GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» player não consegue andar
por lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33

» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22

» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31

» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23

» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49

» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58

» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36

» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36

» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33

» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51

» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28

» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18

» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08

» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10

» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16

» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40

» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01

» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45

» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34

» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28

» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48

» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54

» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14

» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50


Movimento do personagem

+2
CLT
nanos233
6 participantes

Ir para baixo

Movimento do personagem Empty Movimento do personagem

Mensagem por nanos233 Sex 30 Mar 2012, 19:18

Estou com um problema a tempos e nao sei como que resolvo!
Eu estou começando agora com o game maker (com seriedade), e nao sei como fazer a movimentação do player...
Eu estou usando os sprites do explorer que ja vem no GM só para aprender as coisas no GML hehehe

Eu uso os códigos de movimentacão normais e o problema vem nos sprites: Eles se movimentam (as animações) enquanto nao aperto nada, e quando aperto as teclas pra se movimentar, ele trava a animação e se move, aí quando solto volta a ficar com a animação do sprite rolando, mas parado!

Alguém poderia me ajudar? :/
nanos233
nanos233

Data de inscrição : 19/07/2009
Reputação : 0
Número de Mensagens : 383
Prêmios : Movimento do personagem Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://myspace.com/rusty_bolts

Ir para o topo Ir para baixo

Movimento do personagem Empty Re: Movimento do personagem

Mensagem por CLT Sex 30 Mar 2012, 19:25

Coloque no Step (exemplo):

Código:
if keyboard_check(vk_left)
{
x-=5
sprite_index=spr_animação_esquerda
}

if keyboard_check_released(vk_left)
{
sprite_index=spr_parado_esquerda
}
CLT
CLT

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : B-D
Data de inscrição : 06/01/2012
Reputação : 3
Número de Mensagens : 343
Prêmios : Movimento do personagem Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://equipeevolution.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Movimento do personagem Empty Re: Movimento do personagem

Mensagem por nanos233 Sex 30 Mar 2012, 19:56

ainda nao poderei testar o que falou, mas eu tinha pensado justamente nesses codigos hehe
mas no caso eu teria de ter 2 sprites diferentes.. tem algum modo para que eu possa usar uma animacao de sprites apenas mesmo?
nanos233
nanos233

Data de inscrição : 19/07/2009
Reputação : 0
Número de Mensagens : 383
Prêmios : Movimento do personagem Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://myspace.com/rusty_bolts

Ir para o topo Ir para baixo

Movimento do personagem Empty Re: Movimento do personagem

Mensagem por Golpe Baixo Sex 30 Mar 2012, 20:12

Há um modo sim. É só usar a função image_index para deixar o sprite do personagem parado. Olhe só um exemplo :

Código:

if (nãoEstaApertandoAsTeclasDeMovimento)
{
      spriteAtual = sprPersonagemParado;
      image_index = 0;
}

No caso, o image_index = 0, não deixa a animação ser executada, apenas mostra na tela a primeira sub-imagem (a primeira é a 0 e não a 1) do sprite, no caso, o jogador parado.
Golpe Baixo
Golpe Baixo

Games Ranking : Sem avaliações

Notas recebidas : A
Data de inscrição : 01/10/2011
Reputação : 4
Número de Mensagens : 284
Prêmios : Movimento do personagem Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://caiqueluzsilva.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Movimento do personagem Empty Re: Movimento do personagem

Mensagem por nanos233 Sex 30 Mar 2012, 22:13

verifiquem se meu código está certo!

Código:
if keyboard_check(vk_left) {spr_left; x-=4}
if keyboard_check_released(vk_left) {spr_left; image_index=0}

Me corrijam caso estiver errado hehe
nanos233
nanos233

Data de inscrição : 19/07/2009
Reputação : 0
Número de Mensagens : 383
Prêmios : Movimento do personagem Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://myspace.com/rusty_bolts

Ir para o topo Ir para baixo

Movimento do personagem Empty Re: Movimento do personagem

Mensagem por Black Studio Sáb 31 Mar 2012, 15:37

Está errado, faltou um codigo pra definir a sprite.
Black Studio
Black Studio

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C + C
Data de inscrição : 19/10/2011
Reputação : 9
Número de Mensagens : 337
Prêmios : Movimento do personagem Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 1 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Movimento do personagem Empty Re: Movimento do personagem

Mensagem por nanos233 Dom 01 Abr 2012, 18:23

usei o código pra definir a sprite, e agora a única diferença é que ele não trava ao andar, mas o image_index não funcionou de nada aqui :S

Código:
//Movimentação//-
//Up
if keyboard_check(vk_up) {sprite_index=spr_up; y-=5}
if keyboard_check_released(vk_up) {image_index=0;sprite_index=spr_up}
//Down
if keyboard_check(vk_down) {sprite_index=spr_down; y+=5}
if keyboard_check_released(vk_down) {image_index=0;sprite_index=spr_down}
//Left
if keyboard_check(vk_left) {sprite_index=spr_left; x-=5}
if keyboard_check_released(vk_left) {image_index=0;sprite_index=spr_left}
//Right
if keyboard_check(vk_right) {sprite_index=spr_right; x+=5}
if keyboard_check_released(vk_right) {image_index=0;sprite_index=spr_right}
//-//-

E o erro não é o image_index antes do sprite_index! Eu testei dos 2 modos '-'
nanos233
nanos233

Data de inscrição : 19/07/2009
Reputação : 0
Número de Mensagens : 383
Prêmios : Movimento do personagem Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://myspace.com/rusty_bolts

Ir para o topo Ir para baixo

Movimento do personagem Empty Re: Movimento do personagem

Mensagem por Super Maker Dom 01 Abr 2012, 18:40

Tenta simplificar e acrecentar image_speed:
Código:
if keyboard_check(vk_up){sprite_index=spr_up;y-=5;}//cima
if keyboard_check(vk_down){sprite_index=spr_down;y+=5;}//baixo
if keyboard_check(vk_left){sprite_index=spr_left;x-=5;}//esquerda
if keyboard_check(vk_right){sprite_index=spr_right;x+=5;}//direita
if keyboard_check(vk_nokey){image_index=0;image_speed=0;}else{image_speed=0.3;}//parar
Falou!


Última edição por Super Maker em Dom 22 Abr 2012, 22:12, editado 1 vez(es)
Super Maker
Super Maker

Data de inscrição : 09/07/2011
Reputação : 6
Número de Mensagens : 646
Prêmios : Movimento do personagem Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Movimento do personagem Empty Re: Movimento do personagem

Mensagem por XPTeste Dom 01 Abr 2012, 18:56

Olá Nanos..
Vc tem msn?
é importante!
se tem me add mandei um mp com o msn
XPTeste
XPTeste

Data de inscrição : 20/03/2012
Reputação : 1
Número de Mensagens : 59
Prêmios : Movimento do personagem Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Movimento do personagem Empty Re: Movimento do personagem

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos