GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Problema ao entrar por uma porta e voltar por ela
por aminaro Seg 06 maio 2024, 10:08

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 11:43

» Colisões não funcionando
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 10:16

» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por pequetux Sex 26 Abr 2024, 16:45

» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18

» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30

» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07

» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45

» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51

» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31

» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11

» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21


Ideia de tutorial muito util/Pedido de ajuda com explicaçao dos codigos...

+4
moisesBR
saim
kadini
GabrielXavier
8 participantes

Ir para baixo

Ideia de tutorial muito util/Pedido de ajuda com explicaçao dos codigos... Empty Ideia de tutorial muito util/Pedido de ajuda com explicaçao dos codigos...

Mensagem por GabrielXavier Qui 21 Jun 2012, 02:45

Eae galera to com uma ideia que acho que se eu concretiza-la podera ajudar muita gente inclusive eu rsrsrsr....
Bom é assim to penssando em construir um tutorial nao em uma pagina aqui no forum mas num arquivo de texto que sera disponibilizado aqui na GMBR, onde ele explicara cada função do Game maker, tipo...

instance_create(x,y,obj) ... cria o objeto na posição X e Y que você declarar.

room_goto(numb) ... muda para a room(sala) que você colocar entre os parentese

draw_text(x,y,string) ... Desenha o texto que voce escrever no lugar de "string" nas posiçoes X e Y que voce declarar.
Ex: draw_text(mouse_x,mouse_y,"Teste") na posiçao do mouse desenhara o texto Teste Obs: sempre voce deve colocar o texto que sera desenhado entre aspas " ".


Bom pessoal acho que ja deu pra explicar minha ideia né...
Mas o problema é que nao sei quase nada de GML nao sei a signifcado da maioria desses comandos,
entao quem puder posta ai algumas explicaçoes de alguns desses codigos, se no final desistirmos do projeto ele sera postado mesmo incompleto aqui na GMBR nao sera trabalho perdido Happy


Entao pessoal pesso a ajuda de voces postem pelo menos umas 5 ou 10 explicaçoes cada um que se interessar a ajudar as pessoas que como eu nao sabem muito de GML...

Espero que este topico nao seja um daqueles que quase nao tenham respostas pois ele tem tendencia de ajudar muitos iniciantes e intermediarios, entao postem pelo bem de todos.

Obrigado a quem postar e adianto que todos que ajudarem terao creditos.


Última edição por Gabrielgeh em Qui 19 Jul 2012, 04:01, editado 2 vez(es)
GabrielXavier
GabrielXavier

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : A
Data de inscrição : 25/02/2012
Reputação : 40
Número de Mensagens : 399
Prêmios : Ideia de tutorial muito util/Pedido de ajuda com explicaçao dos codigos... Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 1 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker Studio 2.0


Ir para o topo Ir para baixo

Ideia de tutorial muito util/Pedido de ajuda com explicaçao dos codigos... Empty Re: Ideia de tutorial muito util/Pedido de ajuda com explicaçao dos codigos...

Mensagem por kadini Qui 21 Jun 2012, 06:42

Bem achei interessante por isso vou postar funçoes que eu acho muitos uteis:

mp_potential_step(x,y,speed,checkall): isto é uma funçao utilizada para ir para a posição (x,y, correspondente) desviando-se dos obstáculos, speed: velociade e checkall: veriaficar se colide com todos os objetos (acho alguem me corrija) pode ser true ou false.
Ex:mp_potential_step(objeto.x,objeto.y,5,false)

get_string(str,def): esta função serve para nos introduzirmos dados, str: é um texto que aparece por cima de onde escrevemos, entre aspas "."
e def é o que aparece no texto, que pode ser apagado tb deve ser defenido entre aspas "." Concelho este codigo deve ser uzado no create e deve ter um variavel para guardar o seu valor
Ex: nome=get_string("Intruduz o teu nome","Escreve aqui o teu nome").

keyboard_string: é um variavel, mas uzada desta maneira draw_text(0,0,keyboard_string), pussibilita a escrita de texto e tb apagar.

