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Colocando vida em inimigos
4 participantes
Página 1 de 1
Colocando vida em inimigos
Ola,
Existe alguma maneira de se colocar health nos inimigos?
Por exemplo, meu personagem arremessa um objeto e quero que quando esse objeto atinja uma quantidade determinada de vezes no inimigo, o inimigo seja destruído?
nota:
Se o inimigo começa com 100 de vida e cada objeto tira 5, são necessárias 20 arremessos, porem não sei determinar a vida do inimigo, não sem afetar a vida do obj_player.
RESOLVIDO
Agradeço a todos.
Existe alguma maneira de se colocar health nos inimigos?
Por exemplo, meu personagem arremessa um objeto e quero que quando esse objeto atinja uma quantidade determinada de vezes no inimigo, o inimigo seja destruído?
nota:
Se o inimigo começa com 100 de vida e cada objeto tira 5, são necessárias 20 arremessos, porem não sei determinar a vida do inimigo, não sem afetar a vida do obj_player.
RESOLVIDO
Agradeço a todos.
Última edição por BrunoSA em Seg 22 Out 2012, 22:03, editado 2 vez(es)
BrunoSA- Data de inscrição : 18/09/2012
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Re: Colocando vida em inimigos
Olá BrunoSA, seu problema é com variáveis.
Defina no evento CREATE do inimigo
Agora, no evento STEP do objeto inimigo
Para ele perder vida, use em alguma colisao o codigo
Ele irá perder 5 de life.
Valeu, espero ter ajudado!
Defina no evento CREATE do inimigo
- Código:
inimigo_life = 100
Agora, no evento STEP do objeto inimigo
- Código:
if inimigo_life <= 0 instance_destroy;
Para ele perder vida, use em alguma colisao o codigo
- Código:
with obj_inimigo { inimigo_life -= 5 }
Ele irá perder 5 de life.
Valeu, espero ter ajudado!
Re: Colocando vida em inimigos
Explicando um pouco mais:
Você provavelmente está usando a variável global "health" tanto para a personagem principal quanto pros inimigos.
Se você usa uma variável global, qualquer instância de qualquer objeto pode afetar ou ser afetada por essa variável. Se você usa uma variável local, é como se fosse uma variável diferente pra cada instância (ainda é possível que outros objetos afetem e sejam afetados por ela, mas pra isso acontecer, você precisa QUERER que aconteça).
A boa notícia é que você não tem limite de quantas variáveis usar. Não precisa se limitar às "built-ins" ou aquelas mostradas no manual. Você pode usar qualquer palavra pra ser sua variável. Na verdade, você é encorajado a escolher palavras com uma boa dose de significado. Então, o nome "inimigo_life", sugerido pelo nosso colega un00brn é um ótimo exemplo. Existem algumas regras pra escolher o nome das variáveis, mas as restrições são pequenas.
Só tenho uma correção à idéia apresentada pelo un00brn: cuidado ao usar a declaração "with". O código dentreo dela acontece em TODAS as intâncias do objeto entre parênteses (você pode colocar uma instância específica entre parênteses se não quiser isso, mas deixa essa explicação pra depois). Então, da forma que está, o código dele não vai afetar seu obj_player, mas vai afetar a todos os inimigos de uma vez só.
Você provavelmente está usando a variável global "health" tanto para a personagem principal quanto pros inimigos.
Se você usa uma variável global, qualquer instância de qualquer objeto pode afetar ou ser afetada por essa variável. Se você usa uma variável local, é como se fosse uma variável diferente pra cada instância (ainda é possível que outros objetos afetem e sejam afetados por ela, mas pra isso acontecer, você precisa QUERER que aconteça).
A boa notícia é que você não tem limite de quantas variáveis usar. Não precisa se limitar às "built-ins" ou aquelas mostradas no manual. Você pode usar qualquer palavra pra ser sua variável. Na verdade, você é encorajado a escolher palavras com uma boa dose de significado. Então, o nome "inimigo_life", sugerido pelo nosso colega un00brn é um ótimo exemplo. Existem algumas regras pra escolher o nome das variáveis, mas as restrições são pequenas.
Só tenho uma correção à idéia apresentada pelo un00brn: cuidado ao usar a declaração "with". O código dentreo dela acontece em TODAS as intâncias do objeto entre parênteses (você pode colocar uma instância específica entre parênteses se não quiser isso, mas deixa essa explicação pra depois). Então, da forma que está, o código dele não vai afetar seu obj_player, mas vai afetar a todos os inimigos de uma vez só.
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Re: Colocando vida em inimigos
coloque isto na colisão com o Inimigo, mas troque este obj_inimigo por other, ficando assim:Para ele perder vida, use em alguma colisao o codigo
- Código:
with obj_inimigo { inimigo_life -= 5 }
- Código:
with other { inimigo_life -= 5 }
provavelmente só com esse códigos, você caíra em outros erros, e coisas indesejadas, mas quando chegar nisso, é só perguntar .
Re: Colocando vida em inimigos
theguitarmester escreveu:coloque isto na colisão com o Inimigo, mas troque este obj_inimigo por other, ficando assim:Para ele perder vida, use em alguma colisao o codigo
- Código:
with obj_inimigo { inimigo_life -= 5 }
e o valor 5, é o valor que irá sair da vida do inimigo.
- Código:
with other { inimigo_life -= 5 }
provavelmente só com esse códigos, você caíra em outros erros, e coisas indesejadas, mas quando chegar nisso, é só perguntar .
é, na verdade eu esqueci de que afetaria todos!
Como o theguitarmester citou, deve se usar o other mesmo!
Espero que agente tenha lhe ajudado! Flws, aguardamos respostas
Re: Colocando vida em inimigos
Ola,
Agradeço a rapidez da resposta, mas para minha infelicidade, não funcionou.
Quando o objeto colide com o inimigo ocorre um erro dizendo que a variavel não pôde ser reconhecida.
Agradeço a rapidez da resposta, mas para minha infelicidade, não funcionou.
Quando o objeto colide com o inimigo ocorre um erro dizendo que a variavel não pôde ser reconhecida.
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Re: Colocando vida em inimigos
Pra alterar o valor de uma variável, ela precisa ser declarada e ter um valor, antes (a declaração é feita quando você atribui um valor, no game maker).
Tente colocar, no create, "variável = valor". Se não der certo, mostre os códigos que você usou e o erro que recebeu.
Tente colocar, no create, "variável = valor". Se não der certo, mostre os códigos que você usou e o erro que recebeu.
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Re: Colocando vida em inimigos
Ola Saim,
Ainda continuo sem compreender como utilizar as variaveis, existe alguma apostila que eu possa ler?
Ainda continuo sem compreender como utilizar as variaveis, existe alguma apostila que eu possa ler?
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Re: Colocando vida em inimigos
Tem o manual do game maker (existe uma versão traduzida aqui na GMBR). Tem um tutorial na minha assinatura, também.
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Re: Colocando vida em inimigos
Ola saim,
Não tinha percebido, vou dar uma lida.
Desde já agradeço.
Não tinha percebido, vou dar uma lida.
Desde já agradeço.
BrunoSA- Data de inscrição : 18/09/2012
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Re: Colocando vida em inimigos
Ola saim,
Li teu tutorial e não apenas intendi como também resolvi o meu impasse.
Agradeço.
Li teu tutorial e não apenas intendi como também resolvi o meu impasse.
Agradeço.
BrunoSA- Data de inscrição : 18/09/2012
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Re: Colocando vida em inimigos
Tente ver se "obj_inimigo" existe (este deve ser o objeto que irá tirar o life do obj_player), e se você não colocou nada em maiúsculo.
Pois não tem erro no código.
Pois não tem erro no código.
Re: Colocando vida em inimigos
Ola un00brn,
Agradeço a ajuda, de fato, não havia erro algum. Meu problema foi resolvido.
Agradeço. RESOLVIDO
Agradeço a ajuda, de fato, não havia erro algum. Meu problema foi resolvido.
Agradeço. RESOLVIDO
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