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Dúvidas em relação ao meu jogo que estou criando!

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Mensagem por JDetonados Sex 31 Ago 2012, 16:40

Eaew minha gente ;)!

Estou criando um joguinho aqui estilo plataforma. E eu não achei nenhum tópico que me esclarecesse umas dúvidas.
E para não ficar criando tópicos a cada dúvida, vou atualizando esse post com as dúvidas que forem surgindo caso eu não encontre respostas!

A primeira dúvida é em relação ao pulo, no meu jogo o personagem já se inicia caminhando. Então eu aperto só uma vez para o lado oposto e ele corre livremente para o outro lado. Quando eu coloco a gravidade e o resto do código para o pulo, começam a surgir os problemas! O personagem fica parado, não se move! Creio que tem haver com a gravidade certo? Como eu arrumo isso?
PRIMEIRA DÚVIDA RESOLVIDA!

A segunda dúvida é em relação a colisão e a sprite. O meu personagem está segurando uma espadinha reto pra frente. Tem como fazer duas áreas de colisão numa mesma imagem ? Tipo, no corpo dele se colidir com o monstro ele perde life, mas se o pedacinho da espada colidir com o monstro ele( o monstro) morre.
SEGUNDA DÚVIDA RESOLVIDA! Obrigado kinking e thiago.



Última edição por JDetonados em Sex 31 Ago 2012, 18:24, editado 3 vez(es) (Motivo da edição : Erros de ortográfia :D)
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Mensagem por KinKing Sex 31 Ago 2012, 17:31

Quanto a sua primeira dúvida, ele chega a se movimentar para cima durante o pulo? Ele cai? Ele fica parado e não sai mais do lugar ao cair? Ou quando você aperta espaço ele trava?

Quanto a segunda... crie um objeto que fica sempre à frente do seu personagem, com sprite preta igual a área que você quer o tamanho. Tire a marcação de "Visible" e pronto!
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Mensagem por JDetonados Sex 31 Ago 2012, 17:58

KinKing escreveu:Quanto a sua primeira dúvida, ele chega a se movimentar para cima durante o pulo? Ele cai? Ele fica parado e não sai mais do lugar ao cair? Ou quando você aperta espaço ele trava?

Quanto a segunda... crie um objeto que fica sempre à frente do seu personagem, com sprite preta igual a área que você quer o tamanho. Tire a marcação de "Visible" e pronto!

haha consegui arruma, eu não sei bem o que, mas refiz o código e deu certinho, agora ele pula e quando encosta no chão continua andando.

move_contact_solid(direction,12)
speed=0

eu troquei speed por vspeed! E deu certinho Happy


A respeito da segunda dúvida, vamos ver se eu entendi! Eu tenho que criar dois sprites separados? Um do personagem e outro da espada? E na room eu monto a espada na frente dele? E nos objects eu boto os codes de se movimentar igual do personagem?;x
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Mensagem por Thiago_o_programador Sex 31 Ago 2012, 18:11

E nos objects eu boto os codes de se movimentar igual do personagem?;x
não exatamente, vc pode colocar tipo assim:
Código:
if obj_player.image_xscale=1 {x=obj_player.x+10 y=obj_player.y-2}else{
x=obj_player.x-10 y=obj_player.y-2} depth=10
isso vai fazer com que a espada siga o player e fique um poco a frente e mais profunda do que ele.

Flw's!
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Mensagem por JDetonados Sex 31 Ago 2012, 18:22

Muito Obrigado Thiago Happy
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Mensagem por KinKing Sex 31 Ago 2012, 19:23

Na verdade não precisa ser separado. Você pode fazer a sprite do personagem e a sprite "Área do ataque" em cima da ponta da espada que é onde os inimigos levarão dano ao tocar.

Exemplo:
O personagem
- espada

Você tem " O- " certo? Crie uma sprite pra ficar "atrás" da espada, mais no "fundo" e deixe-o invisível. Será a "caixa de acerto" da espada!
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