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Duvidas sobre modo 3d
4 participantes
Página 1 de 1
Duvidas sobre modo 3d
Oi,
Eu não sei muito sobre 3d do game maker, e vou começar a tentar fazer jogos 3d, pra isso vou começar com algo simples, vou tentar criar um clone de minecraft haha..
tecnicamente vai ser facil sim, porque não pretendo modelar nada, essa coisa de modelar por código e uma mer** odeio isso.. vou ter que usar sprites que nem aquele doom antigão que os monstros são 2d e ficam sempre virados pra camera.. é julgo ser um bom começo pra um iniciante.
e o mundo não vai ser infinito, quero só fazer uma camera FPS, e destruir e colocar blocos, mas pra isso preciso tirar algumas duvidas antes de começar, quem puder me ajuda agradeço
é mais ou menos isso, acredito que algumas pessoas talvez estejam com duvidas assim.. porfavor se souber responder algumas das perguntas ou todas responda fico agradecido.
Editado por Joton
Tópicos fundidos, mas cuidado na próxima vez.
Eu não sei muito sobre 3d do game maker, e vou começar a tentar fazer jogos 3d, pra isso vou começar com algo simples, vou tentar criar um clone de minecraft haha..
tecnicamente vai ser facil sim, porque não pretendo modelar nada, essa coisa de modelar por código e uma mer** odeio isso.. vou ter que usar sprites que nem aquele doom antigão que os monstros são 2d e ficam sempre virados pra camera.. é julgo ser um bom começo pra um iniciante.
e o mundo não vai ser infinito, quero só fazer uma camera FPS, e destruir e colocar blocos, mas pra isso preciso tirar algumas duvidas antes de começar, quem puder me ajuda agradeço
1. Como funciona o 'grid' no modo 3d? pra ser mais especifico algo estilo a função "ds_grid" para jogos 2d, é a mesma coisa? porque 3d tem a variavel z. ou eu vo ter que escrever um monte de codigo pra fazer o bloco ficar no lugar certo?
2. como funciona a colisão com os objetos? ela e boa?
3. funções como gravidade, direção da gravidade são a mesma coisa que o 2d?
4. Agora a pergunta que eu mais estou intrigado, diferente de todas as outras engines 3d , o game maker tem que ser ao contrario, ao ativar o modo 3d, a room continua com uma projeção 2d (não no jogo, no .gmk) então você coloca os objetos, como se estivesse vendo a fase de cima, mas como por exemplo funciona se eu quero colocar um objeto encima do outro?porque o game maker deleta objetos com o mesmo local no grid da room (ainda no gmk), então tem que ser por codigo? usando as variavel y? ou tem outro modo?
é mais ou menos isso, acredito que algumas pessoas talvez estejam com duvidas assim.. porfavor se souber responder algumas das perguntas ou todas responda fico agradecido.
Editado por Joton
Tópicos fundidos, mas cuidado na próxima vez.
Re: Duvidas sobre modo 3d
1. Não existe uma ds_grid 3d, do mesmo modo que não existe array 3d. O que você pode fazer é criar várias grids, tipo:
2. Na verdade se você for fazer uma colisão, lembre que ela acontece com a sprite/mask, não com o que você modela no draw. O que você pode fazer é checar o z na hora da colisão. Já que o jogo basicamente vai ter só quadrados, o colisão vai ser perfeita.
3. Não, você terá que criar seu próprio sistema de gravidade. É bem simples, é só adicionar um valor à variável z.
4. A room que você vê quando está no modo 3d é vista de cima (é claro que você vai mudar a projeção com "d3d_set_projection"), já que o jogo é do tipo Minecraft você não vai precisar mexer com objetos na room, a não ser o central, ainda mais que você irá usar grids.
Recomendo não usar objetos para os blocos, e sim usar um bom sistema de grid, colocar "zeros" e "uns" (parece binário, hehe), se um bloco existe ou não naquela posição, ou ter só uma grid indicando quantos blocos são empilhados (não sei se no Minecraft dá pra fazer "tuneis" por baixo da terra...).
