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por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21
[Engine] DS Grids Game Maker 4.3
2 participantes
Página 1 de 1
[Engine] DS Grids Game Maker 4.3
E aí pessoal. É o seguinte... Esse é um esqueminha de scripts pra simular as funções ds_grid dentro do Game Maker 4. Esses scripts são usados exatamente do mesmo jeito que as funções. Como não são funções do GM, eles obviamente são mais lentos.
Download: http://bit.ly/GTaENZ
Qualquer dica ou sugestão pra acelerar esse engine vai ser super bem-vinda. Tratei cada grid como um objeto persistente ao invés de usar variáveis globais. A velocidade pra acessar a grid é a mesma pra acessar uma variável local. Eu testei ele várias vezes função por função e acho que ficou bom, levando em consideração todas as "limitações" do Gm4.
Mas pode melhorar. Qualquer dica pra melhorar postem aí quem interessar a ajudar. Valeu!
Mas pode melhorar. Qualquer dica pra melhorar postem aí quem interessar a ajudar. Valeu!
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Re: [Engine] DS Grids Game Maker 4.3
Poderia fazer uma versão gmk?
Mesmo que não será necessário usá-los nas novas versões, seria bom vê-los.
Valeu.
Até mais!
Mesmo que não será necessário usá-los nas novas versões, seria bom vê-los.
Valeu.
Até mais!
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
Entre para o Clube do Inglês:
Re: [Engine] DS Grids Game Maker 4.3
Upei uma versão gm6, daí funciona em qualquer uma, 6, 7, 8...
http://bit.ly/HhseP2
Se achar melhor, faz o seguinte. Cria dois objetos, marque "persistent" e tire o "visible". O nome dos dois é:
_NULL
_DSGRID
Vou colocar o aquivo gml aqui em baixo, depois é só importar... Nos scripts que tão aqui, os nomes são os mesmos das funções, mas no projeto do donwload eu coloquei um underline no início de cada um, pra não dar conflito com as funções do gm6 em diante.
O único jeito que eu conheço de definir variáveis temporárias no Gm4 é através de objetos. Vc cria um objeto, usa as vars nele e depois destrói. Por isso que eu criei esse objeto _NULL. Mas ele só é criado uma vez e fica persistente.
Isso é pra influenciar o mínimo possível no objeto que vai usar a grid, que também é um objeto à parte. Então ficou tudo separado assim, mas se quiser mudar, manda ver. A ideia é achar um jeito de acelerar... Valeu!
http://bit.ly/HhseP2
Se achar melhor, faz o seguinte. Cria dois objetos, marque "persistent" e tire o "visible". O nome dos dois é:
_NULL
_DSGRID
Vou colocar o aquivo gml aqui em baixo, depois é só importar... Nos scripts que tão aqui, os nomes são os mesmos das funções, mas no projeto do donwload eu coloquei um underline no início de cada um, pra não dar conflito com as funções do gm6 em diante.
- Código:
#define ds_grid_add
// ds_grid_add(id, x, y, val);
if instance_exists(argument0) then argument0._dsgrid[argument1, argument2] += argument3; else return(0);
#define ds_grid_add_region
// ds_grid_add_region(id, x1, y1, x2, y2, val);
if instance_exists(argument0) then _NULL._dsid := argument0.id else return(0);
with (_NULL)
begin
ds_grid_define(_dsid, argument1, argument2, argument3, argument4);
for (_dsw := _minx; _dsw <= _maxx; _dsw += 1)
begin
for (_dsh := _miny; _dsh <= _maxy; _dsh += 1)
begin
_dsid._dsgrid[_dsw, _dsh] += argument5;
end;
end;
end;
#define ds_grid_clear
// ds_grid_clear(id, val);
if instance_exists(argument0) then _NULL._dsid := argument0.id else return(0);
with (_NULL)
begin
for (_dsw := 0; _dsw < _dsid._ds_width; _dsw += 1)
begin
for (_dsh := 0; _dsh < _dsid._ds_height; _dsh += 1)
begin
_dsid._dsgrid[_dsw, _dsh] := argument1;
end;
end;
end;
return(1);
#define ds_grid_create
// ds_grid_create(w, h);
if (argument0 < 1) or (argument1 < 1) then return(false);
with (_NULL)
begin
_dsid := instance_create(-1, -1, _DSGRID);
_dsid._ds_width := argument0;
_dsid._ds_height := argument1;
for (_dsw := 0; _dsw < argument0; _dsw += 1)
begin
for (_dsh := 0; _dsh < argument1; _dsh += 1)
begin
_dsid._dsgrid[_dsw, _dsh] := 0;
end;
end;
end;
return(_NULL._dsid);
#define ds_grid_define
_maxx := min(max3(0, argument1, argument3), argument0._ds_width - 1);
_maxy := min(max3(0, argument2, argument4), argument0._ds_height - 1);
_minx := max(0, min(argument1, argument3));
_miny := max(0, min(argument2, argument4));
_val := 0;
_inc := 0;
#define ds_grid_define_radius
_minx := max(0, argument1 - argument3);
_miny := max(0, argument2 - argument3);
_maxx := min(argument1 + argument3, argument0._ds_width - 1);
_maxy := min(argument2 + argument3, argument0._ds_height - 1);
_val := 0;
_inc := 0;
#define ds_grid_destroy
// ds_grid_destroy(id)
if instance_exists(argument0) then with (argument0) instance_destroy();
#define ds_grid_get_disk_mean
// ds_grid_get_disk_mean(id, xm, ym, r);
if instance_exists(argument0) then _NULL._dsid := argument0.id else return(0);
with (_NULL)
begin
ds_grid_define_radius(_dsid, argument1, argument2, argument3);
for (_dsw := _minx; _dsw <= _maxx; _dsw += 1)
begin
for (_dsh := _miny; _dsh <= _maxy; _dsh += 1)
begin
if point_distance(_dsw, _dsh, argument1, argument2) <= argument3 then
begin
_val += _dsid._dsgrid[_dsw, _dsh];
_inc += 1;
end;
end;
end;
if _inc <> 0 then return(_val/_inc)
return(0);
end;
#define ds_grid_get
// ds_grid_get(id, x, y);
if instance_exists(argument0) then return (argument0._dsgrid[argument1, argument2]) else return(0);
#define ds_grid_get_disk_max
// ds_grid_get_disk_max(id, xm, ym, r);
if instance_exists(argument0) then _NULL._dsid := argument0.id else return(0);
with (_NULL)
begin
ds_grid_define_radius(_dsid, argument1, argument2, argument3);
_val -= _SIZEOF;
for (_dsw := _minx; _dsw <= _maxx; _dsw += 1)
begin
for (_dsh := _miny; _dsh <= _maxy; _dsh += 1)
begin
if point_distance(_dsw, _dsh, argument1, argument2) <= argument3 then _val := max(_val, _dsid._dsgrid[_dsw, _dsh]);
end;
end;
return (_val);
end;
#define ds_grid_get_disk_min
// ds_grid_get_disk_min(id, xm, ym, r);
if instance_exists(argument0) then _NULL._dsid := argument0.id else return(0);
with (_NULL)
begin
ds_grid_define_radius(_dsid, argument1, argument2, argument3);
_val := _SIZEOF;
for (_dsw := _minx; _dsw <= _maxx; _dsw += 1)
begin
for (_dsh := _miny; _dsh <= _maxy; _dsh += 1)
begin
if point_distance(_dsw, _dsh, argument1, argument2) <= argument3 then _val := min(_val, _dsid._dsgrid[_dsw, _dsh]);
end;
end;
return (_val);
end;
#define ds_grid_get_disk_sum
// ds_grid_get_disk_sum(id, xm, ym, r);
if instance_exists(argument0) then _NULL._dsid := argument0.id else return(0);
with (_NULL)
begin
ds_grid_define_radius(_dsid, argument1, argument2, argument3);
for (_dsw := _minx; _dsw <= _maxx; _dsw += 1)
begin
for (_dsh := _miny; _dsh <= _maxy; _dsh += 1)
begin
if point_distance(_dsw, _dsh, argument1, argument2) <= argument3 then _val += _dsid._dsgrid[_dsw, _dsh];
end;
end;
return (_val);
end;
#define ds_grid_get_max
// ds_grid_get_max(id, x1, y1, x2, y2);
if instance_exists(argument0) then _NULL._dsid := argument0.id else return(0);
with (_NULL)
begin
ds_grid_define(_dsid, argument1, argument2, argument3, argument4);
_val -= _SIZEOF;
for (_dsw := _minx; _dsw <= _maxx; _dsw += 1)
begin
for (_dsh := _miny; _dsh <= _maxy; _dsh += 1)
begin
_val := max(_val, _dsid._dsgrid[_dsw, _dsh]);
end;
end;
return(_val);
end;
#define ds_grid_get_mean
// ds_grid_get_mean(id, x1, y1, x2, y2);
if instance_exists(argument0) then _NULL._dsid := argument0.id else return(0);
with (_NULL)
begin
ds_grid_define(_dsid, argument1, argument2, argument3, argument4);
for (_dsw := _minx; _dsw <= _maxx; _dsw += 1)
begin
for (_dsh := _miny; _dsh <= _maxy; _dsh += 1)
begin
_val += _dsid._dsgrid[_dsw, _dsh];
_inc += 1;
end;
end;
if _inc <> 0 then return(_val/_inc);
return(0);
end;
#define ds_grid_get_min
// ds_grid_get_min(id, x1, y1, x2, y2);
if instance_exists(argument0) then _NULL._dsid := argument0.id else return(0);
with (_NULL)
begin
ds_grid_define(_dsid, argument1, argument2, argument3, argument4);
_val := _SIZEOF;
for (_dsw := _minx; _dsw <= _maxx; _dsw += 1)
begin
for (_dsh := _miny; _dsh <= _maxy; _dsh += 1)
begin
_val := min(_val, _dsid._dsgrid[_dsw, _dsh]);
end;
end;
return(_val);
end;
#define ds_grid_get_sum
// ds_grid_get_sum(id, x1, y1, x2, y2);
if instance_exists(argument0) then _NULL._dsid := argument0.id else return(0);
with (_NULL)
begin
ds_grid_define(_dsid, argument1, argument2, argument3, argument4);
for (_dsw := _minx; _dsw <= _maxx; _dsw += 1)
begin
for (_dsh := _miny; _dsh <= _maxy; _dsh += 1)
begin
_val += _dsid._dsgrid[_dsw, _dsh];
end;
end;
return(_val);
end;
#define ds_grid_height
// ds_grid_height(id)
if instance_exists(argument0) then return(argument0._ds_height) else return(0);
#define ds_grid_multiply
// ds_grid_multiply(id, x, y, val);
if instance_exists(argument0) then argument0._dsgrid[argument1, argument2] *= argument3; else return(0);
#define ds_grid_multiply_region
// ds_grid_multiply_region(id, x1, y1, x2, y2, val);
if instance_exists(argument0) then _NULL._dsid := argument0.id else return(0);
with (_NULL)
begin
ds_grid_define(_dsid, argument1, argument2, argument3, argument4);
for (_dsw := _minx; _dsw <= _maxx; _dsw += 1)
begin
for (_dsh := _miny; _dsh <= _maxy; _dsh += 1)
begin
_dsid._dsgrid[_dsw, _dsh] *= argument5;
end;
end;
end;
#define ds_grid_resize
// ds_grid_resize(id, w, h);
if instance_exists(argument0) then _NULL._dsid := argument0.id else return(0);
with (_NULL)
begin
for (_dsw := _dsid._ds_width; _dsw < argument1; _dsw += 1)
begin
for (_dsh := 0; _dsh < argument2; _dsh += 1)
begin
_dsid._dsgrid[_dsw, _dsh] := 0;
end;
end;
for (_dsw := 0; _dsw < argument1; _dsw += 1)
begin
for (_dsh := _dsid._ds_height; _dsh < argument2; _dsh += 1)
begin
_dsid._dsgrid[_dsw, _dsh] := 0;
end;
end;
_dsid._ds_width := argument1;
_dsid._ds_height := argument2;
end;
return(1);
#define ds_grid_set
// ds_grid_set(id, x, y, val);
if instance_exists(argument0) then argument0._dsgrid[argument1, argument2] := argument3; else return(0);
#define ds_grid_set_disk
// ds_grid_set_disk(id, xm, ym, r, val);
if instance_exists(argument0) then _NULL._dsid := argument0.id else return(0);
with (_NULL)
begin
ds_grid_define_radius(_dsid, argument1, argument2, argument3);
for (_dsw := _minx; _dsw <= _maxx; _dsw += 1)
begin
for (_dsh := _miny; _dsh <= _maxy; _dsh += 1)
begin
if point_distance(_dsw, _dsh, argument1, argument2) <= argument3 then _dsid._dsgrid[_dsw, _dsh] := argument4;
end;
end;
end;
#define ds_grid_set_region
// ds_grid_set_region(id, x1, y1, x2, y2, val);
if instance_exists(argument0) then _NULL._dsid := argument0.id else return(0);
with (_NULL)
begin
ds_grid_define(_dsid, argument1, argument2, argument3, argument4);
for (_dsw := _minx; _dsw <= _maxx; _dsw += 1)
begin
for (_dsh := _miny; _dsh <= _maxy; _dsh += 1)
begin
_dsid._dsgrid[_dsw, _dsh] := argument5;
end;
end;
end;
#define ds_grid_start
// Must be called first. ONLY ONCE.
if instance_exists(_NULL) then exit;
instance_create(-1, -1, _NULL);
_NULL._SIZEOF := power(256, 7);
#define ds_grid_value_disk_exists
// ds_grid_value_disk_exists(id, xm, ym, r, val);
if instance_exists(argument0) then _NULL._dsid := argument0.id else return(0);
with (_NULL)
begin
ds_grid_define_radius(_dsid, argument1, argument2, argument3);
for (_dsw := _minx; _dsw <= _maxx; _dsw += 1)
begin
for (_dsh := _miny; _dsh <= _maxy; _dsh += 1)
begin
if point_distance(_dsw, _dsh, argument1, argument2) <= argument3 then
begin
if _dsid._dsgrid[_dsw, _dsh] = argument4 then return (true);
end;
end;
end;
return (false);
end;
#define ds_grid_value_disk_x
// ds_grid_value_disk_x(id, xm, ym, r, val);
if instance_exists(argument0) then _NULL._dsid := argument0.id else return(0);
with (_NULL)
begin
ds_grid_define_radius(_dsid, argument1, argument2, argument3);
for (_dsw := _minx; _dsw <= _maxx; _dsw += 1)
begin
for (_dsh := _miny; _dsh <= _maxy; _dsh += 1)
begin
if point_distance(_dsw, _dsh, argument1, argument2) <= argument3 then
begin
if _dsid._dsgrid[_dsw, _dsh] = argument4 then return (_dsw);
end;
end;
end;
end;
#define ds_grid_value_disk_y
// ds_grid_value_disk_x(id, xm, ym, r, val);
if instance_exists(argument0) then _NULL._dsid := argument0.id else return(0);
with (_NULL)
begin
ds_grid_define_radius(_dsid, argument1, argument2, argument3);
for (_dsw := _minx; _dsw <= _maxx; _dsw += 1)
begin
for (_dsh := _miny; _dsh <= _maxy; _dsh += 1)
begin
if point_distance(_dsw, _dsh, argument1, argument2) <= argument3 then
begin
if _dsid._dsgrid[_dsw, _dsh] = argument4 then return (_dsh);
end;
end;
end;
end;
#define ds_grid_value_exists
// ds_grid_value_exists(id, x1, y1, x2, y2, val);
if instance_exists(argument0) then _NULL._dsid := argument0.id else return(0);
with (_NULL)
begin
ds_grid_define(_dsid, argument1, argument2, argument3, argument4);
for (_dsw := _minx; _dsw <= _maxx; _dsw += 1)
begin
for (_dsh := _miny; _dsh <= _maxy; _dsh += 1)
begin
if _dsid._dsgrid[_dsw, _dsh] = argument5 then return (true);
end;
end;
return (false);
end;
#define ds_grid_value_x
// ds_grid_value_x(id, x1, y1, x2, y2, val);
if instance_exists(argument0) then _NULL._dsid := argument0.id else return(0);
with (_NULL)
begin
ds_grid_define(_dsid, argument1, argument2, argument3, argument4);
for (_dsw := _minx; _dsw <= _maxx; _dsw += 1)
begin
for (_dsh := _miny; _dsh <= _maxy; _dsh += 1)
begin
if _dsid._dsgrid[_dsw, _dsh] = argument5 then return (_dsw);
end;
end;
end;
#define ds_grid_value_y
// ds_grid_value_y(id, x1, y1, x2, y2, val);
if instance_exists(argument0) then _NULL._dsid := argument0.id else return(0);
with (_NULL)
begin
ds_grid_define(_dsid, argument1, argument2, argument3, argument4);
for (_dsw := _minx; _dsw <= _maxx; _dsw += 1)
begin
for (_dsh := _miny; _dsh <= _maxy; _dsh += 1)
begin
if _dsid._dsgrid[_dsw, _dsh] = argument5 then return (_dsh);
end;
end;
end;
#define ds_grid_width
// ds_grid_width(id)
if instance_exists(argument0) then return(argument0._ds_width) else return(0);
O único jeito que eu conheço de definir variáveis temporárias no Gm4 é através de objetos. Vc cria um objeto, usa as vars nele e depois destrói. Por isso que eu criei esse objeto _NULL. Mas ele só é criado uma vez e fica persistente.
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GameMakerTutoriais- Data de inscrição : 29/01/2011
Reputação : 26
Número de Mensagens : 800
Prêmios :
x 0 x 4 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
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