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Ajuda Urgente [Iluminacao só pra um]
2 participantes
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Ajuda Urgente [Iluminacao só pra um]
Vendo esse tuto https://gmbr.forumeiros.com/t13185-resolvidoajuda-jogo-no-escuro?highlight=luz+e+escuro
tentei fazer com que ele iluminase o obj tocha, mais se tem mais de 1 tocha no mapa ele só ilumina uma ! Como arrumo para ele iluminar todas ? Ja fiz de tudo, acho que trabalhando com o numero de cada obj ( acho q é ID ) daria, mais nao sei lidar com isso.
É meio urgente pq é pro CQ
tentei fazer com que ele iluminase o obj tocha, mais se tem mais de 1 tocha no mapa ele só ilumina uma ! Como arrumo para ele iluminar todas ? Ja fiz de tudo, acho que trabalhando com o numero de cada obj ( acho q é ID ) daria, mais nao sei lidar com isso.
É meio urgente pq é pro CQ
Lukbebalduke- Games Ranking :
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Resposta ;)
Olá amigo, como vai? Vou tentar ajuda-lo da maneira mais pratica possivel.
Crie um objeto de controle, chamado: ctrlLuz
no Create:
no BeginStep:
Ai está o "truque", ele vai dar uma espécie de loop, capturando o valor do id de cada objLuz na room, e criar um circulo em volta dele.
no Draw:
______________________________________________________________________|
Crie agora um Script chamado: add_id:
Aqui iremos definir o id de cada objeto criado na room.
______________________________________________________________________|
Coloque no Create dos objLuz:
______________________________________________________________________|
Espero ter ajudado. Até logo.
Crie um objeto de controle, chamado: ctrlLuz
no Create:
- Código:
Alpha=0.92; //é o alpha da parte preta da luz, ou seja, a escuridão.
Noite=surface_create(view_wview[0],view_hview[0]);
global.count=0;
no BeginStep:
- Código:
global.Darkest=merge_color(c_black,c_white,Alpha);
surface_set_target(Noite);
draw_clear(global.Darkest);
draw_set_blend_mode(bm_subtract);
for(i=0;i<global.count;i+=1;){
objid=real(variable_global_get("obj"+string(i)));
draw_circle_color(objid.x-view_xview[0],objid.y-view_yview[0],100,global.Darkest,c_black,0);
}
draw_set_blend_mode(bm_normal);
surface_reset_target();
Ai está o "truque", ele vai dar uma espécie de loop, capturando o valor do id de cada objLuz na room, e criar um circulo em volta dele.
no Draw:
- Código:
draw_set_blend_mode(bm_subtract);
draw_surface(Noite,view_xview[0],view_yview[0]);
draw_set_blend_mode(bm_normal);
______________________________________________________________________|
Crie agora um Script chamado: add_id:
- Código:
di=argument0;
variable_global_set("obj"+string(global.count),di);
global.count+=1;
Aqui iremos definir o id de cada objeto criado na room.
______________________________________________________________________|
Coloque no Create dos objLuz:
- Código:
add_id(id);
______________________________________________________________________|
Espero ter ajudado. Até logo.
Askdoof- Data de inscrição : 29/01/2012
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