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[DUVIDA] pedra maluca
5 participantes
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[DUVIDA] pedra maluca
queria pedir um tutorial de quando meu obj_player se aproxima de uma pedra que está encima da tela a pedra cai tipo aquela pedra que tem no jogo do mario, ta ligado ? ai ela sobe denovo e fica esperando o obj_player se aproxima
Gonzo- Data de inscrição : 29/05/2012
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Re: [DUVIDA] pedra maluca
Tem um jeito facim facim.
Eu gosto de fazer isso com 'ativadores por condição' (Eu inventei este nome)
OBS: Para o exemplo é necessário o jogo ser de plataforma.
Simples, crie um objeto atv_pedra e desmarque visible.
No evento Create coloque:
No evento Collision with Player coloque
--------
Agora crie obj_pedra e coloque ela em cima de algum bloco no ar...
No evento Step do obj_pedra coloque:
Na sua Room, coloque o atv_pedra aonde você quiser que o player ative a pedra.
and that's all =]
Eu gosto de fazer isso com 'ativadores por condição' (Eu inventei este nome)
OBS: Para o exemplo é necessário o jogo ser de plataforma.
Simples, crie um objeto atv_pedra e desmarque visible.
No evento Create coloque:
- Código:
global.atv01 = false
No evento Collision with Player coloque
- Código:
global.atv01 = true
instance_destroy()
--------
Agora crie obj_pedra e coloque ela em cima de algum bloco no ar...
No evento Step do obj_pedra coloque:
- Código:
if global.atv01 = true {x-=32}
Na sua Room, coloque o atv_pedra aonde você quiser que o player ative a pedra.
and that's all =]
Roooger- Data de inscrição : 03/02/2012
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Re: [DUVIDA] pedra maluca
Ou vc pode por, if collision_rectangle (para baixo) vspeed= velocidade.
EM colisão com o bloco, vspeed=0.
if vspeed=0 and !place_meeting(x,y-1,obj_bloco)
{vspeed=-velocidade}
A lógica é essa . espero que entenda.
EM colisão com o bloco, vspeed=0.
if vspeed=0 and !place_meeting(x,y-1,obj_bloco)
{vspeed=-velocidade}
A lógica é essa . espero que entenda.
Zero.- Data de inscrição : 19/08/2010
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Re: [DUVIDA] pedra maluca
Verifique a distancia X entre a pedra e o player e também se o Y da pedra
é menor que o Y do player para ela poder cair, desse jeito:
- Código:
if abs(x - obj_player) > 64
{
if y < obj_player.y
{
//Fazer a pedra cair
}
}
Caso queira algo mais especifico, é só falar!
Flw!
gabrielsch- Games Ranking :
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Re: [DUVIDA] pedra maluca
nao ta funcionando
Gonzo- Data de inscrição : 29/05/2012
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Re: [DUVIDA] pedra maluca
Seja mais específica por favor, o que exatamente você fez para tentar fazer funcionar, e qual o erro de código/comportamento que dá pra notar?
Re: [DUVIDA] pedra maluca
create()
gravity=0
step()
if abs(x - obj_player) > 64
{
if y < obj_player.y
{
gravity=1
}
}
colision() com chao
bouce solid precisely
//logo de cara o obj ganha gravidade
off topico
por que perdi mais 10% da barra de alerta?
gravity=0
step()
if abs(x - obj_player) > 64
{
if y < obj_player.y
{
gravity=1
}
}
colision() com chao
bouce solid precisely
//logo de cara o obj ganha gravidade
off topico
por que perdi mais 10% da barra de alerta?
Última edição por Mina do Rock em Dom 15 Jul 2012, 23:30, editado 2 vez(es)
Gonzo- Data de inscrição : 29/05/2012
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Re: [DUVIDA] pedra maluca
Tem que ser o X do obj_player, assim com o y.
Coloque (x - obj_player.x) para comparar x com x, e tente novamente.
Coloque (x - obj_player.x) para comparar x com x, e tente novamente.
Re: [DUVIDA] pedra maluca
if abs(x - obj_player.x) > 64
não funcionou, mais td bem eu vou procurar uma maneira vlw
não funcionou, mais td bem eu vou procurar uma maneira vlw
Gonzo- Data de inscrição : 29/05/2012
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Re: [DUVIDA] pedra maluca
Tente assim...
Dá para colocar mais coisas, como só funcionar se o player estiver abaixo da pedra, mas isso que eu pus deve ser o basicão. Deve funcionar.
- Código:
if (obj_player.x < x && obj_player.x > x - 120) // Se o player estiver à esquerda da pedra e estiver mais perto que 120 pixels
{
vspeed = 6; // Descer
}
else if (obj_player.x > x && obj_player.x < x - 120) // Se o player estiver à direita da pedra e estiver mais perto que 120 pixels
{
vspeed = 6; // Descer
}
else // Se nenhum dos dois
{
vspeed = 0; // Parar
}
Dá para colocar mais coisas, como só funcionar se o player estiver abaixo da pedra, mas isso que eu pus deve ser o basicão. Deve funcionar.
Re: [DUVIDA] pedra maluca
KinKing
funcionou perfeitamente vlw cara e obrigado a todos q tentaram me ajudar, sou muito noob ainda vlw
funcionou perfeitamente vlw cara e obrigado a todos q tentaram me ajudar, sou muito noob ainda vlw
Gonzo- Data de inscrição : 29/05/2012
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Re: [DUVIDA] pedra maluca
O código do kinking, as partes "if (obj_player.x < x && obj_player.x > x - 120)" podem ser substituídas por collision_rectangle(x,y,x-120,y, obj_char), só pra simplificar um pouquinho .
Zero.- Data de inscrição : 19/08/2010
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Re: [DUVIDA] pedra maluca
gente boa consegui fazer o que queria e acho que talvez seja a forma mais facil de fazer gostaria que vcs postassem outras formas se for mais simples e funcionam.
vlw
ENGINE.
vlw
ENGINE.
Gonzo- Data de inscrição : 29/05/2012
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