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Desafio #02 [Resultado]
+12
Rodrigo Santiago
Kapoty
willcraft2
PedroX
vinians
GabrielXavier
saim
Need 90
Luca$
Tiger
theguitarmester
KevinBandicoot
16 participantes
GMBR :: Outros assuntos :: Concursos
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Desafio #02 [Resultado]
Desafio II - Física
Duração: 27/11/2012 - 29/11/2012
Inscrições Prorrogadas Duração: 27/11/2012 - 30/11/2012
( Horário de brasilia : http://www.horariodebrasilia.org/ )
Descrição
Inscrições Prorrogadas Duração: 27/11/2012 - 30/11/2012
( Horário de brasilia : http://www.horariodebrasilia.org/ )
Descrição
O tema desse desafio será física. É um tema um tanto pertinente, pois muitos quando pensam no assunto logo vinculam à sistemas robustos e complicados de desenvolver, porém, isso depende da maneira que é vista. Lembre-se, aquilo que você menos espera pode ser considerado física, é só pensar um pouco.
Regras / FAQ
- Deve ser feito no Game Maker e qualquer versão pode ser utilizada.
- A jogabilidade é o principal item de avaliação.
- O gmk precisa ser enviado.
- O jogo precisa ser jogável, ou seja, não basta ter apenas física.
- Você só pode participar com um projeto.
- O jogo deve ser feito individualmente.
- Você NÃO PODE usar extensões/scripts/DLL de outras pessoas.
- Não serão permitidas as funções de física do Game Maker Studio.
Avaliação
- Jogabilidade (30/50): será avaliado como a física está sendo aplicada.
- Criatividade (20/50): será avaliada a criatividade do criador, a ideia, o tipo de jogo, o papel da física no jogo.
Inscrições
Para se inscrever basta postar neste tópico até o dia 30/11/2012 às 16:07 uma mensagem contendo o seguinte formulário :
Nome : Fulano
Nome do jogo : Fulano-island
Link : www.site.com.br
Boa Sorte!
Resultado
A avaliação dos jogos e a apuração das notas foi feita por dois jurados (KevinBandicoot, Kapoty), sendo que, cada um preencheu pontos de criatividade e jogabilidade, justificando em breves palavras o por que de cada resultado. As avaliações escrita de cada jogo contou com muitos pontos em comum, portanto, elas foram juntadas afim de apresentar algo mais sucinto. Há parágrafos que se referem na primeira pessoa, porém, é somente uma maneira de expressar melhor o que foi de opinião dos dois jurados.
- Spoiler:
1° Theguitarmester
Criatividade (27/40)
Foi uma ótima ideia colocar plataformas para controlar o fluxo da esfera, bem criativo. A impressão que tive foi que você dedicou um tempo para pensar no jogo e não somente no desafio.
A idéia de colocar a lava, os objetos que ficam sólidos após a colisão, os objetos que aumentam a velocidade da bola, tudo isso foi criativo, não que isso não esteja presente em alguns jogos, mas para este estilo de jogo foi criativo sim.
O código não contém sistemas elaborados seguindo princípios de física, a maior parte da simulação presente no jogo foi realizado com drag n' drop, porém, a combinação tornou algo agradável. Gostei da quantidade de fases.
Só senti falta de um meio de acelerar e desacelerar a bola.
Jogabilidade (40/60)
A jogabilidade está boa, os comandos são simples e o movimento da esfera está ótimo, porém, há vezes que não tiramos nenhum bloco do estágio e a esfera se vê parada em algum lugar, quicando num loop infinito, ou seja, se ela não sair fora da room ou enconstar num obstáculo, o jogador fica travado.
Senti falta de algo que me disesse (além da informação no começo), que para remover os blocos era só clicar neles.
Acho que você poderia ter criado o seu próprio sistema de física, digo, códigos, scripts, não apenas usar as funções que já vem no game maker.
Nota final (67/100)
2° GabrielGeh
Criatividade (18/40)
Foi usado um pouco de criatividade, embora pudesse ter sido usada muito mais. Toda a mecânica do jogo é comumente encontrada em muitos exemplos, os sistemas não são nada complexos e de fácil implementação, o que causa talvez a falsa impressão de que você procurou colocar várias coisas haver com o tema e não dedicou muito tempo ao restante. Poderia ter sido um pouco mais criativo, tudo que fez não são coisas difíceis de encontrar.
