GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Problema ao entrar por uma porta e voltar por ela
por aminaro Seg 06 maio 2024, 10:08

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 11:43

» Colisões não funcionando
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 10:16

» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por pequetux Sex 26 Abr 2024, 16:45

» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18

» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30

» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07

» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45

» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51

» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31

» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11

» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21


Colocando vida em inimigos

4 participantes

Ir para baixo

Colocando vida em inimigos Empty Colocando vida em inimigos

Mensagem por BrunoSA Ter 09 Out 2012, 21:12

Ola,

Existe alguma maneira de se colocar health nos inimigos?
Por exemplo, meu personagem arremessa um objeto e quero que quando esse objeto atinja uma quantidade determinada de vezes no inimigo, o inimigo seja destruído?


nota:
Se o inimigo começa com 100 de vida e cada objeto tira 5, são necessárias 20 arremessos, porem não sei determinar a vida do inimigo, não sem afetar a vida do obj_player.

RESOLVIDO
Agradeço a todos.


Última edição por BrunoSA em Seg 22 Out 2012, 22:03, editado 2 vez(es)
BrunoSA
BrunoSA

Data de inscrição : 18/09/2012
Reputação : 0
Número de Mensagens : 17
Prêmios : Colocando vida em inimigos Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Colocando vida em inimigos Empty Re: Colocando vida em inimigos

Mensagem por un00brn Ter 09 Out 2012, 21:34

Olá BrunoSA, seu problema é com variáveis.

Defina no evento CREATE do inimigo
Código:

inimigo_life = 100
Alí, definimos o total de life que ele terá!

Agora, no evento STEP do objeto inimigo
Código:

if inimigo_life <= 0 instance_destroy;
Ou seja, se a variavel Inimigo_life for menor ou igual que 0, ele vai ser destruido

Para ele perder vida, use em alguma colisao o codigo
Código:

with obj_inimigo { inimigo_life -= 5 }

Ele irá perder 5 de life.
Valeu, espero ter ajudado!
un00brn
un00brn

Data de inscrição : 18/06/2012
Reputação : 7
Número de Mensagens : 117
Prêmios : Colocando vida em inimigos Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://www.djurielrn.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Colocando vida em inimigos Empty Re: Colocando vida em inimigos

Mensagem por saim Qua 10 Out 2012, 08:44

Explicando um pouco mais:
Você provavelmente está usando a variável global "health" tanto para a personagem principal quanto pros inimigos.
Se você usa uma variável global, qualquer instância de qualquer objeto pode afetar ou ser afetada por essa variável. Se você usa uma variável local, é como se fosse uma variável diferente pra cada instância (ainda é possível que outros objetos afetem e sejam afetados por ela, mas pra isso acontecer, você precisa QUERER que aconteça).
A boa notícia é que você não tem limite de quantas variáveis usar. Não precisa se limitar às "built-ins" ou aquelas mostradas no manual. Você pode usar qualquer palavra pra ser sua variável. Na verdade, você é encorajado a escolher palavras com uma boa dose de significado. Então, o nome "inimigo_life", sugerido pelo nosso colega un00brn é um ótimo exemplo. Existem algumas regras pra escolher o nome das variáveis, mas as restrições são pequenas.

Só tenho uma correção à idéia apresentada pelo un00brn: cuidado ao usar a declaração "with". O código dentreo dela acontece em TODAS as intâncias do objeto entre parênteses (você pode colocar uma instância específica entre parênteses se não quiser isso, mas deixa essa explicação pra depois). Então, da forma que está, o código dele não vai afetar seu obj_player, mas vai afetar a todos os inimigos de uma vez só.
saim
saim

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios : Colocando vida em inimigos Empty

Medalhas x 1 Tutoriais x 6 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 3

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Colocando vida em inimigos Empty Re: Colocando vida em inimigos

Mensagem por theguitarmester Qua 10 Out 2012, 12:19

Para ele perder vida, use em alguma colisao o codigo
Código:
with obj_inimigo { inimigo_life -= 5 }
coloque isto na colisão com o Inimigo, mas troque este obj_inimigo por other, ficando assim:
Código:
with other { inimigo_life -= 5 }
e o valor 5, é o valor que irá sair da vida do inimigo.

provavelmente só com esse códigos, você caíra em outros erros, e coisas indesejadas, mas quando chegar nisso, é só perguntar .
theguitarmester
theguitarmester

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : B + C
Data de inscrição : 28/02/2012
Reputação : 139
Número de Mensagens : 2211
Prêmios : Colocando vida em inimigos Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 4 Moedas x 0

Ouro x 2 Prata x 2 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 1
Plataformas :
  • Unity


http://guitarmester.no.comunidades.net/index.php?pagina=19362978

Ir para o topo Ir para baixo

Colocando vida em inimigos Empty Re: Colocando vida em inimigos

Mensagem por un00brn Qua 10 Out 2012, 14:01

theguitarmester escreveu:
Para ele perder vida, use em alguma colisao o codigo
Código:
with obj_inimigo { inimigo_life -= 5 }
coloque isto na colisão com o Inimigo, mas troque este obj_inimigo por other, ficando assim:
Código:
with other { inimigo_life -= 5 }
e o valor 5, é o valor que irá sair da vida do inimigo.

provavelmente só com esse códigos, você caíra em outros erros, e coisas indesejadas, mas quando chegar nisso, é só perguntar .

