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Tiles: Funções e Utilização
3 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
Tiles: Funções e Utilização
Nome: Tiles: Funções e Utilização
Autor: Ritton
Dificuldade: Iniciante
Ferramentas: GM Lite/PRO
Descrição: Conheça as funções do uso de Tiles e como utilizá-los.
Para utilizar Tiles no Game Maker, crie um novo Background e defina sua imagem que servirá como Tile Set. Feito isso marque a opção “Use As Tile Set”. Vamos conhecer as opções:
1. Tile Widht & Tile Height: Define-se a largura e altura da grade.
2. Horizontal & Vertical Offsets: Ajusta-se o valor para definir o começo da grade horizontalmente e verticalmente.
3. Horizontal e Vertical Separations: Determina-se a separação em pixeis entre cada peça horizontalmente e verticalmente baseada na grade.
Todas as funções abaixo são relativas ao uso de Tiles, sendo estas divididas em grupos:
Define a cor de mistura para o Tile associado. (PRO)
Retorna a posição X do Tile.
Retorna o valor de transparência no Tile.
Para usar um Tile, basta irmos à Room e clicar sobre a Aba Tiles. Em seguida, defina o Tile a ser usado. As funções abaixo são úteis:
Delete Underlying: Deleta Tiles sobrepostos. Se não quiser que delete-os, desmarque a opção.
Current Tile Layer: Exibe e muda a camada atual que está sendo utilizada.
Add: Adiciona uma nova camada.
Delete: Deleta determinada camada.
Change: Troca a ordem entre as camadas.
Nota: Cada camada é superior à outra baseada na sua ordem crescente. Portanto quando mudamos a ordem delas, a profundidade é alterada tornando a próxima superior.
Lembrando que:
• Tiles não podem ser utilizadas em Gráficos 3D, pois não corresponderão corretamente.
• Tiles podem ser exportadas
• Os usos de Tile Sets de dimensões extensas podem causar problemas na execução do projeto.
• Podem ser usados um ou mais Tile Sets, desde que não comprometam a qualidade do trabalho.
Aula em PDF
Consulte o Help do Game Maker para mais informações detalhadas.
Autor: Ritton
Dificuldade: Iniciante
Ferramentas: GM Lite/PRO
Descrição: Conheça as funções do uso de Tiles e como utilizá-los.
Propriedades dos Tiles
Para utilizar Tiles no Game Maker, crie um novo Background e defina sua imagem que servirá como Tile Set. Feito isso marque a opção “Use As Tile Set”. Vamos conhecer as opções:
- Imagem:
1. Tile Widht & Tile Height: Define-se a largura e altura da grade.
2. Horizontal & Vertical Offsets: Ajusta-se o valor para definir o começo da grade horizontalmente e verticalmente.
3. Horizontal e Vertical Separations: Determina-se a separação em pixeis entre cada peça horizontalmente e verticalmente baseada na grade.
Funções
Todas as funções abaixo são relativas ao uso de Tiles, sendo estas divididas em grupos:
Criação e Remoção de Tiles
- Código:
tile_add(background,left,top,width,height,x,y,depth)
- Código:
room_tile_add(ind,back,left,top,width,height,x,y,depth)
- Código:
room_tile_add_ext(ind,back,left,top,width,height,x,y,depth,xscale, yscale,alpha)
- Código:
tile_delete(id)
- Código:
room_tile_clear(ind)
Incorporação de Valores
- Código:
tile_set_region(id,left,top,width,height)
- Código:
tile_set_position(id,x,y)
- Código:
tile_set_depth(id,depth)
- Código:
tile_set_visible(id,visible)
- Código:
tile_set_scale(id,xscale,yscale)
- Código:
tile_set_background(id,background)
- Código:
tile_set_blend(id,color)
Define a cor de mistura para o Tile associado. (PRO)
- Código:
tile_set_alpha(id,alpha)
Retorno de Valores
- Código:
tile_exists(id)
- Código:
tile_get_left(id)
- Código:
tile_get_top(id)
- Código:
tile_get_width(id)
- Código:
tile_get_height(id)
- Código:
tile_get_x(id)
Retorna a posição X do Tile.
- Código:
tile_get_y(id)
- Código:
tile_get_depth(id)
- Código:
tile_get_visible(id)
- Código:
tile_get_xscale(id)
- Código:
tile_get_yscale(id)
- Código:
tile_get_background(id)
- Código:
tile_get_blend(id)
- Código:
tile_get_alpha(id)
Retorna o valor de transparência no Tile.
Uso de Camadas
- Código:
tile_layer_show(depth)
- Código:
tile_layer_hide(depth)
- Código:
tile_layer_delete(depth)
- Código:
tile_layer_delete_at(depth,x,y)
- Código:
tile_layer_find(depth,x,y)
- Código:
tile_layer_depth(depth,newdepth)
- Código:
tile_layer_shift(depth,x,y)
Utilização de Tiles
Para usar um Tile, basta irmos à Room e clicar sobre a Aba Tiles. Em seguida, defina o Tile a ser usado. As funções abaixo são úteis:
- Imagem:
Delete Underlying: Deleta Tiles sobrepostos. Se não quiser que delete-os, desmarque a opção.
Current Tile Layer: Exibe e muda a camada atual que está sendo utilizada.
Add: Adiciona uma nova camada.
Delete: Deleta determinada camada.
Change: Troca a ordem entre as camadas.
Nota: Cada camada é superior à outra baseada na sua ordem crescente. Portanto quando mudamos a ordem delas, a profundidade é alterada tornando a próxima superior.
Considerações Finais
Lembrando que:
• Tiles não podem ser utilizadas em Gráficos 3D, pois não corresponderão corretamente.
• Tiles podem ser exportadas
• Os usos de Tile Sets de dimensões extensas podem causar problemas na execução do projeto.
• Podem ser usados um ou mais Tile Sets, desde que não comprometam a qualidade do trabalho.
Aula em PDF
Consulte o Help do Game Maker para mais informações detalhadas.
Última edição por Ritton em Seg 05 Mar 2012, 19:13, editado 7 vez(es)
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Re: Tiles: Funções e Utilização
Apesar de não usar tile-sets, gostei do tuto xD
Eu não sabia que ela possível usar camadas no GM como é feito no PhotoShop.
Na hora que eu vi a função tile_add() eu pensei que ela não existia, mas fui testar e existe mesmo xD
Até Mais!
Obs: Entra no msn
Eu não sabia que ela possível usar camadas no GM como é feito no PhotoShop.
Na hora que eu vi a função tile_add() eu pensei que ela não existia, mas fui testar e existe mesmo xD
Até Mais!
Obs: Entra no msn
Re: Tiles: Funções e Utilização
Bem completo, mas traz pouca informação além daquela do manual. Existem alguns erros (você mencionou que uma função é PRO e deixou de mencionar outras, por exemplo) e alguns problemas com o português (como "Define a visibilidade do Tile", ficou ambíguo, pode dar a entender que é algo como alpha ou um efeito blur, ou "quando mudamos a ordem delas, a profundidade é alterada tornando a próxima superior", faz parecer que sempre que mudamos uma profundidade, é pro maior valor disponível).
Aprovado, pois é uma boa fonte de consulta, mas uma revisão pode melhorar bastante o tutorial.
Aprovado, pois é uma boa fonte de consulta, mas uma revisão pode melhorar bastante o tutorial.
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