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terreno irregular e/ou rampa (plataforma) {DÚVIDA}

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Mensagem por Zorbah Qua 04 Mar 2009, 20:51

Galera, é o seguinte, quero saber como fazer o meu player andar sobre um terreno irregular como nesse jogo do Sônic (game maker 6): http://www.4shared.com/file/69935214/488e343d/GM6_Sonic_Ultra_Revival_Engine.html?s=1
só que o criador desse jogo não especificou direito como fazer isso, alguém pode me ajudar (ps: n estou iniciando no game maker)
valeu afro
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Mensagem por Dark-Yes Qua 04 Mar 2009, 21:16

Se você não está fazendo no GM onde está fazendo?
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Mensagem por Zorbah Qua 04 Mar 2009, 21:26

quis dizer que não sou principiandte no game maker Very Happy
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Mensagem por Gusba Qua 04 Mar 2009, 22:06

podes tentar colocar isso no and step do jogador:


while (place_meeting(x,y,obj)) {
y -= 1;
}
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Mensagem por Zorbah Qui 05 Mar 2009, 13:16

MUUUITO OBRIGADO CARA!! MTO MSM!!
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Mensagem por Anderson3d Qui 05 Mar 2009, 13:41

só eu que não consigo usar esse código nesse fórum. Só consegui fazer subir coisas com vspeed e hspeed, mas as vezes o objeto ainda cola quando passa de plataformas... Sad
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Mensagem por Gusba Qui 05 Mar 2009, 13:56

se vc nao consegue, é pq ah, algo impedindo,m pq o code é simples e funcional
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Mensagem por Anderson3d Qui 05 Mar 2009, 13:58

o pior é que uso seu código em uma simples bolinha que só pula, mas vou tentar de novo esta tarde...
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Mensagem por Zorbah Qui 05 Mar 2009, 14:10

é o seguinte: por exemplo você cria um objecto ("PLATAFORMA") ai no seu personagem você coloca o código:

while (place_meeting(x,y,PLATAFORMA)) {
y -= 1;
}

aí todo objeto que você criar como rampas você coloca como parente o objeto "PLATAFORMA"
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Mensagem por Zorbah Qui 05 Mar 2009, 14:13

POVO! alguém sabe como fazer para quando o personagem terminar uma rampa ele continuar seguindo ela (tipo com um pulo no final)
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Mensagem por Anderson3d Qui 05 Mar 2009, 14:28

pessoal peço a ajuda de todos nesse momento hehehehe...
aqui esta o engine sobe rampa com o codigo do gusba.

http://www.badongo.com/file/13707494

percebam que ele sobe a rampa perfeitamente, mas se deixar o player em cima da rampa, ele cai! Se colocar place_meeting pra não cair, ele não sobe mais a rampa. Alguem consegue descobrir qual o erro desse engine??? Eu to a uma semana tentando desvendar isso e nao consigo!


Zorbah, o seu player nao cai da rampa se ele ficar em cima dela parado por 5 segundos?
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Mensagem por Zorbah Qui 05 Mar 2009, 14:49

caía, mas eu resolví o problema mudando a gravidade para vspeed, aí eu coloquei que "se NÃO ouver colisão abaixo do player, vspeed+=12, caso contrário vspeed+=0
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Mensagem por Gusba Qui 05 Mar 2009, 14:58

cara, simplesmente, tira o move_contact..... na colisao com a rampa, e tira o solid da rampa
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Mensagem por Zorbah Qui 05 Mar 2009, 15:10

eu queria saber como o player tipo vai numa rampa de 90º e continua indo para cima
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Mensagem por vinians Qui 05 Mar 2009, 15:16

Amigo dei uma fuçada no código, agora parece que esta funcionando. Tirei os eventos de colizão que estavam atrapalhando, pois a gravidade deve verificar isso já. O controle da rampa estava repetido tambem no step e no end_step. Coloquei em um script pra facilitar. Peque aqui
Um abraço.
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Mensagem por Gusba Qui 05 Mar 2009, 15:36

para ele continuar indo, use algo assim no step:

direcao = point_direction(xprevious,yprevious,x,y);

e quando sair da rampa:

motion_set(direcao,4);
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Mensagem por Anderson3d Qui 05 Mar 2009, 16:04

vinians, cara vc resolvel de uma forma muito louca hehehhe, to vendo ainda auqi vlw.
gusba jaja tento isso que vc falou...


agora, eu percebi uma coisa interessante. o código do gusba funciona perfeitamente se tiver alguma coisa embaixo da rampa. Eu coloquei chão em baixo da rampa e o código funciona perfeitamente sem a bolinha cair... Muito estranho... eis o engine para comprovar isso:

http://www.badongo.com/file/13708604

será bug do game maker? essa agora me encucou... Shocked
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Mensagem por vinians Qui 05 Mar 2009, 16:30

Cara, o mais importante que eu acho é não usar eventos de colisão com chão/rampas pois o evento geralmente apenas atrapalha a rotina de gravidade, pois ela ja pode te fornecer muita coisa numa simples rotina, tipo se esta pizando ou nao no chão. O simles fato de se colocar um evento de colisão pra uma instância o GM ja para ela e caso por algum motivo o objeto ainda estiver em colisão após o evento ele trava. Abraços.
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Mensagem por xxxAKIRAxxx Seg 27 Abr 2009, 10:14

tem muito bug ainda.
olha.
tire o precise collision checking do sprite spr_dir_and
agora mude o a cor do sprite spr_dir_pul_sub
qdo subir a rampa e fika parado emcima dela
ele começa a cair e muda o sprite sozinhu.
otra coisa o perssonagem passa por dentro do obj_chao
qdo colidi com ele na horizontal.^__^
se arrumaren esses bug vai me ajudar muito vlw
xxxAKIRAxxx
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Mensagem por Kabeção Seg 27 Abr 2009, 15:47

Eu uso um modo onde qualquer ângulo de uma rampa pode ser achado. Assim pode criar um terreno totalmente irregular.

Usando noções trigometricas você calcula o x e o y de acordo com o ângulo.

Olhe um exemplo:
http://www.mediafire.com/download.php?ir34mjedmzm

Aprendi isso em uma engine sobre sonic. Não lembro o nome do autor mas foi de onde tirei o script get_angle.
Mas qualquer duvida pergunte pois entendi esses calculos depois de muito olhar pra eles. Surprised
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