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B - Sub_Mar

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Mensagem por Joton Qua 29 Fev 2012, 15:19

B - Sub_Mar Sub_Mar-1

Nome: Sub_Mar
Plataforma: Game Maker 8
Gênero: Tiro
Controles: W,S,A,D movimentação
J e K para atirar
Enter para acessar e Pausar
Tamanho: 8 Mbs
Download:

B - Sub_Mar Baixar
B - Sub_Mar Menu_sub

Sub_Mar tecnicamente é um jogo de aprendizado, onde aprendi a trabalhar melhor o uso do draw e textos no GM, sem usar layouts prontos feitos corel. Também desenvolvi um sistema de diálogos do capitão Silva que será mostrado no mapa de fases, onde dependendo do desempenho do jogador, aparecerá uma frase de elogio ou cobrança, sistema esse que vou aprimorar num jogo mais profissional para o E-Games 2012, caso esse ano tenha.

B - Sub_Mar Mapa_sub

Enredo do jogo:
No ano de 2029 o governo mundial contrata mercenários para furta água do Brasil, e os primeiros ataques conheçam nas três zonas de mares do litoral brasileiro. Sua missão é proteger o máximo de mares possíveis para expulsar os mercenários do país.

B - Sub_Mar Expli_sub

Como jogar:
Seu desafio é proteger 8 mares, divididos por sul, central e norte, através de somatória de pontos de 500 pontos para o primeiro mar (fácil), até 4000 para o oitavo mar(difícil), tendo um tempo limite de cinco minutos cada mar.

B - Sub_Mar Jogo_sub

Não há boss, somente inimigos, mesmo assim o desafio de derrotar cada inimigos é questão de saber o momento certo de atacar ou esquivar das bombas, dois inimigos possuem IA, o que tornará o jogo mais dinâmico.

Considerações finais:
Sub_Mar não é um jogo Blaster de fases supimpas cheias de cores e detalhes, como sitei no começo, é um jogo de aprendizado para algo maior, não me envolvi tanto como no jogo do Brazin, mas sem duvida aprendi mais coisas que prendendo aprimorar em jogos futuros, o vejo como um bom passatempo, espero que gostem Happy


Última edição por Joton em Seg 16 Abr 2012, 13:47, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Eudes - Hyo Qui 01 Mar 2012, 14:23

po achei beeem manero.
os gráficos estão bem legais.
e o audio dá a sensação de mudança de dificuldade nas fases mais difíceis.

tambem achei a jogabilidade boa, vai dificultando como vc diz no game né.
no começo achei muito difícil, quase impossível,
mas é só ficar jogando, que pega o jeito..
acho q passei 2 do sul e 1 do norte =p
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Mensagem por Tiger Sáb 03 Mar 2012, 13:32

É eu joguei o jogo, realmente comparando com o Brazin esse ta mediano, não ta ruim, achei o nível dificuldade do jogo e aumentando gradativamente, e que precisaria de algum reforço para ajudar do que somente atirar. , mas reparei que você fez um sistema de não voltar mais na fase anterior, e também de possuir 2 finais, kkkk eu fui no final ruim rsrs, é um jogo bom para passatempo como você disse, mas acho que poderia ter complementado com power ups, sabe tem aquele avião que solta misseis, aquilo lá não tem como desviar, pelo menos o submarino tem a capacidade de ir para trás do que ir adiante, esse jogo se não me engano me lembra de um clássico. parabéns! Happy
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Mensagem por The Wizard Sáb 03 Mar 2012, 22:42

achei divertido e interessante,você é muito bom em termos gráficos né?
só que a HUD precisa ser melhorada,e alguns termos de programação também,está muito legal,mas merece um B ,Acredito eu
as bolhas poderiam ter mais brilho e opacidade
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Mensagem por Joton Qui 08 Mar 2012, 15:50

@Eudes - Hyo: Quem não ler o tutorial não vai entender o esquema para jogar, pois na maioria das vezes não se passa a fase por que o O2 zerou, até eu tive dificuldade para prestar atenção nos inimigos e na barra de O2.

