Entrar
Últimos assuntos
» player não consegue andarpor lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33
» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22
» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31
» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23
» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49
» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58
» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36
» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36
» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33
» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51
» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28
» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18
» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08
» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10
» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16
» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40
» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01
» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45
» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34
» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28
» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48
» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54
» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14
» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50
Efeito de clarão ao explodir bomba
3 participantes
Página 1 de 1
Efeito de clarão ao explodir bomba
Olá pessoal, sou novo por aqui... Amei este fórum, sempre consegue sanar minhas dúvidas cruéis e insanas. Bem, irei postar aqui uma que está deixando minha inteligência inquieta:
Já viram a bomba de Hiroshima ou qualquer outra explosão atômica? Já repararam que ao explodir elas emitem um clarão ou brancão (parecendo que o mundo irá acabar)? Pois é, acho que vocês já estão sacando qual é minha dúvida... Gostaria de saber como fazer esse efeito quando meu player atira ou algo explode. Se for possível gostaria de fazer isso na versão lite (que não é paga). Obrigado a todos!
Já viram a bomba de Hiroshima ou qualquer outra explosão atômica? Já repararam que ao explodir elas emitem um clarão ou brancão (parecendo que o mundo irá acabar)? Pois é, acho que vocês já estão sacando qual é minha dúvida... Gostaria de saber como fazer esse efeito quando meu player atira ou algo explode. Se for possível gostaria de fazer isso na versão lite (que não é paga). Obrigado a todos!
Última edição por Ricardo Alves em Sex 07 Set 2012, 01:06, editado 1 vez(es)
Ricardo Alves- Data de inscrição : 05/09/2012
Reputação : 0
Número de Mensagens : 14
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Efeito de clarão ao explodir bomba
Um clarão na tela inteira, que aos poucos vai sumindo? Simples, desenhe um retângulo branco sobre a tela inteira, com um alpha que diminui a cada step, chegando a zero. Quando chegar a zero, pode parar de desenhar o retângulo.
Você pode usar um objeto-efeito pra isso, colocar ele numa depth negativa (pra ficar sobre todos os objetos) e variar o alpha a ser usado no step_event. No draw_event, você define a cor (branco) e o alpha (variável, definido no step), desenha o retângulo e lembra de voltar a cor e o alpha pros valores anteriores (as funções draw_set_color e draw_set_alpha afetam todos os objetos, então é recomendável deixar tudo como estava ao final do evento).
Já que o objeto perde a utilidade quando fica transparente, elimine-o no momento em que o alpha a ser usado for zero.
Você pode usar um objeto-efeito pra isso, colocar ele numa depth negativa (pra ficar sobre todos os objetos) e variar o alpha a ser usado no step_event. No draw_event, você define a cor (branco) e o alpha (variável, definido no step), desenha o retângulo e lembra de voltar a cor e o alpha pros valores anteriores (as funções draw_set_color e draw_set_alpha afetam todos os objetos, então é recomendável deixar tudo como estava ao final do evento).
Já que o objeto perde a utilidade quando fica transparente, elimine-o no momento em que o alpha a ser usado for zero.
saim- Games Ranking :
Notas recebidas : C-D-A-B
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios :
x 1 x 6 x 0
x 1 x 0 x 3
x 0 x 0 x 0
Ótimo, ótimo! Mas tipo, no meu caso eu não queria a tele inteira, é só uma pequena área de preferência circular, para criar um efeito mais real e espetacular de um tiro pequeno por exemplo. Pressuponho que ao invés de desenhar o retângulo e na tela inteira, eu desenho um círculo e menor ok?
Bem, com essas funções que você disse eu consigo fazer isso tudo né? Quais as variáveis que essas funções possuem? Obrigado!
Bem, com essas funções que você disse eu consigo fazer isso tudo né? Quais as variáveis que essas funções possuem? Obrigado!
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Simples, em vez de criar um retangulo do tamanho da tela crie um pequeno circulo:
Tente essas funções pode ajudar:
Tente essas funções pode ajudar:
- Código:
draw_set_circle_precision(precision) //precisão do circulo
draw_circle(x,y,r,outline) //circulo
depth+=5 //profundidade (lembre-se de no create seta-la como uns -50
image_alpha-=.05 //image_alpha (jura?)
draw_set_alpha(image_alpha) //transparencia real
Thiago_o_programador- Games Ranking :
Notas recebidas : D - C - D - C
Reputação : 7
Número de Mensagens : 713
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 1
x 0 x 0 x 0
Hehehe, é muita coisa de uma vez, vou testar tudo aqui e aprender umas coisinhas que num sabia, eu voltarei quando conseguir criar o efeito ou para mais dúvidas.
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Beleza. Só tome cuidado com os argumentos usados, o Thiago_o_programador só mostrou as funções mais importantes, não é um código pra copiar e colar.
image_alpha é uma variável local do objeto (usada principalmente pra desenhar a sprite), não precisa ter relação com a função draw_set_alpha. Como provavelmente será um objeto sem sprite, não tem importância, mas é bom saber.
