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Agua 3D em jogo 2D!
4 participantes
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Agua 3D em jogo 2D!
Eu estou aumentando bastante a experiencia em GM!
Mas agora estou afim de implementar coisasincríveis legais em meu jogo!
E como o titulo diz, tem como colocar agua de um certo tipo em jogo 2D?
Sonic generations e um belo exemplo disso!
A imagem do que eu quero com a imagem do sonic!
Não precisa ser identico a isso!
Alias, quando o player estiver dentro da agua, da como eu fasso o efeito de embasar um pouco a tela como nesse sonic? (claro, dependendo de onde a agua esta!)
Imagem:
Sei que deveria estudar 3D, mas num quero jogos tão 3D assim, prefiro 3D no 2D, se é que vocês ne entendem! XD
Podem me ajudar? '-'
Mas agora estou afim de implementar coisas
E como o titulo diz, tem como colocar agua de um certo tipo em jogo 2D?
Sonic generations e um belo exemplo disso!
A imagem do que eu quero com a imagem do sonic!
Não precisa ser identico a isso!
Alias, quando o player estiver dentro da agua, da como eu fasso o efeito de embasar um pouco a tela como nesse sonic? (claro, dependendo de onde a agua esta!)
Imagem:
Sei que deveria estudar 3D, mas num quero jogos tão 3D assim, prefiro 3D no 2D, se é que vocês ne entendem! XD
Podem me ajudar? '-'
Ralphed- Data de inscrição : 18/08/2010
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Re: Agua 3D em jogo 2D!
Na verdade este jogo e 3D.
Pra conseguir este efeito voce precisara criar um jogo 3D em 3 pessoa, e a camera estara sempre de lado, no momento em q o player andar sobre a agua a camera vira.
ja q vc nao conhece 3D, vale lembrar q a agua nao e o que parece...
para embacar a tela vc pode usar sprite from screen e usar uma dll para embaca-la e depois desenhala usando projection ortho.
eu irei lancar um super apostila 3D, daqui a 2 dias, la esplica melhor
Pra conseguir este efeito voce precisara criar um jogo 3D em 3 pessoa, e a camera estara sempre de lado, no momento em q o player andar sobre a agua a camera vira.
ja q vc nao conhece 3D, vale lembrar q a agua nao e o que parece...
para embacar a tela vc pode usar sprite from screen e usar uma dll para embaca-la e depois desenhala usando projection ortho.
eu irei lancar um super apostila 3D, daqui a 2 dias, la esplica melhor
Rodrigo Santiago- Games Ranking :
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Re: Agua 3D em jogo 2D!
Haha!
Game maker pode "SIM", fazer objetos em 3D em dimensões 2D! =D
Eu fis uma engina do que eu fis com a ajuda do tutorial do Kabeção!
Baixe a engine aqui!
Aperte os numeros 1,2,3,4,5,6 para girar o cubo!
Rodrigo Santiago, acho que da sim sem precissar criar um jogo com a dimensão total em 3D, so os objetos ja ta bom!
Coloque isso em sua Apostila 3D, que da para fazer objetos 3D em dimensões 2D!
Bem, com isso vocês me ajudam a fazer a agua?
Game maker pode "SIM", fazer objetos em 3D em dimensões 2D! =D
Eu fis uma engina do que eu fis com a ajuda do tutorial do Kabeção!
Baixe a engine aqui!
Aperte os numeros 1,2,3,4,5,6 para girar o cubo!
Rodrigo Santiago, acho que da sim sem precissar criar um jogo com a dimensão total em 3D, so os objetos ja ta bom!
Coloque isso em sua Apostila 3D, que da para fazer objetos 3D em dimensões 2D!
Bem, com isso vocês me ajudam a fazer a agua?
Ralphed- Data de inscrição : 18/08/2010
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Re: Agua 3D em jogo 2D!
Por favor! ='(
Aff, fis posto dublo! ¬_¬, foi editar sem querer citei!
