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Deixa jogo menor
3 participantes
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Deixa jogo menor
Gente nos jogos profissionais, nós baixamos o instalador que vem com os arquivos comprimidos ai assim que instalamos ele extrai os videos, fotos etc? Queria saber como fazer isso, deixar meu jogo menor, com videos e fotos fora do jogo e quando instalados fossem extraidos. Entenderam?
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Re: Deixa jogo menor
https://gmbr.forumeiros.com/search?search_keywords=arquivos+externos
Parceiro não faça algo que precise de arquivos externos. Pelo menos enquanto não tiver mais experiencia. Mais controle gera mais problemas se não sabe 100% do que esta fazendo.
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DS Santos- Data de inscrição : 19/05/2010
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Re: Deixa jogo menor
Só um lembrete, carregar os recursos externamente não é sinônimo de redução de tamanho (Kb).
Exemplo:
- Crie um projeto no GM 8;
- Adicione uma grande imagem no formato BMP;
- Salve seu projeto.
Veja o tamanho do arquivo GMK. Ele é bem inferior ao da própria imagem sozinha. Isso acontece porque o GM8 converte todas as imagens que usa em PNG.
Logo se você carregar imagem BMP externamente seu jogo ficará maior.
A história se repete com JPG, mas somente no caso de ser importada internamente. Caso seja exportada externamente seu jogo ficará menor (Caso a qualidade da imagem seja mediana).
Nesse ultimo caso só seria recomendado usar JPG para imagens de fundo, pois sua definição normalmente não é das melhores. A imagem fica cheia de cerrilhados e algumas pequenas distorções de cores.
Minhas recomendações são:
- Diminuir a qualidade de arquivos MP3 para 64 Kbps e deixa-los em Mono;
- Importar imagens de fundos externamente em JPG (Qualidade mediana);
- Ver se o que tu fez no vídeo não pode ser feito em códigos:
Já vi jogos com vídeo de introdução de 5 Mb com 10 segundos só para mostrar uma transição Fade-in-out de uma imagem para outra. Isso pode ser feito facilmente usando códigos do GM.
- Usar image_xscale para imagens de movimento para esquerda e direita. Ou seja criar apenas uma sprite para uma das direções e inverte-las por código;
- Usar as funções Draw para desenhar retângulos, circulos, elipses e linhas sem a necessidade criar imagens.
Quero que me diga como é teu vídeo, talvez nem seja necessário um vídeo. E falando de jogos profissionais, já vi jogos como RE4 com mais de 1 GB de espaço só em vídeos.
FLWS!
Exemplo:
- Crie um projeto no GM 8;
- Adicione uma grande imagem no formato BMP;
- Salve seu projeto.
Veja o tamanho do arquivo GMK. Ele é bem inferior ao da própria imagem sozinha. Isso acontece porque o GM8 converte todas as imagens que usa em PNG.
Logo se você carregar imagem BMP externamente seu jogo ficará maior.
A história se repete com JPG, mas somente no caso de ser importada internamente. Caso seja exportada externamente seu jogo ficará menor (Caso a qualidade da imagem seja mediana).
Nesse ultimo caso só seria recomendado usar JPG para imagens de fundo, pois sua definição normalmente não é das melhores. A imagem fica cheia de cerrilhados e algumas pequenas distorções de cores.
Minhas recomendações são:
- Diminuir a qualidade de arquivos MP3 para 64 Kbps e deixa-los em Mono;
- Importar imagens de fundos externamente em JPG (Qualidade mediana);
- Ver se o que tu fez no vídeo não pode ser feito em códigos:
Já vi jogos com vídeo de introdução de 5 Mb com 10 segundos só para mostrar uma transição Fade-in-out de uma imagem para outra. Isso pode ser feito facilmente usando códigos do GM.
- Usar image_xscale para imagens de movimento para esquerda e direita. Ou seja criar apenas uma sprite para uma das direções e inverte-las por código;
- Usar as funções Draw para desenhar retângulos, circulos, elipses e linhas sem a necessidade criar imagens.
Quero que me diga como é teu vídeo, talvez nem seja necessário um vídeo. E falando de jogos profissionais, já vi jogos como RE4 com mais de 1 GB de espaço só em vídeos.
FLWS!
Re: Deixa jogo menor
DS Santos escreveu:https://gmbr.forumeiros.com/search?search_keywords=arquivos+externos
Parceiro não faça algo que precise de arquivos externos. Pelo menos enquanto não tiver mais experiencia. Mais controle gera mais problemas se não sabe 100% do que esta fazendo.
Ok, vou tentar aprender mais
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Re: Deixa jogo menor
Alex FC escreveu:Só um lembrete, carregar os recursos externamente não é sinônimo de redução de tamanho (Kb).
Exemplo:
- Crie um projeto no GM 8;
- Adicione uma grande imagem no formato BMP;
- Salve seu projeto.
Veja o tamanho do arquivo GMK. Ele é bem inferior ao da própria imagem sozinha. Isso acontece porque o GM8 converte todas as imagens que usa em PNG.
Logo se você carregar imagem BMP externamente seu jogo ficará maior.
A história se repete com JPG, mas somente no caso de ser importada internamente. Caso seja exportada externamente seu jogo ficará menor (Caso a qualidade da imagem seja mediana).
Nesse ultimo caso só seria recomendado usar JPG para imagens de fundo, pois sua definição normalmente não é das melhores. A imagem fica cheia de cerrilhados e algumas pequenas distorções de cores.
Minhas recomendações são:
- Diminuir a qualidade de arquivos MP3 para 64 Kbps e deixa-los em Mono;
- Importar imagens de fundos externamente em JPG (Qualidade mediana);
- Ver se o que tu fez no vídeo não pode ser feito em códigos:
Já vi jogos com vídeo de introdução de 5 Mb com 10 segundos só para mostrar uma transição Fade-in-out de uma imagem para outra. Isso pode ser feito facilmente usando códigos do GM.
- Usar image_xscale para imagens de movimento para esquerda e direita. Ou seja criar apenas uma sprite para uma das direções e inverte-las por código;
- Usar as funções Draw para desenhar retângulos, circulos, elipses e linhas sem a necessidade criar imagens.
Quero que me diga como é teu vídeo, talvez nem seja necessário um vídeo. E falando de jogos profissionais, já vi jogos como RE4 com mais de 1 GB de espaço só em vídeos.
FLWS!
Cara o meu video é de 1:57 e tá em wmw, 640x360
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