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[RESPONDIDO]Criar Objetos,Movimento e posição Aleatorios
2 participantes
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[RESPONDIDO]Criar Objetos,Movimento e posição Aleatorios
Eu gostaria que alguem pudesse me ajudar a criar um codigo onde em um ponto da tela aparecesse um objeto aleatorio com uma velocidade de movimento aleatoria.
Exemplo:
São Exatamente 11 obejetos, dentre esses 11 obejetos ele devera Pegar 1 aleatorio e
Criar em uma posição entre y> 80 e y< 288 e o x >= 640 com um movimento entre random(6)+1.
E repetir isso de tempos em tempos, tambem aleatorio.
Seria possivel fazer isso ?
Alguem para me dar uma luz ?
Agradeço.
Exemplo:
São Exatamente 11 obejetos, dentre esses 11 obejetos ele devera Pegar 1 aleatorio e
Criar em uma posição entre y> 80 e y< 288 e o x >= 640 com um movimento entre random(6)+1.
E repetir isso de tempos em tempos, tambem aleatorio.
Seria possivel fazer isso ?
Alguem para me dar uma luz ?
Agradeço.
Última edição por nightdead em Dom 20 maio 2012, 21:03, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Duvida Respondida.)
nightdead- Data de inscrição : 20/05/2012
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Re: [RESPONDIDO]Criar Objetos,Movimento e posição Aleatorios
Fala ai. Sim, é possível.
Mas faça por partes, é melhor para corrigir possíveis erros, ok?
1º - criar um objeto aleatório (sem a velocidade aleatória) :
no início do Game, crie variáveis Globais e adicione esses 11 objetos a um array:
Mas faça por partes, é melhor para corrigir possíveis erros, ok?
1º - criar um objeto aleatório (sem a velocidade aleatória) :
no início do Game, crie variáveis Globais e adicione esses 11 objetos a um array:
- Código:
globalvar objetos_11; //array que receberá os 11 obejtos
globalvar obj_aleatorio;
objetos_11[0] = objeto0;
objetos_11[1] = objeto1;
objetos_11[2] = objeto2;
//faça assim até o 11º objeto. ok?
- Código:
obj_aleatorio = random_range(0,10);
instance_create(x,y,objetos_11[obj_aleatorio]);
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Re: [RESPONDIDO]Criar Objetos,Movimento e posição Aleatorios
Tentei mais da erro no objetos_11.
eu criei um objeto e no evento create adicionei
dai criei outro objeto sem sprite, e adicionei no create dele
dai coloquei o objeto com esse comando ali em cima em uma area do mapa.
mais da erro na variavel :/
seria dessa maneira que fiz ou algo diferente?
eu criei um objeto e no evento create adicionei
- Código:
globalvar objetos_11; //array que receberá os 11 obejtos
globalvar obj_aleatorio;
objetos_11[0] = objeto0;
objetos_11[1] = objeto1;
objetos_11[2] = objeto2;
dai criei outro objeto sem sprite, e adicionei no create dele
- Código:
obj_aleatorio = random_range(0,10);
instance_create(x,y,objetos_11[obj_aleatorio]);
dai coloquei o objeto com esse comando ali em cima em uma area do mapa.
mais da erro na variavel :/
seria dessa maneira que fiz ou algo diferente?
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Re: [RESPONDIDO]Criar Objetos,Movimento e posição Aleatorios
seria dessa maneira sim.
mas dá erro em qual variável? na "obj_aleatorio" ?
se for, verifique se o objeto onde vc criou as variáveis Globais tbm está na Room, ou em uma Room por onde o Jogo passe antes de chegar nessa onde vc testa.
mas dá erro em qual variável? na "obj_aleatorio" ?
se for, verifique se o objeto onde vc criou as variáveis Globais tbm está na Room, ou em uma Room por onde o Jogo passe antes de chegar nessa onde vc testa.
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Re: [RESPONDIDO]Criar Objetos,Movimento e posição Aleatorios
da erro na variavel objetos_11.
diz que ela nao existe.
mais o objeto que esta com ela foi criado em uma room anterior.
quando vai passar para a room onde esta o objeto que ira ser criado aleatoriamente da esse erro.
diz que ela nao existe.
mais o objeto que esta com ela foi criado em uma room anterior.
quando vai passar para a room onde esta o objeto que ira ser criado aleatoriamente da esse erro.
nightdead- Data de inscrição : 20/05/2012
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Re: [RESPONDIDO]Criar Objetos,Movimento e posição Aleatorios
entendi.
talvez vc precise marcar a caixa "Persistent" nesse objeto onde que possui a var global 'objetos_11'.
talvez vc precise marcar a caixa "Persistent" nesse objeto onde que possui a var global 'objetos_11'.
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Re: [RESPONDIDO]Criar Objetos,Movimento e posição Aleatorios
funcionou.
Agora para criar em uma posição entre y> 80 e y< 288 e o x >= 640 com o movimento -1 é possivel ?
em um tempo aleatorio, tipo cria um agora, da random entre 1 segundo e 20 segundos ??
EDIT
consegui criar na area do mapa que eu quero. agora só falta fazer ele ser criado com um movimento
Agora para criar em uma posição entre y> 80 e y< 288 e o x >= 640 com o movimento -1 é possivel ?
em um tempo aleatorio, tipo cria um agora, da random entre 1 segundo e 20 segundos ??
EDIT
consegui criar na area do mapa que eu quero. agora só falta fazer ele ser criado com um movimento
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Re: [RESPONDIDO]Criar Objetos,Movimento e posição Aleatorios
certo. então os 11 objetos que serão criados devem ter uma velocidade inicial aleatória, é isso?
em cada um deles vc pode setar um valor aleatório em seu "speed", no CREATE:
em cada um deles vc pode setar um valor aleatório em seu "speed", no CREATE:
- Código:
speed = random(6);
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Re: [RESPONDIDO]Criar Objetos,Movimento e posição Aleatorios
preciso da direção em 180 graus.
que seria para a esquerda.
que seria para a esquerda.
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Re: [RESPONDIDO]Criar Objetos,Movimento e posição Aleatorios
é só por no Create do objeto:
- Código:
direction = 180;
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Re: [RESPONDIDO]Criar Objetos,Movimento e posição Aleatorios
Muito bem, funcionou perfeitamente.
nem sei como te agradecer
Muito obrigado
nem sei como te agradecer
Muito obrigado
nightdead- Data de inscrição : 20/05/2012
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Re: [RESPONDIDO]Criar Objetos,Movimento e posição Aleatorios
de nada mano.
OBS: cuidado com o código
eu não expliquei nenhum código pq imagino que vc já conheça todos que eu usei. mas caso não, vou deixar alguns aqui:
OBS: cuidado com o código
- Código:
speed = random(6);
- Código:
speed = random_range(1,6);
eu não expliquei nenhum código pq imagino que vc já conheça todos que eu usei. mas caso não, vou deixar alguns aqui:
- Spoiler:
globalvar nome_da_var; //cria uma variável global
random_range(0,10); //gera um nº aleatório entre 0 e 10 (inclusive)
instance_create(x,y,obj); //cria uma instancia do objeto na posição x,y
speed = random(6); //velocidade recebe um nº entre 0 e 6
direction = 180; //seta a direção do obj para 180 (esquerda)
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