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Ralphed- Data de inscrição : 18/08/2010
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Re: Agua 3D em jogo 2D!
Dê uma olhada nessa engine, talvez lhe ajude a conseguir um efeito de água:
http://gmc.yoyogames.com/index.php?showtopic=331915
Flw!
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gabrielsch- Games Ranking :
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Re: Agua 3D em jogo 2D!
Quando você diz 'efeito de água' o que você quer dizer exatamente?
Você só quer criar o efeito de distorção da água, é isso? Ou fazer ela desfocar o ambiente. Ou quer simular água com física?
Você só quer criar o efeito de distorção da água, é isso? Ou fazer ela desfocar o ambiente. Ou quer simular água com física?
Meta Ridley- Data de inscrição : 09/12/2010
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Re: Agua 3D em jogo 2D!
Ok, vou explicar melhor então!
E que tipo, sabe a engine que eu enviei na mensagem lá em cima?
La mostra um cubo 3D em uma dimensão 2D!
É quero usar isso para fazer uma agua!
O que eu penso que ajudaria seria!
A agua ser infinita, aos lados, e isso que quero! =)
E que tipo, sabe a engine que eu enviei na mensagem lá em cima?
La mostra um cubo 3D em uma dimensão 2D!
É quero usar isso para fazer uma agua!
O que eu penso que ajudaria seria!
A agua ser infinita, aos lados, e isso que quero! =)
Ralphed- Data de inscrição : 18/08/2010
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Re: Agua 3D em jogo 2D!
Acho que ainda não entendi.
Você quer usar o cubo pra fazer a água ao invés de usar um retângulo? Para que no topo você possa perceber a profundidade da água, é isso?
Porque se você quer, por exemplo, fazer o efeito de distorção da água. Bem, eu não sei se o Game Maker possui algo para isso mas você teria que usar uma imagem ou animação em preto e branco e usar o efeito de displace que dá pra fazer em programas como o Photoshop e o The GIMP.
Você quer usar o cubo pra fazer a água ao invés de usar um retângulo? Para que no topo você possa perceber a profundidade da água, é isso?
Porque se você quer, por exemplo, fazer o efeito de distorção da água. Bem, eu não sei se o Game Maker possui algo para isso mas você teria que usar uma imagem ou animação em preto e branco e usar o efeito de displace que dá pra fazer em programas como o Photoshop e o The GIMP.
Meta Ridley- Data de inscrição : 09/12/2010
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Re: Agua 3D em jogo 2D!
Simplificando ainda mais...
Sabe as imagens do sonic? A agua e para ficar em 3D como a do sonic, só a agua, nada mais, o resto eu tento me virar aqui!
Sabe as imagens do sonic? A agua e para ficar em 3D como a do sonic, só a agua, nada mais, o resto eu tento me virar aqui!
Ralphed- Data de inscrição : 18/08/2010
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Re: Agua 3D em jogo 2D!
Pode me enviar um vídeo? Desculpe.
Meta Ridley- Data de inscrição : 09/12/2010
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Re: Agua 3D em jogo 2D!
Do sonic? ok
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Ralphed- Data de inscrição : 18/08/2010
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Re: Agua 3D em jogo 2D!
É eu realmente não consegui entender ainda.
Meta Ridley- Data de inscrição : 09/12/2010
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Re: Agua 3D em jogo 2D!
Voce pelo menos sabe algo sobre 3D no GM Meta Ridley? '-'
Ralphed- Data de inscrição : 18/08/2010
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Re: Agua 3D em jogo 2D!
Não, não no Game Maker. Tenho um melhor entendimento no Blender mesmo.
Meta Ridley- Data de inscrição : 09/12/2010
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Re: Agua 3D em jogo 2D!
mmmm...
Blender é interessante mesmo!
Bem, pelo que vejo ninguém poderá me ajudar, se continuar assim vou pedir para bloquear o topico, é tentar fazer sozinho (ensinando o que fis com muita demora)
Blender é interessante mesmo!
Bem, pelo que vejo ninguém poderá me ajudar, se continuar assim vou pedir para bloquear o topico, é tentar fazer sozinho (ensinando o que fis com muita demora)
Ralphed- Data de inscrição : 18/08/2010
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Re: Agua 3D em jogo 2D!
Olha, o seu arquivo do cubo lá em cima eu não consegui rodar porque o meu Game Maker é a versão Lite.
Tá, tentando de novo. Eu acho que entendi.
Vamos imaginar duas cenas de um jogo do Sonic em 2-D; Por suposição:
Na cena 1 você tem a água sendo simulada por um chão reto, azul e transparente.
na cena 2 você tem basicamente a mesma coisa mas o chão tem as ondas da água.
Agora vamos imaginar duas cenas de um jogo do Sonic só que em 3-D, também por suposição:
Na cena 1 você tem um cubo, azul e transparente simulando o local no piso onde terá a água.
Na cena 2 você tem praticamente a mesma coisa mas com as ondulações da água.
Quer dizer: São as ondas na superfície?
Se não:
Vamos imaginar que você pode fazer uma água que tenha um superfície que possa ser vista em profundidade. Mas não a profundidade da água. A profundidade que eu falo é o Sonic mais próximo da tela e, por exemplo, as pilastras ou colunas lá atrás.
Este efeito de profundidade que a água gera permitindo ver a sala até o seu final com a superfície da água inundando tudo até lá embaixo.
É isso?
Se não for. É o efeito da água espirrando?
É tudo isso ao mesmo tempo?
Quanto ao 3-D 2-D. Você quer dizer que é uma imagem que parece ser 3-D mas na verdade é 2-D?
Porque no 3-D a gente aprende que tudo o que está na tela, na verdade, é 2-D. Por que ele é exibido num monitor. Um monitor que só tem X e Y. O eixo Z nunca é de fato exibido na tela, é só uma ilusão.
Então, para isso, nós precisamos gerar uma imagem em 2-D baseada em códigos de uma cena ou modelo em 3-D. Este processo é conhecido como renderização. Do inglês: Render.
É que você fez duas perguntas no final de contas.
A segunda é sobre o efeito do Sonic e do cenário debaixo d'água.
O desfoque pode ser gerado por desfoque gaussiano controlado por uma textura em preto e branco onde o branco é a imagem nítida e o preto é a imagem 100% embaçada, e os tons de cinza são os desfoques medianos.
A distorção da água, é como a distorção de lentes ou distorção pelo calor. Isso se chama refração.
Usando uma textura em preto e branco para simular o movimento da água:
Usando-se de um modificador do tipo displace você pode distorcer a imagem(movendo-a um pouco e basicamente aumentando e diminuindo o tamanho); para controlar onde distorcê-la você pode usar uma textura/imagem: Quanto mais pro preto menor a imagem e quanto mais por branco maior a imagem.
Tá, tentando de novo. Eu acho que entendi.
Vamos imaginar duas cenas de um jogo do Sonic em 2-D; Por suposição:
Na cena 1 você tem a água sendo simulada por um chão reto, azul e transparente.
na cena 2 você tem basicamente a mesma coisa mas o chão tem as ondas da água.
Agora vamos imaginar duas cenas de um jogo do Sonic só que em 3-D, também por suposição:
Na cena 1 você tem um cubo, azul e transparente simulando o local no piso onde terá a água.
Na cena 2 você tem praticamente a mesma coisa mas com as ondulações da água.
Quer dizer: São as ondas na superfície?
Se não:
Vamos imaginar que você pode fazer uma água que tenha um superfície que possa ser vista em profundidade. Mas não a profundidade da água. A profundidade que eu falo é o Sonic mais próximo da tela e, por exemplo, as pilastras ou colunas lá atrás.
Este efeito de profundidade que a água gera permitindo ver a sala até o seu final com a superfície da água inundando tudo até lá embaixo.
É isso?