Jogabilidade (37/60)
Demorei algum tempo para descobrir que deveria usar outras teclas para se movimentar, e mais um pouquinho para descobrir como pular. Tirando isso, a jogabilidade ficou boa.
Foi bom você ter feito praticamente o seu sistema de gravidade, porém, não foi bom apenas ter usado ‘vspeed’, se você tivesse feito seu próprio sistema de velocidade ganharia mais nota.
O sistema da orbita ficou parcialmente bom, pois não foi dada a possibilidade de colocarmos mais de uma em um mapa.
O sistema do tiro ficou muito simples, somente gravidade, poderia ter adicionado algo a mais a ele, como um sistema de vento.
Nota final (55/100)
3° Rodrigo Santiago
Criatividade (10/40)
Trabalhar com 3d é uma das melhores maneiras e mais divertidas de explorar a física, gostei da ideia de simular o disparo de uma flecha, contudo, acho que poderia ter sido bem mais criativo. Ainda é algo muito comum e para um jogo, ainda deixa a desejar.
Gostei bastante dos sons escolhidos, principalmente o de disparo e o fundo. Não gostei do som de game over, ele já é bem conhecido e não combinou nada com o restante.
Tem o sistema de chances e a pontuação, mas isso não demonstra nada inovador.
Jogabilidade (44/60)
A jogabilidade ficou ótima. Demorei um pouquinho para acostumar com o arco, mas depois que peguei o jeito queria de todo o jeito acertar o centro do alvo (é, não consegui), gostei do percurso que a flecha realiza, a gravidade foi muito bem aplicada, não consegui encontrar nenhuma falha que prejudicasse o jogo.
Foi bom você ter adicionado o sistema de vento, senão seria algo muito estático.
Acho que o sistema de pontuação deveria ficar mais evidente, talvez acrescentar na hud melhorasse.
Nota final (54/100)
4° Livsk
Criatividade (10/40)
Levando em consideração a ideia por si, isolada, é bem criativa, mas olhando para o histórico se assemelha muito ao in the trash do concurso anual. É claro, as regras não impediam de utilizar recursos próprios, digo, reaproveitar código. Aí vem a virada e ao invés de uma licheira e uma bola de papel, surge uma bola de basquete e uma cesta, o que tornou o desafio desafiador. Consegui acertar duas cestas.
Jogabilidade (42/60)
Ficou boa a jogabilidade, pelo menos ela faz mais ou menos o que queremos, que é quicar a bola no chão e nas paredes, mas foram encontrados vários problemas, às vezes dá para sentir um travamento da bolinha na hora de colidir com os elementos sólidos, às vezes também ela quica e vai para o lado oposto do que deveria ir, mas mesmo assim gostei de jogar e por mim ficava um bom tempo tentando (só tentando) acertar, é bem fácil de se acostumar com o sistema de arremesso e com mais alguns ajustes pode ficar bem divertido.
Nota final (52/100)
5° Willcraft2
Criatividade (12/40)
O tema do desafio não foi muito explorado, apenas um bloco que fica pulando infinitamente no ar desviando de uma espécie de spins deixou muito a desejar.
O jogo é pouco criativo, blocos que pulam me lembram de antigos testes que costumava fazer com gravidade. Ficou com cara de exemplo e não de jogo. A maior parte do código foi desenvolvido utilzando drag n' drop.
Jogabilidade (22/60)
A jogabilidade é relativamente simples e extremamente difícil. Não consegui passar da primeira fase. Tentei e tentei e volta e meia já estava praguejando para aqueles obstáculos. Talvez se a gravidade fosse "messada", ficasse mais interessante.
Você poderia ter adicionado mais elementos ao jogo, explorado mais a idéia, talvez conseguisse assim uma melhor pontuação.
Nota final (34/100)
Em breve a premiação será distribuída. Nenhum jogo receberá um conceito, pois ainda não se encaixam nos requisitos. Caso o desenvolvedor queira uma avaliação do fórum mesmo, favor criar um tópico nos projetos completos e adequar o projeto para tal.
Parabéns a todos os participantes e primeiros colocados!
GMBR
Última edição por KevinBandicoot em Seg 03 Dez 2012, 20:54, editado 5 vez(es)
Re: Desafio #02 [Resultado]
tava só esperando você postar o Tema e iniciar o Desafio, mas fícica é difícil de fazer, porém você fala que pode ser não só aquela física complicada, acho que pode ser até a Física da gravidade, que é uma física tambem(Me perdi Escrevendo!).
Uma coisa: ele vale os Prêmios/Troféis do Perfil né?
Começando a fazer o Jogo...
Nome: TheGuitarMester
Uma coisa: ele vale os Prêmios/Troféis do Perfil né?
Começando a fazer o Jogo...
Nome: TheGuitarMester
Última edição por theguitarmester em Ter 27 Nov 2012, 13:54, editado 1 vez(es)
Re: Desafio #02 [Resultado]
Então se é individual, mas se alguém for desenvolver a parte de designer deve ser passado os créditos? mas só aquele que programou o jogo que esta valendo certo.
Tiger- Games Ranking :
Notas recebidas : D+C+A
Data de inscrição : 26/09/2009
Reputação : 12
Número de Mensagens : 859
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 2
x 0 x 0 x 0
Re: Desafio #02 [Resultado]
theguitarmester, há infinitas possibilidades de aplicar física à um jogo (e logicamente, não irei citar nenhuma delas), como você disse, gravidade também é física...
Sim, logo anexarei a premiação ao tópico. Medalhas para os três primeiros colocados, conceitos de A a E conforme a avaliação e destaque no Hall of Fame para o grande vencedor cujo o jogo atenda os requisitos.
Sim, logo anexarei a premiação ao tópico. Medalhas para os três primeiros colocados, conceitos de A a E conforme a avaliação e destaque no Hall of Fame para o grande vencedor cujo o jogo atenda os requisitos.
Re: Desafio #02 [Resultado]
Uma dúvida,pode usar as funções de fisica do Game Maker Studio?
Luca$- Games Ranking :
Notas recebidas : D-C
Data de inscrição : 10/10/2010
Reputação : 1
Número de Mensagens : 582
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Desafio #02 [Resultado]
Tiger, como os gráficos não contarão na avaliação, não é necessários que sejam de autoria própria. Porém, como você disse, é importante adicionar os devidos créditos ao criador do design.
Re: Desafio #02 [Resultado]
Luca$, não, tudo que é nativo do Game Maker poderá ser usado, mas como as funções de física do Game Maker Studio fazem parte praticamente de uma engine embutida, não será permitido o seu uso, isso contradiria a ideia de desafio.
Última edição por KevinBandicoot em Ter 27 Nov 2012, 14:29, editado 1 vez(es)
Re: Desafio #02 [Resultado]
Posso Fazer um Jogo com o personagem de um outro que pertence a Min e eu Ja tenha feito, porém não farei em Cima da Engine(até porque tem Enviar), e não terá nada a ver com a Engine porque será de Outro Estilo.
O que eu Quero Mesmo:
Existe um Jogo Que Fiz e a Versão pro Está em Desenvolvimento o EscoraBall.
Queria fazer um jgo como o "Mario Kart" isto é, o nome e os Personagens são o Mesmo, mas a Engine é Outra os Gráficos são Outros(A Maioria no Mario Kart) a Jogabilidade é totalmente diferente.
que daí eu Já aproveito para Investir no meu jogo fazendo até como Marketing.
Pode?
O que eu Quero Mesmo:
Existe um Jogo Que Fiz e a Versão pro Está em Desenvolvimento o EscoraBall.
Queria fazer um jgo como o "Mario Kart" isto é, o nome e os Personagens são o Mesmo, mas a Engine é Outra os Gráficos são Outros(A Maioria no Mario Kart) a Jogabilidade é totalmente diferente.
que daí eu Já aproveito para Investir no meu jogo fazendo até como Marketing.
Pode?
Re: Desafio #02 [Resultado]
theguitarmester, pode utilizar o mesmo personagem se quiser, é só tomar cuidado para que os jogos sejam realmente diferentes, pois por mais que os gráficos não tenham peso na avaliação, a criatividade também será avaliada e isso incluí a originalidade da ideia...
Re: Desafio #02 [Resultado]
Houve uma mudança, as funções de física do Game Maker Studio não serão permitidas, pois como é praticamente uma engine embutida, há vários sistemas prontos e por isso, se usados, a ideia de desafio não fará sentido. O objetivo é que o participante faça o seu próprio sistema
Re: Desafio #02 [Resultado]
Já tive a Idéia do Meu Projeto, e estou pensando se Vou Usar ou Não o Meu Personagem do EscoraBall.
