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Uma janela da frente da room que só ela tenha o foco
4 participantes
Página 1 de 1
Uma janela da frente da room que só ela tenha o foco
Olá pessoal!
Estou fazendo uma espécie de aplicativo com o GM, e gostaria muito de saber se há como fazer isso:
- Tenho uma room com vários botões que executam várias funções. Um botão desses abre uma janela de configuração.
- Essa janela surge e fica na frente de todo o resto, pegando o "foco" da aplicação. Ou seja, quero que só os botões dessa janela sejam utilizados, todos os botões atrás sejam ignorados.
- Eu imaginava que se colocasse um objeto com um depth menor que outro (tapando ele) o de trás seria ignorado em eventos de clique, mouse enter, etc. Mas na realidade tudo funciona...
- Não quero fazer essa janela em outro room pois tenho uma grande quantidade de coisas carregadas no room atual que daria trabalho restaurar o estado antigo na mão, quando retornar para room original.
- Posso criar variáveis de controle para quando essa janela estiver sobre tudo e com isso ignorar as ações dos botões atrás, mas será que não tem outra forma mais prática? Alguma mutreta com views, etc?
- Outra forma é usar o instance_deactivate_all logo antes de chamar a janela. Porém no help isso diz que pode dar problemas, usar com cuidado, e faz tudo desaparecer. Gostaria que essa janela ficasse no meio da tela com o fundo ainda visível, penso só em dar uma escurecida (um plano preto semitransparente) para ficar claro que o foco está na frente.
Sugestões?
Obrigado, boa páscoa!
Estou fazendo uma espécie de aplicativo com o GM, e gostaria muito de saber se há como fazer isso:
- Tenho uma room com vários botões que executam várias funções. Um botão desses abre uma janela de configuração.
- Essa janela surge e fica na frente de todo o resto, pegando o "foco" da aplicação. Ou seja, quero que só os botões dessa janela sejam utilizados, todos os botões atrás sejam ignorados.
- Eu imaginava que se colocasse um objeto com um depth menor que outro (tapando ele) o de trás seria ignorado em eventos de clique, mouse enter, etc. Mas na realidade tudo funciona...
- Não quero fazer essa janela em outro room pois tenho uma grande quantidade de coisas carregadas no room atual que daria trabalho restaurar o estado antigo na mão, quando retornar para room original.
- Posso criar variáveis de controle para quando essa janela estiver sobre tudo e com isso ignorar as ações dos botões atrás, mas será que não tem outra forma mais prática? Alguma mutreta com views, etc?
- Outra forma é usar o instance_deactivate_all logo antes de chamar a janela. Porém no help isso diz que pode dar problemas, usar com cuidado, e faz tudo desaparecer. Gostaria que essa janela ficasse no meio da tela com o fundo ainda visível, penso só em dar uma escurecida (um plano preto semitransparente) para ficar claro que o foco está na frente.
Sugestões?
Obrigado, boa páscoa!
Re: Uma janela da frente da room que só ela tenha o foco
Você poderia fazer o seguinte:
- Criar uma ds_list.
- Adicionar os elementos de acordo com o depth na posição inicial ou final da lista.
- Ordenar o depth de acordo com os valores da lista. (ds_list_sort ordena a lista, o depth pode ser por loop mesmo)
- Ao clicar, verificar se o elemento está na posição inicial ou final da lista (qual você escolheu acima), se estiver, a ação ocorre.
Obs: essa é uma ideia, se tiver alguma dúvida ou precisar de um exemplo, responde aí.
Até mais!
- Criar uma ds_list.
- Adicionar os elementos de acordo com o depth na posição inicial ou final da lista.
- Ordenar o depth de acordo com os valores da lista. (ds_list_sort ordena a lista, o depth pode ser por loop mesmo)
- Ao clicar, verificar se o elemento está na posição inicial ou final da lista (qual você escolheu acima), se estiver, a ação ocorre.
Obs: essa é uma ideia, se tiver alguma dúvida ou precisar de um exemplo, responde aí.
Até mais!
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
Entre para o Clube do Inglês:
Re: Uma janela da frente da room que só ela tenha o foco
Amigo, eu fiz um negócio desses parecido uma vez. O jeito que eu fiz foi colocar uma variável "form_focused" em cada objeto. Quando um form vinha à frente, a variável dessa instância era "true" e das demais "false".
with (all) form_focused := false;
form_focused := true;
Os eventos de clique e teclado eram todos conferidos no step, então eu só coloquei no início dele:
if form_focused = false then exit;
Daí os eventos de quem não é foco não executam, mas foi fácil adaptar porque coloquei tudo no step. Se quiser dar uma olhada, tá tudo aberto, o código cê pode pegar, modificar, olhar, se servir de alguma coisa:
https://gmbr.forumeiros.com/t17196-minilab-ose-project
@Pedro
Agora que eu reparei isso Pedro, meu projeto tá no Hall, mas o concurso de softs foi anulado, lembra? Eu fui pesquisar e vi isso agora.
Falou!
with (all) form_focused := false;
form_focused := true;
Os eventos de clique e teclado eram todos conferidos no step, então eu só coloquei no início dele:
if form_focused = false then exit;
Daí os eventos de quem não é foco não executam, mas foi fácil adaptar porque coloquei tudo no step. Se quiser dar uma olhada, tá tudo aberto, o código cê pode pegar, modificar, olhar, se servir de alguma coisa:
https://gmbr.forumeiros.com/t17196-minilab-ose-project
@Pedro
Agora que eu reparei isso Pedro, meu projeto tá no Hall, mas o concurso de softs foi anulado, lembra? Eu fui pesquisar e vi isso agora.
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GameMakerTutoriais- Data de inscrição : 29/01/2011
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Re: Uma janela da frente da room que só ela tenha o foco
Esse sistema de uma var de controle é o que tinha pensado mesmo, mas a dica do with (all) ajuda bastante!
Vou ter um pouco mais de trabalho para testar pois em alguns casos misturo código com outras partes de ações drag and drop, então só usar "if form_focused = false then exit;" não seria suficiente, vou ter que fazer um bloco de teste entre tudo que existe em cada evento. Mas é tranquilo.
Valeu!
Vou ter um pouco mais de trabalho para testar pois em alguns casos misturo código com outras partes de ações drag and drop, então só usar "if form_focused = false then exit;" não seria suficiente, vou ter que fazer um bloco de teste entre tudo que existe em cada evento. Mas é tranquilo.
Valeu!
Re: Uma janela da frente da room que só ela tenha o foco
Se houvesse alguma forma de saltar um evento inteiro, tipo a action "Exit Event", daria pra fazer uma mudança por código, tudo de uma vez... Mas não sei como fazer isso ou se realmente tem jeito... Boa sorte aí.
GameMakerTutoriais- Data de inscrição : 29/01/2011
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Re: Uma janela da frente da room que só ela tenha o foco
Nesse caso é só colocar um if em drag e drop com o "Exit event" se form_focused = false for falso.
Ou você usa o with para executar os códigos só no objeto focado.
Ou você usa o with para executar os códigos só no objeto focado.
Re: Uma janela da frente da room que só ela tenha o foco
Boa, nunca tinha usado a ação "exit event", facilita mais ainda!
Assunto resolvido, valeu pessoal.
Assunto resolvido, valeu pessoal.
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