Se não for. É o efeito da água espirrando?
É tudo isso ao mesmo tempo?
Quanto ao 3-D 2-D. Você quer dizer que é uma imagem que parece ser 3-D mas na verdade é 2-D?
Porque no 3-D a gente aprende que tudo o que está na tela, na verdade, é 2-D. Por que ele é exibido num monitor. Um monitor que só tem X e Y. O eixo Z nunca é de fato exibido na tela, é só uma ilusão.
Então, para isso, nós precisamos gerar uma imagem em 2-D baseada em códigos de uma cena ou modelo em 3-D. Este processo é conhecido como renderização. Do inglês: Render.
É que você fez duas perguntas no final de contas.
A segunda é sobre o efeito do Sonic e do cenário debaixo d'água.
O desfoque pode ser gerado por desfoque gaussiano controlado por uma textura em preto e branco onde o branco é a imagem nítida e o preto é a imagem 100% embaçada, e os tons de cinza são os desfoques medianos.
A distorção da água, é como a distorção de lentes ou distorção pelo calor. Isso se chama refração.
Usando uma textura em preto e branco para simular o movimento da água:
Usando-se de um modificador do tipo displace você pode distorcer a imagem(movendo-a um pouco e basicamente aumentando e diminuindo o tamanho); para controlar onde distorcê-la você pode usar uma textura/imagem: Quanto mais pro preto menor a imagem e quanto mais por branco maior a imagem.
Meta Ridley- Data de inscrição : 09/12/2010
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Re: Agua 3D em jogo 2D!
Ok.
A parte que você disse:
Quanto ao 3-D 2-D. Você quer dizer que é uma imagem que parece ser 3-D mas na verdade é 2-D?
O objeto é em 3D, mas como eu não ativei o código d3d_start() "a dimensão" do jogo continua sendo 2D!
O que eu quero mesmo: Que alguém me passe um tutorial (ou me ensine), ou passe uma engine de uma aguá em 3D!
Então eu queria fazer um efeito legal de fazer agua em 3D dando uma impressão que a agua esta indo lá no background, fazendo tambem um pouco de ondulação na agua, e todas as outras impressões legais que uma agua 3D fas efeito!
A parte que você disse:
Quanto ao 3-D 2-D. Você quer dizer que é uma imagem que parece ser 3-D mas na verdade é 2-D?
O objeto é em 3D, mas como eu não ativei o código d3d_start() "a dimensão" do jogo continua sendo 2D!
O que eu quero mesmo: Que alguém me passe um tutorial (ou me ensine), ou passe uma engine de uma aguá em 3D!
Então eu queria fazer um efeito legal de fazer agua em 3D dando uma impressão que a agua esta indo lá no background, fazendo tambem um pouco de ondulação na agua, e todas as outras impressões legais que uma agua 3D fas efeito!
Ralphed- Data de inscrição : 18/08/2010
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Re: Agua 3D em jogo 2D!
É que eu não sei se dá pra fazer isso .
Alguém aí sabe como fazer?
Alguém????
Mas talvez dê pra passar uma ilusão de ser em 3-D, mesmo não sendo. Era isso que eu tava pensando.
Alguém aí sabe como fazer?
Alguém????
Mas talvez dê pra passar uma ilusão de ser em 3-D, mesmo não sendo. Era isso que eu tava pensando.
Meta Ridley- Data de inscrição : 09/12/2010
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Re: Agua 3D em jogo 2D!
Ja sei o que fazer!
Rodrigo Santiago teve razão! Ficara ruim um objeto em 3D em dimensão 2D. Não causa aquele efeito que parece mesmo que é em 3D, vou ter que adaptar tudo!
O tópico pode ser fechado!
Rodrigo Santiago teve razão! Ficara ruim um objeto em 3D em dimensão 2D. Não causa aquele efeito que parece mesmo que é em 3D, vou ter que adaptar tudo!
O tópico pode ser fechado!
Ralphed- Data de inscrição : 18/08/2010
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