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Cores diferentes às partes do modelo 3D
3 participantes
Página 1 de 1
Cores diferentes às partes do modelo 3D
Comecei a mexer com o 3D do Game Maker ontem e estou achando até bem mais fácil do que imaginei, porém tô com algumas dúvidas e uma delas é:
Eu criei um modelo usando blocos:
Um bloco representa as pernas, um o tronco e outro a cabeça. Quando o desenho, só posso escolher uma cor... Como definir uma cor para cada um dos blocos?
Valeu.
Eu criei um modelo usando blocos:
- Código:
global.char = d3d_model_create()
d3d_model_block(global.char,-5,-2,0,5,2,12,1,1)
d3d_model_block(global.char,-6,-3,12,6,3,20,1,1)
d3d_model_block(global.char,-5,-3,20,5,3,25,1,1)
Um bloco representa as pernas, um o tronco e outro a cabeça. Quando o desenho, só posso escolher uma cor... Como definir uma cor para cada um dos blocos?
Valeu.
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Re: Cores diferentes às partes do modelo 3D
Acho que não tem jeito não, você terá que desenhar tudo no draw mesmo, sem modelo, colocando draw_set_color() entre eles.
A não ser que você crie seu próprio sistema de modelos, você poderia criar uma grid como se fosse uma tabela com as colunas de tipo (block, elipsoid, wall) e dos argumentos de cada função ao lado, e...
Re: Cores diferentes às partes do modelo 3D
OKAY...
Mas desenhar dessa forma pesa mais que usar um modelo externo do mesmo formato?
Mas desenhar dessa forma pesa mais que usar um modelo externo do mesmo formato?
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Re: Cores diferentes às partes do modelo 3D
Sim, é mais lenta, pelo menos é o que o manual diz. Mas ele também diz que você poderá usar uma textura, mas que seja dividida em partes para cada objeto. Não se preocupe que as texturas irão deixar seu jogo mais pesado, pois elas terão um tamanho de 1x1 para cada cor (se for usar só cores). Se estiver em dúvidas com isso, eu poderia fazer uma engine.Gonçalves escreveu:Mas desenhar dessa forma pesa mais que usar um modelo externo do mesmo formato?
Re: Cores diferentes às partes do modelo 3D
vc deve usar o draw_set_color após cada bloco.
Deixando -1 no lugar da textura, já que vc quer que a cor de desenho atual seja a textura.
EX:
Deixando -1 no lugar da textura, já que vc quer que a cor de desenho atual seja a textura.
EX:
- Código:
draw_set_color(c_blue)
d3d_draw_block(-5,-2,0,5,2,12,-1,1,1)
draw_set_color(c_red)
d3d_draw_block(-6,-3,12,6,3,20,-1,1,1)
draw_set_color(c_lime)
d3d_draw_block(-5,-3,20,5,3,25,-1,1,1)
draw_set_color(c_white)
Re: Cores diferentes às partes do modelo 3D
@luiz_eldorado: Por enquanto eu estou me limitando a coisas mais básicas e estou fuçando em tutoriais que explicam a base do GM3D, ou seja, por enquanto não preciso, mas espero poder contar com você caso necessário.
@mrbrum22: Bom, primeiramente tudo que estou aprendendo em 3D até então foi quase 100% com os seus tutoriais, e comecei por eles, obrigado. Eu queria criar um modelo, nesse caso está desenhando, não adicionando ao modelo, isso não é possível? (Adicionar a um modelo já com cor?)
Valeu.
@mrbrum22: Bom, primeiramente tudo que estou aprendendo em 3D até então foi quase 100% com os seus tutoriais, e comecei por eles, obrigado. Eu queria criar um modelo, nesse caso está desenhando, não adicionando ao modelo, isso não é possível? (Adicionar a um modelo já com cor?)
Valeu.
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Re: Cores diferentes às partes do modelo 3D
Opa, vlw pelo reconhecimento.
Bem , adicionando ao modelo não seria posssível usar cores individuais.
Pq as funções de adição de shapes, apenas adicionam a forma,coordenada e tamanho do modelo.
a renderização ficaria a cargo de uma outra função, que somente permite o uso de 1textura(ou cor.).
Bem , adicionando ao modelo não seria posssível usar cores individuais.
Pq as funções de adição de shapes, apenas adicionam a forma,coordenada e tamanho do modelo.
a renderização ficaria a cargo de uma outra função, que somente permite o uso de 1textura(ou cor.).
Re: Cores diferentes às partes do modelo 3D
OK. E como crio uma textura para um objeto desses de (no caso) 3 blocos?
Valeu.
Valeu.
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Re: Cores diferentes às partes do modelo 3D
A textura vai ser uma background normal do GM, porém ela vai ser aplicada a cada bloco.
Mas pensando bem aqui, tem uma forma de vc adicionar as texturas individuais adicionando modelos.
Vc teria que criar 1modelo para cada bloco.
Assim vc poderia texturizar cada um.
Ex:
Mas pensando bem aqui, tem uma forma de vc adicionar as texturas individuais adicionando modelos.
Vc teria que criar 1modelo para cada bloco.
Assim vc poderia texturizar cada um.
Ex:
- Código:
global.bloco1 = d3d_model_create()
d3d_draw_block(-5,-2,0,5,2,12,-1,1,1)
global.bloco2 = d3d_model_create()
d3d_draw_block(-6,-3,12,6,3,20,-1,1,1)
global.bloco3 = d3d_model_create()
d3d_draw_block(-5,-3,20,5,3,25,-1,1,1)
Re: Cores diferentes às partes do modelo 3D
Mas se for assim melhor usar Draw mesmo.
Mas referente ao uso de textura (Tal como de todos os jogos 3D) tem nenhum tutorial explicando como alinhar o desenho a forma ou programa que auxilie nisso?
Mas referente ao uso de textura (Tal como de todos os jogos 3D) tem nenhum tutorial explicando como alinhar o desenho a forma ou programa que auxilie nisso?
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Re: Cores diferentes às partes do modelo 3D
Gonçalves escreveu:Mas se for assim melhor usar Draw mesmo.
Mas referente ao uso de textura (Tal como de todos os jogos 3D) tem nenhum tutorial explicando como alinhar o desenho a forma ou programa que auxilie nisso?
Pra esse tipo de programação não...
O GM tem uma maneira própria de trabalhar com os shapes, que vai desde sua forma, até sua texturização.
Por exemplo, ao texturizar um cubo, a textura é renderizada em cada face do cubo.
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