas : C + C + B
Data de inscrição : 28/07/2012
Reputação : 73
Número de Mensagens : 1281
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 3 x 1 x 3
x 0 x 0 x 0
Re: Percepção e Confronto(Jogo Stealth)
Rodrigo Santiago
Só tem uma coisinha que eu preciso acrescentar: O meu Game Maker é a versão Lite, então tem funções que ele não suporta, tipo as 3-D.
Enquanto ao point_direction. Eu usei o step avoid pro inimigo se desviar de objetos e não ficar preso no ambiente enquanto eu ando pra frente e pra trás, e contorno ele, e etc.
Só tem uma coisinha que eu preciso acrescentar: O meu Game Maker é a versão Lite, então tem funções que ele não suporta, tipo as 3-D.
Enquanto ao point_direction. Eu usei o step avoid pro inimigo se desviar de objetos e não ficar preso no ambiente enquanto eu ando pra frente e pra trás, e contorno ele, e etc.
Meta Ridley- Data de inscrição : 09/12/2010
Reputação : 7
Número de Mensagens : 171
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Percepção e Confronto(Jogo Stealth)
Eu nao consigo baixar. vo tentar mais algumas vezes...
Rodrigo Santiago- Games Ranking :
Notas recebidas : C + C + B
Data de inscrição : 28/07/2012
Reputação : 73
Número de Mensagens : 1281
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 3 x 1 x 3
x 0 x 0 x 0
Re: Percepção e Confronto(Jogo Stealth)
Rodrigo Santiago escreveu:Eu nao consigo baixar. vo tentar mais algumas vezes...
Se quiser eu reposto cara.
Meta Ridley- Data de inscrição : 09/12/2010
Reputação : 7
Número de Mensagens : 171
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Página 1 de 2 • 1, 2
Tópicos semelhantes
» Como fazer um jogo stealth?
» Como Troca ícone do Jogo e Salvar o Jogo em EXE que de para Rodar
» como faço pra q um jogo rpg tipo crono triger aviçao do jogo nao fique distorcida ??
» Idéia para jogo de iniciant (prim eiro jogo que pretendo completar) dou créditos!
» [Resolvido] Apertou "P" pausou o jogo e deixou um sombreado preto no jogo inteiro...
» Como Troca ícone do Jogo e Salvar o Jogo em EXE que de para Rodar
» como faço pra q um jogo rpg tipo crono triger aviçao do jogo nao fique distorcida ??
» Idéia para jogo de iniciant (prim eiro jogo que pretendo completar) dou créditos!
» [Resolvido] Apertou "P" pausou o jogo e deixou um sombreado preto no jogo inteiro...
Página 1 de 2
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos