Entrar
Últimos assuntos
» player não consegue andarpor lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33
» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22
» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31
» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23
» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49
» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58
» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36
» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36
» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33
» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51
» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28
» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18
» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08
» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10
» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16
» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40
» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01
» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45
» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34
» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28
» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48
» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54
» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14
» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50
Usando a linguagem LUA no Game Maker.
+4
Lucas 5293
Mr.Brum
PedroX
Meokor
8 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
Usando a linguagem LUA no Game Maker.
Olá todos!
Acredito que a maioria já ouviu falar da linguagem LUA. LUA é uma linguagem de script que funciona acoplada a um programa hospedeiro (um jogo, por exemplo) que geralmente é escrito em linguagens de programação como C/C++. É uma linguagem que estende o programa hospedeiro, tornando-o mais flexível para o usuário final.
Muitas empresas famosas usaram ou usam LUA em seus jogos. Lucas Arts, BioWare, Microsoft e muitas outras empresas já desenvolveram algum jogo usando a linguagem nacional, sim a LUA é uma linguagem brasileira!
Como LUA é uma linguagem super flexível, podemos usá-la de várias maneiras:
- Como uma linguagem de configuração: trabalhando o programa hospedeiro para carregar algumas informações básicas do arquivo lua, funcionando da mesma maneira como os arquivos .ini que encontramos nos programas Windows.
- Como uma linguagem de Macro: para automação de algumas tarefas específicas, sem muita complexidade no código e sem controle de fluxo.
- Como uma linguagem embutida: funcionando como parte do programa central. Essa opção é aquela onde boa parte da sua programação fica por parte dos scripts, muitos jogos usam essa opção para desenvolver a IA, uma vez que é uma linguagem bem simples de se programar.
Usando lua como uma linguagem embutida terá muitas vantagens na hora do desenvolvimento do projeto. Supondo que você esteja a escrever um jogo enorme e toda vez que corrige um erro recompila todo o programa. Como conclusão, perderá muito tempo no desenvolvimento toda vez que encontrar um erro e ter que corrigi-lo. Agora imagine se você se você fez toda a parte onde está com o erro em um script separado, não será necessário recompilar todo o projeto, basta apenas modificar o script (talvez compila-lo se estiver trabalhando com “scripts compilados”, LUAC).
Certo, espero que tenha conseguido lhe proporcionar um entusiasmo perante todo o poder dessa linguagem. Mas você deve estar se perguntando, mas no que isso vai me ajudar se eu não uso linguagem C nem C++ para criar jogos... Simples, temos uma DLL que permite que você passe a usar a linguagem LUA em seus projetos feitos no Game Maker a GMLUA. Ao baixar o pacote terá um projeto exemplo muito fácil.
Ok, mas ainda não vi razão para usar, se eu não quero que meus jogadores editem meus jogos, como faz?
Use o LUAC para compilar seus scripts LUA e não permitir que ninguém edite seus scripts. LUAC é um compilador da linguagem LUA, criador especialmente para isso.
Não sabe LUA ainda? Tem algum tempinho de sobra? Estude!
Se ainda não sabe a linguagem LUA, mas está com vontade de investigar novas tecnologias para seus jogos, encontre um bom material de estudo no seguinte endereço: Linguagem LUA e suas aplicações em jogos
Bom, é isso ai, um simples tutorial do estilo “abre porta”, espero que possa ser útil para algum projeto.
Abraços e até a próxima!
Acredito que a maioria já ouviu falar da linguagem LUA. LUA é uma linguagem de script que funciona acoplada a um programa hospedeiro (um jogo, por exemplo) que geralmente é escrito em linguagens de programação como C/C++. É uma linguagem que estende o programa hospedeiro, tornando-o mais flexível para o usuário final.
Muitas empresas famosas usaram ou usam LUA em seus jogos. Lucas Arts, BioWare, Microsoft e muitas outras empresas já desenvolveram algum jogo usando a linguagem nacional, sim a LUA é uma linguagem brasileira!
Como LUA é uma linguagem super flexível, podemos usá-la de várias maneiras:
- Como uma linguagem de configuração: trabalhando o programa hospedeiro para carregar algumas informações básicas do arquivo lua, funcionando da mesma maneira como os arquivos .ini que encontramos nos programas Windows.
- Como uma linguagem de Macro: para automação de algumas tarefas específicas, sem muita complexidade no código e sem controle de fluxo.
- Como uma linguagem embutida: funcionando como parte do programa central. Essa opção é aquela onde boa parte da sua programação fica por parte dos scripts, muitos jogos usam essa opção para desenvolver a IA, uma vez que é uma linguagem bem simples de se programar.
Usando lua como uma linguagem embutida terá muitas vantagens na hora do desenvolvimento do projeto. Supondo que você esteja a escrever um jogo enorme e toda vez que corrige um erro recompila todo o programa. Como conclusão, perderá muito tempo no desenvolvimento toda vez que encontrar um erro e ter que corrigi-lo. Agora imagine se você se você fez toda a parte onde está com o erro em um script separado, não será necessário recompilar todo o projeto, basta apenas modificar o script (talvez compila-lo se estiver trabalhando com “scripts compilados”, LUAC).
Certo, espero que tenha conseguido lhe proporcionar um entusiasmo perante todo o poder dessa linguagem. Mas você deve estar se perguntando, mas no que isso vai me ajudar se eu não uso linguagem C nem C++ para criar jogos... Simples, temos uma DLL que permite que você passe a usar a linguagem LUA em seus projetos feitos no Game Maker a GMLUA. Ao baixar o pacote terá um projeto exemplo muito fácil.
