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AZ - Variaveis de sprites e imagens
2 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
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AZ - Variaveis de sprites e imagens
Estas são as variaveis referentes a sprites e imagens:
visible Se visivel é true (1) A imagem é visivel, caso contrario não é. Instancis invisiveis, todavia, são ativas e executam a ação de colisão, mas você não vê;
sprite_index Esta variavel indica a index do sprite que a instancia está utilizando neste momento. Pode se uzar esta variavel para se trocar a sprite do objeto. Como valor pode-se uzar o nome das sprites que você criou;
sprite_width Indica a largura da sprite. Este valor não pode ser modificado;
sprite_height Indica a altura da sprite. Este valor não pode ser modificado;
sprite_xoffset Indica o offset horizontal do sprite, como se define nas propriedades do mesmo. Este valor não pode ser modificado;
sprite_yoffset Indica o offset vertical do sprite, como se define nas propriedades do mesmo. Este valor não pode ser modificado;
image_number A quantidade de sub-imagens que o sprite da instancia possui. (Não pode ser modificado);
image_index Quando o sprite tem varias sub-imagens, o programa altera ela fazendo a animação. Esta variavel indca a sub-imagem que está sendo mostrada atualmente.(A primera é 0). Pode se trocar a sub-imagem do sprite se alterando esta variavel. O programa recorrendo a ela, procura a nova index. Nota: Esta variavel pode ter valor fracional, neste caso, se arredonda para o número inteiro anterior;
image_speed A velocidade que se troca de sub-imagem. O valor 1, indica que a sub-imagem deve mudar de step em step. Valores menores farão com que a animção seja mais lenta, mostrando a mesma sub-imagem mais de uma vez. Valores maiores farão com que se selta algumas sub-imagens. As vezes pode se querer que o sprite seja visivel, más que não funcione a animção, para fazer isso, essa variavel deve ser igual a 0;
depth Normalmente as instancias são distribuidas em camadas de acordo com o que são criadas. Pode-se modificar essa ordem, modificadificando o valor de depth. O valor padrão é 0, a menos que você tenho posto outro nas propriedades do objeto. Um valor maior, mas atraz estará a instancia. (Você tambem pode usar valores negativos). Intancias com depth maior ficam atraz das que tem menor. este te garante que as imagens fique na ordem em que você preferir;
image_xscale A escala faz com que a imagem seja maior ou menor. O valor 1 indica o tamanho normal. Modificando a escala,fara o seu sprite aumentar ou diminuir no eixo de x, fazendo ele ficar mais largo ou mais estreito, influenciando nos eventos de colisão corretamente. Pode-se usar o valor -1 para fazer a imagem inverter-se horizontalmente;
image_yscale É o valor da escala em sentido vertical. Pode se o valor -1 para fazer a imagem inverter verticalmente;
image_angle O angulo em que se deve rodar o sprite. Se especifica em graos anti-horarios. O valor 0 indica sem rotação. Só pode ser alterada na versão Pro do Game Maker;
image_alpha Transparencia(Luminosidade/alpha) em que o sprite é mostrado. O valor 1 é o sprite em estado normal, o valor 0 é ele completamente transparente;
image_blend É a cor do do blend quando o sprite é mostrado. O valor c_white é o valor normal. Quando se especifica um valor diferente, a imagem é mesclada com essa cor. Isso pode ser uzado para colorir o sprite. Só pode ser alterada na versão Pro do Game Maker;
bbox_left Borda esquerda da bounding box usada na imagem das instancias;
bbox_right Borda direita;
bbox_top Borada superior;
bbox_bottom Borda inferior.
_________________________________________
Cores padrões do Game Maker (uteis com a image_blend):
c_yellow
c_aqua
c_black
c_blue
c_dkgray
c_fuchsia
c_gray
c_green
c_lime
c_ltgray
c_maroon
c_navy
c_olive
c_orange
c_purple
c_red
c_silver
c_teal
c_white
_________________________________________
image_alpha = 0.3;
bbox_top = 4;
image_blend = c_maroon;
visible = 0;
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visible Se visivel é true (1) A imagem é visivel, caso contrario não é. Instancis invisiveis, todavia, são ativas e executam a ação de colisão, mas você não vê;
sprite_index Esta variavel indica a index do sprite que a instancia está utilizando neste momento. Pode se uzar esta variavel para se trocar a sprite do objeto. Como valor pode-se uzar o nome das sprites que você criou;
sprite_width Indica a largura da sprite. Este valor não pode ser modificado;
sprite_height Indica a altura da sprite. Este valor não pode ser modificado;
sprite_xoffset Indica o offset horizontal do sprite, como se define nas propriedades do mesmo. Este valor não pode ser modificado;
sprite_yoffset Indica o offset vertical do sprite, como se define nas propriedades do mesmo. Este valor não pode ser modificado;
image_number A quantidade de sub-imagens que o sprite da instancia possui. (Não pode ser modificado);
image_index Quando o sprite tem varias sub-imagens, o programa altera ela fazendo a animação. Esta variavel indca a sub-imagem que está sendo mostrada atualmente.(A primera é 0). Pode se trocar a sub-imagem do sprite se alterando esta variavel. O programa recorrendo a ela, procura a nova index. Nota: Esta variavel pode ter valor fracional, neste caso, se arredonda para o número inteiro anterior;
image_speed A velocidade que se troca de sub-imagem. O valor 1, indica que a sub-imagem deve mudar de step em step. Valores menores farão com que a animção seja mais lenta, mostrando a mesma sub-imagem mais de uma vez. Valores maiores farão com que se selta algumas sub-imagens. As vezes pode se querer que o sprite seja visivel, más que não funcione a animção, para fazer isso, essa variavel deve ser igual a 0;
depth Normalmente as instancias são distribuidas em camadas de acordo com o que são criadas. Pode-se modificar essa ordem, modificadificando o valor de depth. O valor padrão é 0, a menos que você tenho posto outro nas propriedades do objeto. Um valor maior, mas atraz estará a instancia. (Você tambem pode usar valores negativos). Intancias com depth maior ficam atraz das que tem menor. este te garante que as imagens fique na ordem em que você preferir;
image_xscale A escala faz com que a imagem seja maior ou menor. O valor 1 indica o tamanho normal. Modificando a escala,fara o seu sprite aumentar ou diminuir no eixo de x, fazendo ele ficar mais largo ou mais estreito, influenciando nos eventos de colisão corretamente. Pode-se usar o valor -1 para fazer a imagem inverter-se horizontalmente;
image_yscale É o valor da escala em sentido vertical. Pode se o valor -1 para fazer a imagem inverter verticalmente;
image_angle O angulo em que se deve rodar o sprite. Se especifica em graos anti-horarios. O valor 0 indica sem rotação. Só pode ser alterada na versão Pro do Game Maker;
image_alpha Transparencia(Luminosidade/alpha) em que o sprite é mostrado. O valor 1 é o sprite em estado normal, o valor 0 é ele completamente transparente;
image_blend É a cor do do blend quando o sprite é mostrado. O valor c_white é o valor normal. Quando se especifica um valor diferente, a imagem é mesclada com essa cor. Isso pode ser uzado para colorir o sprite. Só pode ser alterada na versão Pro do Game Maker;
bbox_left Borda esquerda da bounding box usada na imagem das instancias;
bbox_right Borda direita;
bbox_top Borada superior;
bbox_bottom Borda inferior.
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Cores padrões do Game Maker (uteis com a image_blend):
c_yellow
c_aqua
c_black
c_blue
c_dkgray
c_fuchsia
c_gray
c_green
c_lime
c_ltgray
c_maroon
c_navy
c_olive
c_orange
c_purple
c_red
c_silver
c_teal
c_white
_________________________________________
image_alpha = 0.3;
bbox_top = 4;
image_blend = c_maroon;
visible = 0;
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Re: AZ - Variaveis de sprites e imagens
Parabens tblima123! ótimas orientações, tirou algumas dúvidas minhas. Obrigado!!
guga- Data de inscrição : 17/12/2008
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