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[tutorial] Criando Água ao estilo Minecraft
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[tutorial] Criando Água ao estilo Minecraft
Criando Água ao estilo Minecraft
Estilosa
Detalhes
Criador: Tedi
Idéia Base: Minecraft e Terraria
Versão do GM: GM Lite e Pro
Dificuldade: Depende
Introdução
O que vai ser ensinado:
A idéia aqui é fazer um sistema de água como a do Minecraft, na qual a água escorre por objetos sólidos, mas quando não há nada a baixo, ou aos lados, ela cai, o sistema funcionou perfeitamente aqui no PC, só ocorreu um pequeno lag quando muitos objetos água se criaram.... {OPS, LAG CORRIGIDO}
Imagens:
O que realmente acontece aqui:
A idéia é:
-Checar se existe algum objeto abaixo do objeto água
Se não existir:
-Criar um objeto abaixo
Se Existir:
-Checar se existe algum objeto ao lado esquerdo
Se não existir
-Criar água ao lado esquerdo
-Checar se existe algum objeto ao lado direito
Se não existir
-Criar água ao lado direito
Let it rip:
Bem começamos criando as sprites:
Sprites
Crie 2 sprites:
spr_solido
spr_agua
Pronto, isso é bem simples...
Objetos
Crie 2 objetos
obj_solido
obj_agua
No obj_solido, apenas marque-o como Solid e coloque a sprite spr_solido
No obj_agua, coloque a sprite spr_agua
E no Create Event coloque o seguinte código:
(o codigo esta um pouco grande, mas é necessário para não ocorrer lag)
Explicação:
Aqui nós criamos 8 variáveis para nos auxiliar mais tarde.
place_meeting: Retorna True(verdadeiro) se houver um objeto na posição x e y indicada, ou False se não houver
Bem, agora vamos fazer a mágica da coisa, vamos fazer o script para checar espaços livres e criar objetos, mas, não será possível colocar no create event, pois:
O create event executa seus códigos ao iniciar o jogo, e se colocarmos nele, o jogo vai travar, pois estará criando e criando e criando objetos sem parar...
Por isso vamos fazer isso em um evento alarm (até fará o efeito parecido com o próprio minecraft, pois ele demora um pouco para criar a água (principalmente a lava)
Então, no create event ainda, coloque:
Explicação:
Alarm[0] - chama o evento alarm 0
Room_speed - é equivalente a 1 segundo (padrão são 30 frames)
Agora vamos a mágica da coisa, no evento Alarm 0 coloque:
Explicação no próprio código
Pronto, agora é só mapear sua room e ver o resultado =D
VOCEIS: PERAAEEEEEE, isso ta lagado pra caramba!!!!
TEDI: Claro (é porque eu sou um troll mesmo) É porque a agua, se sair da room, continua a se criar, lagando tudo ;D
Pra isso vc só precisa fazer:
Pronto, agora sim, mapeie a room, de os créditos a mim kkk
DUVIDAS, COMO SEMPRE, POSTE AQUI OK?!
Flws
Abre o spoiler
Estilosa
Detalhes
Criador: Tedi
Idéia Base: Minecraft e Terraria
Versão do GM: GM Lite e Pro
Dificuldade: Depende
Introdução
O que vai ser ensinado:
A idéia aqui é fazer um sistema de água como a do Minecraft, na qual a água escorre por objetos sólidos, mas quando não há nada a baixo, ou aos lados, ela cai, o sistema funcionou perfeitamente aqui no PC, só ocorreu um pequeno lag quando muitos objetos água se criaram.... {OPS, LAG CORRIGIDO}
Imagens:
O que realmente acontece aqui:
A idéia é:
-Checar se existe algum objeto abaixo do objeto água
Se não existir:
-Criar um objeto abaixo
Se Existir:
-Checar se existe algum objeto ao lado esquerdo
Se não existir
-Criar água ao lado esquerdo
-Checar se existe algum objeto ao lado direito
Se não existir
-Criar água ao lado direito
Let it rip:
Bem começamos criando as sprites:
Sprites
Crie 2 sprites:
spr_solido
spr_agua
Pronto, isso é bem simples...
Objetos
Crie 2 objetos
obj_solido
obj_agua
No obj_solido, apenas marque-o como Solid e coloque a sprite spr_solido
No obj_agua, coloque a sprite spr_agua
E no Create Event coloque o seguinte código:
(o codigo esta um pouco grande, mas é necessário para não ocorrer lag)
- Código:
cima_solido=place_meeting(x,y-1,ob_solido)
baixo_solido=place_meeting(x,y+1,ob_solido)
esquerda_solido=place_meeting(x-1,y,ob_solido)
direita_solido=place_meeting(x+1,y,ob_solido)
cima_agua=place_meeting(x,y-1,ob_agua)
baixo_agua=place_meeting(x,y+1,ob_agua)
esquerda_agua=place_meeting(x-1,y,ob_agua)
direita_agua=place_meeting(x+1,y,ob_agua)
Explicação:
Aqui nós criamos 8 variáveis para nos auxiliar mais tarde.
place_meeting: Retorna True(verdadeiro) se houver um objeto na posição x e y indicada, ou False se não houver
Bem, agora vamos fazer a mágica da coisa, vamos fazer o script para checar espaços livres e criar objetos, mas, não será possível colocar no create event, pois:
O create event executa seus códigos ao iniciar o jogo, e se colocarmos nele, o jogo vai travar, pois estará criando e criando e criando objetos sem parar...
Por isso vamos fazer isso em um evento alarm (até fará o efeito parecido com o próprio minecraft, pois ele demora um pouco para criar a água (principalmente a lava)
Então, no create event ainda, coloque:
- Código:
alarm[0]+=room_speed
Explicação:
Alarm[0] - chama o evento alarm 0
Room_speed - é equivalente a 1 segundo (padrão são 30 frames)
Agora vamos a mágica da coisa, no evento Alarm 0 coloque:
- Código:
if baixo_solido=false and baixo_agua=false //Se não houver nenhum objeto abaixo
{
instance_create(x,y+32,ob_agua) //Cria um objeto agua
}
else
{
if esquerda_solido=false and esquerda_agua=false //Se não houver nenhum objeto a esquerda
{
instance_create(x-32,y,ob_agua) //Cria um objeto agua
}
if direita_solido=false and direita_agua=false //Se não houver nenhum objeto a direita
{
instance_create(x+32,y,ob_agua) //Cria um objeto agua
}
}
Explicação no próprio código
Pronto, agora é só mapear sua room e ver o resultado =D
VOCEIS: PERAAEEEEEE, isso ta lagado pra caramba!!!!
TEDI: Claro (é porque eu sou um troll mesmo) É porque a agua, se sair da room, continua a se criar, lagando tudo ;D
Pra isso vc só precisa fazer:
Pronto, agora sim, mapeie a room, de os créditos a mim kkk
DUVIDAS, COMO SEMPRE, POSTE AQUI OK?!
Flws
Abre o spoiler
- SE VC QUER A AGUA MAIS REALISTA, CLICA AQUI!:
Bem, depois de alguns minutos tentando, alguns 5 minutinhos, terminei um efeitosinho pra agua...
EDiçOes nos objetos:
-Na sprite da Agua, adicione mais 2 subimages, pra fazer a agua caindo, desta forma:
(image 0 - agua normal
image 1 - agua caindo pra direita
image 2 - agua caindo pra esquerda)
-No objeto agua, acrecente o seguinte codigo ao create:- Código:
image_speed=0
descida=false
-No Alarm 0, mudamos a primeira parte do codigo:- Código:
if baixo_solido=false and baixo_agua=false
{
instance_create(x,y+32,ob_agua)
descida=true //Acrecenta isso aqui
}
else
{
...
-E no evento Step, colocamos isto:- Código:
if descida=true //Se criar um objeto agua em baixo dele, ou seja, a agua descer
{
if direita_agua=true and esquerda_agua=false and cima_agua=false //se vier agua só da direita
{image_index=2}
if direita_agua=false and esquerda_agua=true and cima_agua=false //se vier agua só da esquerda
{image_index=1}
if direita_agua=true and esquerda_agua=true//se vier agua dos 2 lados
{image_index=0}
}
Pronto, o resultado é esse akI:
Última edição por Tedi Ripper em Ter 07 Fev 2012, 08:01, editado 1 vez(es)
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Re: [tutorial] Criando Água ao estilo Minecraft
, cara, tava precisando disso á muito tempo, este tutorial está perfeito, e ainda não vi nenhum outro que fale disso. Muito obrigado camarada!
