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[Resolvido]Problema com física e sprite no GM - Studio
2 participantes
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[Resolvido]Problema com física e sprite no GM - Studio
Eu comecei a estudar e estou aplicando as funções básicas da física do GM: Studio.
A engine que eu fiz é bem simples e é baseada em 3 objetos(só para treinar mesmo):
Uma bola, o mundo e bloco.
O bloco é um objeto estático, o mundo define as propriedades básicas do mundo(dã) e a bola é o objeto que se movimentaria pelo mundo(batendo nos blocos e tudo mais).
Eu fiz, tranquilamente, o bloco e o mundo com as funções do próprio GM: Studio. Inclusive, segue aí as funçõs(bem básicas) que eu utilizei:
obj_mundo:
obj_bloco:
ps: fora o evento de criação, tem um evento (com um código vazio) de colisão com o obj_bola para poder acontecer a colisão.
Até aí, todos os objetos funcionam de acordo. O problema é quando chega ao objeto bola:
A bola cai, pula, bate em objetos e se movimenta normalmente. O problema é que ela não está girando e eu não sei informar se é apenas a sprite que não gira ou se é culpa de algum código que eu coloquei de maneira errônea. Então eu gostaria que vocês me ajudassem com isto, se possível.
Desde já eu agradeço.
Se precisarem de mais alguma informação, é só pedir.
Um abraço,
Thomaz
A engine que eu fiz é bem simples e é baseada em 3 objetos(só para treinar mesmo):
Uma bola, o mundo e bloco.
O bloco é um objeto estático, o mundo define as propriedades básicas do mundo(dã) e a bola é o objeto que se movimentaria pelo mundo(batendo nos blocos e tudo mais).
Eu fiz, tranquilamente, o bloco e o mundo com as funções do próprio GM: Studio. Inclusive, segue aí as funçõs(bem básicas) que eu utilizei:
obj_mundo:
- Spoiler:
//create:
room_speed = 60;
physics_world_create(1/32);
physics_world_gravity(0,10);
physics_world_update_iterations(10);
physics_world_update_speed(room_speed*2);
obj_bloco:
ps: fora o evento de criação, tem um evento (com um código vazio) de colisão com o obj_bola para poder acontecer a colisão.
- Spoiler:
fix_bl = physics_fixture_create();
physics_fixture_set_box_shape(fix_bl,50,50);
physics_fixture_set_density(fix_bl,0);
physics_fixture_set_friction(fix_bl,0);
physics_fixture_set_linear_damping(fix_bl,0);
physics_fixture_set_angular_damping(fix_bl,0);
physics_fixture_set_restitution(fix_bl,0);
physics_fixture_bind(fix_bl,object_index);
physics_fixture_delete(fix_bl);
Até aí, todos os objetos funcionam de acordo. O problema é quando chega ao objeto bola:
- Spoiler:
//create
fixbola = physics_fixture_create();
physics_fixture_set_circle_shape(fixbola,sprite_width/2);
physics_fixture_set_density(fixbola,0.5);
physics_fixture_set_friction(fixbola,0.5);
physics_fixture_set_linear_damping(fixbola,0.5);
physics_fixture_set_angular_damping(fixbola,0);
physics_fixture_set_restitution(fixbola,0.5);
physics_fixture_bind(fixbola,object_index);
physics_fixture_delete(fixbola);
A bola cai, pula, bate em objetos e se movimenta normalmente. O problema é que ela não está girando e eu não sei informar se é apenas a sprite que não gira ou se é culpa de algum código que eu coloquei de maneira errônea. Então eu gostaria que vocês me ajudassem com isto, se possível.
Desde já eu agradeço.
Se precisarem de mais alguma informação, é só pedir.
Um abraço,
Thomaz
Última edição por Thomaz em Seg 10 Set 2012, 00:50, editado 1 vez(es)
Re: [Resolvido]Problema com física e sprite no GM - Studio
A única coisa que é atualizada automaticamente é a posição do objeto.
Mas existem variáveis para todos os estados da fixture como a phy_rotation.
Mas existem variáveis para todos os estados da fixture como a phy_rotation.
- Código:
image_angle = phy_rotation;
Re: [Resolvido]Problema com física e sprite no GM - Studio
-*** Apagado.
Me perdoem. Eu resolvi o problema... Sabia que era alguma burrice. Eu me esqueci de colocar atrito no objeto bloco. Me perdoem pela perda de tempo e obrigado Kabeção e Esaucm98!
Tópico pode ser trancado
Me perdoem. Eu resolvi o problema... Sabia que era alguma burrice. Eu me esqueci de colocar atrito no objeto bloco. Me perdoem pela perda de tempo e obrigado Kabeção e Esaucm98!
Tópico pode ser trancado
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