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por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50
Boa noite.
5 participantes
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Boa noite.
Boa noite a todos.
Acabei de me inscrever no fórum. Já mexi, há um bom tempo, com o Game Maker por diversão. Após um bom tempo parado que me fez esquecer até o que é uma variável (zoeira), decidi voltar por, novamente, diversão e também por uma paixão pessoal: a matemática (quem diria não?).
E de cara quero fazer uma pergunta a vocês, como vocês encaram a matemática dentro do Game Maker? Acham que operações básicas e lógica simples são o suficiente, ou acham que aplicar conceitos como trigonometria, geometria analítica, determinantes e outra ferramentas mais sofisticadas é algo benéfico e útil? Se usam matemática mais avançada, de que forma? O que esperam dela?
Meu objetivo com o GM se focará mais ou menos nisso: aplicação matemática que auxilie no foco principal do programa, jogos.
É isso pessoal, vlw pela atenção.
Acabei de me inscrever no fórum. Já mexi, há um bom tempo, com o Game Maker por diversão. Após um bom tempo parado que me fez esquecer até o que é uma variável (zoeira), decidi voltar por, novamente, diversão e também por uma paixão pessoal: a matemática (quem diria não?).
E de cara quero fazer uma pergunta a vocês, como vocês encaram a matemática dentro do Game Maker? Acham que operações básicas e lógica simples são o suficiente, ou acham que aplicar conceitos como trigonometria, geometria analítica, determinantes e outra ferramentas mais sofisticadas é algo benéfico e útil? Se usam matemática mais avançada, de que forma? O que esperam dela?
Meu objetivo com o GM se focará mais ou menos nisso: aplicação matemática que auxilie no foco principal do programa, jogos.
É isso pessoal, vlw pela atenção.
JonathanMatemático- Data de inscrição : 17/03/2012
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Re: Boa noite.
Boa noite e bem vindo ao fórum, não se esquece de ler as regras para não ter nenhum problema.
Sobre a matica ela está presente em tudo dentro da programação, é essencial ter o conhecimento básico e avançado para obter melhores resultados.
Sobre a matica ela está presente em tudo dentro da programação, é essencial ter o conhecimento básico e avançado para obter melhores resultados.
Klior- Data de inscrição : 07/03/2010
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Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
- C#
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Re: Boa noite.
Obrigado Klior.
Entendo seu argumento, e o reforço com a simples constatação que qualquer curso de Ciência da Computação terá na sua grade cálculo diferencial e integral. Mas minha pergunta é sobre o uso disso tudo no GM, ou seja, o uso da matemática em projetos amadores.
Questiono esse assunto pois quero desenvolver alguns tutoriais para o fórum, e não adiantaria de nada eu, por exemplo, falar de uma possível aplicação de funções exponenciais se o pessoal acha que, dentro o GM, matemática em um nível desse seja inútil.
Entende meu ponto de vista?
Entendo seu argumento, e o reforço com a simples constatação que qualquer curso de Ciência da Computação terá na sua grade cálculo diferencial e integral. Mas minha pergunta é sobre o uso disso tudo no GM, ou seja, o uso da matemática em projetos amadores.
Questiono esse assunto pois quero desenvolver alguns tutoriais para o fórum, e não adiantaria de nada eu, por exemplo, falar de uma possível aplicação de funções exponenciais se o pessoal acha que, dentro o GM, matemática em um nível desse seja inútil.
Entende meu ponto de vista?
JonathanMatemático- Data de inscrição : 17/03/2012
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Re: Boa noite.
Oi.
Além de ser obrigado a usar matemática em jogos, encaro como uma ferramenta visual que quando bem aplicada, surgem efeitos fantásticos.
Trigonometria e geometria analítica são coisas muito interessantes, creio que você deve conhecer sobre o assunto (visto que é fanático pela matemática), então espero tutoriais seus (se for criar).
Até!
E de cara quero fazer uma pergunta a vocês, como vocês encaram a matemática dentro do Game Maker?
Além de ser obrigado a usar matemática em jogos, encaro como uma ferramenta visual que quando bem aplicada, surgem efeitos fantásticos.
Acham que operações básicas e lógica simples são o suficiente, ou acham que aplicar conceitos como trigonometria, geometria analítica, determinantes e outra ferramentas mais sofisticadas é algo benéfico e útil?
Trigonometria e geometria analítica são coisas muito interessantes, creio que você deve conhecer sobre o assunto (visto que é fanático pela matemática), então espero tutoriais seus (se for criar).
Até!
Re: Boa noite.
Principalmente em jogos. Onde tudo depende da posição dos objetos, somas simples de poderes ou complicados sistemas de níveis, simulações de física real... Não tenha dúvidas, matemática é essencial na programação de jogos.
Quanto à matemática avançada, acho muito útil, mas não sei se vai ter uma boa recepção. A maioria da moçada ainda não está na faculdade, então não sei se teria um bom aproveitamento.
Particularmente, nem que seja pra uns 7 ou 8 membros aproveitarem, eu gostaria muito de ver esses tutoriais.
Quanto à matemática avançada, acho muito útil, mas não sei se vai ter uma boa recepção. A maioria da moçada ainda não está na faculdade, então não sei se teria um bom aproveitamento.
Particularmente, nem que seja pra uns 7 ou 8 membros aproveitarem, eu gostaria muito de ver esses tutoriais.
saim- Games Ranking :
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Data de inscrição : 14/01/2011
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Re: Boa noite.
Golpe Baixo, acho que o termo fanático é pesado, mas no meu caso é até aplicável (com trocadilho), hehe.
Se for criar tutoriais me limitarei a áreas de matemática que o estudante de ensino médio domina, não adiantaria de nada falar do uso de derivadas em movimentos bi, ou tri, dimensionais se a grande maioria não conseguiria reproduzir a lógica.
Se for criar tutoriais me limitarei a áreas de matemática que o estudante de ensino médio domina, não adiantaria de nada falar do uso de derivadas em movimentos bi, ou tri, dimensionais se a grande maioria não conseguiria reproduzir a lógica.
JonathanMatemático- Data de inscrição : 17/03/2012
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Re: Boa noite.
JonathanMatemático escreveu:Obrigado Klior.
Entendo seu argumento, e o reforço com a simples constatação que qualquer curso de Ciência da Computação terá na sua grade cálculo diferencial e integral. Mas minha pergunta é sobre o uso disso tudo no GM, ou seja, o uso da matemática em projetos amadores.
Questiono esse assunto pois quero desenvolver alguns tutoriais para o fórum, e não adiantaria de nada eu, por exemplo, falar de uma possível aplicação de funções exponenciais se o pessoal acha que, dentro o GM, matemática em um nível desse seja inútil.
Entende meu ponto de vista?
Como dito pelos membros acima é essencial sim e no game maker não é diferente a matemática é usada com frequência, qualquer conteúdo que você quiser contribuir sobre será muito bem vindo.
alguns exemplos de matemática no game maker:
https://gmbr.forumeiros.com/t21353-pendulo-quase-la?highlight=pendulo
https://gmbr.forumeiros.com/t18713-script-formula-de-experiencia
Klior- Data de inscrição : 07/03/2010
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Re: Boa noite.
Saim, não tinha planos de apresentar algo realmente avançado, abordando disciplinas que já entram no ensino superior. Mas já que você disse que algumas pessoas podem aproveitar, poderia postar algo gênero.
Isso vai demandar tempo, pois não tenho muito conhecimento na matemática aplicada, mas creio que posso produzir alguns efeitos interessantes (abordando das noções básicas para ter um aproveitamento). Vou trabalhando aqui e postarei aquilo que conseguir produzir de útil, e espero, assim, produzir algumas discussões interessantes acerca do tema.
Klior, entendo seu posicionamento (assim como dos demais). Irei postando aquilo que conseguir desenvolver de útil.
Isso vai demandar tempo, pois não tenho muito conhecimento na matemática aplicada, mas creio que posso produzir alguns efeitos interessantes (abordando das noções básicas para ter um aproveitamento). Vou trabalhando aqui e postarei aquilo que conseguir produzir de útil, e espero, assim, produzir algumas discussões interessantes acerca do tema.
Klior, entendo seu posicionamento (assim como dos demais). Irei postando aquilo que conseguir desenvolver de útil.
JonathanMatemático- Data de inscrição : 17/03/2012
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Re: Boa noite.
Golpe Baixo, acho que o termo fanático é pesado, mas no meu caso é até aplicável (com trocadilho), hehe.
Hehehe, foi mal, é que pelos jeito que você falou da matemática na mensagem principal deu pra entender isso.
Se for criar tutoriais me limitarei a áreas de matemática que o estudante de ensino médio domina, não adiantaria de nada falar do uso de derivadas em movimentos bi, ou tri, dimensionais se a grande maioria não conseguiria reproduzir a lógica.
Acho que nem para o ensino médio, a maioria aqui tem na média de 13/14 anos, e devem estar na 7º/8º série.
Bom, como você disse que esqueceu de muita coisa no GM, creio que vai aprender bem rápido. Saber lidar com matemática encurta o caminho do aprendizado.
Até!
Re: Boa noite.
No problem Golpe Baixo sobre o termo fanático, já ouvi isso algumas vezes e aprendi a relevar. Hehe.
Acho que a partir do momento que falo matemática já estima-se um baixo público, mas irei testando algo aqui, algo ali, e verei se continuo.
Realmente, estou "analfabeto" em GM, preciso reaprender a fazer os "treco" andar aqui antes de querer aplicar algo matemático, hehe.
Acho que a partir do momento que falo matemática já estima-se um baixo público, mas irei testando algo aqui, algo ali, e verei se continuo.
Realmente, estou "analfabeto" em GM, preciso reaprender a fazer os "treco" andar aqui antes de querer aplicar algo matemático, hehe.
JonathanMatemático- Data de inscrição : 17/03/2012
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Re: Boa noite.
ahh sim matematica tem tudo haver com game maker fisica, movimentos gravidade IA, tirou a sorte grande kkk vai fazer duas coisas q vc gosta matematica e criar jogos xD
VictorUchiha- Data de inscrição : 17/02/2012
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Re: Boa noite.
Aqui, se você está analfabeto, tem umas coisinhas aqui e outras ali que, se misturadas com um faixa-preta em matemática podem fazer miséria. Então sugiro pegar alguns conceitos, mesmo que só por alto, pra ter algumas idéias de onde aplicar seus conhecimentos.
Vou te dar alguns exemplos com meus tutoriais porque são os que eu conheço melhor, mas tem outras formas de apreender esses conceitos.
- A primeira coisa que me vem à mente são as primitives. Veja na minha assinatura a engine de fazer uma bandeira. No tópico tem um link pra um tutorial de verdade, que não é meu. A bandeira é UM exemplo de aplicação de primitives, dizem que mario kart é outro (se quiser, já tenho um rascunho razoável dessa engine).
- Arrays. Cara, dá pra fazer miséria com arrays - inclusive as primitives requerem arrays, pra ficarem legais - mas pouca gente dá a devida importância ao assunto. Se você conseguir uma forma legal de explicar a indexação, inclusive de forma dinâmica, poxa, seria ótimo.
- Os blend modes me parecem um assunto encerrado, mas é bom ver se dá pra melhorar. Se você conseguir explicar alguns efeitos com blend modes + surfaces, o pessoal vai curtir. Meu tutorial explica como funciona, não o que dá pra fazer.
Vou te dar alguns exemplos com meus tutoriais porque são os que eu conheço melhor, mas tem outras formas de apreender esses conceitos.
- A primeira coisa que me vem à mente são as primitives. Veja na minha assinatura a engine de fazer uma bandeira. No tópico tem um link pra um tutorial de verdade, que não é meu. A bandeira é UM exemplo de aplicação de primitives, dizem que mario kart é outro (se quiser, já tenho um rascunho razoável dessa engine).
- Arrays. Cara, dá pra fazer miséria com arrays - inclusive as primitives requerem arrays, pra ficarem legais - mas pouca gente dá a devida importância ao assunto. Se você conseguir uma forma legal de explicar a indexação, inclusive de forma dinâmica, poxa, seria ótimo.
- Os blend modes me parecem um assunto encerrado, mas é bom ver se dá pra melhorar. Se você conseguir explicar alguns efeitos com blend modes + surfaces, o pessoal vai curtir. Meu tutorial explica como funciona, não o que dá pra fazer.
saim- Games Ranking :
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Re: Boa noite.
Muito obrigado pelas recomendações saim, estarei vendo os assuntos propostos.
JonathanMatemático- Data de inscrição : 17/03/2012
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