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Mudar apenas parte da sprite
4 participantes
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Mudar apenas parte da sprite
Em muitos jogos percebo que é animada apenas parte da sprite. Isso economiza desenho, pois você desenha apenas partes da sprite, e não ela toda. Eu posso animar o rosto do personagem sem ter que desenhar o corpo junto. Eu tenho um exemplo abaixo do jogo Caves Story:
Nesse outro exemplo do Mário apenas a roda é animada, não precisando desenhar o tanque todo:
É possível fazer isso em gml?
Nesse outro exemplo do Mário apenas a roda é animada, não precisando desenhar o tanque todo:
É possível fazer isso em gml?
LincolnSalles- Data de inscrição : 20/09/2012
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Re: Mudar apenas parte da sprite
Com certeza, tanto por códigos no evento Draw, quanto com diferentes instâncias reunidas para montar um único objeto.
Os olhos desse monstro se comportam individualmente, piscando, sem a necessidade de animar toda a sprite.
E aqui, as "peças" de sprites, que quando unidas formam todo um personagem mais dinâmico, detalhado e completo.
Eu faço isso a partir de instâncias, assim o personagem pode ter características atribuídas exclusivamente a determinada parte do seu corpo e uma animação própria e mais natural
Os olhos desse monstro se comportam individualmente, piscando, sem a necessidade de animar toda a sprite.
E aqui, as "peças" de sprites, que quando unidas formam todo um personagem mais dinâmico, detalhado e completo.
Eu faço isso a partir de instâncias, assim o personagem pode ter características atribuídas exclusivamente a determinada parte do seu corpo e uma animação própria e mais natural
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Re: Mudar apenas parte da sprite
Sim, com instâncias eu sei fazer para o objeto parado. Mas eu quero mudar parte da animação do personagem com o mesmo em ação, em movimento. Digamos que eu tenha um personagem com o cabelo em pé, mas quando o mesmo correr quero o cabelo indo para trás. Terei uma animação só para o cabelo. Com o Draw faz isso né? Como?
LincolnSalles- Data de inscrição : 20/09/2012
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Re: Mudar apenas parte da sprite
draw_sprite_ext()
Este código desenha uma sprite no objeto. Sempre que o objeto possuir um código
no evento DRAW, a sprite dele não é desenhada na tela. Com este código ele pode desenhar não só a sprite dele, como outras.
Nos campos x e y do código, você simplesmente digita... x e y, respectivamente. Significa que a sprite será desenhada na exata posição da instância. Se repetir o código, desenhando uma sprite diferente, bastaria colocar uma posição diferente para o eixo y, caso fosse o cabelo por exemplo. Um "y-6" já alteraria a posição.
Só que aí você teria que trabalhar com variáveis separadas para cada parte do personagem, para que os códigos no Draw sejam executados de maneiras distintas.
Este código desenha uma sprite no objeto. Sempre que o objeto possuir um código
no evento DRAW, a sprite dele não é desenhada na tela. Com este código ele pode desenhar não só a sprite dele, como outras.
Nos campos x e y do código, você simplesmente digita... x e y, respectivamente. Significa que a sprite será desenhada na exata posição da instância. Se repetir o código, desenhando uma sprite diferente, bastaria colocar uma posição diferente para o eixo y, caso fosse o cabelo por exemplo. Um "y-6" já alteraria a posição.
Só que aí você teria que trabalhar com variáveis separadas para cada parte do personagem, para que os códigos no Draw sejam executados de maneiras distintas.
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Re: Mudar apenas parte da sprite
Não ficou claro, não consegui.
Bem vou tentar ser mais claro com o que eu to querendo fazer:
Fiz as sprites acima como teste pra entender esse processo, pra depois fazer a sprite do personagem que eu realmente quero. No step está assim:
Bem vou tentar ser mais claro com o que eu to querendo fazer:
Fiz as sprites acima como teste pra entender esse processo, pra depois fazer a sprite do personagem que eu realmente quero. No step está assim:
Agora como eu uso o draw_sprite_ext ou outra função no evento draw pra desenhar a sprite da cabeça acima por cima da cabeça da sprite animada somente quando o personagem pular (quando if keyboard_check_pressed(vk_up) and vspeed=0)?if keyboard_check(vk_right) if place_free(x+4,y){x+=4 sprite_index=scaxumba image_xscale=1}
if keyboard_check(vk_left) if place_free(x-4,y) {x-=4 sprite_index=scaxumba image_xscale=-1 }
if keyboard_check_pressed(vk_up) and vspeed=0 {vspeed=-7 }
if keyboard_check(vk_nokey) {image_index=0}
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Re: Mudar apenas parte da sprite
Lembre-se de que as variáveis xscale e yscale afetam apenas a imagem quando não existe evento draw declarado ou você não á usa dentro de uma função de desenho como draw_sprite_ext.
Você tem que colocar duas ou mais funções de desenho no evento draw, dependendo de quantas partes você divide a imagem. Por exemplo, coloque duas sprites uma para o corpo e outra para cabeça.
Dai você coloca este código no evento draw:
draw_sprite_ext(sprite_do_corpo,image_index,x,y,image_xscale,image_yscale,image_angle,image_blend,image_alpha)
draw_sprite_ext(sprite_da_cabeça,image_index,x,y,image_xscale2,image_yscale,image_angle,image_blend,image_alpha)
A image xscale2 é a variável que você cria pra ser a xscale da segunda imagem , que fará ela se invertir, você pode colocar quaisquer valores dentro dos outros campos mais estes são os pra que a imagem anime de acordo com a image_speed e tenha a cor determinada no blend e o número da sub imagem, você pode mudar levemente a coordenada da segunda sprite(ex: x+5,y+6) pra que ela se encaixe.
Obs.: Este código só serve pra sprites com mesmo número de sub imagens ou que não tem animação.Se quiser duas animações com números diferentes é só me perguntar.
Você tem que colocar duas ou mais funções de desenho no evento draw, dependendo de quantas partes você divide a imagem. Por exemplo, coloque duas sprites uma para o corpo e outra para cabeça.
Dai você coloca este código no evento draw:
draw_sprite_ext(sprite_do_corpo,image_index,x,y,image_xscale,image_yscale,image_angle,image_blend,image_alpha)
draw_sprite_ext(sprite_da_cabeça,image_index,x,y,image_xscale2,image_yscale,image_angle,image_blend,image_alpha)
A image xscale2 é a variável que você cria pra ser a xscale da segunda imagem , que fará ela se invertir, você pode colocar quaisquer valores dentro dos outros campos mais estes são os pra que a imagem anime de acordo com a image_speed e tenha a cor determinada no blend e o número da sub imagem, você pode mudar levemente a coordenada da segunda sprite(ex: x+5,y+6) pra que ela se encaixe.
Obs.: Este código só serve pra sprites com mesmo número de sub imagens ou que não tem animação.Se quiser duas animações com números diferentes é só me perguntar.
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Re: Mudar apenas parte da sprite
Quero saber sim com 2 animações de quadros diferentes.
Valeu pela resposta.
Eu consegui assim, mesmo com a cabeça tendo só um quadro e o corpo 12. Quando o personagem sai do chão muda a cabeça, como eu queria.
No sprite_index eu conseguia, no draw_sprite ainda não sei.
Valeu pela resposta.
Eu consegui assim, mesmo com a cabeça tendo só um quadro e o corpo 12. Quando o personagem sai do chão muda a cabeça, como eu queria.
Eu comecei agora e estava trabalhando com o sprite_index no step, mas como quero mesclar mais de uma ao mesmo tempo, não preciso mais usar no step o image_index né? Agora tenho que desenhar as sprites no evento draw. Consegui espelhar a imagem pra esquerda quando ando pra esquerda, mas quando solto o botão (vk_nokey) não consigo fazer o personagem parar para o lado que estava na ultima vez, ele volta para direita pq a sprite está voltada pra direita.if keyboard_check(vk_right) {draw_sprite(scaxumba,-1,x,y)}
if keyboard_check(vk_left) {draw_sprite_ext(scaxumba,-1,x,y,-1,1,0,c_white,1)}
if keyboard_check(vk_nokey) {draw_sprite(scaxumba,0,x,y)}
if keyboard_check(vk_up) {draw_sprite(scaxumba,-1,x,y)}
if place_free(x,y+1) {draw_sprite(scabeca,-1,x-4,y-15)}
No sprite_index eu conseguia, no draw_sprite ainda não sei.
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Re: Mudar apenas parte da sprite
Crie uma variável chamada "dir" de direita e coloque o valor dela como 1.
Quando pressionar a tecla que movimenta para a esquerda, coloque o valor dela de -1.
Quando pressionar a tecla que movimenta para a direita, coloque o valor dela de 1.
Ao desenhar a sprite parada, use :
Espero que tenha entendido.
Quando pressionar a tecla que movimenta para a esquerda, coloque o valor dela de -1.
Quando pressionar a tecla que movimenta para a direita, coloque o valor dela de 1.
Ao desenhar a sprite parada, use :
- Código:
draw_sprite_ext(scaxumba,0,x,y,dir,1,0,c_white,1)
Espero que tenha entendido.
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Re: Mudar apenas parte da sprite
Não use o nokey, ele é muito perigoso! Dá bug facilmente. Use key released pra left e right!
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