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Desenhar escuro em parte da room

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Desenhar escuro em parte da room Empty Desenhar escuro em parte da room

Mensagem por Zero. Sáb 07 Jul 2012, 13:18

Gente qual a melhor forma de se desenhar uma parte escura do mapa (como a escuridao da noite, so que só uma parte) e uma luz que tem um raio de alcance que tira o efeito do escuro ao alcance do raio.

A imagem :

Desenhar escuro em parte da room Semttulojhi

A parte selecionada com o retangulo vermelho é a parte que quero escurecer (pois esta dentro de uma caverna) e o circulo branco é o alcance da luz da tocha que vai ter o efeito luminaria dentro da caverna, qual a melhor forma pra fazer ?
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Desenhar escuro em parte da room Empty Re: Desenhar escuro em parte da room

Mensagem por Lázaro Games Seg 09 Jul 2012, 17:41

cria um objeto chamado objEscuro, o sprite deve ter mais ou menos o tamanho do sprLuz (é preferivel que seje menor) e preto. Agora cria o objLuz, com o sprite do tamanho do circulo que voce quer, a mascara de colisao deve ser redonda.
Coloque no step do objEscuro:
Código:
if place_meeting(x,y,objLuz) {image_alpha=0.15 //torna transparente para dar um efeito de pequena iluminação}
else {image_alpha=1}

O objLuz deve ter um sprite pouco opaco, para que se possa ver o background ao clarear parte da room. Encha a room de objEscuro e faça o teste.
Ah, coloca o objLuz pra ir sempre seguindo o player!
Boa sorte!
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Mensagem por Zero. Seg 09 Jul 2012, 18:08

o_O. Valew pela tentativa mas num ia dar certo nunca pois tem niveis de escuridao, e o escuro tem que sumir quando o raio passa, acho q a melhor forma seria desenhando um escuro e desenhando um circulo que excui a parte da excuriadão. Mas já tenho um codigo, porem por um erro que ninguem aqui conseguiu me ajudar ele naum funciona. É uma surface que era pra seguir a view (pois colokei nas suas cordenadas, view_xview , view_yview) mais a surface anda mais rapido que a view. Naum sei pq, um membro disse que era pq o jogador que naum seguia a view, porém la na room na aba view eu colokei para a view seguir o obj, entaum segue algo tem que ser a view naum ?
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Mensagem por Lázaro Games Ter 10 Jul 2012, 16:38

vc tem q especificar qual view a surface deve seguir:
view_xview[0]
view_yview[0]
bom, não sei se faz diferença, mas por enquanto tenta, tmb tenho outros codigos aqui pra ajudar, mas ve se isso dá certo.
tenta tmb:
em object following da view, ponha o objPlayer
e em HBOR coloque mais ou menos o tamanho x da surface, ou então metade do tamanho x da view
mesma coisa em VBOR, só que com o valor Y.
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Mensagem por KinKing Qua 11 Jul 2012, 15:14

Fui atrás e achei duas extensões para iluminação dinâmica. Parece ser o que você quer. Se você fizer questão absoluta de usar seu próprio código, tente ver o conteúdo da extensão (nunca tentei fazer isso) e aprender com o código.

Ambas parecem descomplicadas para usar. Segue-se as duas extensões:

TLightning
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Mensagem por Zero. Qua 11 Jul 2012, 16:31

Além de não ser bem isso oque procuro, oque é quero é algo bem mais simples, só que desenhar uma parte escura no mapa e entaum quando o jogador acender a tocha a parte do desenho do escuro que estiver pegando no circulo da tocha vai sumir, mas quando o circulo sai, volta .
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