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Duvida criar objeto em coordenadas aleatorias
3 participantes
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Duvida criar objeto em coordenadas aleatorias
Desculpe se estiver postando em lugar errado, mas já rachei a cabeça de tanto pensar nisso...
Eu to criando um jogo pacman e gostaria de fazer que em determinado momento, apareça um bônus em algum lugar aleatório da fase. O problema é que ele as vezes o bônus aparece no mesmo lugar das paredes, ficando impossível pega-lo. Como faço para aparecer em lugares vazios e como alinhar para que não fique fora da grade? tem como fazer aparecer uma sequência de bonus?
Eu to criando um jogo pacman e gostaria de fazer que em determinado momento, apareça um bônus em algum lugar aleatório da fase. O problema é que ele as vezes o bônus aparece no mesmo lugar das paredes, ficando impossível pega-lo. Como faço para aparecer em lugares vazios e como alinhar para que não fique fora da grade? tem como fazer aparecer uma sequência de bonus?
bmnei- Data de inscrição : 15/02/2010
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Re: Duvida criar objeto em coordenadas aleatorias
Para criar a cada tempo, crie um Alarm:
E no Create:
- Código:
instance_create(choose(32,64,96...),choose(32,64,96...),obj_bonus,)
alarm[0]=10*room_speed
E no Create:
- Código:
alarm[0]10*room_speed
Última edição por Super Games em Qui 01 Mar 2012, 22:09, editado 1 vez(es)
Re: Duvida criar objeto em coordenadas aleatorias
O código anterior é inválido.
O mais correto seria:
Porém, isso não te dá flexibilidade.
Mais correto ainda seria:
Onde irandom() gera um numero pseudo-aleatório.
instance_create() irá criar uma instância nas posições indicadas.
Ex:
var xx, yy; //cria variaveis
xx=irandom(room_width) //gera um numero inteiro (entre 0 e room_width)
yy=irandom(room_height) //(entre 0 e room_height)
while(!place_empty(xx, yy)) { //enquanto não estiver livre
xx=irandom(room_width) //gerar novamente
yy=irandom(room_height)
}
instance_create(xx, yy, obj)
O resto vemos depois.
O mais correto seria:
- Código:
instance_create(choose(32,64,96), choose(32,64,96), obj_bonus)
Porém, isso não te dá flexibilidade.
Mais correto ainda seria:
- Código:
instance_create(irandom(room_width), irandom(room_height), obj_bonus)
Onde irandom() gera um numero pseudo-aleatório.
instance_create() irá criar uma instância nas posições indicadas.
Pode gerar um número até que a posição esteja livre.O problema é que ele as vezes o bônus aparece no mesmo lugar das paredes, ficando impossível pega-lo.
Ex:
var xx, yy; //cria variaveis
xx=irandom(room_width) //gera um numero inteiro (entre 0 e room_width)
yy=irandom(room_height) //(entre 0 e room_height)
while(!place_empty(xx, yy)) { //enquanto não estiver livre
xx=irandom(room_width) //gerar novamente
yy=irandom(room_height)
}
instance_create(xx, yy, obj)
O resto vemos depois.
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
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