GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Problema ao entrar por uma porta e voltar por ela
por aminaro Seg 06 maio 2024, 10:08

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 11:43

» Colisões não funcionando
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 10:16

» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por pequetux Sex 26 Abr 2024, 16:45

» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18

» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30

» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07

» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45

» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51

» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31

» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11

» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21


Ajuda Urgente [Iluminacao só pra um]

2 participantes

Ir para baixo

Ajuda Urgente [Iluminacao só pra um] Empty Ajuda Urgente [Iluminacao só pra um]

Mensagem por Lukbebalduke Dom 29 Abr 2012, 17:44

Vendo esse tuto https://gmbr.forumeiros.com/t13185-resolvidoajuda-jogo-no-escuro?highlight=luz+e+escuro
tentei fazer com que ele iluminase o obj tocha, mais se tem mais de 1 tocha no mapa ele só ilumina uma ! Como arrumo para ele iluminar todas ? Ja fiz de tudo, acho que trabalhando com o numero de cada obj ( acho q é ID ) daria, mais nao sei lidar com isso.

É meio urgente pq é pro CQ
Lukbebalduke
Lukbebalduke

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B - B - A - B
Data de inscrição : 06/07/2011
Reputação : 30
Número de Mensagens : 765
Prêmios : Ajuda Urgente [Iluminacao só pra um] Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 2

Insignia 1 x 1 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda Urgente [Iluminacao só pra um] Empty Resposta ;)

Mensagem por Askdoof Seg 30 Abr 2012, 06:07

Olá amigo, como vai? Vou tentar ajuda-lo da maneira mais pratica possivel.

Crie um objeto de controle, chamado: ctrlLuz

no Create:
Código:

Alpha=0.92; //é o alpha da parte preta da luz, ou seja, a escuridão.
Noite=surface_create(view_wview[0],view_hview[0]);
global.count=0;

no BeginStep:
Código:

global.Darkest=merge_color(c_black,c_white,Alpha);
surface_set_target(Noite);
draw_clear(global.Darkest);
draw_set_blend_mode(bm_subtract);

for(i=0;i<global.count;i+=1;){
    objid=real(variable_global_get("obj"+string(i)));
    draw_circle_color(objid.x-view_xview[0],objid.y-view_yview[0],100,global.Darkest,c_black,0);
}

draw_set_blend_mode(bm_normal);
surface_reset_target();

Ai está o "truque", ele vai dar uma espécie de loop, capturando o valor do id de cada objLuz na room, e criar um circulo em volta dele.

no Draw:
Código:

draw_set_blend_mode(bm_subtract);
draw_surface(Noite,view_xview[0],view_yview[0]);
draw_set_blend_mode(bm_normal);

______________________________________________________________________|

Crie agora um Script chamado: add_id:

Código:

di=argument0;

variable_global_set("obj"+string(global.count),di);
global.count+=1;

Aqui iremos definir o id de cada objeto criado na room.

______________________________________________________________________|

Coloque no Create dos objLuz:

Código:

add_id(id);

______________________________________________________________________|

Espero ter ajudado. Até logo.
Askdoof
Askdoof

Data de inscrição : 29/01/2012
Reputação : 1
Número de Mensagens : 1
Prêmios : Ajuda Urgente [Iluminacao só pra um] Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos