Entrar
Últimos assuntos
» Problemas com particulaspor RastaMaan Dom 12 maio 2024, 17:03
» Problema ao entrar por uma porta e voltar por ela
por aminaro Seg 06 maio 2024, 10:08
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 11:43
» Colisões não funcionando
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 10:16
» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por pequetux Sex 26 Abr 2024, 16:45
» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18
» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30
» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07
» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45
» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51
» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31
» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11
» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27
» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30
» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17
» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18
» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34
» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13
» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18
» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12
» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02
» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55
» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42
» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56
[DUVIDA] pedra maluca
5 participantes
Página 1 de 1
[DUVIDA] pedra maluca
queria pedir um tutorial de quando meu obj_player se aproxima de uma pedra que está encima da tela a pedra cai tipo aquela pedra que tem no jogo do mario, ta ligado ? ai ela sobe denovo e fica esperando o obj_player se aproxima
Gonzo- Data de inscrição : 29/05/2012
Reputação : 33
Número de Mensagens : 929
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [DUVIDA] pedra maluca
Tem um jeito facim facim.
Eu gosto de fazer isso com 'ativadores por condição' (Eu inventei este nome)
OBS: Para o exemplo é necessário o jogo ser de plataforma.
Simples, crie um objeto atv_pedra e desmarque visible.
No evento Create coloque:
No evento Collision with Player coloque
--------
Agora crie obj_pedra e coloque ela em cima de algum bloco no ar...
No evento Step do obj_pedra coloque:
Na sua Room, coloque o atv_pedra aonde você quiser que o player ative a pedra.
and that's all =]
Eu gosto de fazer isso com 'ativadores por condição' (Eu inventei este nome)
OBS: Para o exemplo é necessário o jogo ser de plataforma.
Simples, crie um objeto atv_pedra e desmarque visible.
No evento Create coloque:
- Código:
global.atv01 = false
No evento Collision with Player coloque
- Código:
global.atv01 = true
instance_destroy()
--------
Agora crie obj_pedra e coloque ela em cima de algum bloco no ar...
No evento Step do obj_pedra coloque:
- Código:
if global.atv01 = true {x-=32}
Na sua Room, coloque o atv_pedra aonde você quiser que o player ative a pedra.
and that's all =]
Roooger- Data de inscrição : 03/02/2012
Reputação : 5
Número de Mensagens : 254
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [DUVIDA] pedra maluca
Ou vc pode por, if collision_rectangle (para baixo) vspeed= velocidade.
EM colisão com o bloco, vspeed=0.
if vspeed=0 and !place_meeting(x,y-1,obj_bloco)
{vspeed=-velocidade}
A lógica é essa . espero que entenda.
EM colisão com o bloco, vspeed=0.
if vspeed=0 and !place_meeting(x,y-1,obj_bloco)
{vspeed=-velocidade}
A lógica é essa . espero que entenda.
Zero.- Data de inscrição : 19/08/2010
Reputação : 47
Número de Mensagens : 1300
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [DUVIDA] pedra maluca
Verifique a distancia X entre a pedra e o player e também se o Y da pedra
é menor que o Y do player para ela poder cair, desse jeito:
- Código:
if abs(x - obj_player) > 64
{
if y < obj_player.y
{
//Fazer a pedra cair
}
}
Caso queira algo mais especifico, é só falar!
Flw!
gabrielsch- Games Ranking :
Notas recebidas : D + A + A
Data de inscrição : 06/12/2009
Reputação : 28
Número de Mensagens : 1230
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 2 x 0
x 1 x 0 x 0
Re: [DUVIDA] pedra maluca
nao ta funcionando
Gonzo- Data de inscrição : 29/05/2012
Reputação : 33
Número de Mensagens : 929
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [DUVIDA] pedra maluca
Seja mais específica por favor, o que exatamente você fez para tentar fazer funcionar, e qual o erro de código/comportamento que dá pra notar?
