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[DUVIDA] pedra maluca

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[DUVIDA] pedra maluca  Empty [DUVIDA] pedra maluca

Mensagem por Gonzo Dom 15 Jul 2012, 19:58

queria pedir um tutorial de quando meu obj_player se aproxima de uma pedra que está encima da tela a pedra cai tipo aquela pedra que tem no jogo do mario, ta ligado ? ai ela sobe denovo e fica esperando o obj_player se aproxima

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[DUVIDA] pedra maluca  Empty Re: [DUVIDA] pedra maluca

Mensagem por Roooger Dom 15 Jul 2012, 20:50

Tem um jeito facim facim.
Eu gosto de fazer isso com 'ativadores por condição' (Eu inventei este nome)

OBS: Para o exemplo é necessário o jogo ser de plataforma.

Simples, crie um objeto atv_pedra e desmarque visible.
No evento Create coloque:

Código:
global.atv01 = false

No evento Collision with Player coloque

Código:
global.atv01 = true
instance_destroy()

--------

Agora crie obj_pedra e coloque ela em cima de algum bloco no ar...
No evento Step do obj_pedra coloque:

Código:
if global.atv01 = true {x-=32}

Na sua Room, coloque o atv_pedra aonde você quiser que o player ative a pedra.

and that's all =]
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Mensagem por Zero. Dom 15 Jul 2012, 21:09

Ou vc pode por, if collision_rectangle (para baixo) vspeed= velocidade.
EM colisão com o bloco, vspeed=0.

if vspeed=0 and !place_meeting(x,y-1,obj_bloco)
{vspeed=-velocidade}

A lógica é essa Happy. espero que entenda.
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Mensagem por gabrielsch Dom 15 Jul 2012, 21:33


Verifique a distancia X entre a pedra e o player e também se o Y da pedra
é menor que o Y do player para ela poder cair, desse jeito:

Código:
if abs(x - obj_player) > 64
{
 if y < obj_player.y
 {
  //Fazer a pedra cair
 }
}
 
Caso queira algo mais especifico, é só falar!

Flw! sorrindo2
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Mensagem por Gonzo Dom 15 Jul 2012, 22:10

nao ta funcionando
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Mensagem por KinKing Dom 15 Jul 2012, 23:19

Seja mais específica por favor, o que exatamente você fez para tentar fazer funcionar, e qual o erro de código/comportamento que dá pra notar?
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Mensagem por Gonzo Dom 15 Jul 2012, 23:27

create()

gravity=0

step()

if abs(x - obj_player) > 64
{
if y < obj_player.y
{
gravity=1
}
}

colision() com chao

bouce solid precisely

//logo de cara o obj ganha gravidade

off topico

por que perdi mais 10% da barra de alerta?


Última edição por Mina do Rock em Dom 15 Jul 2012, 23:30, editado 2 vez(es)
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Mensagem por KinKing Dom 15 Jul 2012, 23:29

Tem que ser o X do obj_player, assim com o y.

Coloque (x - obj_player.x) para comparar x com x, e tente novamente.
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Mensagem por Gonzo Dom 15 Jul 2012, 23:37

if abs(x - obj_player.x) > 64

não funcionou, mais td bem eu vou procurar uma maneira vlw
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Mensagem por KinKing Dom 15 Jul 2012, 23:46

Tente assim...

Código:
if (obj_player.x < x && obj_player.x > x - 120) // Se o player estiver à esquerda da pedra e estiver mais perto que 120 pixels
{
    vspeed = 6; // Descer
}
else if (obj_player.x > x && obj_player.x < x - 120) // Se o player estiver à direita da pedra e estiver mais perto que 120 pixels
{
    vspeed = 6; // Descer
}
else // Se nenhum dos dois
{
    vspeed = 0; // Parar
}

Dá para colocar mais coisas, como só funcionar se o player estiver abaixo da pedra, mas isso que eu pus deve ser o basicão. Deve funcionar.
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Mensagem por Gonzo Dom 15 Jul 2012, 23:50

KinKing

funcionou perfeitamente vlw cara e obrigado a todos q tentaram me ajudar, sou muito noob ainda vlw
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Mensagem por Zero. Seg 16 Jul 2012, 11:48

O código do kinking, as partes "if (obj_player.x < x && obj_player.x > x - 120)" podem ser substituídas por collision_rectangle(x,y,x-120,y, obj_char), só pra simplificar um pouquinho Happy .
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Mensagem por Gonzo Ter 17 Jul 2012, 01:30

gente boa consegui fazer o que queria e acho que talvez seja a forma mais facil de fazer gostaria que vcs postassem outras formas se for mais simples e funcionam.
vlw

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