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Mapa tipo Mario
5 participantes
Página 1 de 1
Mapa tipo Mario
Como eu faço um mapa tipo o do Mario?
Super Man- Data de inscrição : 29/12/2008
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Re: Mapa tipo Mario
cara vão te zuar com coisas tipo, esclareça melhor a pergunta hehehe...
Vc quer saber como desenha ou como faz o mario sair andando e pulando nas plataformas???
Vc quer saber como desenha ou como faz o mario sair andando e pulando nas plataformas???
Re: Mapa tipo Mario
Simples. Cada icone de cada fase é um objeto. Coloque que se apertar a esquerda, o mario começa a ir para a esquerda e, se colidir com um objeto da fase, ele pare. Faça isso com o botão da direita, cima e baixo.
Aí, você checa se o jogador apertou algum botão enquanto estava colidindo com a fase. Se apertou, você coloca para ir para a room da fase.
Aí, você checa se o jogador apertou algum botão enquanto estava colidindo com a fase. Se apertou, você coloca para ir para a room da fase.
Re: Mapa tipo Mario
vc quer um mapa?
tipo o de escolher a fase?
ou
como fazer A FASE?
tipo o de escolher a fase?
ou
como fazer A FASE?
Janx- Data de inscrição : 24/05/2008
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Re: Mapa tipo Mario
Janx escreveu:vc quer um mapa?
tipo o de escolher a fase?
ou
como fazer A FASE?
Acho que ele quer um mapa. Eu faria do modo que o CPinheiro disse, mas a dúvida dele deve ser aqueles caminhos que vão se abrindo a cada fase concluída.
Eu vou ser franco, mas não é pra levar a mal. Cara, se você tá procurando fazer um mapa, suponho que já tenha feito pelo menos duas fases, certo? Se você fez as duas fases, o mapa é tranquilo. Se não, tente ir mais devagar...
Só estou sendo franco porque não há receita pronta pra isso. Seria mais fácil fazer um engine do que explicar tudo, então se precisar é só pedir.
M.A.S.- Data de inscrição : 03/01/2009
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Re: Mapa tipo Mario
É como o M.A.S. disse.
Cada vez que eu passar uma faze, abre um caminho no mapa.
Eu já tenho as fases.
Cada vez que eu passar uma faze, abre um caminho no mapa.
Eu já tenho as fases.
Super Man- Data de inscrição : 29/12/2008
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Re: Mapa tipo Mario
Use uma variável global com arrays para indicar se já passou das tais fases ou não, assim:
Aí, no evento que faz passar de fase, coloque isso:
Agora, vamos ao mapa. Você deve checar se o Mario está colidindo com a fase 2. Suponhamos que a fase 3 esteja na parte de baixo do mapa. Caso o jogador aperte pra baixo, o jogo irá checar se já passou da fase 2 para ir para a fase 3.
Faça isso com todas as fases.
- Código:
global.passou_fase[0]=0 //Fase1
global.passou_fase[1]=0 //Fase2
global.passou_fase[2]=0 //Fase3
//E assim para cada fase
Aí, no evento que faz passar de fase, coloque isso:
- Código:
if (room==room_da_fase_1)
{
global.passou_fase[0]=1
}
if (room==room_da_fase_2)
{
global.passou_fase[1]=1
}
//E assim por diante
Agora, vamos ao mapa. Você deve checar se o Mario está colidindo com a fase 2. Suponhamos que a fase 3 esteja na parte de baixo do mapa. Caso o jogador aperte pra baixo, o jogo irá checar se já passou da fase 2 para ir para a fase 3.
- Código:
if (collision_point(x,y,obj_fase2,0,0))
{
if (keyboard_check_pressed(vk_down)) && (global.passou_fase[1]==1) //Checa se pressionou a tecla "baixo" e se já passou da fase 2
{
//Começa a se mover:
direction=270
speed=5
}
}
Faça isso com todas as fases.
Re: Mapa tipo Mario
Valeu Galera!!!
Super Man- Data de inscrição : 29/12/2008
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