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Mensagem por kadini Dom 13 maio 2012, 15:36

Olá estou com uma duvida talvez basica é o seguinte eu quero que a imagem do player (uma bola com 2 traços) rode consuante a direçao que segue, eu ja programei o player para se movimentar como eu quero, sem clicar de nenhuma tecla.

por isso pensei por no step:
Código:
image_angle=direction
mas nao deu em nada, depois tentei defernir a variavel direction com o point_direction, mas tb na da

se poderem help:)


Última edição por kadini em Ter 15 maio 2012, 14:40, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Pit Bull Dom 13 maio 2012, 15:38

você quer e a bola fique rodando o jogador, ou que ela fique rodando sobre o proprio eixo?
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Mensagem por kevipegoraro Dom 13 maio 2012, 15:47

tenta por image_angle+=5 pra ela roda
ai o "5" que eu pus tu troca pela velocidade que a bola anda
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Mensagem por kadini Dom 13 maio 2012, 15:54

axo que nao perseberam o meu problema, esqueçao a bola.

um personagem, o personagem quando inicia o jogo esta com os braços para direita ( exemplo ) e ele faz movimentos em todas as direçoes, exemplo ele movimentasse para a esquerda, ou seja, os personagem virava para a esquerda (braços apontavam para a esquerda, neste caso).

o que aconteceu foi que a imagem se movimentou segundo a direçao tomada pelo seu objeto, eu queria saber era esse codigo
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Mensagem por God_of_war425 Dom 13 maio 2012, 16:25

Malz mais não entendi ainda oque vc quer ezatamente,que image fique na direção de algo não emporta o angulo?

se for iso coloca iso por exemplo

direction = point_direction(x,y,obj_desejado.x,obj_desejado.y)
image_angle = direction

se for iso vai funcionar,se não for porfavor explica melhor para podermos entender.
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Mensagem por kadini Dom 13 maio 2012, 16:51

isso foi o que eu disse no 1º poste. uxei tambem o point_direction.

Axo que nao é dificil perseber, o que quero é isto a imagem rotaciona com forme a direçao.

Imagem do que acontece.
image_angle=direction Exmplo1



Imagem do que eu queria que acontece-se

image_angle=direction Exmplo2



era so isso
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Mensagem por God_of_war425 Dom 13 maio 2012, 17:04

ok ok entendi mais se for mouse,então função que passei funcionaria?
so mudar obj_desejaodo por mouse_x,e mouse_y.

agora se for teclada fassa iso

if keyboard_check(vk_left)
{
//codigo para ele andar
sprite_index = //sprite que vc quer
}
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Mensagem por kadini Dom 13 maio 2012, 17:10

nao pode ser teclada pq e IA, e nao pode ser pelo mouse, visto que sao mais que 1 objeto.

esse codigo que testei, tb testei com o mouse_x e mouse_y e ele nao roda, ou seja, talvez o problema esteja no moviemento?????, nao sei
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Mensagem por God_of_war425 Dom 13 maio 2012, 17:19

Se não é por tecla nem por mouse,se objto esta indo para algum lugar ou seguindo algo né?

se ele esta seguindo algo simplismente so vc botas o codigo que falei acima

agora se ele ta andando pra qualquer lado sem rumo,ai vc vai terque adaptar

Exemplo:

direction = andar(360)//ese codigo não eziste obviu
image_angle = direction

é só exemplo se vc colocar assim nunca ira pegar vc teria que adaptalo ao seu jogo.
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Mensagem por kadini Dom 13 maio 2012, 17:29

nao ele tem um rumo programado, tem IA (inteligencia artificial), e a inteligencia artificial é a seguinte.

crio um cabana e essa cabana cria o lenhador, o lenhador vai ver qual a arvore mais perto e vai ate lá, fica la um bocado ( cortar ) e depois volta para a cabana e fica la algum tempo (tempo de tranformar o tronco em tabuas), depois volta a arvore, e volta para a cabana, ( a arvore ao de ficar sem recurso destroi-se e ele vai a outra arvore que estaja mais perto)

ou seja, a direçao que o player segue =ao movimento para chegar à arvore mais perto, e depois quando volta para a cabana fica com a direçao igual ao movimento para a cabana.

eu tentei com o poin_direction, mas nao da nao sei pq.

Essa e a minha duvida
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Mensagem por Ralphed Dom 13 maio 2012, 19:37

cara mande os codigos, é passa para cá(principalmente o do step)
Eu testei aqui, e deu certo.
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Mensagem por kadini Seg 14 maio 2012, 16:06

no sept obj_lenhador está
Código:
if (instance_exists(obj_arvore) and direcao_arvore=false){move_towards_point(instance_nearest(x,y,obj_arvore).x,instance_nearest(x,y,obj_arvore).y,5)}
if (tempo_corte=0){direcao_arvore=false}
if (tempo_corte=200){direcao_casa=true}
if (direcao_casa=true){move_towards_point(obj_casa.x,obj_casa.y,5)}

se eu colocasse image_angle=direction o objeto a imagem deveria rodar segundo a direçao, mas nao esta a dar nada disso, a imgem fica igual
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Mensagem por saim Seg 14 maio 2012, 16:31

Parece que o move_towards_point não altera o valor de direction. Mas tudo bem, se você sabe a direção que é pra se mover, basta definir image_angle=essaDireção.

Tente
Código:
image_angle=point_direction(x, y, instance_nearest(x,y,obj_arvore).x,instance_nearest(x,y,obj_arvore).y);
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Mensagem por kadini Seg 14 maio 2012, 16:42

desculpa esquecime de referir que tb ja tinha testado essa e nao da, fora do codigo e tb ao pe do move_towards_point e nao da, isso e que eu nao persebo pq nao dá??
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Mensagem por saim Ter 15 maio 2012, 08:24

Não dá??? Deveria! Agora lascou!
Olha, DEVE ter algum outro código voltando image_angle pra 0, antes do draw event.
...Ou então, você está usando "draw_sprite" no draw event. Mostre pra gente o que há no seu draw_event.
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Mensagem por Ralphed Ter 15 maio 2012, 12:25

Coloque o image_angle=direction no evento end step.
Se não der certo você avisa.
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Mensagem por kadini Ter 15 maio 2012, 14:30

SAIM muito muito obrigado!!!!, e tambem a todos o que postaram para me ajudar.

Eu tinha draw_sprite no personagem.

tirei e bastou por image_angle=direction, e ja esta a dar.

Uma duvida se quiser uzar o draw event, como por exemplo para desenhar o retangulo com a vida, como faço??????? de modo que o codigo image_angle=direction nao se "desative"
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Mensagem por saim Ter 15 maio 2012, 15:56

Use alguma função mais avançada, como draw_sprite_ext.
Acredito que seja essa a função que esteja no draw "padrão" do game maker.
Código:
draw_sprite_ext(sprite_index, image_index, x, y, image_xscale, image_yscale, image_angle, c_white, image_alpha);
Note que coloquei o valor "image_angle" no campo da rotação. O resultado é o mesmo que não ter um draw_event associado ao objeto.
Há uma diferença entre fazer isso e usar uma outra variável qualquer no campo "rot" pra rodar a sprite. Quando você usa image_angle, a máscara de colisão também roda. Se você usa qualquer outra coisa sem modificar o valor de image_angle, a sprite será mostrada rotacionada, na tela, mas essa rotação não terá efeito nos testes de colisão.
Claro que isso não significa que haverão bugs se você usar alguma variável COM O MESMO VALOR que image_angle.
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Mensagem por kadini Qua 16 maio 2012, 15:37

SAIM obrigado, da certo Smile

com essa funçao
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