GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» player não consegue andar
por lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33

» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22

» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31

» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23

» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49

» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58

» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36

» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36

» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33

» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51

» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28

» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18

» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08

» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10

» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16

» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40

» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01

» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45

» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34

» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28

» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48

» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54

» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14

» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50


Atravessar plataforma e parar em cima dela

+4
CPinheiro
Gusba
VerdiMare
handeter
8 participantes

Ir para baixo

Atravessar plataforma e parar em cima  dela Empty Atravessar plataforma e parar em cima dela

Mensagem por handeter Qua 25 Fev 2009, 14:23

Eu gostaria de saber como eu faço para fazer meu personagem pular de baixo de uma plataforma atravessar ela e quando cair, parar em cima dela.

Eu ja li topicos com duvidas parecidas com essa study , mas msm assim n conseguir descobrir o q tinha q fazer scratch Sad

Se alguem souber por favor me responda.

qualquer ajuda é bem vinda cheers

e se puder, vir com comandos do game maker.
mas pode ser tb com codigos lol!

flws
handeter
handeter

Data de inscrição : 19/02/2009
Reputação : 0
Número de Mensagens : 28
Prêmios : Atravessar plataforma e parar em cima  dela Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Atravessar plataforma e parar em cima  dela Empty Re: Atravessar plataforma e parar em cima dela

Mensagem por VerdiMare Qua 25 Fev 2009, 14:59

podscré queria também fazer isto mas parece q não dar Mad
bom tenha criatividade se ninguem le responder!

Até mais Very Happy
VerdiMare
VerdiMare

Data de inscrição : 21/02/2009
Reputação : 0
Número de Mensagens : 679
Prêmios : Atravessar plataforma e parar em cima  dela Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Atravessar plataforma e parar em cima  dela Empty Re: Atravessar plataforma e parar em cima dela

Mensagem por handeter Qua 25 Fev 2009, 15:07

Sad eu estou um tempao lendo uns topicos e n consigo nada
study
handeter
handeter

Data de inscrição : 19/02/2009
Reputação : 0
Número de Mensagens : 28
Prêmios : Atravessar plataforma e parar em cima  dela Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Atravessar plataforma e parar em cima  dela Empty Re: Atravessar plataforma e parar em cima dela

Mensagem por Gusba Qua 25 Fev 2009, 19:06

coloca a plataforma como NAO solida, nao faça NENHUM evento de colisao com ela, e no step do jogador coloca:

Código:
if (place_meeting(x,y+1,obj_plataforma) and vspeed >= 0) {
      vspeed = 0;
      y -= 1;
}


no lugar de obj_plataforma coloque o nome do seu objeto
Gusba
Gusba

Data de inscrição : 03/08/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 1156
Prêmios : Atravessar plataforma e parar em cima  dela Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://www.ciganospictures.hd1.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Atravessar plataforma e parar em cima  dela Empty Re: Atravessar plataforma e parar em cima dela

Mensagem por handeter Qui 26 Fev 2009, 15:48

Gusba + uma vez brigado por tentar ajudar cheers

Depois de muito tentar study eu coloquei esse codigo no step do meu personagem e deu certo Cool

Codigo
while (place_meeting(x,y,obj_plataforma)) {
y -= 1;
if (vspeed >= 0) {
vspeed = 0;
}
}

O unico problema é q depois de atravessar a plataforma ele da um pulo a mais e depois cai em cima do jeito q eu queria
Se n fosse o pulo a mais tava perfeito, mas ate q esse pulo a mais n tem muito problema, entao eu acho q esse problema pra mim foi resolvido. cheers

Eu tentei o seu codigo, mas ele pula por cima da plataforma cai em cima dela mas ai ele perde a animaçao e fica parado e tem q sair da plataforma para voltar ao normal. scratch

Mas mais uma vez vlw por ajudar
handeter
handeter

Data de inscrição : 19/02/2009
Reputação : 0
Número de Mensagens : 28
Prêmios : Atravessar plataforma e parar em cima  dela Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Atravessar plataforma e parar em cima  dela Empty Re: Atravessar plataforma e parar em cima dela

Mensagem por Gusba Qui 26 Fev 2009, 15:58

cara, acredito q esse codigo q deu certo tambem é meu =D

mas q bom que deu certo!
Gusba
Gusba

Data de inscrição : 03/08/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 1156
Prêmios : Atravessar plataforma e parar em cima  dela Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://www.ciganospictures.hd1.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Atravessar plataforma e parar em cima  dela Empty Re: Atravessar plataforma e parar em cima dela

Mensagem por CPinheiro Qui 26 Fev 2009, 16:11

Isso não é difícil. O metodo ideal é verificar se o y da plataforma é menor do que o y do personagem. Se for, a plataforma torna-se não-sólida. Se o y da plataforma por maior que o y do personagem (se a plataforma estiver em baixo), ela se torna sólida.