move_towards_point(x,y,speed): como o nome indica move-se para as coordenadas x,y a um velociade.
Ex:move_towards_point(0,0,5)

choose(x1,x2,x3...): esta função é um função para o game maker escolher uma coisa (objeto,variaveis,etc..) dentro das que estao entre parentises, esta função deve ser utilizada com um variavel antes para guardar o valor da escolha, e deve ser uzada no create.
Ex:choose(obj_a,obj_b,obj_c,obj_d)

string_count(substr,str): esta função serve para contar quantas vezes aparece a substr na str.
Ex: Create :cama="cama o rica, cama"; a=string_count("a",cama);Draw:draw_text(0,0,a) e mostra quantas vezes a letra a está na variavel cama, que guarda o texto cama o rica, cama, que são 5

show_question(str): esta função serve para fazer aquelas perguntas, como queres mesmo sair, para o uzo eficaz desta função deve-se fazer o seguinte:
Ex:
Código:
 if (show_question("Queres mesmo sair do Gmbr?"))
{game_end()}// se a escolha for sim escreve-se aqui o que acontece
else
{room_restart()// se for nao escreve-se aqui o que acontece}

show_message(str): é um função muito utilizada por iniciantes, (eu já a uzo pouco é bom sinal Smile) que é um função basica de mostrar texto e imformações na tela, é um função para iniciantes, pq é um pouco feita, apesar de dar para mexer um pouco com a função: show_message_ext(str,but1,but2,but3), mas os de nivel intermedio e avançado uzao já caixas de texto criadas por eles e fica mais interessante e bonito.
Ex: show_message("Gmbr, cada vez melhor")

estas são as funções que me foram mais uteis , tirando algumas que são continuação de outras, depois eu dou um edit para completar mais um pouco
kadini
kadini

Data de inscrição : 02/03/2012
Reputação : 4
Número de Mensagens : 192
Prêmios : Ideia de tutorial muito util/Pedido de ajuda com explicaçao dos codigos... Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Ideia de tutorial muito util/Pedido de ajuda com explicaçao dos codigos... Empty Re: Ideia de tutorial muito util/Pedido de ajuda com explicaçao dos codigos...

Mensagem por saim Qui 21 Jun 2012, 08:43

Já viu esse tópico aqui? A tradução é falha em alguns momentos, mas já dá pra adiantar muita coisa.
saim
saim

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios : Ideia de tutorial muito util/Pedido de ajuda com explicaçao dos codigos... Empty

Medalhas x 1 Tutoriais x 6 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 3

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Ideia de tutorial muito util/Pedido de ajuda com explicaçao dos codigos... Empty Re: Ideia de tutorial muito util/Pedido de ajuda com explicaçao dos codigos...

Mensagem por moisesBR Qui 21 Jun 2012, 17:10

Saim acho que entendi o que ele quer dizer.

Eu já baixei esse manual e outros(tive dificuldade em abrir o xml...), mas acho que seria bom, se que tivesse mesmo aqui no fórum um tópico com essas funções resumidas, apesar de um user já ter disponibilizado todas essas funções, ele apenas Ripou do próprio gm, mas nao explicou nem traduziu!
A idéia é que o usuário consulte essas funções no próprio fórum e as funções alem de traduzidas, mostrar pra que serve e um pequeno exemplo se possível num breve resumo para evitar alongar o post sem mais complicações.
No caso, esse tópico, nao aprofundaria na criação de sistemas apenas a tradução e indicação. Ou seja, aqui não seria lugar de aprender: pulo, andar, atirar e etc, mas ao traduzir a função, seria mencionado onde ela poderia ser usada.

Aceitado a idéia desse topico, alguem poderia ficar encarregado de juntar organizar e atualizar o conteúdo e pra nao sobrecarregar a página, as funções e suas respectivas traduções+exemplos, colocadas num spoiler!
Seria interessante. Eu, de vez em quando pego alguma dessas funções que nao entendo e recorro a um tradutor... mas eles são tão...(?)

Apesar de o fórum estar recheado de tutoriais e da boa vontade dos user em ajudar nas questões mesmo que simples, e mesmo tendo o help e manual traduzido eles nao são tão diretos. Eu inclusive, até a pouco eu não sabia o que era Floor(=andar?), e ainda nao sei mesmo pra que serve e em que pode ser aplicado!
Levando isto em consideração... por favor ADMs aprovem esta idéia!
moisesBR
moisesBR

Data de inscrição : 24/10/2009
Reputação : 15
Número de Mensagens : 885
Prêmios : Ideia de tutorial muito util/Pedido de ajuda com explicaçao dos codigos... Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1


http://inprovise.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Ideia de tutorial muito util/Pedido de ajuda com explicaçao dos codigos... Empty Re: Ideia de tutorial muito util/Pedido de ajuda com explicaçao dos codigos...

Mensagem por saim Qui 21 Jun 2012, 17:34

O manual traz uma explicação (sucintas, admito, mas bem diretas) pra todas as funções. De tudo o que você sugeriu, o que ele não faz é sugerir aplicações pra todas as funções (algumas ele até sugere), mas não acho que seja má-vontade do escritor original do manual, mas porque não existe um uso universal pra função.

O bacana de programar jogos é que nós usamos a linguagem em função do que nossa imaginação quer transformar em realidade, então a pergunta não seria "o que eu posso fazer com essa função?", mas "qual função eu preciso pra fazer isso?". Uma mesma função pode ser usada pra dezenas de resultados diferentes. Citar uma forma de como usar uma função seria omitir todas as outras, atrapalhando o aprendizado.

A grande maioria dos tutoriais parece partir desse mesmo princípio: pra se chegar a um resultado, usa-se determinadas funções.

Além disso, se simplesmente traduzir o manual usando tradutores automáticos já foi um trabalho imenso, imagine explicar cada uma das funções e mostrar aplicações. Não consigo imaginar quem se disponha a tal tarefa.

Agora, se quiser uma lista com todas as funções, sem explicação nenhuma, também existe uma nesse outro tópico aqui.

Quanto ao seu exemplo, floor também significa piso, chão. Ela arredonda um número para seu inteiro inferior, ou seja "xis vírgula qualquer-coisa" torna-se "xis". Eu costumo usar em cálculo de probabilidades e pra prender alguns objetos a grids (quando eles se movimentam com o mouse, por exemplo). A função "ceil" (teto) arredonda pra cima as casas decimais e a função "round" (redondo) arredonda pro inteiro mais próximo.
saim
saim

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios : Ideia de tutorial muito util/Pedido de ajuda com explicaçao dos codigos... Empty

Medalhas x 1 Tutoriais x 6 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 3

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Ideia de tutorial muito util/Pedido de ajuda com explicaçao dos codigos... Empty Re: Ideia de tutorial muito util/Pedido de ajuda com explicaçao dos codigos...

Mensagem por GabrielXavier Qui 21 Jun 2012, 21:19

Obrigado aos que comentaram
Acho que nao seria um trabalho desperdiçado, pois se ajudar um iniciante ja sera uma vitoria, ta certo tem mto mto mtohhhhhhh trabalho.
Mas assim precisara ser feito apenas uma vez e talvez dar uns edit so.
eu poderia ir fasendo mas o problema eh que nao sei nada quase de GML entao precisaria de ajuda,
mas en fim quem se interesar ajuda, quem nao se ineteresar, nao tem problema^^
Te mais galera.......
GabrielXavier
GabrielXavier

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : A
Data de inscrição : 25/02/2012
Reputação : 40
Número de Mensagens : 399
Prêmios : Ideia de tutorial muito util/Pedido de ajuda com explicaçao dos codigos... Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 1 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker Studio 2.0


Ir para o topo Ir para baixo

Ideia de tutorial muito util/Pedido de ajuda com explicaçao dos codigos... Empty Re: Ideia de tutorial muito util/Pedido de ajuda com explicaçao dos codigos...

Mensagem por Esaucm98 Qui 21 Jun 2012, 21:33

kkk e pra isso que existe o manual do game maker né '-' lkkk
avatar
Esaucm98

Games Ranking : Nota D

Notas recebidas : D
Data de inscrição : 13/05/2012
Reputação : 4
Número de Mensagens : 275
Prêmios : Ideia de tutorial muito util/Pedido de ajuda com explicaçao dos codigos... Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://www.legioncrafters.tk

Ir para o topo Ir para baixo

Ideia de tutorial muito util/Pedido de ajuda com explicaçao dos codigos... Empty Re: Ideia de tutorial muito util/Pedido de ajuda com explicaçao dos codigos...

Mensagem por GabrielXavier Sex 22 Jun 2012, 10:56

E aeee galera eh vedade o Help do game maker eh quase isso ai so ki eh em ingles, entao eu to tentando traduzi-lo mas sei qui nao poderei posta-lo aqui no furum, mas vou posta-lo no meu site e vou botar o link do meu site na minha assinatura assim quem quiser eh so ir la ii pegar.Happy obrigado pessoal..
GabrielXavier
GabrielXavier

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : A
Data de inscrição : 25/02/2012
Reputação : 40
Número de Mensagens : 399
Prêmios : Ideia de tutorial muito util/Pedido de ajuda com explicaçao dos codigos... Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 1 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker Studio 2.0


