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Sistema de recordes com arquivos .ini
3 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Exemplos :: Game Maker (engines)
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Sistema de recordes com arquivos .ini
Sistema de recordes com arquivos .ini
Bem, com esse sistema que eu desenvolvi você poderá criar seu próprio sistema de recordes usando arquivos .ini, esse meu sistema contem 11 scripts em que vou detalhar o uso de cada um deles aqui.
Vale lembrar que este sistema poderá ser usado tanto no GMS quanto no game maker tradicional.
Vale lembrar que este sistema poderá ser usado tanto no GMS quanto no game maker tradicional.
Os scripts
record_init
Esse script é o inicio de todo o seu sistema, é ele quem irá montar o seu sistema de recordes com arquivos .ini .
No argument0 você deverá colocar o nome do sistema de recordes que você quer, já no argument1 você coloca o numero de posições que o sistema irá ter.
Um exemplo :
Vamos supor que você quer resetar todo seu score, para isso você irá usar está função, é como que se você estivesse criando o seu sistema agora, ele deixa todos os dados no padrão.
No argument0 você coloca o nome do sistema de recordes que você quer resetar e pronto, tudo será resetado.
Um exemplo :
No argument0 você deverá colocar o nome do sistema de recordes que você quer, já no argument1 você coloca o numero de posições que o sistema irá ter.
Um exemplo :
- Código:
record_init("recordes",5)
Vamos supor que você quer resetar todo seu score, para isso você irá usar está função, é como que se você estivesse criando o seu sistema agora, ele deixa todos os dados no padrão.
No argument0 você coloca o nome do sistema de recordes que você quer resetar e pronto, tudo será resetado.
Um exemplo :
- Código:
record_clear("recordes")
record_add_score
Não adianta só termos o sistema de recordes, temos que adicionar os recordes nele também certo ?, é para isso que esta função serve, para adicionar um novo recorde ao nosso sistema.
No argument0 você coloca o nome do sistema de recordes em que você deseja adicionar um novo recorde, no argument1 você coloca o nome do usuário que fez tal pontuação e no argument2 você irá colocar o valor do score que esse player fez, vale lembrar que deve estar no formato de um numero real.
Um exemplo :
Digamos que você deseja desenhar na tela, o nome do usuário que fez a melhor pontuação, ou seja, o nome do usuário que está em primeiro lugar no nosso sistema, para isso, você deverá usar esta função.
No argument0 você coloca o nome do sistema de recordes e no argument1 você coloca a posição em que você deseja pegar esse nome.
Um exemplo :
record_get_score
Ela faz o mesmo que o 'record_get_name' faz, mas ao envés de retornar o nome de tal colocação, ela irá retornar o valor do score de tal colocação.
No argument0 você coloca o nome do sistema de recordes e no argument1 você coloca a posição em que você deseja pegar esse score.
Um exemplo :
record_change_name
Com essa função você terá o poder de trocar o nome do usuario de tal colocação, por exemplo, você terá o direito de trocar o nome do primeiro colocado para algo como "Primeiro colocado".
No argument0 você coloca o nome do sistema de recordes, no argument1 você coloca a posição que você irá editar e no argument2 você coloca o novo nome que o usuário terá.
Um exemplo :
record_change_score
Ela faz o mesmo que o 'record_change_name', mas ao envés de trocar o nome ela troca o score.
No argument0 você coloca o nome do sistema de recordes, no argument1 você coloca a posição que você irá editar e no argument2 você coloca o novo score que o usuário terá.
Um exemplo :
record_pos_name_get
Vamos supor que você deseja saber em qual posição está o usuário 'kapoty', para isso você precisará usar essa função, ela retorna um numero que é a posição em que ele está, caso ela não encontre o usuário 'kapoty' no nosso sistema, ela irá retornar 0. Se no nosso sistema estiver mais de um recorde com o nome de usuario 'kapoty', ele irá retornar a posição do primeiro 'kapoty' que ela encontrar.
No argument0 você coloca o nome do sistema de recordes que você deseja fazer essa procura e no argument1 você coloca o nome a procurar.
Um exemplo :
record_pos_score_get
Ela faz o mesmo que o 'record_pos_name_get', mas ao envés de procurar pelo nome, ela procura pelo score.
No argument0 você coloca o nome do sistema de recordes que você deseja fazer essa procura e no argument1 você coloca o valor do score a procurar.
Um exemplo :
record_exists_name
Lembra da função 'record_pos_name_get' ?, lembra que se ela não achar um usuario com o nome definido por você ela retorna zero ? por que não facilitar a vida dela e só chama-la se você tiver a certeza que este nome existe mesmo ? é para isso que vamos usar está função, ela te retorna 1 quando existir e 0 quando não existir o nome no nosso sistema.
No argument0 você coloca o nome do sistema de recordes que você deseja fazer essa procura e no argument1 você coloca o nome a procurar.
Um exemplo :
record_exists_score
Ela faz o mesmo que o 'record_exists_name', mas ao envés de procurar se o nome existe, ela procura se existe alguém que fez tal score.
No argument0 você coloca o nome do sistema de recordes que você deseja fazer essa procura e no argument1 você coloca o valor do score a procurar.
Um exemplo :
No argument0 você coloca o nome do sistema de recordes em que você deseja adicionar um novo recorde, no argument1 você coloca o nome do usuário que fez tal pontuação e no argument2 você irá colocar o valor do score que esse player fez, vale lembrar que deve estar no formato de um numero real.
Um exemplo :
- Código:
record_add_score("recordes","Kapoty",55)
Digamos que você deseja desenhar na tela, o nome do usuário que fez a melhor pontuação, ou seja, o nome do usuário que está em primeiro lugar no nosso sistema, para isso, você deverá usar esta função.
No argument0 você coloca o nome do sistema de recordes e no argument1 você coloca a posição em que você deseja pegar esse nome.
Um exemplo :
- Código:
record_get_name("recordes",1)
record_get_score
Ela faz o mesmo que o 'record_get_name' faz, mas ao envés de retornar o nome de tal colocação, ela irá retornar o valor do score de tal colocação.
No argument0 você coloca o nome do sistema de recordes e no argument1 você coloca a posição em que você deseja pegar esse score.
Um exemplo :
- Código:
record_get_score("recordes",1)
record_change_name
Com essa função você terá o poder de trocar o nome do usuario de tal colocação, por exemplo, você terá o direito de trocar o nome do primeiro colocado para algo como "Primeiro colocado".
No argument0 você coloca o nome do sistema de recordes, no argument1 você coloca a posição que você irá editar e no argument2 você coloca o novo nome que o usuário terá.
Um exemplo :
- Código:
record_change_name("recordes",1,"Primeiro colocado")
record_change_score
Ela faz o mesmo que o 'record_change_name', mas ao envés de trocar o nome ela troca o score.
No argument0 você coloca o nome do sistema de recordes, no argument1 você coloca a posição que você irá editar e no argument2 você coloca o novo score que o usuário terá.
Um exemplo :
- Código:
record_change_score("recordes",1,1000)
record_pos_name_get
Vamos supor que você deseja saber em qual posição está o usuário 'kapoty', para isso você precisará usar essa função, ela retorna um numero que é a posição em que ele está, caso ela não encontre o usuário 'kapoty' no nosso sistema, ela irá retornar 0. Se no nosso sistema estiver mais de um recorde com o nome de usuario 'kapoty', ele irá retornar a posição do primeiro 'kapoty' que ela encontrar.
No argument0 você coloca o nome do sistema de recordes que você deseja fazer essa procura e no argument1 você coloca o nome a procurar.
Um exemplo :
- Código:
record_pos_name_get("recordes","kapoty")
record_pos_score_get
Ela faz o mesmo que o 'record_pos_name_get', mas ao envés de procurar pelo nome, ela procura pelo score.
No argument0 você coloca o nome do sistema de recordes que você deseja fazer essa procura e no argument1 você coloca o valor do score a procurar.
Um exemplo :
- Código:
record_pos_score_get("recordes",55)
record_exists_name
Lembra da função 'record_pos_name_get' ?, lembra que se ela não achar um usuario com o nome definido por você ela retorna zero ? por que não facilitar a vida dela e só chama-la se você tiver a certeza que este nome existe mesmo ? é para isso que vamos usar está função, ela te retorna 1 quando existir e 0 quando não existir o nome no nosso sistema.
No argument0 você coloca o nome do sistema de recordes que você deseja fazer essa procura e no argument1 você coloca o nome a procurar.
Um exemplo :
- Código:
record_exists_name("recordes","Kapoty")
record_exists_score
Ela faz o mesmo que o 'record_exists_name', mas ao envés de procurar se o nome existe, ela procura se existe alguém que fez tal score.
No argument0 você coloca o nome do sistema de recordes que você deseja fazer essa procura e no argument1 você coloca o valor do score a procurar.
Um exemplo :
- Código:
record_exists_score("recordes",55)
downloads
Scripts.gml
Exemplo.gmk
Exemplo.gmz
Espero que tenham gostado e que façam um bom proveito do mesmo.
Exemplo.gmz
Espero que tenham gostado e que façam um bom proveito do mesmo.
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Re: Sistema de recordes com arquivos .ini
Coloquei isso no meu game... mas na room nao apareceu nada... Como faco para configurar isso para meu jogo? Desculpe pela ignorancia, mas isos seria um highscore?
gustavo12g- Data de inscrição : 27/08/2012
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Re: Sistema de recordes com arquivos .ini
Sim, isso é um highscore.
Leia a descrição das funções e você entendera como usar.
Tem também uma engine de exemplo, baixe ela.
Até.
Leia a descrição das funções e você entendera como usar.
Tem também uma engine de exemplo, baixe ela.
Até.
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Re: Sistema de recordes com arquivos .ini
muito legal
Laelço Mello- Data de inscrição : 03/10/2012
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