@Tiger: Eu pensei em power-ups para deixar o jogo mais divertido, mas a vontade de terminar foi maior. Sim tem dois finais no jogo, baseado no seu desempenho.

@The Wizard: A grande maioria dos gráficos peguei na internet mesmo, pouca coisa eu fiz, tô na duvida se peço para algum avaliador dá nota ao jogo, não me dediquei tanto e considero uma engine de aprendizado.

Valeww à todos que jogaram e comentaram o/
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Mensagem por Golpe Baixo Qui 08 Mar 2012, 16:04

Joton escreveu:
[..]@The Wizard: A grande maioria dos gráficos peguei na internet mesmo, pouca coisa eu fiz, tô na duvida se peço para algum avaliador[..]

Você está na dúvida, mas não seria obrigatória a avaliação dos projetos completos?

Regras escreveu:
Todos os projetos concluídos postados apartir do dia 01/02/2011, serão obrigatoriamente avaliados pela equipe de avaliadores do fórum, cada jogo será avaliado assim que possível e terá atribuído uma letra/conceito de A até E, onde A representa o melhor resultado e E o pior. Se seu projeto não for avaliado após 7 dias contando da data da criação do tópico, o autor poderá mandar uma mp à qualquer um dos avaliadores pedindo por uma avaliação.[..]


Tente melhorar a HUD na tela de gameplay, ficou muito simples. Mesmo que seja somente para aprendizado, creio que ficaria melhor concertar alguns detalhes como esse e outros.




Até! B - Sub_Mar 31640
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Mensagem por Joton Sáb 10 Mar 2012, 19:51

@Golpe Baixo: Aí você me encostou na parede, sinceramente desconhecia essa regra sorrindo

Se algum avaliador estiver interessado em avaliar, que o faça.

Sobre a HUD, não vou arruma mesmo, pois dei por encerrado a criação desse jogo, já estou em outro projeto de jogo meu velho!!!!!

Mesmo assim valeww por comentar o/


Última edição por Joton em Sáb 10 Mar 2012, 19:52, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : malditas letras ninjas)
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Mensagem por Utakata Sáb 10 Mar 2012, 20:01

Jogo super interessante, nunca vi nenhum desse estilo Razz
Nao encontrei nenhum bug.
Sugestoes:
Melhorar a Hud e o menu de ajuda
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Mensagem por The King Sáb 17 Mar 2012, 12:43

Avaliação

Originalidade
•A Historia Não é Muito Longa,Mas Se Desenvolve Bem. Eu Diria Que Na verdade Nem è Uma Historia, è Apenas Uma Justificativa Para o Que Voce esta Fazendo. E Os Personagens Não são Muito Presentes, E Também Não São Muito Explorados, Como a Historia.

•O Jogo Não Tem Muitos Recursos, Voce Pode Apenas Sair Por ai Atirando Torpedos, Mas Tem uma Coisa que Não tem Sempre em Jogos Daqui, O Tutorial, Que Foi Bem Explicado. Se Tivesse Um Sistema de Upgrades, Ficaria Bem Mais Legal, E o Jogo teria Uma Maior "Vida Util"

•Outra Coisa Bem Legal Da Historia São Os 2 Finais De Acordo Com O Seu Desempenho. Isso é uma Coisa que Não se Ve todo Dia, Nem Em Jogos "De Verdade"

Nota: 8

Jogabilidade
•O Jogo apresenta Uma Dificuldade Um Pouco Alta, Mas Com O Tempo Voce Pega o Jeito

•Os Controles De Movimento são Normais, Mas os De Atirar Acho Que Não Estão Bem Posicionados

•As Fases São Simples, De Modo Que Vão Ficando Mais Dificeis, Mas a Unica Coisa Que Muda São Os Inimigos.

Nota: 8,5

Acabamento
• Os Graficos Na Maioria, Não são Originais. Acho que Apenas a HUD e Alguns Veiculos.

•A Hud è Bem Simples, Poderia Ser Mais Trabalhada como ja Disseram.

•Algumas Imagens (Como as Do Inicio na Historia) Estão Mal Redimensionadas.

