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como faço um jogo que posso escolher mais de um personagen ?

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Mensagem por doug_maker Sáb 14 Mar 2009, 12:06

como faço um jogo que posso escolher mais de um personagen ? por exemplo escolher pra jogar o mario ou o sonic Idea :arrow: Laughing
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Mensagem por All-x Sáb 14 Mar 2009, 12:46

Engine player select feita agorinha: DOWNLOAD

ESPERO QUE AJUDE!

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Mensagem por doug_maker Sáb 14 Mar 2009, 13:02

nao entendi mt com vc fez
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Mensagem por All-x Sáb 14 Mar 2009, 13:17

bom, eu crie uma variavel chamada: global.playerescolhido=0 no objeto_somente_na_room1. Esse objeto deve ficar somente na room1(ou seja a room que vc escolhe o player)!

depois criei duas janelas de seleção select1 e select2(esses objetos tambem devem ficar na room1):

-no select1, no evento mouse left pressed:

Código:
global.playerescolhido=1{room_goto(room0)}// aki sera escohido o player

-no select2, no evento left pressed:

Código:
global.playerescolhido=2{room_goto(room0)}// aki sera escolhido o player2

depois criei dois personagens: player e player2.

-no step do player:(fiz essa parte em lib na engine, mas colocarei em código para que vc entenda)

Código:
if global.playerescolhido=2{instance_change(player2,0)}//aki fala se o global.playerescolhido=2 o player se tornara player2

--no step do player2:(fiz essa parte em lib na engine, mas colocarei em código para que vc entenda)

Código:
if global.playerescolhido=1{instance_change(player,0)}//aki fala se o global.playerescolhido=1 o player2 se tornara player
Agora deu pra entende?

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Mensagem por Dark-Yes Sáb 14 Mar 2009, 14:24

Vlw's tambem isso vai me ajuda mto ;D
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Mensagem por CPinheiro Sáb 14 Mar 2009, 17:00

Acho melhor você não usar o instance_change para isto. Caso os personagens tenham o tamanho muito diferente, isto pode causar bugs graves. É melhor você usar um único objeto e ir checando a variável global para cada coisa. Vamos fazer um exemplo de Mario e Sonic. O código abaixo é uma simples configuração de movimento com a tecla esquerda.

Código:

if (keyboard_check(vk_left))
{
if (global.playesescolhido==0) &&  (place_free(x-4,y))  //No caso, se escolher o Mario, que é mais lento:
{
x-=4;
}
if (global.playerescolhido==1) && (place_free(x-8,y)) //No caso, se escolher o Sonic, que é mais rápido:
{
x-=8;
}
}

Entendeu o exemplo? Isso irá evitar alguns problemas como atravessar o chão, que já ocorreu comigo.
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Mensagem por Dark-Yes Sáb 14 Mar 2009, 17:07

CPinheiro escreveu:Acho melhor você não usar o instance_change para isto. Caso os personagens tenham o tamanho muito diferente, isto pode causar bugs graves. É melhor você usar um único objeto e ir checando a variável global para cada coisa. Vamos fazer um exemplo de Mario e Sonic. O código abaixo é uma simples configuração de movimento com a tecla esquerda.

Código:

if (keyboard_check(vk_left))
{
if (global.playesescolhido==0) &&  (place_free(x-4,y))  //No caso, se escolher o Mario, que é mais lento:
{
x-=4;
}
if (global.playerescolhido==1) && (place_free(x-8,y)) //No caso, se escolher o Sonic, que é mais rápido:
{
x-=8;
}
}

Entendeu o exemplo? Isso irá evitar alguns problemas como atravessar o chão, que já ocorreu comigo.

(x-8,y)) e (x-4,y)) seriam a vel. horizontal?
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Mensagem por CPinheiro Sáb 14 Mar 2009, 17:15

Não. o place_free(valor_x,valor_y) verifica se tal posição está livre. Neste caso, ele checa se a posição x do objeto MENOS 4 pixels (menos é para a esquerda e mais é para a direita) está livre. Se estiver, executa o código dentro das chaves.

Caso queira mudar a velocidade, basta mudar o x-=4. Isso faz com que o personagem ante 4 pixels para a esquerda. Lógico que se mudar isso (para 5, por exemplo) terá que mudar o código do place_free também, substituindo o 4 por 5.
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Mensagem por leocurvelo Ter 24 Mar 2009, 18:13

vlw ai cara por essa engine , vai ajudar bastante...

Happy

Obrigado

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Mensagem por Anderson3d Qua 25 Mar 2009, 11:56

Blz pessoal? Eu to resolvendo isso com um objeto criador de personagens. Tipo, na seleção de personagens ele recebe a variável global e cria o personagem na room. Não é muito difícil não. Acredito que a melhor forma de se jogar o player em uma room é com um objeto controlando sua criação.
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