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[Resolvido]Extrair parte da sprite
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Mentos e Coca-cola
edeg
Super Maker
7 participantes
Página 1 de 1
[Resolvido]Extrair parte da sprite
Oi pessoal!
Quero resolver um probleminha aqui da maneira mais viável.
Eu sei como tirar parte da sprite e com ela criar um novo sprite. O que quero é que com essa sprite extraida seja feito um processo de transparencia em algumas partes das bordas.
A imagem abaixo mostra um exemplo...
Entendem?
Eu quero tirar parte da sprite com um formato e dar transparencia a borda pra poder mostrar oque há em baixo.
Quero fazer isso sem usar dll e nem extenções. Com GML.
Alguém sabe como fazer?
***Editado***
Uma ideia pra resolver isso de outra forma eu coloque na ultima postagem desse tópico...
Quero resolver um probleminha aqui da maneira mais viável.
Eu sei como tirar parte da sprite e com ela criar um novo sprite. O que quero é que com essa sprite extraida seja feito um processo de transparencia em algumas partes das bordas.
A imagem abaixo mostra um exemplo...
Entendem?
Eu quero tirar parte da sprite com um formato e dar transparencia a borda pra poder mostrar oque há em baixo.
Quero fazer isso sem usar dll e nem extenções. Com GML.
Alguém sabe como fazer?
***Editado***
Uma ideia pra resolver isso de outra forma eu coloque na ultima postagem desse tópico...
Eu falei:
Se pelo menos alguém postar aqui, um exemplo de como fundir duas sprites. Eu posso me virar com o resto.
Última edição por Super Maker em Ter 26 Jun 2012, 20:13, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : Resolvido)
Super Maker- Data de inscrição : 09/07/2011
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Re: [Resolvido]Extrair parte da sprite
deixar o fundo transparente se for vai na sprite e clika em edit sprite da doi clikes na fotinha a ser retirado o fundo e tecle ctrl + shift + e
ai clika na cor da imagem da esquerda e veja como fica na direita ai so clike em ok
ai clika na cor da imagem da esquerda e veja como fica na direita ai so clike em ok
edeg- Data de inscrição : 24/05/2012
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Re: [Resolvido]Extrair parte da sprite
Não amigo. Não quero fazer isso no editor de imagens.
Quero fazer usando scripts de GML.
O jogo precisa disso.
Quero fazer usando scripts de GML.
O jogo precisa disso.
Super Maker- Data de inscrição : 09/07/2011
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Re: [Resolvido]Extrair parte da sprite
Se pelo menos alguém postar aqui, um exemplo de como fundir duas sprites. Eu posso me virar com o resto.
Super Maker- Data de inscrição : 09/07/2011
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Re: [Resolvido]Extrair parte da sprite
o jeito mais simples é fazer o ovo sem a parte, então faz a parte que é tirada e junta na parte do ovo (acho que é um ovo),mas assim teria que tirar a Grid, acho eu :-), mas, é o mais simples, se era isso que voce queria
Abraço, Mentos e coca-cola
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Re: [Resolvido]Extrair parte da sprite
Bom eu faria da seguinte forma.... não entendi muito bem mais vamos lá
Criaria 2 sprite..o normal e o outro com a transparencia
depois criaria 2 objetos
bola
bola_transparente
um seria a bola e o outro seria a bola com a transparencia
alinharia os 2 perfeitamente usando as ccoordenada x e o y e colocaria um pra seguir o outro
step bola_transparente
x= bola.x+25 (+25 seria o ajuste pra fazer parecer 1 sprite só..ésó um exemplo)
y=bola.y+15
Criaria 2 sprite..o normal e o outro com a transparencia
depois criaria 2 objetos
bola
bola_transparente
um seria a bola e o outro seria a bola com a transparencia
alinharia os 2 perfeitamente usando as ccoordenada x e o y e colocaria um pra seguir o outro
step bola_transparente
x= bola.x+25 (+25 seria o ajuste pra fazer parecer 1 sprite só..ésó um exemplo)
y=bola.y+15
Re: [Resolvido]Extrair parte da sprite
Agradeço por estarem tentando ajudar, mas não é nada disso pessoal. Eu to querendo algo mais complexo e dinâmico.
Editor de imagens?
GML?
Eu quero fazer tudo em GML.
Extrair uma parte da sprite fundir com outra de uma cor que fique por cima e tirar essa cor (tornar transparente) pra ficar como se estivesse recortada.
Editor de imagens?
GML?
Eu quero fazer tudo em GML.
Extrair uma parte da sprite fundir com outra de uma cor que fique por cima e tirar essa cor (tornar transparente) pra ficar como se estivesse recortada.
Super Maker- Data de inscrição : 09/07/2011
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Re: [Resolvido]Extrair parte da sprite
um jeito de vc fazer isso seria criar uma surface ...
dar draw_clear_alpha(c_black,0) nela
EDIT:
vc desenha a parte da sprite dentro da surface com
draw_primitive_begin_texture(kind,texid);
draw_vertex_texture(x,y,xtex,ytex);
dar draw_clear_alpha(c_black,0) nela
EDIT:
vc desenha a parte da sprite dentro da surface com
draw_primitive_begin_texture(kind,texid);
draw_vertex_texture(x,y,xtex,ytex);
diego333- Data de inscrição : 06/10/2010
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Re: [Resolvido]Extrair parte da sprite
Eu quero tirar parte de uma sprite usando draw_sprite_part, colocar uma borda por cima pra fundir e depois deixar essa borda transparente. Apagar essa borda.
Na imagem eu mostrei o processo como deve ser.
Eu só quero saber como fazer de duas sprites uma e apagar certa cor sem ter que salvar pra depois fazer sprite_add removendo o backgroud, não. Quero fazer sem usar arquivos externos, semelhante a isso.
Na imagem eu mostrei o processo como deve ser.
Eu só quero saber como fazer de duas sprites uma e apagar certa cor sem ter que salvar pra depois fazer sprite_add removendo o backgroud, não. Quero fazer sem usar arquivos externos, semelhante a isso.
Última edição por Super Maker em Qua 27 Jun 2012, 18:45, editado 1 vez(es)
Super Maker- Data de inscrição : 09/07/2011
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Re: [Resolvido]Extrair parte da sprite
Cara, eu não consigo ver suas imagens, então não sei se consigo te ajudar. O que eu sei que dá pra fazer está implícito nos meus tutoriais a respeito de surfaces e blend modes. Se você tem uma mask branca pra remover da imagem, fica fácil:
- cria a surface e direciona o desenho pra ela
- desenha a imagem que será recortada
- passa o blend mode pra bm_subtract
- desenha a mask branca (que eu gosto de chamar de "tesoura")
- cria uma nova sprite a partir da surface (esse é o resultado que você quer chegar)
- volta o blend mode pro normal e volta a desenhar na tela do jogo
- elimina a surface
Existe um tutorial (não é aqui, acho que é na gmlScripts.com) que te ensina a fazer uma versão tons-de-cinza de um sprite colorido. Ele usa uma função (acho que é sprite_set_alpha_from_sprite, mas não tenho certeza), que eu não sei como funciona, mas é um tipo de blending. Se você for fera, talvez consiga usar o mesmo princípio pra excluir uma única cor da imagem.
Se for isso o que você quer, dê uma procurada por lá. Eu já quebrei a cabeça com isso e não consegui. A única forma meia-boca que encontrei de eliminar uma cor foi percorrendo a imagem pixel-por-pixel e eliminando aqueles pixels cujo valor de hue estivessem dentro de um intervalo determinado, mas você pode imaginar o quanto isso é lento.
- cria a surface e direciona o desenho pra ela
- desenha a imagem que será recortada
- passa o blend mode pra bm_subtract
- desenha a mask branca (que eu gosto de chamar de "tesoura")
- cria uma nova sprite a partir da surface (esse é o resultado que você quer chegar)
- volta o blend mode pro normal e volta a desenhar na tela do jogo
- elimina a surface
Existe um tutorial (não é aqui, acho que é na gmlScripts.com) que te ensina a fazer uma versão tons-de-cinza de um sprite colorido. Ele usa uma função (acho que é sprite_set_alpha_from_sprite, mas não tenho certeza), que eu não sei como funciona, mas é um tipo de blending. Se você for fera, talvez consiga usar o mesmo princípio pra excluir uma única cor da imagem.
Se for isso o que você quer, dê uma procurada por lá. Eu já quebrei a cabeça com isso e não consegui. A única forma meia-boca que encontrei de eliminar uma cor foi percorrendo a imagem pixel-por-pixel e eliminando aqueles pixels cujo valor de hue estivessem dentro de um intervalo determinado, mas você pode imaginar o quanto isso é lento.
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Re: [Resolvido]Extrair parte da sprite
Fundir dois sprites é fácil:
Obs: para desenhar isso, use draw_surface().
Se isso já te servir, tudo bem, mas se não conseguir terminar, posta aí.
- Código:
surf = surface_create(sprite_debaixo_width, sprite_debaixo_height)
surface_set_target(surf)
draw_clear(c_white)
draw_sprite(sprite_debaixo, 0, 0, 0)
draw_sprite(sprite_decima, 0, 0, 0)
surface_reset_target()
Obs: para desenhar isso, use draw_surface().
Se isso já te servir, tudo bem, mas se não conseguir terminar, posta aí.
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
Entre para o Clube do Inglês:
Re: [Resolvido]Extrair parte da sprite
Saim e Pedro...
Por enquanto vou tentar fazer com surfaces como vocês disserão. Eu queria evitar usar surfaces por que no jogo eu preciso fazer isso várias vezes simultaneamente, mas me parece que é a única saída.
Vou analizar aqui e dou um edite.
Obrigado pessoal!
***Editado***
A ideia de vocês dois, Saim e Pedro deu certo.
Fiz uma engine pra mostrar o que eu tava querendo fazer: LINK
Obrigado aos dois!
Podem trancar o tópico.
Por enquanto vou tentar fazer com surfaces como vocês disserão. Eu queria evitar usar surfaces por que no jogo eu preciso fazer isso várias vezes simultaneamente, mas me parece que é a única saída.
Vou analizar aqui e dou um edite.
Obrigado pessoal!
***Editado***
A ideia de vocês dois, Saim e Pedro deu certo.
Fiz uma engine pra mostrar o que eu tava querendo fazer: LINK
Obrigado aos dois!
Podem trancar o tópico.
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