Ok, mas ainda não vi razão para usar, se eu não quero que meus jogadores editem meus jogos, como faz?
Use o LUAC para compilar seus scripts LUA e não permitir que ninguém edite seus scripts. LUAC é um compilador da linguagem LUA, criador especialmente para isso.
Não sabe LUA ainda? Tem algum tempinho de sobra? Estude!
Se ainda não sabe a linguagem LUA, mas está com vontade de investigar novas tecnologias para seus jogos, encontre um bom material de estudo no seguinte endereço: Linguagem LUA e suas aplicações em jogos
Bom, é isso ai, um simples tutorial do estilo “abre porta”, espero que possa ser útil para algum projeto.
Abraços e até a próxima!
Re: Usando a linguagem LUA no Game Maker.
Muito bom.
LUA é uma boa linguagem para se criar jogos.
Usar em conjunto com o GM é bem legal.
Até mais!
LUA é uma boa linguagem para se criar jogos.
Usar em conjunto com o GM é bem legal.
Até mais!
Última edição por Pedrø em Dom 11 Mar 2012, 11:33, editado 1 vez(es)
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
Entre para o Clube do Inglês:
hehe, tô vendo que este será o ano dos tutos de qualidade!!
Muito bom mesmo!
Só pra complementar os exemplos de aplicações, Lua tb é usada no Tíbia, principalmente na comunicação cliente-server !!
Só axo uma pena o pessoal que mantém o Lua não se voltarem para o Brasil, Porque há um tempo atrás, até o conteúdo oficial sobre ela era em inglês, e era raríssimo de se encontrar um bom material em português!
Muito bom mesmo!
Só pra complementar os exemplos de aplicações, Lua tb é usada no Tíbia, principalmente na comunicação cliente-server !!
Só axo uma pena o pessoal que mantém o Lua não se voltarem para o Brasil, Porque há um tempo atrás, até o conteúdo oficial sobre ela era em inglês, e era raríssimo de se encontrar um bom material em português!
Opa gente, Lua é ótimo para exportar para outras plataformas.
Eu já usei LUA para programar um jogo no psp.
Além disso eu tenho no meu PC uma aplicativo que executa arquivos em LUA
FLWS
Eu já usei LUA para programar um jogo no psp.
Além disso eu tenho no meu PC uma aplicativo que executa arquivos em LUA
FLWS
Embora o tutorial tenha ficado bom não creio que haja necessidade de embutir uma linguagem interpretada (LUA) dentro de outra (GML). Para fazer testes o execute_string() já resolve bastante o problema. Atualmente estou criando uma engine em C para meu novo projeto e se eu não tivesse uma linguagem Script eu usaria LUA pois em C o meu programa é compilado e nesse caso bem mais apropriado ao uso de uma linguagem de script.
Flws!
Flws!
vinians: Me disseram que o execute_string() deixa o jogo um pouco lento, acredito que com LUA isso não aconteça na mesma proporção.
Se LUA não foi o suficiente, como o foco é "abrir as portas" lá vai mais uma dica:
Já ouviram falar na GMAPI?
Ela trás muitas vantagens que podem ser conferidas no SITE.
Abraços e obrigado pelos comentários.
Se LUA não foi o suficiente, como o foco é "abrir as portas" lá vai mais uma dica:
Já ouviram falar na GMAPI?
GMAPI é uma livraria para desenvolvedores de DLL que dá a possibilidade de acessar os recursos do jogo a partir da DLL.
Ela trás muitas vantagens que podem ser conferidas no SITE.
Abraços e obrigado pelos comentários.
Quem me recomendou falou que é usada até no Photoshop, mas não conhecia quase nada sobre Lua! Comecei a ver isso foi há pouco tempo...
Pela quantidade de empresas grandes que usam ela, dá pra saber que é coisa fina mesmo. O bom é que ela já é muito popular, então é fácil achar material relacionado.
Não que seja necessário usar Lua com GM (opinião pessoal), mas é interessante conhecer e procurar saber. Já a GMAPI é espetacular! As melhores dll's pro GM são todas feitas com ela!
Pela quantidade de empresas grandes que usam ela, dá pra saber que é coisa fina mesmo. O bom é que ela já é muito popular, então é fácil achar material relacionado.
Não que seja necessário usar Lua com GM (opinião pessoal), mas é interessante conhecer e procurar saber. Já a GMAPI é espetacular! As melhores dll's pro GM são todas feitas com ela!
GameMakerTutoriais- Data de inscrição : 29/01/2011
Reputação : 26
Número de Mensagens : 800
Prêmios :
x 0 x 4 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
existe um mod de minecraft que vc meche num pc, e configura açoes com esta linguagem ;D
(mas n sei mecher, o mod n rodou aqui :')
(mas n sei mecher, o mod n rodou aqui :')
Tedi Ripper- Games Ranking :
Reputação : 25
Número de Mensagens : 777
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Concordo,é bom aprende linguagem "LUA"
-Ela é muito utilizado em servidores de jogos online
Ops não so online em todos mais principalmente no online
Exemplo: Poketibia,tibia,etc...
-Ela é muito utilizado em servidores de jogos online
Ops não so online em todos mais principalmente no online
Exemplo: Poketibia,tibia,etc...
Zekinha- Data de inscrição : 15/03/2012
Reputação : 1
Número de Mensagens : 11
Prêmios :
x 0 x 0 x 0