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[brainstorm] Efeitos especiais abstratos
3 participantes
GMBR :: Projetos :: Idéias e Enredos
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[brainstorm] Efeitos especiais abstratos
Olá. Quero criar um jogo em que alguns efeitos especiais distraiam o jogador. O objetivo do jogador é continuar atento ao jogo APESAR dos efeitos estarem no pano de fundo. No final (na verdade, ao longo do jogo), existe uma mensagem a ser transmitida.
Esses efeitos, pra distrair o jogador, precisam ser bonitos, coloridos, chamativos e, principalmente, variados. Preciso de dezenas deles, pra sempre ter uma novidade a atrair o olhar do jogador. Se der pra partir de uma premissa básica e criar dezenas de variações a partir disso, tanto melhor).
Gostaria de idéias do que fazer. Quanto mais chamativo, melhor, mas nada que impeça o jogador de ver o que está acontecendo. Quero distrair o jogador, não trapacear.
O jogo em si, ainda, não tenho certeza do que fazer, mas acho que farei algo com simetria radial (um pong onde a paleta anda na linha de um círculo). Se os efeitos puderem ser moldados seguindo essa simetria, acho que fica legal. Podem ocorrer vários efeitos na tela, ao mesmo tempo.
Ainda não pensei em que tipo de música usar, provavelmente algo relaxante, bem nova-era. Nesse jogo, acho que um ritmo bem marcado seria legal pra sincronizar os efeitos. Possivelmente farei pequenos padrões de som e seguirei tocando-os em loop, na esperança deles formarem música. Eu sei que isso é possível (já brinquei com um aplicativo assim), só não sei se vou conseguir os sons adequados.
Claro que esse projeto tem grandes chances de naufragar, mas é um ótimo laboratório.
Já foi pensado:
Esses efeitos, pra distrair o jogador, precisam ser bonitos, coloridos, chamativos e, principalmente, variados. Preciso de dezenas deles, pra sempre ter uma novidade a atrair o olhar do jogador. Se der pra partir de uma premissa básica e criar dezenas de variações a partir disso, tanto melhor).
Gostaria de idéias do que fazer. Quanto mais chamativo, melhor, mas nada que impeça o jogador de ver o que está acontecendo. Quero distrair o jogador, não trapacear.
O jogo em si, ainda, não tenho certeza do que fazer, mas acho que farei algo com simetria radial (um pong onde a paleta anda na linha de um círculo). Se os efeitos puderem ser moldados seguindo essa simetria, acho que fica legal. Podem ocorrer vários efeitos na tela, ao mesmo tempo.
Ainda não pensei em que tipo de música usar, provavelmente algo relaxante, bem nova-era. Nesse jogo, acho que um ritmo bem marcado seria legal pra sincronizar os efeitos. Possivelmente farei pequenos padrões de som e seguirei tocando-os em loop, na esperança deles formarem música. Eu sei que isso é possível (já brinquei com um aplicativo assim), só não sei se vou conseguir os sons adequados.
Claro que esse projeto tem grandes chances de naufragar, mas é um ótimo laboratório.
Já foi pensado:
Brincadeiras com cores: (by Saim)
Todos os efeitos a seguir permitem variar as cores, tanto aleatoriamente quanto seguindo uma ordem, seja no tom ou na intensidade. Leia as descrições imaginando muitas cores na tela ao mesmo tempo. Eu estava escrevendo muito "pode-se bricar com cores nesse efeito", achei mais prático escrever esse parágrafo e eliminar um texto sempre repetido.
Claro que pode-se NÃO bricar com cores, também, pra valorizar o efeito que brinca (e repetir efeitos de cores acaba ficando meio chato, também). Digamos que seria meio-a-meio, na versão beta.
Efeitos de texto: (by Saim)
A mensagem (uma história) será passada por texto, então nada mais lógico que usar o texto como efeito, também. Eu já tenho uma engine pra isso, pretendo levá-la às últimas consequências.
Simetria hexagonal: (by Saim)
Pequenos objetos são criados a partir do centro da tela, em simetria hexagonal. As sprites podem ser constantes ou variadas fazer algum sentido ou serem simples forma geométricas; eles podem surgir todos ao mesmo tempo ou irem aparecendo aos poucos, do centro pra fora. Eles giram em torno do centro, com velocidade constante ou variável, podendo também ser proporcional ao raio. Dá pra brincar um bocado com esse conceito.
Holofotes: (by Saim)
Focos de luz que formem padrões, como num palco do pink floyd. Basicamente, alguns objetos que usem o blend_mode "bm_add" com sprites especialmente preparadas e um pouco de image_xscale.
Lasers: (by Saim)
Ainda na onda dos grandes shows, linhas que atravessem a tela em padrões legais podem distrair o jogador. Elas podem se movimentar em velocidades que formem padrões, ser intermitentes ou apagar em ordem definida (dando a idéia de movimento SEM havem movimento).
Doppler: (by Saim)
Objetos (criados em eventos específicos do jogo) que criam ondas circulares, que se expandem até saírem da tela ou lentamente se esvanesçam. O criador de ondas se moveria pela tela em velocidade cada vez maior (aceleração constante) e direção com variável, formando espirais, senóides ou simplesmente andando a esmo, também até sair da tela.
ondas no background: (by luiz_eldorado)
Pegar uma imagem instantânea da tela e definir como background, adicionando efeitos de esticar/comprimir via primitives. Se possível, até efeitos de luz e sombra, como se o fundo estivesse ondulando.
Última edição por saim em Sex 06 Jul 2012, 13:33, editado 1 vez(es)
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Re: [brainstorm] Efeitos especiais abstratos
Esses efeitos são muito legais, mas as cores não podem ser muito chamativas, tem que ser algo como colocar um retângulo preto meio transparente em cima dos efeitos.
Não sei se daria um bom efeito, tem uma engine do Ninja8086. Nela o background "vai e volta", dá um falso 3d, não sei como explicar.
link: searching...
Não sei se daria um bom efeito, tem uma engine do Ninja8086. Nela o background "vai e volta", dá um falso 3d, não sei como explicar.
link: searching...
Re: [brainstorm] Efeitos especiais abstratos
Se acharmos esse link, vai ser uma ótima, mas eu acho que consigo algo do gênero com primitives (tipo uma onda longitudinal vista de cima; esticar partes da imagem e comprimir outras, certo?). Mais legal ainda se eu der uma pausa nos efeitos todos, tirar um print da tela (sem os objetos do jogo em si) e usar esse print como background. Adicionado!
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Re: [brainstorm] Efeitos especiais abstratos
Tem um jogo que eu acho o maior barato: RIFF: EVERYDAY SHOOTER, eu tinha versão dele pra pc, depois "arrumei" uma pro PSP, se vocês não conhecem dêem uma olhadinha no youtube. Neste jogo os gráficos simples dão um show(o jogo e bem antigo) e o sons são riffs de guitarra extramemente agradáveis de se ouvir.
Acho que você pode tirar boas idéias dele.
Outro jogo muito bacana que controla os efeitos visuais pelo som é o BEAT HAZARD, achei a idéia muito bacana pois as fases são as músicas que se tem no PC, tentei fazer algo parecido utilizando o FMod sound system no GM8, ficou mais ou menos, vou postar assim que estiver mais jogável.
Acho que você pode tirar boas idéias dele.
Outro jogo muito bacana que controla os efeitos visuais pelo som é o BEAT HAZARD, achei a idéia muito bacana pois as fases são as músicas que se tem no PC, tentei fazer algo parecido utilizando o FMod sound system no GM8, ficou mais ou menos, vou postar assim que estiver mais jogável.
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Re: [brainstorm] Efeitos especiais abstratos
Depois de alguns anos, achei o link mas acho que isso não importa mais:
http://640kbworld.forum.st/t41-exemplo-de-movimento-de-janelas-efeito-de-zoom-no-background
Sei que tem na GMBR também, mas não achei.
http://640kbworld.forum.st/t41-exemplo-de-movimento-de-janelas-efeito-de-zoom-no-background
Sei que tem na GMBR também, mas não achei.
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