•Os Menus ( O De seleção da Fase e o Principal) São Simples e Não Chamam Muito a Atenção.

•Os Sons Não São Muito Envolventes, Mas Contribuem Com A Fase.

•Os Cenarios Mudam Junto Com A Musica, De Fase em Fase.

Nota: 8,5

Conceito Final

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Mensagem por Joton Sex 23 Mar 2012, 14:54

@Utakata: Já me deram essa dica de melhorar a hud, mas como já respondi não vou arruma-lo porque o sub_mar é caso encerrado sorrindo

@The King: Adorei o vídeo analise, apesar de ver vídeos analises de jogos nunca pensei em algo voltado para o fórum, foi uma sacada tão simples que achei genial da tua parte.

Achei muito bom sua analise sobre o Sub_mar e a dica de colocar os tiros nas setas do teclado, ficaria bem melhor mesmo.

Obrigado pelos comentários o/
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Mensagem por CodemonkeyVoid() Seg 16 Abr 2012, 12:45

Sei que vc não pretende mexer mais no projeto mas tenho algumas observações que podem ser levadas para futuros trabalhos:

• Falta de descrição dos controles na tela principal
Sei que algumas pessoas vão dizer que há uma indicação disto no 1° post, mas como as teclas do jogo não são padrão (setas direcionais) e não há um arquivo "leia-me" acho que poderia ter sido utilizada uma pequena legenda na própria main, pois nem todos jogadores podem estar familiarizados com o sistema WASD.

• Entoação um pouco estranha em partes da apresentação do enredo
Não consegui tirar uma print da frase mas em dado momento da "historinha" há uma passagem +- assim:
dominação completa de todo o povo do mundo
Isso dá uma certa impressão de que o autor quis dramatizar a relevância do fato e acabou soando meio redundante.


• Erros na grafia
Não foi nada assim grave mas li "O Capital Silva" em certo momento, o que me faz pensar que não houve uma revisão do texto após a digitação (ou se houve, não foi assim muito atenta XD).

• Segurar Enter pra "rolar" a apresentação
Aqui achei estranho pois normalmente este recurso serve para "pular" a cena ou etc. afim de não vê-la desnecessariamente, sendo que no seu caso apenas acelera a rolagem do texto.

Em consequência disto acabava sempre entrando direto na 1° fase sem parar no menu, já que a pequena demora em passar todo o texto me fazia segurar o Enter indefinidamente.


• Menu de pausa via mouse
É meio chato quando o jogo me "força" a deslocar a mão do teclado ao mouse ou vice-versa sendo que todo o restante é controlado apenas via um deles.

• Falta de alerta de pouco oxigênio
Mesmo lendo o tutorial fiquei meio confuso nas 1°s vezes que morri, já que havia reparado naquele alerta de profundidade e achei que o oxigênio também possuía um.

• Falta de uma curva de elementos no gameplay
Alguns dos elementos de gameplay (que são muitos até) poderiam ter sido poupados para fases mais avançadas, como por exemplo morrer por submergir demais, sendo que a 1° fase poderia ter um fundo sólido para impossibilitar isto e assim por diante.

Ao meu ver este fato tirou a oportunidade de surgirem novos elementos nas fases seguintes e consequentemente reavivar o interesse do jogador.


• Movimentação brusca do submarino
Entendo que o jogo está mais para um arcade que simulação, mas ainda assim achei o deslocamento do mesmo um tanto brusco pra algo que é bastante afetado pela inércia.


Do mais o jogo ficou muito bacana, gostei da forma como vc contextualiza o trabalho e apresenta a interface direta e funcional. A questão visual é subjetiva, e ainda que alguns pontos (como o HUD) não sejam lá ideais a experiência de jogo não é de forma alguma afetada por eles!


Edit
Um ponto que acabei me esquecendo de citar anteriormente... ao morrer em uma fase o jogo simplesmente retorna ao mapa de forma abrupta, o que me incomodou bastante em dados momentos quando de fato não soube qual exatamente havia sido minha falha.

Um texto indicativo (ex: Acabou o oxigênio!) ou uma pequena animação de encerramento da fase seriam uma boa pedida =]
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