E lembre-se: draw_set_alpha afeta outros objetos. Isso quer dizer que não basta substituir os argumentos acima, é importante lembrar de
1- definir a cor e alpha a usar no objeto
2- fazer o desenho
3- definir a cor e alpha pra usar no resto do jogo
nessa ordem.
draw_set_circle_precision() também é uma função que afeta o jogo inteiro, portanto pode ser usada uma única vez, logo no começo do jogo. Eu nunca caí na necessidade de usar um valor menor que o máximo (64), mas o valor-padrão (32) pode te atender bem.
image_alpha é uma variável local do objeto (usada principalmente pra desenhar a sprite), não precisa ter relação com a função draw_set_alpha. Como provavelmente será um objeto sem sprite, não tem importância, mas é bom saber.
E lembre-se: draw_set_alpha afeta outros objetos. Isso quer dizer que não basta substituir os argumentos acima, é importante lembrar de
1- definir a cor e alpha a usar no objeto
2- fazer o desenho
3- definir a cor e alpha pra usar no resto do jogo
nessa ordem.
draw_set_circle_precision() também é uma função que afeta o jogo inteiro, portanto pode ser usada uma única vez, logo no começo do jogo. Eu nunca caí na necessidade de usar um valor menor que o máximo (64), mas o valor-padrão (32) pode te atender bem.
saim- Games Ranking :
Prêmios :
x 1 x 6 x 0
x 1 x 0 x 3
x 0 x 0 x 0
É, realmente só copiar-colar não vai dar certo (mesmo modificando uns valores), mas as fórmulas do Thiago foram utilíssimas, bem como suas explicações, que ajudam a entender tim-tim por tim-tim
É o seguinte, eu to fazendo aqui uns efeitos mas de uma forma um pouco diferente... Eu criei um objeto circular já colocando uma sprite desenhada (com cor), para não ter necessidade de usar outras funções que o desenhe e nem atrapalhar outros objetos, e coloquei na step a transparência (image_alpha-=0.5) e defini depth, como -50, e só. Aí quando a nave atira, ela chama esse objeto, criando o efeito. O que vocês acham disso?
Eu queria também que esse clarão só aparecesse nos outros objetos, e não no fundo (que é em preto, pois estou no espaço), para ficar mais real. E eu só não intendi muito bem como funciona a função draw_set_alpha. Como assim transparência real, como o Thiago disse?
É o seguinte, eu to fazendo aqui uns efeitos mas de uma forma um pouco diferente... Eu criei um objeto circular já colocando uma sprite desenhada (com cor), para não ter necessidade de usar outras funções que o desenhe e nem atrapalhar outros objetos, e coloquei na step a transparência (image_alpha-=0.5) e defini depth, como -50, e só. Aí quando a nave atira, ela chama esse objeto, criando o efeito. O que vocês acham disso?
Eu queria também que esse clarão só aparecesse nos outros objetos, e não no fundo (que é em preto, pois estou no espaço), para ficar mais real. E eu só não intendi muito bem como funciona a função draw_set_alpha. Como assim transparência real, como o Thiago disse?
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Estou quase na minha hora, aqui, então serei breve:
Sua solução é tão válida quanto desenhar o círculo. A sprite ocupa um pouquinho a mais do seu HD, mas não precisa esquentar a cabeça com isso não. Em termos de processamento e resultado, acho que dá na mesma.
Pra desenhar só nos objetos afetados, você vai precisar da versão PRO. Isso envolve surfaces e blend modes, não dá pra fazer no lite. Mas você pode criar sprites brancos pra todos os objetos e definir quais serão afetados (não recomendo, mas pode).
O draw_set_alpha pode ser entendido como um valor de transparência, sim. Na verdade, a coisa é mais complexa, mas isso não vem ao caso (se quiser saber mais, tem um tutorial de cores na minha assinatura em que eu falo do assunto - e um de blend modes, onde o buraco é bem embaixo). Basicamente, é a opacidade, numa escala de zero a um, em que o desenho será feito.
Sua solução é tão válida quanto desenhar o círculo. A sprite ocupa um pouquinho a mais do seu HD, mas não precisa esquentar a cabeça com isso não. Em termos de processamento e resultado, acho que dá na mesma.
Pra desenhar só nos objetos afetados, você vai precisar da versão PRO. Isso envolve surfaces e blend modes, não dá pra fazer no lite. Mas você pode criar sprites brancos pra todos os objetos e definir quais serão afetados (não recomendo, mas pode).
O draw_set_alpha pode ser entendido como um valor de transparência, sim. Na verdade, a coisa é mais complexa, mas isso não vem ao caso (se quiser saber mais, tem um tutorial de cores na minha assinatura em que eu falo do assunto - e um de blend modes, onde o buraco é bem embaixo). Basicamente, é a opacidade, numa escala de zero a um, em que o desenho será feito.
saim- Games Ranking :
Prêmios :
x 1 x 6 x 0
x 1 x 0 x 3
x 0 x 0 x 0
Bom, então quando eu tiver o original eu faço esse efeito... Obrigado a todos pela ajuda, pelo menos aprendi um bocadinho !
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0