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Arkanoid - dúvidas
3 participantes
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Arkanoid - dúvidas
Bem pessoal, eu comecei nessa semana a fazer um jogo Arkanoid, sendo que estou com algumas dúvidas. Esse é o primeiro jogo que tento fazer "sozinho", os outros fiz seguindo exemplos de tutoriais.
1ª Queria saber como faço para que a direção da bolinha varie de acordo com o local em que ela bate no personagem principal (retângulo azul):
2ª Como faço para que o jogador ganhe uma vida extra a cada 5000 pontos?
3ª Tem um objeto que aparece no jogo e se o jogador captá-lo passa a atirar, sendo que o limite é 15 balas. Criei uma variável que armazena esse número (15) e gostaria de saber como mostrá-la na tela.
Aqui está o que fiz até agora: http://www.4shared.com/file/84688879/6d43423b/arkanoid.html
Valeu!
1ª Queria saber como faço para que a direção da bolinha varie de acordo com o local em que ela bate no personagem principal (retângulo azul):
2ª Como faço para que o jogador ganhe uma vida extra a cada 5000 pontos?
3ª Tem um objeto que aparece no jogo e se o jogador captá-lo passa a atirar, sendo que o limite é 15 balas. Criei uma variável que armazena esse número (15) e gostaria de saber como mostrá-la na tela.
Aqui está o que fiz até agora: http://www.4shared.com/file/84688879/6d43423b/arkanoid.html
Valeu!
Última edição por Felipe em Sáb 07 Fev 2009, 18:36, editado 2 vez(es)
Felipe- Data de inscrição : 20/01/2009
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Re: Arkanoid - dúvidas
1 -
no evento de colisao com a bola, coloca:
nao testei, acredito q funciona
2 - faz um var que soma igual aos pontos, quando a var for = a 5000 add uma vida e zere ela novamente.
3 - para mostrala na tela, vc pode tranforma a var em string e depois desenhala com "draw_text" assim:
em um evento draw coloca:
lembrando que se o objeto que ira desenhar nao for dedicado a isso e conter sprite, a sprite ira sumir, entao, junto add isso par desenhar a sprite:
espero ter ajudado, vlw!
no evento de colisao com a bola, coloca:
- Código:
dife = sprite_xoffset;
if (other.x >= (x - dife) and other.x < ((x + 40) - dife)) {
other.direction -= random(20);
}
else if (other.x >= ((x + 40) - dife) and other.x < ((x + 80) - dife)) {
other.direction = 90;
}
else {
other.direction += random(20);
}
nao testei, acredito q funciona
2 - faz um var que soma igual aos pontos, quando a var for = a 5000 add uma vida e zere ela novamente.
3 - para mostrala na tela, vc pode tranforma a var em string e depois desenhala com "draw_text" assim:
em um evento draw coloca:
- Código:
draw_text(posição x , posição y , string( nome da variavel ));
lembrando que se o objeto que ira desenhar nao for dedicado a isso e conter sprite, a sprite ira sumir, entao, junto add isso par desenhar a sprite:
- Código:
draw_sprite(sprite_index,image_index,x,y);
espero ter ajudado, vlw!
Re: Arkanoid - dúvidas
Valeu, Gusba!
As dicas 2 e 3 deram certo, porém a primeira não. Não é que deu errado, mas é que esse código às vezes faz a bolinha ir muito horizontalmente, quase totalmente deitada, e aí ela vai rebatendo várias vezes nas paredes laterais e demora muito pra chegar até a parte onde ficam os retângulos que devem ser destruídos. E além disso quando ocorre a colisão, a bolinha dá uma travada, ela não ricocheteia imediatamente.
Eu até tentei fazer umas alterações no código, porém como não conheço bem a GML, não deu certo.
Mas obrigado, já ajudou bastante!
As dicas 2 e 3 deram certo, porém a primeira não. Não é que deu errado, mas é que esse código às vezes faz a bolinha ir muito horizontalmente, quase totalmente deitada, e aí ela vai rebatendo várias vezes nas paredes laterais e demora muito pra chegar até a parte onde ficam os retângulos que devem ser destruídos. E além disso quando ocorre a colisão, a bolinha dá uma travada, ela não ricocheteia imediatamente.
Eu até tentei fazer umas alterações no código, porém como não conheço bem a GML, não deu certo.
Mas obrigado, já ajudou bastante!
Felipe- Data de inscrição : 20/01/2009
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Re: Arkanoid - dúvidas
No livro do Game Maker tem um jogo de Arkanoid, e para fazer a bola rebater de acordo com onde bate, fizeram assim:
Os sprites da bola e do retângulo devem estar horizontalmente centralizados (com a x-origin no centro)
Então, no evento da bola de colidir com o retângulo, coloque isso:
direction = 90+obj_Retangulo.x-x;
speed = (quanto você quiser);
Isso funciona assim:
Com os sprites dos dois centralizados, quando a bola bater no meio do retângulo, (obj_Retangulo.x-x) será igual a 0. Adicionando 90, a direção será diretamente para cima.
Quando a bola bater mais para a esquerda, (obj_Retangulo.x-x) será igual a um número positivo, adicionando 90 a direção ficará mais para esquerda (ex.: 135).
Quando a bola bater mais para a direita, (obj_Retangulo.x-x) será igual a um número negativo, adicionando 90 a direção ficará mais para direita (ex.: 45).
Se desse jeito, quando a bola bater na ponta ficar horizontal demais, faça alguma coisa assim:
direction = 90+(obj_Retangulo.x-x)/1.5;
speed = (quanto você quiser);
Os sprites da bola e do retângulo devem estar horizontalmente centralizados (com a x-origin no centro)
Então, no evento da bola de colidir com o retângulo, coloque isso:
direction = 90+obj_Retangulo.x-x;
speed = (quanto você quiser);
Isso funciona assim:
Com os sprites dos dois centralizados, quando a bola bater no meio do retângulo, (obj_Retangulo.x-x) será igual a 0. Adicionando 90, a direção será diretamente para cima.
Quando a bola bater mais para a esquerda, (obj_Retangulo.x-x) será igual a um número positivo, adicionando 90 a direção ficará mais para esquerda (ex.: 135).
Quando a bola bater mais para a direita, (obj_Retangulo.x-x) será igual a um número negativo, adicionando 90 a direção ficará mais para direita (ex.: 45).
Se desse jeito, quando a bola bater na ponta ficar horizontal demais, faça alguma coisa assim:
direction = 90+(obj_Retangulo.x-x)/1.5;
speed = (quanto você quiser);
Igor KinGamer- Data de inscrição : 26/09/2008
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Re: Arkanoid - dúvidas
Valeu,Igor KinGamer!
Agora ficou perfeito!
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Felipe- Data de inscrição : 20/01/2009
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Re: Arkanoid - dúvidas
Gusba escreveu: cara, bem pensado nem eu tinha me ligado que dava pra faze assim, vlw ai!
Vlw, mas não fui eu que pensei, foi o Mark Overmars
Igor KinGamer- Data de inscrição : 26/09/2008
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Re: Arkanoid - dúvidas
Aí, o primeiro nível tá quase pronto, mas surgiu um probleminha: quando eu deixo a bola imprensada na parede, ela fica travada até eu mover a barra (obj_principal) para o lado oposto ao da parede.
Acho que o problema pode estar no movimento da barra (obj_principal), vejam como fiz:
Aqui está o que fiz até agora: http://www.4shared.com/file/84953858/f6b5e14a/arkanoid01.html
Acho que o problema pode estar no movimento da barra (obj_principal), vejam como fiz:
Aqui está o que fiz até agora: http://www.4shared.com/file/84953858/f6b5e14a/arkanoid01.html
Felipe- Data de inscrição : 20/01/2009
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