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Movimento em tabuleiro
2 participantes
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Movimento em tabuleiro
Oi, quem ja jogou algum jogo estilo civilization ou algum jogo de estrategia baseado em turnos deve saber do que eu estou falando, ou até mesmo em um jogo de xadrez, a duvida é:
o mapa e feito em "casas" eu clico em uma casa, a peça deve se mecher até ela, mas eu quero saber como fazer isso, como fazer para que ela vá andando casa por casa, e nao sair em qualquer direção para o ponto em que eu cliquei..
algo como se alinhar ao grid no step .. obrigado
o mapa e feito em "casas" eu clico em uma casa, a peça deve se mecher até ela, mas eu quero saber como fazer isso, como fazer para que ela vá andando casa por casa, e nao sair em qualquer direção para o ponto em que eu cliquei..
algo como se alinhar ao grid no step .. obrigado
Re: Movimento em tabuleiro
Amigo, em relação ao movimento (e não às regras do movimento) tem várias formas. Um jeito fácil é você usar um path, adicionar os pontos por onde quer que a instância ande e no evento "end of path" executar a ação que você quiser. Essa é a forma mais prática que eu consigo imaginar. Procure por path no fórum, tem vários tutoriais sobre isso.
Mas o jeito mais interessante (e mais maleável) é fazer um sistema de grades onde o movimento é realizado "por casas". Dá uma olhada nesses engines do dungeon333:
https://gmbr.forumeiros.com/t2927-engine-action-rpg-com-batalha-e-stats
https://gmbr.forumeiros.com/t3585-lib-rpg-grid-movement-minimap
Falou!
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Re: Movimento em tabuleiro
Um jeito fácil é você usar um path, adicionar os pontos por onde quer que a instância ande
Isso é serio mesmo? vc acha facil eu ter que fazer um path para cada movimento? por exemplo em um jogo de xadrez eu teria que fazer 8 paths so pra peça do cavalo, isto é, sem falar as outras, desculpe mas acho que isso é muito trabalhoso.
Queria algo dinâmico que faz apenas ele ir se movimentando e se alinhando ao grid se alguem souber me ajude plis
Re: Movimento em tabuleiro
Esaucm98 escreveu:Isso é serio mesmo? vc acha facil eu ter que fazer um path para cada movimento?
Ninja8086 escreveu:Amigo, em relação ao movimento (e não às regras do movimento)
Esaucm98 escreveu:por exemplo em um jogo de xadrez eu teria que fazer 8 paths so pra peça do cavalo, isto é, sem falar as outras, desculpe mas acho que isso é muito trabalhoso.
Você pensou em desenhar os paths todos um por um? O path é pra fazer o movimento, e não a troca de posição. Há funções pra isso ser feito em tempo real, e com apenas um único path eu penso que seria perfeitamente possível. Já a troca de posição, serial legal regrar o jogo todo numa dsgrid ou num array, como já tinha dito no post anterior:
Esaucm98 escreveu:Queria algo dinâmico que faz apenas ele ir se movimentando e se alinhando ao grid se alguem souber me ajude plis
Ninja8086 escreveu:Mas o jeito mais interessante (e mais maleável) é fazer um sistema de grades onde o movimento é realizado "por casas". Dá uma olhada nesses engines do dungeon333:
https://gmbr.forumeiros.com/t2927-engine-action-rpg-com-batalha-e-stats
https://gmbr.forumeiros.com/t3585-lib-rpg-grid-movement-minimap
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Re: Movimento em tabuleiro
Você pensou em desenhar os paths todos um por um? O path é pra fazer o movimento, e não a troca de posição. Há funções pra isso ser feito em tempo real, e com apenas um único path eu penso que seria perfeitamente possível. Já a troca de posição, serial legal regrar o jogo todo numa dsgrid ou num array, como já tinha dito no post anterior:
òtimo como faz então?
[/quote]Ninja8086 escreveu:Mas o jeito mais interessante (e mais maleável) é fazer um sistema de grades onde o movimento é realizado "por casas". Dá uma olhada nesses engines do dungeon333:
https://gmbr.forumeiros.com/t2927-engine-action-rpg-com-batalha-e-stats
https://gmbr.forumeiros.com/t3585-lib-rpg-grid-movement-minimap
isso não me ajudou em nada...
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