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Como criar efeito de sombra do Alucard ?!

2 participantes

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Como criar efeito de sombra do Alucard ?! Empty Como criar efeito de sombra do Alucard ?!

Mensagem por Tirulink Dom 15 Fev 2009, 11:37

editando meu topico...

no caso quando o CHAR correr, pular, abaixar, etc... ter um FADE
para cada sprite...

como exemplo mais especifico, vamos usar o do Alucard no
Castlevania, ele anda, pula ou corre sua imagem é repetida com outra cor
durante alguns passos ou segundos....

alguem ja tentou, pensou, ou criou algo do tipo ?!

vlw
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Como criar efeito de sombra do Alucard ?! Empty Re: Como criar efeito de sombra do Alucard ?!

Mensagem por M.A.S. Sex 20 Fev 2009, 22:26

No engine que fiz segue toda a explicação detalhada. =]

Como criar efeito de sombra do Alucard ?! Postagemenginepreview

Download do engine

No evento create da instância coloque:

Código:
// Tamanho do rastro da sombra.
max_sombra := 30;

// Intensidade entre 0 e 1.
intensidade := 0.25;

 // Cor da sombra.
cor_sombra := c_white;

for ( t := 0 ; t <= max_sombra ; t += 1 )
begin
    // Propriedades da sombra:
    prev_sombra[t,0] := x;
    prev_sombra[t,1] := y;
    prev_sombra[t,2] := image_index;
    prev_sombra[t,3] := sprite_index;
    prev_sombra[t,4] := sign(image_xscale);
end

No evento step da mesma instância:

Aqui é o script que atualiza as variáveis que controlam a sombra. Essas variáveis são do tipo array, ou seja, arranjo. Variáveis array são controladas por um índice numério formado por um ou um conjunto de dois números. Ex: variavel[1], variavel[0.0].

O primeiro número do índice desse array corresponde à cada "pedaço" ou cada parte da sombra. O segundo índice controla as características desse "pedaço", como qual o quadro da animação, qual o sprite e a direção (que no caso deste engine, foi controlado) pelo image_xscale.

Basicamente, a cada passo da instância (a cada Step), cada estado da sombra, "pega" as características do estado posterior a ele partindo do último estado até a instância, fazendo o efeito das sombras. Veja lá no evento Draw como elas são desenhadas com essas informações abaixo.

Código:
prev_sombra[0,0] := x;
prev_sombra[0,1] := y;
prev_sombra[0,2] := image_index;
prev_sombra[0,3] := sprite_index;
prev_sombra[0,4] := sign(image_xscale);

for ( t := max_sombra ; t > 0 ; t -= 1 )
begin
    prev_sombra[t,0] := prev_sombra[t-1,0];
    prev_sombra[t,1] := prev_sombra[t-1,1];
    prev_sombra[t,2] := prev_sombra[t-1,2];
    prev_sombra[t,3] := prev_sombra[t-1,3];
    prev_sombra[t,4] := prev_sombra[t-1,4];
end;


No evento Draw:

Aqui começam os desenhos. O desenho das sombras deve ser feito antes do sprite da instância, como mostrado abaixo. A variável opacidade é usada pra controlar a transparência de cada "pedaço" da sombra, tirando por base o tamanho dela.

Código:
var opacidade;
opacidade := intensidade/max_sombra;

draw_set_blend_mode(bm_add);
for ( d = max_sombra ; d >= 0 ; d -= 1 )
begin
draw_sprite_ext(
        prev_sombra[d,3],
        floor(prev_sombra[d,2]),
        prev_sombra[d,0],
        prev_sombra[d,1],
        prev_sombra[d,4],
        image_yscale,
        image_angle,
        cor_sombra,
        intensidade - (opacidade * d)
        );
end;

draw_set_blend_mode(bm_normal);

// Aqui segue o desenho da instância, normalmente.

draw_sprite_ext(
        sprite_index,
        floor(image_index),
        x,
        y,
        image_xscale,
        image_yscale,
        image_angle,
        image_blend,
        image_alpha
        );

Boa sorte. =]


Última edição por M.A.S. em Sex 27 Fev 2009, 09:05, editado 1 vez(es)
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Como criar efeito de sombra do Alucard ?! Empty Re: Como criar efeito de sombra do Alucard ?!

Mensagem por Tirulink Sáb 21 Fev 2009, 11:33

caraca, é mto complicado e eu nao entendi mto bem...
sou noob na programação...

ta dando que a var sprite_number é desconhecida
provavelmente vai dar na max_sombra tb

o que eu faço ?!
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Como criar efeito de sombra do Alucard ?! Empty Re: Como criar efeito de sombra do Alucard ?!

Mensagem por M.A.S. Ter 24 Fev 2009, 14:27

Eu cometi um pequeno engano, desculpe. A variável certa é image_number. Na verdade eu fiz esse código de cabeça e por isso não conferi. Eu vou te mandar um engine com o código e a explicação.
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Como criar efeito de sombra do Alucard ?! Empty Re: Como criar efeito de sombra do Alucard ?!

Mensagem por M.A.S. Sex 27 Fev 2009, 09:06

Desculpem o post duplo. Eu atualizei o código e acrescentei o engine. Tchau tchau.

Math0511 =]
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Como criar efeito de sombra do Alucard ?! Empty Re: Como criar efeito de sombra do Alucard ?!

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