Re: [DUVIDA] pedra maluca
create()
gravity=0
step()
if abs(x - obj_player) > 64
{
if y < obj_player.y
{
gravity=1
}
}
colision() com chao
bouce solid precisely
//logo de cara o obj ganha gravidade
off topico
por que perdi mais 10% da barra de alerta?
gravity=0
step()
if abs(x - obj_player) > 64
{
if y < obj_player.y
{
gravity=1
}
}
colision() com chao
bouce solid precisely
//logo de cara o obj ganha gravidade
off topico
por que perdi mais 10% da barra de alerta?
Última edição por Mina do Rock em Dom 15 Jul 2012, 23:30, editado 2 vez(es)
Gonzo- Data de inscrição : 29/05/2012
Reputação : 33
Número de Mensagens : 929
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [DUVIDA] pedra maluca
Tem que ser o X do obj_player, assim com o y.
Coloque (x - obj_player.x) para comparar x com x, e tente novamente.
Coloque (x - obj_player.x) para comparar x com x, e tente novamente.
Re: [DUVIDA] pedra maluca
if abs(x - obj_player.x) > 64
não funcionou, mais td bem eu vou procurar uma maneira vlw
não funcionou, mais td bem eu vou procurar uma maneira vlw
Gonzo- Data de inscrição : 29/05/2012
Reputação : 33
Número de Mensagens : 929
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [DUVIDA] pedra maluca
Tente assim...
Dá para colocar mais coisas, como só funcionar se o player estiver abaixo da pedra, mas isso que eu pus deve ser o basicão. Deve funcionar.
- Código:
if (obj_player.x < x && obj_player.x > x - 120) // Se o player estiver à esquerda da pedra e estiver mais perto que 120 pixels
{
vspeed = 6; // Descer
}
else if (obj_player.x > x && obj_player.x < x - 120) // Se o player estiver à direita da pedra e estiver mais perto que 120 pixels
{
vspeed = 6; // Descer
}
else // Se nenhum dos dois
{
vspeed = 0; // Parar
}
Dá para colocar mais coisas, como só funcionar se o player estiver abaixo da pedra, mas isso que eu pus deve ser o basicão. Deve funcionar.
Re: [DUVIDA] pedra maluca
KinKing
funcionou perfeitamente vlw cara e obrigado a todos q tentaram me ajudar, sou muito noob ainda vlw
funcionou perfeitamente vlw cara e obrigado a todos q tentaram me ajudar, sou muito noob ainda vlw
Gonzo- Data de inscrição : 29/05/2012
Reputação : 33
Número de Mensagens : 929
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [DUVIDA] pedra maluca
O código do kinking, as partes "if (obj_player.x < x && obj_player.x > x - 120)" podem ser substituídas por collision_rectangle(x,y,x-120,y, obj_char), só pra simplificar um pouquinho .
Zero.- Data de inscrição : 19/08/2010
Reputação : 47
Número de Mensagens : 1300
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [DUVIDA] pedra maluca
gente boa consegui fazer o que queria e acho que talvez seja a forma mais facil de fazer gostaria que vcs postassem outras formas se for mais simples e funcionam.
vlw
ENGINE.
vlw
ENGINE.
Gonzo- Data de inscrição : 29/05/2012
Reputação : 33
Número de Mensagens : 929
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Tópicos semelhantes
» [Resolvido]Ajuda com a pedra caindo
» Duvida com colisao...sempre tive essa duvida...
» duvida barra de força(duvida diferente das outras)
» Jogo 3D, Aminha duvida pode ser a voça duvida.
» [Duvida]to com duvida de sprite aki
» Duvida com colisao...sempre tive essa duvida...
» duvida barra de força(duvida diferente das outras)
» Jogo 3D, Aminha duvida pode ser a voça duvida.
» [Duvida]to com duvida de sprite aki
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|