------------------
a, que bom que as Funções do GMStuidio não poderão ser usadas, afinal eu não o Tenho e Com elas você já teria toda uma física Pronta.
Pergunta: posso usar a função move_bounce?
------------------
a, que bom que as Funções do GMStuidio não poderão ser usadas, afinal eu não o Tenho e Com elas você já teria toda uma física Pronta.
Pergunta: posso usar a função move_bounce?
Re: Desafio #02 [Resultado]
Sim, move_bounce, move_bounce_all, gravity, gravity_direction...todos podem ser utilizados. Todas as funções nativas são permitidas, com exceção das do Game Maker Studio citado.
Re: Desafio #02 [Resultado]
Terrenos irregulares são fisica?
Luca$- Games Ranking :
Notas recebidas : D-C
Data de inscrição : 10/10/2010
Reputação : 1
Número de Mensagens : 582
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Desafio #02 [Resultado]
Não exatamente, isso irá depender da forma que o terreno irregular foi simulado/trabalhado e também a maneira a qual os objetos interagem com ele. O fato de o personagem conseguir andar em terrenos não planos não faz disso algo físico, porém, se o personagem se mover alterando seu ângulo, ajustando a velocidade, conforme o cenário...há um sentido, portanto é necessário pensar bem como irá trabalhar isso. Tudo tem uma ligação de certo modo.
Re: Desafio #02 [Resultado]
Estamos falando de TODA a física ou apenas cinemática?
Tipo, eu posso simular uma lente de aumento e dizer que estou aplicando ótica? Posso fazer um puzzle de acender/apagar e dizer que estou usando elétrica? Posso fazer um jogo comum de navezinha e dizer que estou usando propulsão atômica?
É um tema meio fácil de burlar.
Tipo, eu posso simular uma lente de aumento e dizer que estou aplicando ótica? Posso fazer um puzzle de acender/apagar e dizer que estou usando elétrica? Posso fazer um jogo comum de navezinha e dizer que estou usando propulsão atômica?
É um tema meio fácil de burlar.
saim- Games Ranking :
Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios :
x 1 x 6 x 0
x 1 x 0 x 3
x 0 x 0 x 0
Re: Desafio #02 [Resultado]
Sim oque o Saim ta dizendo é verdade, acho que o desafio não foi muito bem elaborado,
deveria ter sido mais caprixado em suas regras, mais bem especificado,
a duração é bem pequena então a pessoa dedica o tempo em um projeto depos que olha aqui no topico as regras ocilaram ai aquele tempo foi perdido...
Isso pega mal na geral galera, mas ta legal como li por aqui esses dias:
deveria ter sido mais caprixado em suas regras, mais bem especificado,
a duração é bem pequena então a pessoa dedica o tempo em um projeto depos que olha aqui no topico as regras ocilaram ai aquele tempo foi perdido...
Isso pega mal na geral galera, mas ta legal como li por aqui esses dias:
Aprendemos com nossos erros
GabrielXavier- Games Ranking :
Notas recebidas : A
Data de inscrição : 25/02/2012
Reputação : 45
Número de Mensagens : 403
Prêmios :
x 0 x 1 x 0
x 0 x 1 x 1
x 0 x 0 x 0
Plataformas :- Game Maker Studio 2.0
Re: Desafio #02 [Resultado]
Need 90, não. Qualquer jogo que apresente consideráveis semelhanças com outros jogos já postados no fórum será automaticamente desclassificado. É claro, isso não impede que você utilize alguma base da física que já tenha trabalhado, alguma extensão que tenha criado, etc.
Re: Desafio #02 [Resultado]
saim, você poderá fazer todos os que citou, porém, será avaliado a partir do .gmk se o seu jogo realmente condiz com o tema...e quando digo "condiz" falo de algo que realmente trabalhe com princípios de física. Não é um tema fácil de burlar, pois se os avaliadores estarão com o código fonte do jogo, por mais que seja um "jogo comum de navezinha" saberemos se realmente foi trabalhado o tema...É um tema um tanto aberto, o participante tem a oportunidade de desenvolver diversos tipos de jogos
Re: Desafio #02 [Resultado]
A staff vai poder participar do concurso?
Luca$- Games Ranking :
Notas recebidas : D-C
Data de inscrição : 10/10/2010
Reputação : 1
Número de Mensagens : 582
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
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