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[duvida] possível bug no gm

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[duvida] possível bug no gm Empty [duvida] possível bug no gm

Mensagem por Lucas Severo Ter 31 Jul 2012, 16:24

bem gente eu estava a desenvolver um jogo q eu criei a partir de um dos tutorias q ví akie no forum.

eu estava a criar um joguinho com sprites de final fantasy do NES. primeiro vou explciar como deveria funcionar a coisa:

vc aperta o botão A e o carinha cria uma espada e rola a animação de ataque.

e funciona, mas apenas no lado direito, quando faço a mesma coisa com o lado esquerdo, a animação do carinha atacando revesa com ele parado, e eu substitui a imagem para ver se revesava inclusive coloquei até nenhuma imagem, mas quando troco a imagem não acontece esse bug.

É como se o gm lesse a animação do sprite tendo um frame q não existe nele ou seja um bug.
eis o código:(o negrito é o código do ataque q eu criei, nao foi copiado do tutorial)
Spoiler:

Ps: eu gostaria de ter anexado a engine do jogo mas n achei opção akie de anexo, entonces vou hospedá-lo para postar akie
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[duvida] possível bug no gm Empty Re: [duvida] possível bug no gm

Mensagem por saim Qua 01 Ago 2012, 14:45

Muito estranho. Um bug não deveria parar quando você muda a imagem. É a imagem DA SPRITE que você está mudando, né? É que o código chama um monte de sprites, eu fiquei na dúvida quanto a qual seja a mudança que você faz (mas não consegui pensar em nada que explicasse o erro).
A única diferença que eu notei entre os lados esquerdo e direito foi a definição da image_speed, o que não explica o bug.

Eu notei um monte de coisas que faria diferente. A primeira é a identação, que não interfere em nada, mas facilita pra quem vai ler o código. Colocar uns espaços de parágrafo dentro dos colchetes faz maravilhas na hora de entender códigos longos. - É, eu ia copiar o código identado, mas parece que as marcas de parágrafo são ignoradas pela forumeiros...
Bom, tenho dicas mais úteis, também. Olha, o estilo do código que você copiou é: mexe com o personagem primeiro e com as sprites depois (embora tenha uma definiçãozinha de sprite antes, também). Você está definindo as ações do ataque no meio das definições de sprite. Isso pode estar causando o problema. Note que em nenhum momento você tem definições pra quando a global.attack for true. Também não está no código o que faz global.attack voltar a ser false. Eu apostaria pesado nessa causa, mas infelizmente, não consegui achar o problema, de fato.
Por fim, tem um pouco de redundância no seu código. Na parte em que ele não está com os pés no chão, você coloca a seguinte verificação:
Código:
if (vspeed>0) || (vspeed<0)
Veja, se ele não está no chão, certamente está no ar. Vspeed será diferente de zero, sem necessidade de verificar isso. Na verdade, no ápice do salto a velocidade até pode ser zero, só que você QUER que a sprite seja dele pulando, portanto você quer manter a sprite independente da velocidade. Mais uma coisa: ainda que você quisesse saber se a velocidade é diferente de zero, é mais direto checar "if (vspeed != 0)".
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[duvida] possível bug no gm Empty Re: [duvida] possível bug no gm

Mensagem por Lucas Severo Qua 01 Ago 2012, 19:21

Saim obrigado pelas dicas, ainda que não resolva o problema do sprite, vou averiguar um pouco mais, e aplicar suas dicas obgr
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