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IA Estilo RPG(No Game Maker)

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IA Estilo RPG(No Game Maker) Empty IA Estilo RPG(No Game Maker)

Mensagem por peixoto Sex 02 Nov 2012, 20:16

Procurei em diversos lugares no google, aqui no fórum e na GMC, mas não estou conseguindo montar(e nem adaptar)um sistema de IA(em topdown estilo RPG)para meu game.
Eu queria algo parecido ao rpg maker, porém com o NPC andando mais rapido(e ja tentei a engine "NPC_tutorial.gm6" la da GMC,só que nao funcionou).

Alguem poderia me arranjar uma engine, ou um tutorial que funcione bem no GM 8?(quanto mais avançada a IA melhor, pois quero tornar o inimigo o "mais inteligente" possivel).
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IA Estilo RPG(No Game Maker) Empty Re: IA Estilo RPG(No Game Maker)

Mensagem por Need 90 Sex 02 Nov 2012, 21:09

mas no rpg maker eles só ficam andando, você quer que eles andem para varias direções em uma grid 32x32 ?

Código:
var i;
i=random(3)
if i=0 {x-=32}
if i=1 {x+=32}
if i=2 {y-=32}
if i=3 {y+=32}
Isso no alarm, ele vai pegar um número de 0 á 3, e, dependendo do resultado ele vai para uma direção.

Ai é só adaptar para as sprites. Se não for isso, explique melhor (com imagens de preferencia)
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Mensagem por peixoto Sáb 03 Nov 2012, 13:06

Basicamente queria os movimentos dos NPC's do RPG Maker, mais a capacidade de quando o Inimigo vê o player, tenta se aproximar(andando um pouco mais rapido) e ainda a capacidade de desviar de certos objetos.

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Mensagem por felipe.fonsecadepaula Sáb 03 Nov 2012, 13:22

Cara vc ja tem oq vc precisa para criar a IA dele, a IA nada mais do que um conjunto de ordens que voce vai dar para o inimigo executar de acordo com a situacao.

Por ex: se o inimigo nao esta perto do player ele ira andar, se estiver perto ele ira atacar o obj player.

Isso nada mais que um conjunto de IF e else que voce vai implementar, escolhendo uma hierarquia a ser seguida.

A hierarquia voce escolhe de acordo com a prioridade a ser executada e garante que nada mais vai ser executado no lugar daquela acao.


fazer uma IA é mais simples do que se pensa... procure fazer sua IA sem copiar a de alguem, assim vc vai aprender mais e tera um jogo melhor.
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Mensagem por peixoto Sáb 03 Nov 2012, 13:43

Sim sim, a parte de se aproximar e se mover aleatoriamente é facil.

Mas, e a parte de "auto-desviar" dos objetos?
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Mensagem por felipe.fonsecadepaula Sáb 03 Nov 2012, 18:07

Voce quer q o inimigo desvie dos objetos? isso nao faria ele imortal?? para desviar do objeto basta vc fazer um If comparando o X do inimigo com o X do objeto que esta vindo na direcao dele, sabendo isso voce consegue saber a distancia entre eles, se o objeto esta vindo da esquerda, direita, cima, baixo e para onde o objeto pode ir. MAs se for mesmo fazer isso vc tem q por uma chance aleatoria de ele nao conseguir desviar pois se nao ele sempre vai desviar e nunca vai morrer...

No AI vc tem q fazer o objeto pensar como vc pensaria, fazer aquilo que vc faria se estivesse em uma determinada situacao.
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