Estou usando isso em um projeto meu, é realmente útil. ;)
CPinheiro
CPinheiro

Data de inscrição : 01/06/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 1015
Prêmios : Atravessar plataforma e parar em cima  dela Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://supermariobrasileiro.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Atravessar plataforma e parar em cima  dela Empty Re: Atravessar plataforma e parar em cima dela

Mensagem por rodrigo1434 Qui 26 Fev 2009, 20:01

Tambem acho o metodo do Cpinheiro mais simples e eficaz, por sempre tenho bugs mortais com colisão e acho q o simples é melhor Happy


Última edição por rodrigo1434 em Sáb 14 Mar 2009, 13:52, editado 1 vez(es)
rodrigo1434
rodrigo1434

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C
Data de inscrição : 25/04/2008
Reputação : 5
Número de Mensagens : 324
Prêmios : Atravessar plataforma e parar em cima  dela Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://brasilgame.forumbrasil.net

Ir para o topo Ir para baixo

Atravessar plataforma e parar em cima  dela Empty Re: Atravessar plataforma e parar em cima dela

Mensagem por Gusba Qui 26 Fev 2009, 20:20

eu nao acho muito bom, mas cada um cada um xD
Gusba
Gusba

Data de inscrição : 03/08/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 1156
Prêmios : Atravessar plataforma e parar em cima  dela Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://www.ciganospictures.hd1.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Atravessar plataforma e parar em cima  dela Empty Re: Atravessar plataforma e parar em cima dela

Mensagem por handeter Sex 13 Mar 2009, 12:23

oi gente tem como fazer o personagem n dar um pulo a mais modificando esse codigo?

Código:

while (place_meeting(x,y,obj_plataforma)) {
    y -= 1;
    if (vspeed >= 0) {
        vspeed = 0;
    }
}
handeter
handeter

Data de inscrição : 19/02/2009
Reputação : 0
Número de Mensagens : 28
Prêmios : Atravessar plataforma e parar em cima  dela Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Atravessar plataforma e parar em cima  dela Empty Re: Atravessar plataforma e parar em cima dela

Mensagem por Janx Sex 13 Mar 2009, 13:19

claro.

while (place_meeting(x,y,obj_plataforma))
{
if vspeed >= 0
{ vspeed = 0;
y -= 1;}
}

flwss
Janx
Janx

Data de inscrição : 24/05/2008
Reputação : 14
Número de Mensagens : 2417
Prêmios : Atravessar plataforma e parar em cima  dela Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 2 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Atravessar plataforma e parar em cima  dela Empty Re: Atravessar plataforma e parar em cima dela

Mensagem por M.A.S. Dom 15 Mar 2009, 09:54

Ao invés do vspeed, eu usaria o yprevious e o y. Nem sempre se usa o vspeed, mas o movimento de acordo com a posição anterior e a atual é sempre válido.

Código:
if (place_meeting(x,y+1,obj_plataforma) and (yprevious < y)) then
begin
      vspeed = 0;
      y := (position_meeting(x,y+1,obj_plataforma)).y - 1;
end;

Só que o pivô da instância que pula tem que estar na base do sprite e o pivô da plataforma, no topo do sprite.
M.A.S.
M.A.S.

Data de inscrição : 03/01/2009
Reputação : 0
Número de Mensagens : 377
Prêmios : Atravessar plataforma e parar em cima  dela Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Atravessar plataforma e parar em cima  dela Empty Re: Atravessar plataforma e parar em cima dela

Mensagem por CPinheiro Dom 15 Mar 2009, 10:02

Não conhecida o yprevious, M.A.S. Como ele funciona?
Ah, para evitar erros com os offsets dos sprites, é bom fazer isso:

Código:
if (place_meeting(x,y-sprite_yoffset+sprite_height+1,obj_plataforma) and (yprevious < y)) then
begin
      vspeed = 0;
      y := (position_meeting(x,y+1,obj_plataforma)).y - 1;
end;

Mas claro, para não dar erros, o sprite deve se resumir no jogador, sem deixar espaços verticalmente.
CPinheiro
CPinheiro

Data de inscrição : 01/06/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 1015
Prêmios : Atravessar plataforma e parar em cima  dela Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://supermariobrasileiro.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Atravessar plataforma e parar em cima  dela Empty Re: Atravessar plataforma e parar em cima dela

Mensagem por M.A.S. Dom 15 Mar 2009, 10:45

Não conhecida o yprevious, M.A.S. Como ele funciona?

O xprevious e o yprevious são as posições x e y da instância no step anterior ao atual. Se você icrementa 1 pixel ao x a cada step, o valor de xprevious no momento em que x for 30 será 29.

Dessa forma saberíamos se a instância está subindo ou descendo mesmo que ela não use o vspeed.
M.A.S.
M.A.S.

Data de inscrição : 03/01/2009
Reputação : 0
Número de Mensagens : 377
Prêmios : Atravessar plataforma e parar em cima  dela Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Atravessar plataforma e parar em cima  dela Empty Re: Atravessar plataforma e parar em cima dela

Mensagem por freelipe Dom 15 Mar 2009, 17:23

Bem, eu só irei responder a sua pergunta, o resto é você quem irá fazer.

1-Criar estes objetos:
-Um obj_personagem
-Um obj_bloco

2-Programar o obj_personagem
-Adicione um evento de colisão com o obj_bloco
-No evento adicione um código e escreva:

Código:
if global.solido=true
if vspeed>-0.1
{
if other.y-16>y
{
x=self.x
y=other.y-32
vspeed=0
solo=true
}
}
else
{
//nenhum//
}


3-Programar o obj_bloco
-Adicione um evento create.
-No evento adicione um código e escreva:

Código:
global.solido=false

-Adicione um evento step.
-No evento adicione um código e escreva:

Código:
 if obj_personagem.y<y and distance_to_object(obj_personagem)<4{global.solido=true}
 

 



PRONTO!!
Coloque seu obj_personagem e seu obj_bloco na room e teste!! Smile
freelipe
freelipe

Data de inscrição : 08/03/2009
Reputação : 0
Número de Mensagens : 113
Prêmios : Atravessar plataforma e parar em cima  dela Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Atravessar plataforma e parar em cima  dela Empty Re: Atravessar plataforma e parar em cima dela

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos