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Mapa tipo Mario

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Mapa tipo Mario Empty Mapa tipo Mario

Mensagem por Super Man Dom 22 Mar 2009, 18:15

Como eu faço um mapa tipo o do Mario?
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Mensagem por Anderson3d Dom 22 Mar 2009, 23:20

cara vão te zuar com coisas tipo, esclareça melhor a pergunta hehehe...
Vc quer saber como desenha ou como faz o mario sair andando e pulando nas plataformas???
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Mapa tipo Mario Empty Re: Mapa tipo Mario

Mensagem por CPinheiro Seg 23 Mar 2009, 13:10

Simples. Cada icone de cada fase é um objeto. Coloque que se apertar a esquerda, o mario começa a ir para a esquerda e, se colidir com um objeto da fase, ele pare. Faça isso com o botão da direita, cima e baixo.

Aí, você checa se o jogador apertou algum botão enquanto estava colidindo com a fase. Se apertou, você coloca para ir para a room da fase.
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Mensagem por Janx Ter 24 Mar 2009, 13:35

vc quer um mapa?
tipo o de escolher a fase?

ou

como fazer A FASE?
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Mensagem por M.A.S. Ter 24 Mar 2009, 23:25

Janx escreveu:vc quer um mapa?
tipo o de escolher a fase?

ou

como fazer A FASE?

Acho que ele quer um mapa. Eu faria do modo que o CPinheiro disse, mas a dúvida dele deve ser aqueles caminhos que vão se abrindo a cada fase concluída.

Eu vou ser franco, mas não é pra levar a mal. Cara, se você tá procurando fazer um mapa, suponho que já tenha feito pelo menos duas fases, certo? Se você fez as duas fases, o mapa é tranquilo. Se não, tente ir mais devagar...

Só estou sendo franco porque não há receita pronta pra isso. Seria mais fácil fazer um engine do que explicar tudo, então se precisar é só pedir.
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Mensagem por Super Man Dom 29 Mar 2009, 18:05

É como o M.A.S. disse.
Cada vez que eu passar uma faze, abre um caminho no mapa.

Eu já tenho as fases.
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Mensagem por CPinheiro Dom 29 Mar 2009, 19:49

Use uma variável global com arrays para indicar se já passou das tais fases ou não, assim:

Código:

global.passou_fase[0]=0 //Fase1
global.passou_fase[1]=0 //Fase2
global.passou_fase[2]=0 //Fase3
//E assim para cada fase

Aí, no evento que faz passar de fase, coloque isso:

Código:

if (room==room_da_fase_1)
{
global.passou_fase[0]=1
}

if (room==room_da_fase_2)
{
global.passou_fase[1]=1
}
//E assim por diante

Agora, vamos ao mapa. Você deve checar se o Mario está colidindo com a fase 2. Suponhamos que a fase 3 esteja na parte de baixo do mapa. Caso o jogador aperte pra baixo, o jogo irá checar se já passou da fase 2 para ir para a fase 3.

Código:

if (collision_point(x,y,obj_fase2,0,0))
{
if (keyboard_check_pressed(vk_down)) && (global.passou_fase[1]==1) //Checa se pressionou a tecla "baixo" e se já passou da fase 2
{
//Começa a se mover:
direction=270
speed=5
}
}

Faça isso com todas as fases.
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Mensagem por Super Man Dom 05 Abr 2009, 23:26

Valeu Galera!!!
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