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Como fazer mochila, esuqema de ataque e criar turnos???
3 participantes
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Como fazer mochila, esuqema de ataque e criar turnos???
tenho algumas duvidas:
1ª Como fazer uma especie de mochila em que quando colides te aparece esse item na mochila???
2ª Como fazer um esquema do genero:
atacar
:arrow: magia
item
etc
3ª Como fazer para quando todos os meus homens ja tiverem executado a sua funçao passar para o turno dos inimigos e vice-versa
Alguem ajuda???
1ª Como fazer uma especie de mochila em que quando colides te aparece esse item na mochila???
2ª Como fazer um esquema do genero:
atacar
:arrow: magia
item
etc
3ª Como fazer para quando todos os meus homens ja tiverem executado a sua funçao passar para o turno dos inimigos e vice-versa
Alguem ajuda???
patoki- Data de inscrição : 19/12/2008
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Re: Como fazer mochila, esuqema de ataque e criar turnos???
bom posso te ajudar com a bolça:
o melhor método é vc usar uma arry (acho q é assim q chama)
basicamente ela é uma var com sub divisões.
assim:
mas não são vars diferentes são a mesma var mas você montou uma tabela quando fez isso e pode chamar qualquer posição dessa tabela.
vamos montar uma bolsa com 5 espaços.
cria as 5 posições de sua ficha assim:
você terá de fazer uma lista com as index de seus itens por exp:
faça isso em uma folha a parte para não ficar perdido em seu jogo.
agora no obj item você terá de criar uma var chamada: que_item_sou e colocar o valor referente ao item que o obj é.
e ainda no obj item você coloca o seguinte script no evento colision com o char:
o melhor método é vc usar uma arry (acho q é assim q chama)
basicamente ela é uma var com sub divisões.
assim:
- Código:
bolsa[0] = 0
bolsa[1] = 0
bolsa[2] = 0
.
.
.
mas não são vars diferentes são a mesma var mas você montou uma tabela quando fez isso e pode chamar qualquer posição dessa tabela.
vamos montar uma bolsa com 5 espaços.
cria as 5 posições de sua ficha assim:
- Código:
globalvar bolsa{
bolsa[0]=0
bolsa[1]=0
bolsa[2]=0
bolsa[3]=0
bolsa[4]=0}
você terá de fazer uma lista com as index de seus itens por exp:
1 = posao
2 = espada leve
3 = escudo
.
.
.
faça isso em uma folha a parte para não ficar perdido em seu jogo.
agora no obj item você terá de criar uma var chamada: que_item_sou e colocar o valor referente ao item que o obj é.
e ainda no obj item você coloca o seguinte script no evento colision com o char:
- Código:
for[i=0;i<4;i+=1]{ // define o tanto de vesses q sera feito a busca na bolsa
if bolsa[i] == 0{//identifica qual parte esta vazia
bolsa[i] = que_item_sou//preenche a areá vazia
que_item_sou = 0 //transforma o item en item nem um para nao adicionado duas vesses
}}
instance_destroy()//deleta o obj item
Última edição por reddragon em Dom 01 Fev 2009, 18:28, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : esplicado o ultimo codigo)
reddragon- Data de inscrição : 19/03/2008
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Re: Como fazer mochila, esuqema de ataque e criar turnos???
Eu percebi como fazer mas nao percebi o que significa o ultimo codigo.Pode traduzir???É que se souber o que significa o codigo e mais facil perceber isso e talvez possa usar noutras coisas!
patoki- Data de inscrição : 19/12/2008
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Re: Como fazer mochila, esuqema de ataque e criar turnos???
script explicado
reddragon- Data de inscrição : 19/03/2008
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Re: Como fazer mochila, esuqema de ataque e criar turnos???
ultima questao, o que significa o [i]???nunca o tinha visto antes
patoki- Data de inscrição : 19/12/2008
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Re: Como fazer mochila, esuqema de ataque e criar turnos???
cara, assim
o loop for funciona assim:
for ( define var ; condição ; ação )
entao, toda vez q o for começa ele define uma var, no caso acima ele seta i = 0 , a condição para o loop ficar ocorrendo é enquando i < 4 ; e toda vez q o for faz o seu "conteudo" que é as ações q estao dentro de suas chaves ele faz a ação que é acrescentar 1 em i, no caso o loop acontece 4 vezes
entao o i tera 4 valores, 0,1,2,3 e ele ira ler a array na posição i por isso
array[i] assim ele criou uma automação na leitura da array
o loop for funciona assim:
for ( define var ; condição ; ação )
entao, toda vez q o for começa ele define uma var, no caso acima ele seta i = 0 , a condição para o loop ficar ocorrendo é enquando i < 4 ; e toda vez q o for faz o seu "conteudo" que é as ações q estao dentro de suas chaves ele faz a ação que é acrescentar 1 em i, no caso o loop acontece 4 vezes
entao o i tera 4 valores, 0,1,2,3 e ele ira ler a array na posição i por isso
array[i] assim ele criou uma automação na leitura da array
Re: Como fazer mochila, esuqema de ataque e criar turnos???
ah, brigado aos dois!!!
patoki- Data de inscrição : 19/12/2008
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