Ir para o topo Ir para baixo

Ideia de tutorial muito util/Pedido de ajuda com explicaçao dos codigos... Empty Me Ajuda

Mensagem por Androidzinha Ter 11 Set 2012, 16:53

se vc ta fazendo isso e pq sabe um pouco eu n consigo movimentar meu boneco como ele se movimenta ? qual o codigo pro up. right e left ?
Androidzinha
Androidzinha

Data de inscrição : 11/09/2012
Reputação : 0
Número de Mensagens : 2
Prêmios : Ideia de tutorial muito util/Pedido de ajuda com explicaçao dos codigos... Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://androidzinha.co.cc

Ir para o topo Ir para baixo

Ideia de tutorial muito util/Pedido de ajuda com explicaçao dos codigos... Empty Re: Ideia de tutorial muito util/Pedido de ajuda com explicaçao dos codigos...

Mensagem por Need 90 Ter 11 Set 2012, 20:03

o help do game maker já foi postado no fórum e em português.

Já que você está fazendo, me explica uma coisa :
pra que serve o xor ?
Need 90
Need 90

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : D+A+B
Data de inscrição : 16/01/2012
Reputação : 7
Número de Mensagens : 787
Prêmios : Ideia de tutorial muito util/Pedido de ajuda com explicaçao dos codigos... Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://need90games.blogspot.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Ideia de tutorial muito util/Pedido de ajuda com explicaçao dos codigos... Empty Re: Ideia de tutorial muito util/Pedido de ajuda com explicaçao dos codigos...

Mensagem por PedroX Ter 11 Set 2012, 22:04

XOR funciona assim:

Código:
if (homem) xor (mulher)
{
Você é heterossexual
}
else
{
indefinido
}

Ou seja, se gostar só de homem ou então só mulher, aí executa o primeiro código. Caso contrário (goste dos dois ou não goste de nenhum), não executa.

Ou seja, para a condição ser verdadeira, uma condição deve ser verdadeira e a outra deve ser falsa. E não precisa ser na ordem de digitação (colagem) dos códigos, mas tem que ser um ou outro.

Até mais!

_________________


Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.

Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.

Aprenda a calcular a velocidade de suas animações


Entre para o Clube do Inglês:
PedroX
PedroX

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C+B
Data de inscrição : 26/07/2008
Reputação : 311
Número de Mensagens : 6087
Prêmios : Ideia de tutorial muito util/Pedido de ajuda com explicaçao dos codigos... Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 17 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

https://web.whatsapp.com/send?phone=5519995935953&text=Pedro

Ir para o topo Ir para baixo

Ideia de tutorial muito util/Pedido de ajuda com explicaçao dos codigos... Empty Re: Ideia de tutorial muito util/Pedido de ajuda com explicaçao dos codigos...

Mensagem por GabrielXavier Qua 12 Set 2012, 01:04

Eu nãoo estou fazendo pois ja tem material assim no forum então seria quase uma perda de tempo!
O manual do Game Maker 8 Traduzido aqui do forum cumpre com o papel que havia proposto.
Valew Pedor por responder a duvida do nosso amigo ai, pois eu também não sabia a função!
Abraços...
GabrielXavier
GabrielXavier

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : A
Data de inscrição : 25/02/2012
Reputação : 40
Número de Mensagens : 399
Prêmios : Ideia de tutorial muito util/Pedido de ajuda com explicaçao dos codigos... Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 1 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker Studio 2.0


Ir para o topo Ir para baixo

Ideia de tutorial muito util/Pedido de ajuda com explicaçao dos codigos... Empty Re: Ideia de tutorial muito util/Pedido de ajuda com explicaçao dos codigos...

Mensagem por PedroX Qua 12 Set 2012, 16:32

Se deseja ter uma visão geral da linguagem, não deixe de conferir o Manual do Iniciante:

https://gmbr.forumeiros.com/t19309-manual-do-iniciante

_________________


Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.

Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.

Aprenda a calcular a velocidade de suas animações


Entre para o Clube do Inglês:
PedroX
PedroX

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C+B
Data de inscrição : 26/07/2008
Reputação : 311
Número de Mensagens : 6087
Prêmios : Ideia de tutorial muito util/Pedido de ajuda com explicaçao dos codigos... Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 17 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

https://web.whatsapp.com/send?phone=5519995935953&text=Pedro

Ir para o topo Ir para baixo

Ideia de tutorial muito util/Pedido de ajuda com explicaçao dos codigos... Empty Re: Ideia de tutorial muito util/Pedido de ajuda com explicaçao dos codigos...

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos