Entrar
Últimos assuntos
» Servidor de Discord do fórum?por Super Games Ontem à(s) 01:27
» Problemas com a caixa de diálogo, ela é pequena e as letras não cabem dentro
por Rukasu777 Qui 16 maio 2024, 18:10
» Problemas com particulas
por RastaMaan Dom 12 maio 2024, 17:03
» Problema ao entrar por uma porta e voltar por ela
por aminaro Seg 06 maio 2024, 10:08
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 11:43
» Colisões não funcionando
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 10:16
» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por pequetux Sex 26 Abr 2024, 16:45
» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18
» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30
» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07
» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45
» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51
» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31
» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11
» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27
» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30
» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17
» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18
» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34
» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13
» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12
» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02
» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55
» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42
Diferença de formataçao e motivos dos erros?
2 participantes
Página 1 de 1
Diferença de formataçao e motivos dos erros?
Criei um tópico anterior, para tentar resolver um problema com minha engine(IA), e dentro desse tópico, fiz uma pergunta que deveria ser sido postada em outro tópico, pois dependendo da resposta iria ajudar muitos outros que tivessem a mesma dúvida mas nao soubessem explicar de outro modo, ou procurar Sendo assim, decidi postar este tópico, incluindo tanto a minha pergunta quanto a resposta obtida. Talvez sejam úteis e é claro, acrescentada por voces e seus pontos de vista. Nao quero ser egoísta, vamos aprender juntos!
Caso lhe interesse este é o tópico:Codigos anulando outro?
E aqui está motivo deste novo tópico (no meu caso a dúvida foi elucidada):[quote="moisesBR"](...)Queria tambem entender a diferença de formataçao e os motivos dos erros:
Tomei a liberdade de colocar alguns links de posts que li sobre o assunto:
Do Pedro: Identacao nos codigos
Do Fudêncioo: [url=https://gmbr.forumeiros.com/t397-identacao-para-que-serve-e-como-usar?highlight=identa%E7ao ]identacao para que serve e como usar?[/url]
(...)Ei você! Alguem aí, sabe como colocar download do 4shared aqui sem ter que ir para o Adfly?
Caso lhe interesse este é o tópico:Codigos anulando outro?
E aqui está motivo deste novo tópico (no meu caso a dúvida foi elucidada):[quote="moisesBR"](...)Queria tambem entender a diferença de formataçao e os motivos dos erros:
- Código:
formato1:
se algo = isso entao faça isso
se algo = isso entao faça isso
se algo = isso entao faça isso
formato2
começo
se algo = isso entao faça isso
se algo = isso entao faça isso
fim
formato3
começo
se algo = isso entao faça isso
else
se algo = isso entao faça isso
else
se algo = isso entao faça isso
fim[/quote]
Foi isso! Nao sabia onde postar isso, entao como o assunto era de ajuda, postei aqui. Espero que isso seja útil para alguem. Vale lembrar, que esse post, pode ser acrescentado, e deve adicionar suas experiencias sobre este assunto, tal como links para tópicos relacionados. O termo que eu nao sabia era Identação!Saim escreveu:Diferença entre os formatos
1 e 2: Nenhuma
1-2 e 3: Nos primeiros casos, o código verifica cada uma das declarações "if" e, se todas forem verdadeiras, executas todas elas.
Se a execução significa definir o valor de uma variável, essa variável pode ser definida várias vezes
No terceiro caso, o código vai procurando alguma declaração verdadeira e pára assim que encontra ela, executando o que estiver dentro dela.
Por exemplo, se estiver chovendo, você define vspeed como "+5", se estiver ventando, como "-5". Note que os eventos não estão relacionados, pode ocorrer só um, ambos ou nenhum. Agora, vejamos o comportamento dos seus códigos:
Nos primeiros casos:
se chove { vspeed = 5}
se venta { vspeed = -5}
se estiver chovendo e ventando, o valor de vspeed final será -5. Não é porque não está chovendo, é porque o código passa pela chuva, define vspeed como 5, depois olha o vento e muda o valor da variável.
No último caso:
se chove { vspeed = 5}
senão, se venta {vspeed = -5}
Agora, o código faz o seguinte: se esitver chovendo, ele define vspeed pro valor de 5 e fim. Não quer mais saber do "senão". Ele diz "hm, se está chovendo... opa, está chovendo, deixa eu obedecer aqui! Pronto, que mais? Senão... ah, quero nem saber, não é o caso!". Aí, se não estiver chovendo - só se não estiver chovendo - o código prossegue e verifica se está ventando e, se estiver, define vspeed como -5.
Nos dois casos, se não estiver chovendo nem ventando, vspeed permanece como estava.
Tomei a liberdade de colocar alguns links de posts que li sobre o assunto:
Do Pedro: Identacao nos codigos
Do Fudêncioo: [url=https://gmbr.forumeiros.com/t397-identacao-para-que-serve-e-como-usar?highlight=identa%E7ao ]identacao para que serve e como usar?[/url]
(...)Ei você! Alguem aí, sabe como colocar download do 4shared aqui sem ter que ir para o Adfly?
Última edição por moisesBR em Qui 12 Abr 2012, 14:49, editado 1 vez(es)
Re: Diferença de formataçao e motivos dos erros?
Desculpa, vc não poderia me explicar melhor Eu não entendí seu tópico, mas agora fiquei com ele encucado na minha cabeça.
Milton_camp- Data de inscrição : 12/04/2012
Reputação : 1
Número de Mensagens : 20
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Diferença de formataçao e motivos dos erros?
Xi! fiz foi complicar mais as coisas! Espere um pouco ... [Ok! Editado]
Como disse; ja tinha sido respondido, mas achei por bem postar aqui, já que a pergunta fugia do tópico em questaotentando ajudar e responder também, dúvidas parecidas com a minha, postei aqui!
Veja-o para entender o contexto:
https://gmbr.forumeiros.com/t21935-diferenca-de-formatacao-e-motivos-dos-erros
Eu desejava saber se o modo de dispor os mesmos códigos, mudava alguma coisa na execuçao, e o Sain me mostrou que sim! No meu exemplo coloquei algo assim tipo uma traduçao:
O normal seria:
if (keyboard_check(vk_rigth)) then {move_toyard_point(5,0,sprite)}
Traduzido:
se (pressionar (seta para direita)) entao {move(5 pixeis para a dieita)}
Entao minha duvida era se ao mudar ou acrescentar marcadores no mesmo codigo mudava algo, e assim fiz meu exemplo mais resumido, traduzido (tem um termo para isso... lógica?):
(Obs: nao tente colocar isso é só um exemplo, uma traduçao)
Modo de montar o codigo1 (normal como eu usava):
Entendi que:
E que no exemplo 1 e 2 o resultado é o mesmo!
e no exemplo 3, só o primeiro comando verdadeiro é reconhecido! É isso.
"Arguem!!! Sarva ieu aí! Ajudi ieu ixpricá!!!!"
Como disse; ja tinha sido respondido, mas achei por bem postar aqui, já que a pergunta fugia do tópico em questaotentando ajudar e responder também, dúvidas parecidas com a minha, postei aqui!
Veja-o para entender o contexto:
https://gmbr.forumeiros.com/t21935-diferenca-de-formatacao-e-motivos-dos-erros
Eu desejava saber se o modo de dispor os mesmos códigos, mudava alguma coisa na execuçao, e o Sain me mostrou que sim! No meu exemplo coloquei algo assim tipo uma traduçao:
O normal seria:
if (keyboard_check(vk_rigth)) then {move_toyard_point(5,0,sprite)}
Traduzido:
se (pressionar (seta para direita)) entao {move(5 pixeis para a dieita)}
Entao minha duvida era se ao mudar ou acrescentar marcadores no mesmo codigo mudava algo, e assim fiz meu exemplo mais resumido, traduzido (tem um termo para isso... lógica?):
(Obs: nao tente colocar isso é só um exemplo, uma traduçao)
Modo de montar o codigo1 (normal como eu usava):
- Código:
Se teclo algo, entao faz isso!
Se teclo algo, entao faz isso!
Se teclo algo, entao faz isso!
- Código:
begin
Se teclo algo, entao faz isso!
Se teclo algo, entao faz isso!
Se teclo algo, entao faz isso!
end
- Código:
começo
Se teclo algo, entao faz isso!
ou
Se teclo algo, entao faz isso!
ou
Se teclo algo, entao faz isso!
fim
Entendi que:
E que no exemplo 1 e 2 o resultado é o mesmo!
e no exemplo 3, só o primeiro comando verdadeiro é reconhecido! É isso.
"Arguem!!! Sarva ieu aí! Ajudi ieu ixpricá!!!!"
Última edição por moisesBR em Qui 12 Abr 2012, 15:05, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : corrigindo algo)
Tópicos semelhantes
» [RESOLVIDO] Formatação de PCs
» GM-S reinstalação com erro pos formatacao
» [PROBLEMA]Formatação de sprites
» [Duvida] Qual a diferença do else if pro if e qual a diferença do == pro =
» Auto formatação para os scripts
» GM-S reinstalação com erro pos formatacao
» [PROBLEMA]Formatação de sprites
» [Duvida] Qual a diferença do else if pro if e qual a diferença do == pro =
» Auto formatação para os scripts
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|