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Re: [tutorial] Criando Água ao estilo Minecraft
Funcionou perfeitamente, além de ser muito Util, está bem explicado, parabéns,continue assim , só acho que a agua ficaria muito mais liquida, se dependendo da posicao dela, ela trocasse de Sprite, fazendo que com que parecesse que a agua está caindo mesmo
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Re: [tutorial] Criando Água ao estilo Minecraft
Vlw ai galera
mas acho que a ideia é simples e complexa ao mesmo tempo.
vc tem que checar de onde vem a agua pelos lados, ou de que lado ela vem, se vier só de um lado, ai ela fica com grafico de queda e talz.
talvez eu faço isso, mas tenho que ta com muita vontade xD
flws
--EDIT--
consegui fazer (é mais facil do que parece)
vo posta no tutorial
Cara, ai vai da pessoa, eu fiz minha parte xDsó acho que a agua ficaria muito mais liquida, se dependendo da posicao dela, ela trocasse de Sprite, fazendo que com que parecesse que a agua está caindo mesmo
mas acho que a ideia é simples e complexa ao mesmo tempo.
vc tem que checar de onde vem a agua pelos lados, ou de que lado ela vem, se vier só de um lado, ai ela fica com grafico de queda e talz.
talvez eu faço isso, mas tenho que ta com muita vontade xD
flws
--EDIT--
consegui fazer (é mais facil do que parece)
vo posta no tutorial
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Re: [tutorial] Criando Água ao estilo Minecraft
Bem... não diria que é ao estilo Minecraft, porque o sistema da água/lava procura o bloco mais próximo pra cair (3D), diria que está mais para Terraria, mesmo assim a água do Terraria é mais rápida... vamos dizer que é uma mistura dos 2! '
Ótimo tutorial!
Uma sugestão é fazer um limite em que a água vai para a horizontal, que nem a do Minecraft que, se não me engano são 7 blocos!
Flw!
Ótimo tutorial!
Uma sugestão é fazer um limite em que a água vai para a horizontal, que nem a do Minecraft que, se não me engano são 7 blocos!
Flw!
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Re: [tutorial] Criando Água ao estilo Minecraft
bem, ai ja é outra historia xD
ah, achei varios bugs no tutorial, n sei como resolver e tbm nao quero resolve-los xD
ex:
Isso acontece pq no codigo, verifica-se se existe um objeto solido, ou agua, se existir, ele nao cria ali, entao, ai buga, pq se eu tirar isso, ele vai criar em cima da propria agua, ai vai lagando, pq fica diverços objetos agua na room, mas isso é muuiiitooo chato de arruma, tipo, precisaria checar se ja existe um objeto agua, ai se existir, calcular os objetos ao redor pra ver ser pode ser criado ou nao, ai se der.....
flw
ah, achei varios bugs no tutorial, n sei como resolver e tbm nao quero resolve-los xD
ex:
Isso acontece pq no codigo, verifica-se se existe um objeto solido, ou agua, se existir, ele nao cria ali, entao, ai buga, pq se eu tirar isso, ele vai criar em cima da propria agua, ai vai lagando, pq fica diverços objetos agua na room, mas isso é muuiiitooo chato de arruma, tipo, precisaria checar se ja existe um objeto agua, ai se existir, calcular os objetos ao redor pra ver ser pode ser criado ou nao, ai se der.....
flw
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Re: [tutorial] Criando Água ao estilo Minecraft
Talvez você devesse mudar a água de posição ao invés de criar água. Ficar criando água indefinidamente vai acabar por inundar todo o jogo. Acho que uma máquina de estados finitos cairia bem, aqui: você usaria estados como "água parada", "água caindo", "água correndo" e pra sair do estado "água parada", usaria o create e eventos em outros objetos (como a destruição de uma represa, por exemplo).
Por outro lado, você pode QUERER inundar o jogo. Nesse caso, eu sugiro usar um novo objeto "fonte d'água", que criaria instâncias de água por um tempo determinado (ou ad eternum, ficaria a critério do desenvolvedor).
Vou ver se consigo bolar alguma coisa e, se conseguir, retorno.
Por outro lado, você pode QUERER inundar o jogo. Nesse caso, eu sugiro usar um novo objeto "fonte d'água", que criaria instâncias de água por um tempo determinado (ou ad eternum, ficaria a critério do desenvolvedor).
Vou ver se consigo bolar alguma coisa e, se conseguir, retorno.
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Re: [tutorial] Criando Água ao estilo Minecraft
O resultado ficou muito bom, com a Agua mais realistica, mas eu encontrei um Bug.
Se dois objetos agua, estiverem para criar um obj de agua no mesmo lugar, o lugar vai ter 2 objetos, como eu usei uma sprite transparente, dá para ver que ficou bugado.
Bom tutorial, mesmo tendo alguns Bugs, acho que deveria ir para o índice.
Se dois objetos agua, estiverem para criar um obj de agua no mesmo lugar, o lugar vai ter 2 objetos, como eu usei uma sprite transparente, dá para ver que ficou bugado.
Bom tutorial, mesmo tendo alguns Bugs, acho que deveria ir para o índice.
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BUG
no meu deu o mesmo bug do Funkbuster, se dois objetos agua se colidirem eles ficam mais claros tip
Re: [tutorial] Criando Água ao estilo Minecraft
aki n deu
ta dando isso
___________________________________________
ERROR in
action number 1
of Create Event
for object obj_agua:
Error in code at line 1:
cima_solido=place_meeting(x,y-1,ob_solido)
^
at position 33: Unknown variable ob_solido
ta dando isso
___________________________________________
ERROR in
action number 1
of Create Event
for object obj_agua:
Error in code at line 1:
cima_solido=place_meeting(x,y-1,ob_solido)
^
at position 33: Unknown variable ob_solido
jharik- Data de inscrição : 19/03/2012
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Re: [tutorial] Criando Água ao estilo Minecraft
jharik escreveu:aki n deu
ta dando isso
___________________________________________
ERROR in
action number 1
of Create Event
for object obj_agua:
Error in code at line 1:
cima_solido=place_meeting(x,y-1,ob_solido)
^
at position 33: Unknown variable ob_solido
alguem escreveu obj errado, ta ob_solido ao invez de obj_solido
Guisão- Data de inscrição : 25/04/2011
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Re: [tutorial] Criando Água ao estilo Minecraft
talvez vc trocou os nomes dos objetos....
edit: opss, o guisao postou antes
edit: opss, o guisao postou antes
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Re: [tutorial] Criando Água ao estilo Minecraft
Pô cara , ficou bem legal , mas no meu aqui ficou bugando pra valer , deu um lag tremendo aqui o personagem do meu jogo andava em câmera lenta por causa do Lag , se tiver uma solução para parar de lagar seria legal . agradeço flw
Mixer- Data de inscrição : 08/04/2012
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x 0 x 0 x 0
Re: [tutorial] Criando Água ao estilo Minecraft
Você colocou o evento do "Outside Room" e um instance_destroy() depois?
Outside Room
Destroy Instance
Outside Room
Destroy Instance
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Re: [tutorial] Criando Água ao estilo Minecraft
não mas vou tentar , qualquer coisa eu comento de novo
Mixer- Data de inscrição : 08/04/2012
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x 0 x 0 x 0
Re: [tutorial] Criando Água ao estilo Minecraft
ah
eu tenho uma pergunta,como eu faço para ele agir em outros objetos,como por exemplo uma caixa ou objetos de formas não quadradas mais geometricas como objeto de forma em L ou um triangulo?
eu tenho uma pergunta,como eu faço para ele agir em outros objetos,como por exemplo uma caixa ou objetos de formas não quadradas mais geometricas como objeto de forma em L ou um triangulo?
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Re: [tutorial] Criando Água ao estilo Minecraft
Hehehe, meu amigo, ai tem que pensar bem, eu fiz um sistema bem simples, algo mais complexo necessitaria pelo menos, uma correçao de bugs basicos...
até mais
até mais
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Re: [tutorial] Criando Água ao estilo Minecraft
Tedi Ripper escreveu:Hehehe, meu amigo, ai tem que pensar bem, eu fiz um sistema bem simples, algo mais complexo necessitaria pelo menos, uma correçao de bugs basicos...
até mais
¬¬ parece que não entendeu
isso somente serve para o ob_solido
caso ao contrario ultrapassa o objeto
e quero saber isso,quero que o ob_agua tenha o mesmo efeito com outros objetos,não somente ao ob_solido entendeu?
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Re: [tutorial] Criando Água ao estilo Minecraft
Olha o respeito rapáz!Descobri a segunda intenção!
*Risos* Estou brincando mas olha:
Entendestes?
Haha
Brincadeiras sempre são bem vindas...(Ou não)
Até!
*Risos* Estou brincando mas olha:
Entendestes?
Haha
Brincadeiras sempre são bem vindas...(Ou não)
Até!
Akrashi- Data de inscrição : 23/04/2012
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x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [tutorial] Criando Água ao estilo Minecraft
Rodrigo, coloque o objeto que você quer, com que ele seja Parente do solido.
Até!
Até!
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x 0 x 1 x 0
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