é, na verdade eu esqueci de que afetaria todos!
Como o theguitarmester citou, deve se usar o other mesmo!

Espero que agente tenha lhe ajudado! Flws, aguardamos respostas Laughing
un00brn
un00brn

Data de inscrição : 18/06/2012
Reputação : 7
Número de Mensagens : 117
Prêmios : Colocando vida em inimigos Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://www.djurielrn.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Colocando vida em inimigos Empty Re: Colocando vida em inimigos

Mensagem por BrunoSA Qui 11 Out 2012, 17:28

Ola,

Agradeço a rapidez da resposta, mas para minha infelicidade, não funcionou.
Quando o objeto colide com o inimigo ocorre um erro dizendo que a variavel não pôde ser reconhecida.

BrunoSA
BrunoSA

Data de inscrição : 18/09/2012
Reputação : 0
Número de Mensagens : 17
Prêmios : Colocando vida em inimigos Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Colocando vida em inimigos Empty Re: Colocando vida em inimigos

Mensagem por saim Seg 15 Out 2012, 07:59

Pra alterar o valor de uma variável, ela precisa ser declarada e ter um valor, antes (a declaração é feita quando você atribui um valor, no game maker).
Tente colocar, no create, "variável = valor". Se não der certo, mostre os códigos que você usou e o erro que recebeu.
saim
saim

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios : Colocando vida em inimigos Empty

Medalhas x 1 Tutoriais x 6 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 3

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Colocando vida em inimigos Empty Re: Colocando vida em inimigos

Mensagem por BrunoSA Ter 16 Out 2012, 13:29

Ola Saim,

Ainda continuo sem compreender como utilizar as variaveis, existe alguma apostila que eu possa ler?
BrunoSA
BrunoSA

Data de inscrição : 18/09/2012
Reputação : 0
Número de Mensagens : 17
Prêmios : Colocando vida em inimigos Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Colocando vida em inimigos Empty Re: Colocando vida em inimigos

Mensagem por saim Ter 16 Out 2012, 15:27

Tem o manual do game maker (existe uma versão traduzida aqui na GMBR). Tem um tutorial na minha assinatura, também.
saim
saim

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios : Colocando vida em inimigos Empty

Medalhas x 1 Tutoriais x 6 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 3

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Colocando vida em inimigos Empty Re: Colocando vida em inimigos

Mensagem por BrunoSA Sáb 20 Out 2012, 15:40

Ola saim,

Não tinha percebido, vou dar uma lida.
Desde já agradeço.
BrunoSA
BrunoSA

Data de inscrição : 18/09/2012
Reputação : 0
Número de Mensagens : 17
Prêmios : Colocando vida em inimigos Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Colocando vida em inimigos Empty Re: Colocando vida em inimigos

Mensagem por BrunoSA Sáb 20 Out 2012, 16:09

Ola saim,
Li teu tutorial e não apenas intendi como também resolvi o meu impasse.
Agradeço.
BrunoSA
BrunoSA

Data de inscrição : 18/09/2012
Reputação : 0
Número de Mensagens : 17
Prêmios : Colocando vida em inimigos Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Colocando vida em inimigos Empty Re: Colocando vida em inimigos

Mensagem por un00brn Sáb 20 Out 2012, 16:10

Tente ver se "obj_inimigo" existe (este deve ser o objeto que irá tirar o life do obj_player), e se você não colocou nada em maiúsculo.

Pois não tem erro no código. não
un00brn
un00brn

Data de inscrição : 18/06/2012
Reputação : 7
Número de Mensagens : 117
Prêmios : Colocando vida em inimigos Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://www.djurielrn.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Colocando vida em inimigos Empty Re: Colocando vida em inimigos

Mensagem por BrunoSA Seg 22 Out 2012, 22:03

Ola un00brn,
Agradeço a ajuda, de fato, não havia erro algum. Meu problema foi resolvido.

Agradeço. RESOLVIDO
BrunoSA
BrunoSA

Data de inscrição : 18/09/2012
Reputação : 0
Número de Mensagens : 17
Prêmios : Colocando vida em inimigos Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Colocando vida em inimigos Empty Re: Colocando vida em inimigos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos