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Efeito de Draw Avançado (esse é possível) ?!
4 participantes
Página 1 de 1
Efeito de Draw Avançado (esse é possível) ?!
É possível criar efeitos assim no Game Maker ?
https://www.youtube.com/watch?v=3Y3NULdbAGg
assistam até os 19 segundos de vídeo,pois são esses efeitos que quero criar.
Pretendo fazer isso por Draw.
Para ser mais preciso,queria aqueles efeitos de luz que acontecem com a imagem.
Pesquisando,descobri que isso é feito com vetores e surfaces.
A questão é,como fazer ?!
Se alguém puder me ajudar,pelo menos direcionar,agradeço!
https://www.youtube.com/watch?v=3Y3NULdbAGg
assistam até os 19 segundos de vídeo,pois são esses efeitos que quero criar.
Pretendo fazer isso por Draw.
Para ser mais preciso,queria aqueles efeitos de luz que acontecem com a imagem.
Pesquisando,descobri que isso é feito com vetores e surfaces.
A questão é,como fazer ?!
Se alguém puder me ajudar,pelo menos direcionar,agradeço!
Re: Efeito de Draw Avançado (esse é possível) ?!
Esse foi usado em um jogo do GM:
https://www.youtube.com/watch?v=JvZflNKchpg
O esquema é fazer um vídeo e passar no começo do jogo.
Para fazer o vídeo, você precisará de alguém que saiba muito do assunto.
Existem na GMC vários usuários que criam vídeos, não raro eu vejo.
Procure por Game Intro, Logo Effects, Text Effects.
https://www.youtube.com/watch?v=JvZflNKchpg
O esquema é fazer um vídeo e passar no começo do jogo.
Para fazer o vídeo, você precisará de alguém que saiba muito do assunto.
Existem na GMC vários usuários que criam vídeos, não raro eu vejo.
Procure por Game Intro, Logo Effects, Text Effects.
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
Entre para o Clube do Inglês:
Re: Efeito de Draw Avançado (esse é possível) ?!
Vlw pedro.
Bem,esse efeito que você me mostrou e bacana,mas eu tava querendo alguma forma de fazer isso por GML,ou seja,usando o proprio Draw.
Acredito que na teoria,seja um conjunto de surfaces colocadas em posições adequadas em forma de triângulos que mudam de cor dependendo de sua rotação/posição,sendo uma variação entre alguma cor e seu tom mais claro.Penso em algo com Blend e efeito de luz.
Você faz alguma ideia de como seria isso neste caso ?
Como poderia fazer efeitos assim com sprites por exemplo ?
De qualquer forma,vou correr atrás de aprender a criar efeitos de vídeo.
Mais uma vez,Obrigado.
Bem,esse efeito que você me mostrou e bacana,mas eu tava querendo alguma forma de fazer isso por GML,ou seja,usando o proprio Draw.
Acredito que na teoria,seja um conjunto de surfaces colocadas em posições adequadas em forma de triângulos que mudam de cor dependendo de sua rotação/posição,sendo uma variação entre alguma cor e seu tom mais claro.Penso em algo com Blend e efeito de luz.
Você faz alguma ideia de como seria isso neste caso ?
Como poderia fazer efeitos assim com sprites por exemplo ?
De qualquer forma,vou correr atrás de aprender a criar efeitos de vídeo.
Mais uma vez,Obrigado.
Re: Efeito de Draw Avançado (esse é possível) ?!
Também é possível criar esse efeito programando! Tanto o efeito do raio quanto aquele das letras. Um vídeo vai ser mais fácil, lógico, mas também dá pra programar isso como opção. Acho que o caminho seria usar primitives e blends. Acredito que só.
No caso do vídeo, se você usar algum efeito na imagem, dá até pra exportar o vídeo em "*.gif" e importar o sprite no jogo. Como é um efeito curto, se você reduzir bastante o tamanho do sprite exportado e o número de quadros, fica bem legal.
Esse sprite, por exemplo, eu fiz usando um efeito do Premiere e depois joguei no Photoshop pra ajustar o pontilhamento:
No caso do vídeo, se você usar algum efeito na imagem, dá até pra exportar o vídeo em "*.gif" e importar o sprite no jogo. Como é um efeito curto, se você reduzir bastante o tamanho do sprite exportado e o número de quadros, fica bem legal.
Esse sprite, por exemplo, eu fiz usando um efeito do Premiere e depois joguei no Photoshop pra ajustar o pontilhamento:
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Re: Efeito de Draw Avançado (esse é possível) ?!
Fiz uma simulação de um raio aqui, não é um "raio que dê medo", mas dá para o gasto. Se quiser ver, aqui está :
Download
Basicamente, os pontos do raio são criados pelo objeto principal (objControle) e este pega os ID's desses pontos que são armazenados em uma variável e ai é desenhado uma linha do primeiro ponto criado ao último. O efeito mesmo é feito no objPonto, que escolhe um valor para adicionar ao eixo y dele.
Você pode editar e colocar alguns efeitos de luz, acho que vai ficar bom. Diminua o tamanho do quadrado que representa o ponto para eles não aparecerem, coloquei um tamanho que dê para perceber para você ver como acontece.
Dá para criar MUITA coisa com o Draw, é só você ter criatividade e conhecimento aprofundado nas técnicas de desenho. Acredito que a melhor técnica de criar efeitos do GM são as primitives, dá para criar muita coisa com ela.
Download
Basicamente, os pontos do raio são criados pelo objeto principal (objControle) e este pega os ID's desses pontos que são armazenados em uma variável e ai é desenhado uma linha do primeiro ponto criado ao último. O efeito mesmo é feito no objPonto, que escolhe um valor para adicionar ao eixo y dele.
Você pode editar e colocar alguns efeitos de luz, acho que vai ficar bom. Diminua o tamanho do quadrado que representa o ponto para eles não aparecerem, coloquei um tamanho que dê para perceber para você ver como acontece.
Dá para criar MUITA coisa com o Draw, é só você ter criatividade e conhecimento aprofundado nas técnicas de desenho. Acredito que a melhor técnica de criar efeitos do GM são as primitives, dá para criar muita coisa com ela.
Re: Efeito de Draw Avançado (esse é possível) ?!
Obrigado ninja e golpe baixo.
Vendo seus dois exemplos,pensei em um modo de fazer uma boa introdução.
Muito obrigado.
Vendo seus dois exemplos,pensei em um modo de fazer uma boa introdução.
Muito obrigado.
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