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[Resolvido]Oque fais dar lag?
4 participantes
Página 1 de 1
Oque fais dar lag?
Oque na verdade cauza o lag num jogo?muitos objtos que fazem muitas coizas?muitos objtos com sprites?simplismente muito objtos?
Pois no minecraft cada bloco é uma copia do outro,bom foi +- iso que explicaram quanto estava aprendendo como fazer mod para ele...mais isto não emporta.
Se somente muitos objtos cauzasem lag o minecraft ficaria com lag?mais aquela neblina,elá impede o lag certo?e tambem quando você se afasta muito de certos locais ele são fechados.
Mais oque ezatamente aquela neblina fais?tapar os objtos para o Pc não ter de carregar sua sprites?
Sim fechar objtos,é melhor maneira de evitar o lag,exemplo se for muito longe de uma montanha o jogo automaticamente a fecha como se elá não estivese lá e quando eu chegar perto o jogo a reconstroi.
Mais não quero saber ezatamente,como evitar o lag pois já vi tutorias na net ensinando a fazer sistema de chunk igual o minecraft,oque quero saber é oque cauza o lag?ezatamente.
Muitos objtos com sprites,muitos objtos fazendo muitas coizas,ou simplismente muitos objtos?
Obrigado a quem me ajudar.
Pois no minecraft cada bloco é uma copia do outro,bom foi +- iso que explicaram quanto estava aprendendo como fazer mod para ele...mais isto não emporta.
Se somente muitos objtos cauzasem lag o minecraft ficaria com lag?mais aquela neblina,elá impede o lag certo?e tambem quando você se afasta muito de certos locais ele são fechados.
Mais oque ezatamente aquela neblina fais?tapar os objtos para o Pc não ter de carregar sua sprites?
Sim fechar objtos,é melhor maneira de evitar o lag,exemplo se for muito longe de uma montanha o jogo automaticamente a fecha como se elá não estivese lá e quando eu chegar perto o jogo a reconstroi.
Mais não quero saber ezatamente,como evitar o lag pois já vi tutorias na net ensinando a fazer sistema de chunk igual o minecraft,oque quero saber é oque cauza o lag?ezatamente.
Muitos objtos com sprites,muitos objtos fazendo muitas coizas,ou simplismente muitos objtos?
Obrigado a quem me ajudar.
God_of_war425- Data de inscrição : 29/10/2011
Reputação : 4
Número de Mensagens : 510
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
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Re: [Resolvido]Oque fais dar lag?
O que pode retardar o jogo:
- Muito código (principalmente quando há loops grandes).
- Muitos sprites sendo desenhados ao mesmo tempo.
- Backgrounds grandes desenhados.
- Muitos modelos em jogos 3D sendo desenhados.
- Muitos sons tocando ao mesmo tempo.
- Muitos dados recebidos/enviados em jogos online.
O segredo da rapidez é administrar bem os recursos. Você pode, por exemplo, desenhar só os sprites que precisam ser desenhados. Enviar só os dados que precisam ser enviados. Criar códigos otimizados.
Fiz um artigo sobre o assunto:
https://gmbr.forumeiros.com/t19480-melhorando-o-desempenho-dos-jogos
Até mais!
- Muito código (principalmente quando há loops grandes).
- Muitos sprites sendo desenhados ao mesmo tempo.
- Backgrounds grandes desenhados.
- Muitos modelos em jogos 3D sendo desenhados.
- Muitos sons tocando ao mesmo tempo.
- Muitos dados recebidos/enviados em jogos online.
O segredo da rapidez é administrar bem os recursos. Você pode, por exemplo, desenhar só os sprites que precisam ser desenhados. Enviar só os dados que precisam ser enviados. Criar códigos otimizados.
Fiz um artigo sobre o assunto:
https://gmbr.forumeiros.com/t19480-melhorando-o-desempenho-dos-jogos
Até mais!
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
Entre para o Clube do Inglês:
Hmm...
Muito bom o topico,então depois de ver naquele topicos os cauzadores de lag e as dicas já sei oque fazer muito obrigado Pedro.
God_of_war425- Data de inscrição : 29/10/2011
Reputação : 4
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Re: [Resolvido]Oque fais dar lag?
Lag na verdade, só da quando você joga online, pois sua internet pode ser lenta e acabar "lagando" seu jogo.
Quando é um jogo offline, é excesso de gráficos, sons muito pesados
Quando é um jogo offline, é excesso de gráficos, sons muito pesados
Re: [Resolvido]Oque fais dar lag?
Em jogos grandes (feitos no game maker) que contenham muitos objetos ativados ao mesmo tempo, deixam o jogo lento por isso eu desativo, no minecraft, o "lag" não é resolvido porque um objeto e copia do outro, na verdade como ele e feito em java, os objetos são parenteados a uma classe e cada um executa uma peça de código quando necessário isso faz eles se diferenciarem, mas isso não impede o "lag".
na verdade ele desativa tudo que esta a uma certa distancia do jogador, um sistema chamado "CHUNK" , faz com que abra alguns pedaços de terra a medida que o jogador for se aproximando da região cujas coordenadas foram salvas onde o jogador se encontra.
então é mais ou menos assim, e bem complicado de fazer isso, ja passei semanas estudando esse sistema pra um jogo que quero fazer em java.
A medida que você anda ele vai salvando essas "chunks" e carregando-as quando vc esta se aproximando assim o jogo não fica lento, como a maioria dos jogos do Game maker são 2d e totalmente inferior a java quanto a estes recursos, e bem mais simples e facil de fazer, e so desativar oque estiver fora da view, claro que há métodos de fazer esse sistema de minecraft, aliás vou até fazer um tópico sobre isso depois, mas e bem mais complicado.
PS: só uma sugestão, tenta usar o corretor ortográfico, tem muitos erros ortográficos estranhos ai (só uma sugestão).
flw.
Edit:
desculpa nem tinha visto, vc citou aquela neblina, mas ela apenas disfarça essa história que eu falei de desativar e talz, pra quando o jogador for andando não achar que tem um abismo no horizonte
flw
na verdade ele desativa tudo que esta a uma certa distancia do jogador, um sistema chamado "CHUNK" , faz com que abra alguns pedaços de terra a medida que o jogador for se aproximando da região cujas coordenadas foram salvas onde o jogador se encontra.
então é mais ou menos assim, e bem complicado de fazer isso, ja passei semanas estudando esse sistema pra um jogo que quero fazer em java.
A medida que você anda ele vai salvando essas "chunks" e carregando-as quando vc esta se aproximando assim o jogo não fica lento, como a maioria dos jogos do Game maker são 2d e totalmente inferior a java quanto a estes recursos, e bem mais simples e facil de fazer, e so desativar oque estiver fora da view, claro que há métodos de fazer esse sistema de minecraft, aliás vou até fazer um tópico sobre isso depois, mas e bem mais complicado.
PS: só uma sugestão, tenta usar o corretor ortográfico, tem muitos erros ortográficos estranhos ai (só uma sugestão).
flw.
Edit:
desculpa nem tinha visto, vc citou aquela neblina, mas ela apenas disfarça essa história que eu falei de desativar e talz, pra quando o jogador for andando não achar que tem um abismo no horizonte
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