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Angulo para ponteiro.

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Angulo para ponteiro. Empty Angulo para ponteiro.

Mensagem por Zero. Qui 12 Jul 2012, 13:34

Pessoal, eu fiz um relógio, e ele tem 24 hroas (que no jogo são 24 min), eu queria saber como fazer o ponteiro girar na hora certa. (Eu esqueci a formula zangado zangado )

COmo faz ?


Última edição por FlyAway em Qui 12 Jul 2012, 19:42, editado 1 vez(es)
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Mensagem por KinKing Qui 12 Jul 2012, 14:00

Acredito que assim funciona! Testado

Create
Código:
maximo = 12; // Horas
horaInicial = 0; // Hora inicial
agora = horaInicial // Presente

contador = 0;
contadorMaximo = 24*60*room_speed; // Limite de tempo até que se passem 24 horas

anguloInicial = 90; // Posição inicial do ponteiro, sendo 0 para a direita, 90 para cima, 180 para a esquerda, 270 para baixo
image_angle = anguloInicial; // Fazer a posição do ponteiro ser a inicial

Step
Código:
contador += 1; // Aumentar sempre o contador

if (contador > contadorMaximo)
    contador = room_restart; // Se der o limite de tempo, reiniciar a fase (ou o que você quiser)

if (agora >= maximo)
    agora = 0; // Se passar do máximo de horas que está nor relógio, contar de novo

agora = horaInicial + (contador/room_speed/60)
image_angle = anguloInicial - ((agora / maximo) * 360);


Última edição por KinKing em Qui 12 Jul 2012, 14:31, editado 4 vez(es)
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Mensagem por PedroX Qui 12 Jul 2012, 14:01

Considerando que o ponteiro esteja originalmente apontado para a direita, então, você precisa de algo assim:

Código:
var angle;
angle = 90 - hora * 30

while (angle < 0) angle += 360;
while (angle > 360) angle -= 360;

image_angle = angle;

12:00 seria 0, depois aumenta de 1 em 1.

Agora você só precisa aumentar em 1 a variável hora a cada 60*room_speed steps.

E claro, se for maior que 11, tire 12.

Até mais!

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Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.

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Mensagem por Zero. Qui 12 Jul 2012, 14:18

Eu ja sei a formula de tempo.
Mas eu quero que o pontei de hora, "ande um pouquinho", proporcionalmente, ao ponteiro dos minutos

Olha ai como tá :

draw_sprite_ext(spr_ponteiro_hora,0,view_xview+600,view_yview+440,1,1,global.hora*-15,c_red,1)
draw_sprite_ext(spr_ponteiro_minuto,0,view_xview+600,view_yview+440,1,1,global.minutos*-6,c_aqua,1)
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Mensagem por KinKing Qui 12 Jul 2012, 14:34

Olha, o meu código faz exatamente isso que você parece querer, é só trocar no draw_sprite_ext de global.hora*-15 ou *-6 por image_angle

No meu código você pode ajustar que horas começa no create em "horaInicial" que continua tudo funcionando.

De quebra você ainda pode trocar room_restart por seja-lá-o-que-quer quando der os 24 minutos.

Se quiser testar pra ver como funciona no percurso de 1 minuto = 12 horas, troque o maximo de 12 para 1. Mas precisa ficar no 12 para funcionar feito um relógio de ponteiro (12 x 2 = 24, um dia)

PS: Editei meu código para funcionar mais do teu jeito e coloquei comentários!
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Mensagem por Zero. Qui 12 Jul 2012, 18:43

Naum. O relógio que estou fazendo aparece 24 horas msm.
E está funcionando perfeitamente, fiz uma forma pra que não necessite de alarm, assim o tempo continua rodando pra sempre.
Eu só queria que o ponteiros de horas andasse devagarinho até chegar na próximo hora, proporcionalmente ao ponteiro dos minutos.
Na época de colégio , tinha uma fórmula pra isso, mas eu naum lembro.
Vou pesquisar um pouquinho Happy .

Pra quem quizer ajudar :
Olha os valore :
horas vai até 24
minutos vão até 60 .
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Mensagem por KinKing Sex 13 Jul 2012, 11:57

Troque "global.hora*-15" para "(global.hora*-15)+(global.minutos*-0.25)"
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Mensagem por Zero. Sex 13 Jul 2012, 12:40

Eu ja tinha feito, tá até resolvido.
Mas vou ver se serve, fiz de outra forma.
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Mensagem por KinKing Sex 13 Jul 2012, 12:43

É, foi mal, nem vi o ícone de Resolvido até bem depois de ter postado.

Caso você use, gostaria muito de saber se funcionou! =)
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Mensagem por Zero. Sex 13 Jul 2012, 13:56

Opa ! Funcionou sim Kinking ! perfeitamente Happy .
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