GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Problema ao entrar por uma porta e voltar por ela
por aminaro Seg 06 maio 2024, 10:08

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 11:43

» Colisões não funcionando
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 10:16

» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por pequetux Sex 26 Abr 2024, 16:45

» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18

» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30

» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07

» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45

» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51

» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31

» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11

» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21


[brainstorm] Efeitos especiais abstratos

3 participantes

Ir para baixo

[brainstorm] Efeitos especiais abstratos Empty [brainstorm] Efeitos especiais abstratos

Mensagem por saim Sex 06 Jul 2012, 10:16

Olá. Quero criar um jogo em que alguns efeitos especiais distraiam o jogador. O objetivo do jogador é continuar atento ao jogo APESAR dos efeitos estarem no pano de fundo. No final (na verdade, ao longo do jogo), existe uma mensagem a ser transmitida.
Esses efeitos, pra distrair o jogador, precisam ser bonitos, coloridos, chamativos e, principalmente, variados. Preciso de dezenas deles, pra sempre ter uma novidade a atrair o olhar do jogador. Se der pra partir de uma premissa básica e criar dezenas de variações a partir disso, tanto melhor).
Gostaria de idéias do que fazer. Quanto mais chamativo, melhor, mas nada que impeça o jogador de ver o que está acontecendo. Quero distrair o jogador, não trapacear.

O jogo em si, ainda, não tenho certeza do que fazer, mas acho que farei algo com simetria radial (um pong onde a paleta anda na linha de um círculo). Se os efeitos puderem ser moldados seguindo essa simetria, acho que fica legal. Podem ocorrer vários efeitos na tela, ao mesmo tempo.

Ainda não pensei em que tipo de música usar, provavelmente algo relaxante, bem nova-era. Nesse jogo, acho que um ritmo bem marcado seria legal pra sincronizar os efeitos. Possivelmente farei pequenos padrões de som e seguirei tocando-os em loop, na esperança deles formarem música. Eu sei que isso é possível (já brinquei com um aplicativo assim), só não sei se vou conseguir os sons adequados.

Claro que esse projeto tem grandes chances de naufragar, mas é um ótimo laboratório.

Já foi pensado:
Brincadeiras com cores: (by Saim)
Todos os efeitos a seguir permitem variar as cores, tanto aleatoriamente quanto seguindo uma ordem, seja no tom ou na intensidade. Leia as descrições imaginando muitas cores na tela ao mesmo tempo. Eu estava escrevendo muito "pode-se bricar com cores nesse efeito", achei mais prático escrever esse parágrafo e eliminar um texto sempre repetido.
Claro que pode-se NÃO bricar com cores, também, pra valorizar o efeito que brinca (e repetir efeitos de cores acaba ficando meio chato, também). Digamos que seria meio-a-meio, na versão beta.
Efeitos de texto: (by Saim)
A mensagem (uma história) será passada por texto, então nada mais lógico que usar o texto como efeito, também. Eu já tenho uma engine pra isso, pretendo levá-la às últimas consequências.
Simetria hexagonal: (by Saim)
Pequenos objetos são criados a partir do centro da tela, em simetria hexagonal. As sprites podem ser constantes ou variadas fazer algum sentido ou serem simples forma geométricas; eles podem surgir todos ao mesmo tempo ou irem aparecendo aos poucos, do centro pra fora. Eles giram em torno do centro, com velocidade constante ou variável, podendo também ser proporcional ao raio. Dá pra brincar um bocado com esse conceito.
Holofotes: (by Saim)
Focos de luz que formem padrões, como num palco do pink floyd. Basicamente, alguns objetos que usem o blend_mode "bm_add" com sprites especialmente preparadas e um pouco de image_xscale.
Lasers: (by Saim)
Ainda na onda dos grandes shows, linhas que atravessem a tela em padrões legais podem distrair o jogador. Elas podem se movimentar em velocidades que formem padrões, ser intermitentes ou apagar em ordem definida (dando a idéia de movimento SEM havem movimento).
Doppler: (by Saim)
Objetos (criados em eventos específicos do jogo) que criam ondas circulares, que se expandem até saírem da tela ou lentamente se esvanesçam. O criador de ondas se moveria pela tela em velocidade cada vez maior (aceleração constante) e direção com variável, formando espirais, senóides ou simplesmente andando a esmo, também até sair da tela.
ondas no background: (by luiz_eldorado)
Pegar uma imagem instantânea da tela e definir como background, adicionando efeitos de esticar/comprimir via primitives. Se possível, até efeitos de luz e sombra, como se o fundo estivesse ondulando.


