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Como pular na cabeça e matar o inimigo??? (plataforma tipo mario)

4 participantes

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Mensagem por Anderson3d Dom 15 Fev 2009, 15:57

Pessoal seguinte, já fiz uma bolinha andar e pular plataformas. Até ai tudo bem. ja sei fazer o inmigo ficar andando pra lá e pra cá. Até ai tudo bem. já sei fazer a colisão dos personagens e um deles morrer, até ai tudo bem.

O problema é, como o GM pode entender se a colisão é de frente ou de cima? Se for de frente quem morre é a bolinha (tipo mario), se for a bolinha em cima do inimigo, quem morre é o inimigo. Como faço isso pelo amor de deus????

Existe algum comando que cate a posição so inimigo tipo

se "colidir com inimigo" e "inimigo estiver mais baixo que bolinha" então
"inimigo morre"
senão
"bolinha morre"

Esse algorítimo acima é feito como????
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Mensagem por Tirulink Dom 15 Fev 2009, 16:47

Código:
if (colidir com inimigo) && (inimigo estiver mais baixo que bolinha)
{inimigo morre}
else
{bolinha morre}

teoricamente seria isso...
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Mensagem por vinians Dom 15 Fev 2009, 19:20

É isso que o Tirulink disse e mais especificamente ficaria assim:
No Evento de Colisão Bola x Inimigo coloque esse código:
Código:

if (y >= other.y)
{
    instance_destroy(); //destroi a bolinha
    live = live - 1; //diminui uma vida
} else
{
  with (other)
  {
      instance_destroy(); //destroi o inimigo nesse caso  o 'other'
      score = score + 100; //aumenta o seu ponto.
  }
}
Isso significa, se eu estiver na altura ou mais baixo que o inimigo eu morro caso contrario (else) ele morre.
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Mensagem por Anderson3d Dom 15 Fev 2009, 21:15

Puxa pessoal to evoluindo hahaha!!! eu paguei algoritmos na faculdade, ai facilita um pouco... Obrigado as dicas dos dois, mas só não entendi uma coisa, o que é other.y??? seria automaticamente a altura do inimigo?

edit: (21:16)
Nossa que massa, deve ser isso mesmo, já testei e deu certo!!! a bolinha já pula plataformas, e mata o inimigo se ele for acertado de cima. Agora vou programar a morte da bolinha se for pega de frente... (esse negócio vicia ) Shocked
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Mensagem por doug_maker Sáb 18 Jul 2009, 15:38

eu uso esse codigo e funciona

Código:
if other.vspeed<vspeed//se velocidade vertical do inimigo for menor que a do do heroi
  {
  vspeed=-2// fazer o herói dar um pulinho quando cair em cima do inimigo
  with(other)instance_destroy();{sound_play(som_matando_inimigo)}
//destroi o inimigo
  }
  else
      {
     
      instance_change(obj_herói_morrendo,true)//muda para objeto do herói morrendo     
     
      }
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Mensagem por Convidad Sáb 18 Jul 2009, 20:35

Anderson3D escreveu: other.y???

"other" é uma palavra reservada que representa a outra ou as outras instâncias que estão em colisão com a instância que usa essa palavra. Há também as palavras all (todos ou qualquer objecto), self (a instância propriamente dita) e noone (ninguém ou nenhum).

Nesse caso, "other.y" significa o valor de y da instância que está em colisão com o objeto "Bola".
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