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por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50
Movimento de água [tutorial]
4 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
Movimento de água [tutorial]
Nome: Movimento de Água 3D
Nível de dificuldade: mediano
Requerimentos: Game Maker 8 - Pro (Testado no 8, mas possa ser que funcione no 7)
Bem pessoal, vamos começar criando um objeto que vamos chamar de 'obj_cam'. (Que além da câmera vai ser nosso personagem)
Adicione no CREATE o código:
No STEP adicione:
No evento DRAW coloque:
Agora vamos criar um objeto e chama-lo de obj_agua.
No CREATE vamos adicionar:
No STEP adicione:
No DRAW coloque:
Adicione um background com essa textura de 256x256 e nomeio de bac_agua:
Conclusão: Não é o objeto que si move, sim a textura.
Para ver se funcionou, crie uma room e adicione o obj_cam, seria interessante colocar uma cor preta no fundo.
Quem não conseguiu montar a engine, aqui está o trabalho pronto.
Bem pessoal é isso, espero que tenham gostado, até a próxima!
Nível de dificuldade: mediano
Requerimentos: Game Maker 8 - Pro (Testado no 8, mas possa ser que funcione no 7)
Câmera
Bem pessoal, vamos começar criando um objeto que vamos chamar de 'obj_cam'. (Que além da câmera vai ser nosso personagem)
Adicione no CREATE o código:
- Código:
d3d_start()
d3d_set_perspective(true)
d3d_set_hidden(false)
d3d_set_culling(false)
texture_set_interpolation(true)
draw_set_color(c_black)
d3d_set_fog(true,c_black,1000,2500)
- Código:
instance_create(x,y,obj_agua)
angle=0
xto=0
yto=0
zto=0
friction=0.4
No STEP adicione:
- Código:
if keyboard_check(vk_left) {angle+=4}
if keyboard_check(vk_right) {angle-=4}
- Código:
xto=x+cos(angle*pi/180)
yto=y-sin(angle*pi/180)
zto=10
No evento DRAW coloque:
- Código:
d3d_set_projection(x,y,10,xto,yto,zto,0,0,1)
Água
Agora vamos criar um objeto e chama-lo de obj_agua.
No CREATE vamos adicionar:
- Código:
move=0;
move2=0;
No STEP adicione:
- Código:
move-=.8;
if move<0 then move=512-1;
move2-=.2;
if move2<0 then move2=512-.1;
No DRAW coloque:
- Código:
draw_set_alpha(.6);
- Código:
d3d_draw_floor(-256*8,-256*8+move,0,256*8,256*8+move,0,background_get_texture(bac_agua),16,16);
d3d_draw_floor(-256*8,-256*8-move2,0,256*8,256*8-move2,-1,background_get_texture(bac_agua),16,16);
draw_set_color(c_white);
Adicione um background com essa textura de 256x256 e nomeio de bac_agua:
Conclusão: Não é o objeto que si move, sim a textura.
Para encerrar...
Para ver se funcionou, crie uma room e adicione o obj_cam, seria interessante colocar uma cor preta no fundo.
Quem não conseguiu montar a engine, aqui está o trabalho pronto.
Bem pessoal é isso, espero que tenham gostado, até a próxima!
Thiago_o_programador- Games Ranking :
Notas recebidas : D - C - D - C
Data de inscrição : 14/05/2009
Reputação : 7
Número de Mensagens : 713
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 1
x 0 x 0 x 0
Re: Movimento de água [tutorial]
Bom não vou tentar,mas pelo jeito deve ser muito legal.
Você explica seus tutos muito bem parabéns viu
Você explica seus tutos muito bem parabéns viu
GamerGM- Data de inscrição : 23/06/2012
Reputação : 1
Número de Mensagens : 17
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Tutorial Aprovado
Wow , que efeito bacana.
Gostei do modo que voce explicou objetivamente o que queria ensinar.
Simples , funcional , atraente e explicativo.
Gostei do modo que voce explicou objetivamente o que queria ensinar.
Simples , funcional , atraente e explicativo.
Aprovado.
Re: Movimento de água [tutorial]
___________________________________________
ERROR in
action number 1
of Create Event
for object obj_cam:
Error in code at line 1:
d3d_start()
^
at position 1: This function is not available in the Lite Edition.
deu erro
Re: Movimento de água [tutorial]
Valeu pessoal, é muito bom poder contribuir com o pessoal! ;)
lolkack essas funções d3d funcionam apenas na versão PRO.
lolkack essas funções d3d funcionam apenas na versão PRO.
Thiago_o_programador- Games Ranking :
Notas recebidas : D - C - D - C
Data de inscrição : 14/05/2009
Reputação : 7
Número de Mensagens : 713
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 1
x 0 x 0 x 0
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