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Criando extensões
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Criando extensões
Para criar uma extensão você precisa do Extension Maker, ele se encontra AQUI.
Ao abrir o programa, você deve indicar que arquivos você utilizará. Você pode incluir scripts (GML), DLLs e Libs.
Folder: nome da subpasta da pasta temporária onde os arquivos serão colocados quando o jogo está rodando.
Version: a versão da extensão
Author: seu nome ou da sua empresa
Date: quando a extensão foi criada
Hidden: ocultar a extensão da lista
Description: descreva a extensão
License: freeware/shareware/etc
Help File: um arquivo de ajuda no formato doc/pdf/html/chm/hlp
Uses: se a sua extensão usar outra extensão, diga o nome dela (não o do arquivo)
Name: o nome da função dentro do GM
External Name: deixe em branco se tiver o mesmo nome do arquivo externo
Help Line: no editor de códigos aparecerá uma linha de ajuda. Usualmente consiste do nome da função e de seus argumentos.
Hidden: a função não é mostrada no GM
Arguments: número de argumentos
Result Type: tipo de resultado (real ou string).
Calling Convention: stdcall ou cdecl
Você especifica os dados das constantes. Não coloque como hidden, pois isso ocultará a constante.
Pode criar um arquivo também para facilitar, com o seguinte modelo, depois importar:
Isso é o básico da criação de extensões.
Se tiver alguma dica, não deixe de dá-la.
Até mais!
Ao abrir o programa, você deve indicar que arquivos você utilizará. Você pode incluir scripts (GML), DLLs e Libs.
Preenchendo os dados do formulário:
Name: o nome da sua extensão.Folder: nome da subpasta da pasta temporária onde os arquivos serão colocados quando o jogo está rodando.
Version: a versão da extensão
Author: seu nome ou da sua empresa
Date: quando a extensão foi criada
Hidden: ocultar a extensão da lista
Description: descreva a extensão
License: freeware/shareware/etc
Help File: um arquivo de ajuda no formato doc/pdf/html/chm/hlp
Uses: se a sua extensão usar outra extensão, diga o nome dela (não o do arquivo)
Descrição das funções
Para arquivos DLL e GML há uma guia Functions. Nela você deve prover informações sobre as funções da extensão.Name: o nome da função dentro do GM
External Name: deixe em branco se tiver o mesmo nome do arquivo externo
Help Line: no editor de códigos aparecerá uma linha de ajuda. Usualmente consiste do nome da função e de seus argumentos.
Hidden: a função não é mostrada no GM
Arguments: número de argumentos
Se o arquivo for uma DLL, você deve informar também:
Argument Types: quando há 4 ou menos argumentos você deve especificar o tipo de cada um (real ou string). Quando há mais de 4 argumentos eles devem sempre ser do tipo real, não necessitando especificar.Result Type: tipo de resultado (real ou string).
Calling Convention: stdcall ou cdecl
Descrição das constantes
Você especifica os dados das constantes. Não coloque como hidden, pois isso ocultará a constante.
Pode criar um arquivo também para facilitar, com o seguinte modelo, depois importar:
- Código:
const msg = 'Hello World'
const c_orange = make_color_rgb(255,0,0)
Isso é o básico da criação de extensões.
Se tiver alguma dica, não deixe de dá-la.
Até mais!
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
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