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Drops - Editor de script
2 participantes
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Drops - Editor de script
Achei interessante montar este drops para mostrar que um script como é fácil montar um script para ajudar em seu jogo.
Primeiro montar um script não é tão diferente de montar um executa code o que você deve saber é que você usara os scripts dentro do execute code e um script acaba se tornando um comando então será necessário () assim como draw_test tem que se colocado onde e qual texto você quer colocar.
E para isso você no script tem de saber onde o que você colocou lá no executa code e para isso você usa argumentos em GML argument, e você pode usar no máximo 16 arguments e eles são:
agument0
argument1
argument2
argument3
.
.
.
argument14
argument15
Mas você me disse que são 16, mas só montra 15! Na verdade são 16 porque contasse também o 0.
Agora para tomar de exemplo irei usar uma regra de 3 que usei na aula 9 e pode ser usada lá quando pronto:
Na aula o que foi feto:
E em nosso script o que faremos?
Iremos substituir os números e variáveis por argumentos:
Outra coisa muito importante é o nome de seu script porque será o que você devera escrever para chamá-lo então na área Name: coloque o nome de nosso script que será: regra_de_tres
Agora em nosso script onde tem:
Pode ser substituído por:
Mas você vai me perguntar: Pra que isso eu não podia deixar como antes?
Deixar como antes você podia, mas assim você pode usar em qualquer hora em qualquer lugar imagina que você faz um código grande que você terá de repeti-lo muitas vezes só mudando alguns valores ai você faz um script para facilitar sua visualizar e também com mais comandos você tem mais possibilidades de fazer varias coisas.
Mas esse script ainda tem um defeito você só conseguira usar ele usando se você tiver a var barra_de_vida para resolver esse problema podemos fazer algo como foi feito quando criamos nosso dano, lá nos retornamos a id do obj_dano que esta sendo criado. Então temos um comando retornado um valor e para fazer isso em um script temos que usar o comando return ele faz com que os valores conseguem retornar e ser colocado em uma var e isso ficam assim no script:
O return dispensa o uso de = (igual) tudo que tiver na frente dele e agora no execute code ficara:
Galera, espero que tenham gostado e comecem a fazer seus scripts para melhorar seus jogos.
Primeiro montar um script não é tão diferente de montar um executa code o que você deve saber é que você usara os scripts dentro do execute code e um script acaba se tornando um comando então será necessário () assim como draw_test tem que se colocado onde e qual texto você quer colocar.
E para isso você no script tem de saber onde o que você colocou lá no executa code e para isso você usa argumentos em GML argument, e você pode usar no máximo 16 arguments e eles são:
agument0
argument1
argument2
argument3
.
.
.
argument14
argument15
Mas você me disse que são 16, mas só montra 15! Na verdade são 16 porque contasse também o 0.
Agora para tomar de exemplo irei usar uma regra de 3 que usei na aula 9 e pode ser usada lá quando pronto:
Na aula o que foi feto:
- Código:
Barra_vida = vida * 100 / 5
E em nosso script o que faremos?
Iremos substituir os números e variáveis por argumentos:
- Código:
Barra_vida = argumen0 * argument1 / argument2
Outra coisa muito importante é o nome de seu script porque será o que você devera escrever para chamá-lo então na área Name: coloque o nome de nosso script que será: regra_de_tres
Agora em nosso script onde tem:
- Código:
barra_vida = vida * 100 / 5
Pode ser substituído por:
- Código:
regra_de_tres(vida,100,5)
Mas você vai me perguntar: Pra que isso eu não podia deixar como antes?
Deixar como antes você podia, mas assim você pode usar em qualquer hora em qualquer lugar imagina que você faz um código grande que você terá de repeti-lo muitas vezes só mudando alguns valores ai você faz um script para facilitar sua visualizar e também com mais comandos você tem mais possibilidades de fazer varias coisas.
Mas esse script ainda tem um defeito você só conseguira usar ele usando se você tiver a var barra_de_vida para resolver esse problema podemos fazer algo como foi feito quando criamos nosso dano, lá nos retornamos a id do obj_dano que esta sendo criado. Então temos um comando retornado um valor e para fazer isso em um script temos que usar o comando return ele faz com que os valores conseguem retornar e ser colocado em uma var e isso ficam assim no script:
- Código:
return argumen0 * argument1 / argument2
O return dispensa o uso de = (igual) tudo que tiver na frente dele e agora no execute code ficara:
- Código:
Regra_de_tres = regra_de_tres(vida,100,5)
Galera, espero que tenham gostado e comecem a fazer seus scripts para melhorar seus jogos.
reddragon- Data de inscrição : 19/03/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 267
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Re: Drops - Editor de script
bem legal mas eu queria saber uma coisa... os scrips do gm é parecido com os do logic basic ??? se naum for você pode me dizer se tem algum programa que usa o mesmo script pois tenho vontade de aprender esses scripts
cabritox- Data de inscrição : 27/09/2008
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