Última edição por saim em Sex 06 Jul 2012, 13:33, editado 1 vez(es)
saim
saim

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios : [brainstorm] Efeitos especiais abstratos Empty

Medalhas x 1 Tutoriais x 6 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 3

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[brainstorm] Efeitos especiais abstratos Empty Re: [brainstorm] Efeitos especiais abstratos

Mensagem por luiz_eldorado Sex 06 Jul 2012, 13:11

Esses efeitos são muito legais, mas as cores não podem ser muito chamativas, tem que ser algo como colocar um retângulo preto meio transparente em cima dos efeitos.
Não sei se daria um bom efeito, tem uma engine do Ninja8086. Nela o background "vai e volta", dá um falso 3d, não sei como explicar.
link: searching...
luiz_eldorado
luiz_eldorado

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C
Data de inscrição : 30/07/2011
Reputação : 47
Número de Mensagens : 928
Prêmios : [brainstorm] Efeitos especiais abstratos Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://luizpontes.tk/

Ir para o topo Ir para baixo

[brainstorm] Efeitos especiais abstratos Empty Re: [brainstorm] Efeitos especiais abstratos

Mensagem por saim Sex 06 Jul 2012, 13:30

Se acharmos esse link, vai ser uma ótima, mas eu acho que consigo algo do gênero com primitives (tipo uma onda longitudinal vista de cima; esticar partes da imagem e comprimir outras, certo?). Mais legal ainda se eu der uma pausa nos efeitos todos, tirar um print da tela (sem os objetos do jogo em si) e usar esse print como background. Adicionado!
saim
saim

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios : [brainstorm] Efeitos especiais abstratos Empty

Medalhas x 1 Tutoriais x 6 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 3

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[brainstorm] Efeitos especiais abstratos Empty Re: [brainstorm] Efeitos especiais abstratos

Mensagem por cascavelo Sex 06 Jul 2012, 14:08

Tem um jogo que eu acho o maior barato: RIFF: EVERYDAY SHOOTER, eu tinha versão dele pra pc, depois "arrumei" uma pro PSP, se vocês não conhecem dêem uma olhadinha no youtube. Neste jogo os gráficos simples dão um show(o jogo e bem antigo) e o sons são riffs de guitarra extramemente agradáveis de se ouvir.
Acho que você pode tirar boas idéias dele.
Outro jogo muito bacana que controla os efeitos visuais pelo som é o BEAT HAZARD, achei a idéia muito bacana pois as fases são as músicas que se tem no PC, tentei fazer algo parecido utilizando o FMod sound system no GM8, ficou mais ou menos, vou postar assim que estiver mais jogável.
cascavelo
cascavelo

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : A - A - A - A - A -A -C
Data de inscrição : 08/12/2011
Reputação : 71
Número de Mensagens : 1011
Prêmios : [brainstorm] Efeitos especiais abstratos Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 2 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[brainstorm] Efeitos especiais abstratos Empty Re: [brainstorm] Efeitos especiais abstratos

Mensagem por luiz_eldorado Sex 13 Jul 2012, 14:54

Depois de alguns anos, achei o link mas acho que isso não importa mais:
http://640kbworld.forum.st/t41-exemplo-de-movimento-de-janelas-efeito-de-zoom-no-background
Sei que tem na GMBR também, mas não achei.
luiz_eldorado
luiz_eldorado

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C
Data de inscrição : 30/07/2011
Reputação : 47
Número de Mensagens : 928
Prêmios : [brainstorm] Efeitos especiais abstratos Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://luizpontes.tk/

Ir para o topo Ir para baixo

[brainstorm] Efeitos especiais abstratos Empty Re: [brainstorm] Efeitos especiais abstratos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos