Entrar
Últimos assuntos
» Problemas com particulaspor RastaMaan Ontem à(s) 17:03
» Problema ao entrar por uma porta e voltar por ela
por aminaro Seg 06 maio 2024, 10:08
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 11:43
» Colisões não funcionando
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 10:16
» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por pequetux Sex 26 Abr 2024, 16:45
» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18
» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30
» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07
» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45
» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51
» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31
» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11
» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27
» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30
» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17
» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18
» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34
» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13
» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18
» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12
» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02
» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55
» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42
» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56
Deixa jogo menor
3 participantes
Página 1 de 1
Deixa jogo menor
Gente nos jogos profissionais, nós baixamos o instalador que vem com os arquivos comprimidos ai assim que instalamos ele extrai os videos, fotos etc? Queria saber como fazer isso, deixar meu jogo menor, com videos e fotos fora do jogo e quando instalados fossem extraidos. Entenderam?
cubano9999- Games Ranking :
Notas recebidas : E+E
Data de inscrição : 20/06/2012
Reputação : 1
Número de Mensagens : 131
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Deixa jogo menor
https://gmbr.forumeiros.com/search?search_keywords=arquivos+externos
Parceiro não faça algo que precise de arquivos externos. Pelo menos enquanto não tiver mais experiencia. Mais controle gera mais problemas se não sabe 100% do que esta fazendo.
Parceiro não faça algo que precise de arquivos externos. Pelo menos enquanto não tiver mais experiencia. Mais controle gera mais problemas se não sabe 100% do que esta fazendo.
DS Santos- Data de inscrição : 19/05/2010
Reputação : 2
Número de Mensagens : 98
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Deixa jogo menor
Só um lembrete, carregar os recursos externamente não é sinônimo de redução de tamanho (Kb).
Exemplo:
- Crie um projeto no GM 8;
- Adicione uma grande imagem no formato BMP;
- Salve seu projeto.
Veja o tamanho do arquivo GMK. Ele é bem inferior ao da própria imagem sozinha. Isso acontece porque o GM8 converte todas as imagens que usa em PNG.
Logo se você carregar imagem BMP externamente seu jogo ficará maior.
A história se repete com JPG, mas somente no caso de ser importada internamente. Caso seja exportada externamente seu jogo ficará menor (Caso a qualidade da imagem seja mediana).
Nesse ultimo caso só seria recomendado usar JPG para imagens de fundo, pois sua definição normalmente não é das melhores. A imagem fica cheia de cerrilhados e algumas pequenas distorções de cores.
Minhas recomendações são:
- Diminuir a qualidade de arquivos MP3 para 64 Kbps e deixa-los em Mono;
- Importar imagens de fundos externamente em JPG (Qualidade mediana);
- Ver se o que tu fez no vídeo não pode ser feito em códigos:
Já vi jogos com vídeo de introdução de 5 Mb com 10 segundos só para mostrar uma transição Fade-in-out de uma imagem para outra. Isso pode ser feito facilmente usando códigos do GM.
- Usar image_xscale para imagens de movimento para esquerda e direita. Ou seja criar apenas uma sprite para uma das direções e inverte-las por código;
- Usar as funções Draw para desenhar retângulos, circulos, elipses e linhas sem a necessidade criar imagens.
Quero que me diga como é teu vídeo, talvez nem seja necessário um vídeo. E falando de jogos profissionais, já vi jogos como RE4 com mais de 1 GB de espaço só em vídeos.
FLWS!
Exemplo:
- Crie um projeto no GM 8;
- Adicione uma grande imagem no formato BMP;
- Salve seu projeto.
Veja o tamanho do arquivo GMK. Ele é bem inferior ao da própria imagem sozinha. Isso acontece porque o GM8 converte todas as imagens que usa em PNG.
Logo se você carregar imagem BMP externamente seu jogo ficará maior.
A história se repete com JPG, mas somente no caso de ser importada internamente. Caso seja exportada externamente seu jogo ficará menor (Caso a qualidade da imagem seja mediana).
Nesse ultimo caso só seria recomendado usar JPG para imagens de fundo, pois sua definição normalmente não é das melhores. A imagem fica cheia de cerrilhados e algumas pequenas distorções de cores.
Minhas recomendações são:
- Diminuir a qualidade de arquivos MP3 para 64 Kbps e deixa-los em Mono;
- Importar imagens de fundos externamente em JPG (Qualidade mediana);
- Ver se o que tu fez no vídeo não pode ser feito em códigos:
Já vi jogos com vídeo de introdução de 5 Mb com 10 segundos só para mostrar uma transição Fade-in-out de uma imagem para outra. Isso pode ser feito facilmente usando códigos do GM.
- Usar image_xscale para imagens de movimento para esquerda e direita. Ou seja criar apenas uma sprite para uma das direções e inverte-las por código;
- Usar as funções Draw para desenhar retângulos, circulos, elipses e linhas sem a necessidade criar imagens.
Quero que me diga como é teu vídeo, talvez nem seja necessário um vídeo. E falando de jogos profissionais, já vi jogos como RE4 com mais de 1 GB de espaço só em vídeos.
FLWS!
Re: Deixa jogo menor
DS Santos escreveu:https://gmbr.forumeiros.com/search?search_keywords=arquivos+externos
Parceiro não faça algo que precise de arquivos externos. Pelo menos enquanto não tiver mais experiencia. Mais controle gera mais problemas se não sabe 100% do que esta fazendo.
Ok, vou tentar aprender mais
cubano9999- Games Ranking :
Notas recebidas : E+E
Data de inscrição : 20/06/2012
Reputação : 1
Número de Mensagens : 131
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Deixa jogo menor
Alex FC escreveu:Só um lembrete, carregar os recursos externamente não é sinônimo de redução de tamanho (Kb).
Exemplo:
- Crie um projeto no GM 8;
- Adicione uma grande imagem no formato BMP;
- Salve seu projeto.
Veja o tamanho do arquivo GMK. Ele é bem inferior ao da própria imagem sozinha. Isso acontece porque o GM8 converte todas as imagens que usa em PNG.
Logo se você carregar imagem BMP externamente seu jogo ficará maior.
A história se repete com JPG, mas somente no caso de ser importada internamente. Caso seja exportada externamente seu jogo ficará menor (Caso a qualidade da imagem seja mediana).
Nesse ultimo caso só seria recomendado usar JPG para imagens de fundo, pois sua definição normalmente não é das melhores. A imagem fica cheia de cerrilhados e algumas pequenas distorções de cores.
Minhas recomendações são:
- Diminuir a qualidade de arquivos MP3 para 64 Kbps e deixa-los em Mono;
- Importar imagens de fundos externamente em JPG (Qualidade mediana);
- Ver se o que tu fez no vídeo não pode ser feito em códigos:
Já vi jogos com vídeo de introdução de 5 Mb com 10 segundos só para mostrar uma transição Fade-in-out de uma imagem para outra. Isso pode ser feito facilmente usando códigos do GM.
- Usar image_xscale para imagens de movimento para esquerda e direita. Ou seja criar apenas uma sprite para uma das direções e inverte-las por código;
- Usar as funções Draw para desenhar retângulos, circulos, elipses e linhas sem a necessidade criar imagens.
Quero que me diga como é teu vídeo, talvez nem seja necessário um vídeo. E falando de jogos profissionais, já vi jogos como RE4 com mais de 1 GB de espaço só em vídeos.
FLWS!
Cara o meu video é de 1:57 e tá em wmw, 640x360
cubano9999- Games Ranking :
Notas recebidas : E+E
Data de inscrição : 20/06/2012
Reputação : 1
Número de Mensagens : 131
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Tópicos semelhantes
» Como deixa a tela do jogo maior?
» Como Deixa o Jogo Tela Inteira ?
» Muito Objeto na Room deixa o jogo pesado?
» Escolher menor caminho
» Como fazer para que a informação do game apareça em uma nova tela menor, e não tapando o jogo?
» Como Deixa o Jogo Tela Inteira ?
» Muito Objeto na Room deixa o jogo pesado?
» Escolher menor caminho
» Como fazer para que a informação do game apareça em uma nova tela menor, e não tapando o jogo?
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|