- Código:
grids[0]=ds_grid_create(24,24)
grids[1]=ds_grid_create(24,24)
grids[2]=ds_grid_create(24,24)
//...
2. Na verdade se você for fazer uma colisão, lembre que ela acontece com a sprite/mask, não com o que você modela no draw. O que você pode fazer é checar o z na hora da colisão. Já que o jogo basicamente vai ter só quadrados, o colisão vai ser perfeita.
3. Não, você terá que criar seu próprio sistema de gravidade. É bem simples, é só adicionar um valor à variável z.
4. A room que você vê quando está no modo 3d é vista de cima (é claro que você vai mudar a projeção com "d3d_set_projection"), já que o jogo é do tipo Minecraft você não vai precisar mexer com objetos na room, a não ser o central, ainda mais que você irá usar grids.
Recomendo não usar objetos para os blocos, e sim usar um bom sistema de grid, colocar "zeros" e "uns" (parece binário, hehe), se um bloco existe ou não naquela posição, ou ter só uma grid indicando quantos blocos são empilhados (não sei se no Minecraft dá pra fazer "tuneis" por baixo da terra...).
Re: Duvidas sobre modo 3d
Você ve como se fosse por cima no .gmk, então se você quer por 1 obj em cima de outro, basta por 1 e trancar ele, depois ponha o outro.
Sobre colisão, é dificil fazer colisão e terrenos altos, mesmo usando quadrados, se você vai fazer uma arvore tem que fazer por z ou complicar muito o código.
Sobre colisão, é dificil fazer colisão e terrenos altos, mesmo usando quadrados, se você vai fazer uma arvore tem que fazer por z ou complicar muito o código.
Re: Duvidas sobre modo 3d
desculpa minha internet caiu ai achei que nao tinha postado ¬¬ me desculpe! obrigado a todos!
Re: Duvidas sobre modo 3d
No que diz respeito à colisão 3D segundo o Jiraya no seu projeto atual, as colisões são possíveis!
1.'grid' no modo 3d... nunca ouvi falar mas, imaginando um cubo de 32x32x32, posso dizer que sua localização x e y, podemos fazer previamente no editor de room sendo este uma sprite de um quadrado ou desenhado via code, mas já o z, somente via code depois de abrir o modo 3D. Então podemos definir sua localização e tamanho.
3.gravidade são a mesma coisa que o 2d bastando voce definir o z como gravidade.
4.ao ativar o modo 3d, tem que definir a câmera e os objetos que foram desenhados no eixo x e y, tem que ser desenhados também no eixo z! A room no editor do gm continua com projeção, e voce monta como se estivesse vendo a fase de cima
Objeto em cima do outro: Aí que tá. você poe desativar o Delete underliyng, mas o mai sensato seria desenhar os objetos via code xyz e usar uma função de criara automaticamente um bloco abaixo do outro no eixo z exemplo:
se você desenhasse um bloco 32x32x32(x,y,z) na seguinte coordenadas:
32,32,32 logo abaixo assim que este fosse destruido: 32,32,64
1.'grid' no modo 3d... nunca ouvi falar mas, imaginando um cubo de 32x32x32, posso dizer que sua localização x e y, podemos fazer previamente no editor de room sendo este uma sprite de um quadrado ou desenhado via code, mas já o z, somente via code depois de abrir o modo 3D. Então podemos definir sua localização e tamanho.
3.gravidade são a mesma coisa que o 2d bastando voce definir o z como gravidade.
4.ao ativar o modo 3d, tem que definir a câmera e os objetos que foram desenhados no eixo x e y, tem que ser desenhados também no eixo z! A room no editor do gm continua com projeção, e voce monta como se estivesse vendo a fase de cima
Objeto em cima do outro: Aí que tá. você poe desativar o Delete underliyng, mas o mai sensato seria desenhar os objetos via code xyz e usar uma função de criara automaticamente um bloco abaixo do outro no eixo z exemplo:
se você desenhasse um bloco 32x32x32(x,y,z) na seguinte coordenadas:
32,32,32 logo abaixo assim que este fosse destruido: 32,32,64
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