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[Ajuda] Como fazer uma tela de Rank?
3 participantes
Página 1 de 1
[Ajuda] Como fazer uma tela de Rank?
Ola galer eu estou usando uma engine aki para criar o meu jogo e quando eu chego no goal point o jogo acaba eu gostaria se alguem pode me ajudar nisso. Bom a tela de rank q eu quero é q calcule os pontos da faze q acabei de passar e me de um rank, tipo S,A,B,C e D. Eu vi muitos outros topicos de Ranks mais nenhun deles tem oq eu quero estarei usando qualquer ajuda.
siri100- Data de inscrição : 03/09/2010
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Re: [Ajuda] Como fazer uma tela de Rank?
A função:
Vai mostrar todo o rank, sendo que se o score atual for maior que algum deles, ele pede pra tu digitares um nome pra salvar.
O argumento "numb" deve ser o numero que vai entrar no highscore:
Se tu fores usar o teu "score" atual simples, é só por no lugar de "numb":
Exemplo:
Dá pra complicar, eu tô levando em consideração, no meu game, o tempo de jogo, usando uma variavel propria eu uso assim:
Mas o que tu queres é mostrar no fim da fase um Rank(A,B,C,D,etc...) em relação à esse Score, certo?
Se for assim, tu precisas criar condicionais em relação ao Score, exemplo:
Depois, criar um draw para essa variável, exemplo:
Ai é necessário definir a cor, a font, o alinhamento horizontal e vertical, e então o posicionamento e o texto, a string, no caso, a nossa variável.
Vale lembrar que se for por os códigos em objetos diferentes, é necessário transformar as variáveis em variáveis globais, é fácil, só adicione o seguinte ao nome da variável:
Exemplo:
Espero que ajude, qualquer coisa pode perguntar, aqui mesmo que eu respondo logo.
Lembrando que "score" já é um variável global.
- Código:
highscore_show(numb)
Vai mostrar todo o rank, sendo que se o score atual for maior que algum deles, ele pede pra tu digitares um nome pra salvar.
O argumento "numb" deve ser o numero que vai entrar no highscore:
Se tu fores usar o teu "score" atual simples, é só por no lugar de "numb":
Exemplo:
- Código:
highscore_show(score)
Dá pra complicar, eu tô levando em consideração, no meu game, o tempo de jogo, usando uma variavel propria eu uso assim:
- Código:
highscore_show(score+(time*2))
Mas o que tu queres é mostrar no fim da fase um Rank(A,B,C,D,etc...) em relação à esse Score, certo?
Se for assim, tu precisas criar condicionais em relação ao Score, exemplo:
- Código:
if score>=100{
controle_rank="S"}
if score<100{
controle_rank="A"
Depois, criar um draw para essa variável, exemplo:
- Código:
draw_set_color(c_red)
draw_set_font(font0)
draw_set_halign(1)
draw_set_valign(1)
draw_text(x,y,controle_rank)
Ai é necessário definir a cor, a font, o alinhamento horizontal e vertical, e então o posicionamento e o texto, a string, no caso, a nossa variável.
Vale lembrar que se for por os códigos em objetos diferentes, é necessário transformar as variáveis em variáveis globais, é fácil, só adicione o seguinte ao nome da variável:
- Código:
global.
Exemplo:
- Código:
global.controle_rank
Espero que ajude, qualquer coisa pode perguntar, aqui mesmo que eu respondo logo.
Lembrando que "score" já é um variável global.
Re: [Ajuda] Como fazer uma tela de Rank?
Cara eu tenho uma duvida, como eu irei usar isto? eu posso usar no codico da room? ou eu tenho q criar um obj e colocar o codigo?
siri100- Data de inscrição : 03/09/2010
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Re: [Ajuda] Como fazer uma tela de Rank?
Então, é melhor criar um objeto, o código da room não foi feito pra códigos tão extensos, se usar lá, pode travar o carregamento da room.
Re: [Ajuda] Como fazer uma tela de Rank?
bom eu tenho umas duvidas:
1º o obj q eu tenho q criar é tipo um obj mananger?
2º como eu faço para somar as pontuações de aneis e o score do jogo?
3º a cada rank o sprite do sonic faz uma animação diferente como eu faço para isso acontecer?
4º por ultimo o mais importante para saira da room apertando um botão depois q toda a ação ja foi feita.
desculpe nao explicar isso antes so me veio em mente agr vlw.
1º o obj q eu tenho q criar é tipo um obj mananger?
2º como eu faço para somar as pontuações de aneis e o score do jogo?
3º a cada rank o sprite do sonic faz uma animação diferente como eu faço para isso acontecer?
4º por ultimo o mais importante para saira da room apertando um botão depois q toda a ação ja foi feita.
desculpe nao explicar isso antes so me veio em mente agr vlw.
siri100- Data de inscrição : 03/09/2010
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Re: [Ajuda] Como fazer uma tela de Rank?
Tá, deu pra sacar tudo, vejamos.
1 - Se com "Obj manager" tu queres dizer "um objeto para adiministrar algo" sim. Não precisa ter sprite, afinal o que vai aparecer é que o estará no draw.
2 - É possível adicionar no lugar de um argumento uma expressão. Como eu mostrei lá em cima. Exemplo:
3 - Assim como para mostrar uma letra simbolizando um Rank, tu podes condicionar a animação do "Sonic" à ele. Exemplo:
4 - No fim do teu script ou seja lá o que for, adiciona um
Se quiser mais ajuda, me add no Skype que eu te ajudo de boa. Ou então, me procura em Novembro no SBGames em Brasilia
Skype: andrewsnycollas
1 - Se com "Obj manager" tu queres dizer "um objeto para adiministrar algo" sim. Não precisa ter sprite, afinal o que vai aparecer é que o estará no draw.
2 - É possível adicionar no lugar de um argumento uma expressão. Como eu mostrei lá em cima. Exemplo:
- Código:
highscore_show(aneis+score)
3 - Assim como para mostrar uma letra simbolizando um Rank, tu podes condicionar a animação do "Sonic" à ele. Exemplo:
- Código:
if global.control_rank="S"{
sprite_index=sonic_pulando_de_alegria
}
4 - No fim do teu script ou seja lá o que for, adiciona um
- Código:
keyboard_waiting
Se quiser mais ajuda, me add no Skype que eu te ajudo de boa. Ou então, me procura em Novembro no SBGames em Brasilia
Skype: andrewsnycollas
Re: [Ajuda] Como fazer uma tela de Rank?
Olá tenho mais algumas perguntas:
o codigo ficaria assim?
[code]Draw
Rank = global.control_rank
draw_set_color(c_red)
draw_set_font(font0)
draw_set_halign(1)
draw_set_valign(1)
draw_text(x,y,control_rank)
se estiver algo errado coriga pra min por favor.
o codigo ficaria assim?
- Código:
Create
highscore_show(global.Rings+score)
if score>=50000{
controle_rank="S"}
if score<40000{
controle_rank="A"}
if score<30000{
controle_rank="B"}
if score<20000{
controle_rank="C"}
if score<10000{
controle_rank="D"}
[code]Draw
Rank = global.control_rank
draw_set_color(c_red)
draw_set_font(font0)
draw_set_halign(1)
draw_set_valign(1)
draw_text(x,y,control_rank)
se estiver algo errado coriga pra min por favor.
siri100- Data de inscrição : 03/09/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 47
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Re: [Ajuda] Como fazer uma tela de Rank?
A partir do segundo if, tem que ser "else if", se não apenas o último vai parecer ter efeito.
Se você conseguir mais que 10000, sem ser "else if," ele pode até passar por algum outro if, mas no final vai virar D de qualquer jeito.
Se você conseguir mais que 10000, sem ser "else if," ele pode até passar por algum outro if, mas no final vai virar D de qualquer jeito.
Re: [Ajuda] Como fazer uma tela de Rank?
Então, King King tá quase certo quando diz:
Porem, não precisa de "else if", é só inverter o que tu fez, começa do menor para o maior, assim:
Assim, se for maior que 10000 a variavel recebe D, se for maior que 2000 ela vira C.. assim adiante.
Se você conseguir mais que 10000, sem ser "else if," ele pode até passar por algum outro if, mas no final vai virar D de qualquer jeito.
Porem, não precisa de "else if", é só inverter o que tu fez, começa do menor para o maior, assim:
- Código:
Create
highscore_show(global.Rings+score)
if score<10000{
controle_rank="D"}
if score<20000{
controle_rank="C"}
if score<30000{
controle_rank="B"}
if score<40000{
controle_rank="A"}
if score>=50000{
controle_rank="S"}
Assim, se for maior que 10000 a variavel recebe D, se for maior que 2000 ela vira C.. assim adiante.
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